Sie sind auf Seite 1von 11

PAISI

Programa de Assistncia Integral Sade do Idoso

O que o PAISI?
O PAISI um Programa de Ateno Integral Sade do Idoso, criado pelo Ministrio da Sade; cuja finalidade primordial recuperar, manter e promover autonomia e a independncia dos indivduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de sade para esse fim, em consonncia com os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade. alvo dessa poltica todo cidado e cidad brasileiros com 60 ou mais anos de idade.

OBJETIVO DO PAISI
Seu objetivo principal, conseguir a manuteno de um estado de sade com a finalidade de atingir um mximo de vida ativa na comunidade junto famlia, com o maior grau possvel de dependncia funcional e autonomia.

DIRETRIZES
Promoo do envelhecimento ativo e saudvel; Manuteno e reabilitao da capacidade funcional; Apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

AES
O PAISI envolve um conjunto de aes voltadas para a promoo, preveno e recuperao da sade e/ou manuteno de uma qualidade de vida. Veja algumas das principais aes:

Formao de centros de convivncia, no exclusivos para idosos; Promoo sade e preveno de doenas, tais como palestras e orientaes de Diabetes e Hipertenso; Aes intersetoriais, parcerias com secretarias de educao, esporte e turismo.

A IMPORTNCIA DO PAISI
O PAISI de extrema importncia, pois necessrio qualificar os servios de Sade para trabalhar com aspectos especficos da sade da pessoa idosa, como por exemplo:
A identificao de situaes de vulnerabilidade social; A realizao de diagnstico precoce de processos demenciais; A avaliao da capacidade funcional e etc.

necessrio garantir acesso a instrumentos diagnsticos adequados, a medicao e a reabilitao funcional da populao idosa, prevenir a perda de capacidade funcional ou reduzir os efeitos negativos de eventos que a ocasionem.

QUALIDADE DE VIDA AO IDOSO


O envelhecimento ativo e saudvel consiste na busca pela qualidade de vida por meio da alimentao adequada e balanceada, prtica regular de exerccios fsicos, convivncia social estimulante, busca de atividades prazerosas e/ou que atenuem o estresse, reduo dos danos decorrentes do consumo de lcool e tabaco e diminuio significativa da automedicao. Um idoso saudvel tem sua autonomia preservada, tanto a independncia fsica, como a psquica.

CONSIDERAES FINAIS
Uma pessoa permanece jovem, na medida em que ainda capaz de aprender, adquirir novos hbitos e tolerar contradies; contudo, a organizao das equipes de Sade da Famlia e ateno bsica incluindo a populao idosa em suas aes fundamental; cabendo portanto, gesto municipal da sade, desenvolver aes que objetivem a construo de uma ateno integral sade dos idosos em seu territrio. Seus profissionais devem estar sensibilizados e capacitados a identificar e atender s necessidades de Sade dessa populao.

No basta para uma grande Nao haver acrescentado novos anos de vida. Nosso objetivo ter que consistir em acrescentar nova vida a esses anos!
John Fitzgerald Kennedy

Das könnte Ihnen auch gefallen