Sie sind auf Seite 1von 20

Basquetebol

Trabalho Realizado por:Srgio Sousa n17 Turma:22MA1 Ano letivo:2013/2014 Disciplina: Educao Fsica Professor: Escola Secundaria Fontes Pereira De Melo

ndice
Introduo A Histria do basquetebol

O primeiro jogo
A primeira bola de basquetebol Qual o objetivo do jogo? Posies Algumas regras do tempo Concluso Bibliografia

Introduo

O objetivo deste trabalho para que eu fique a saber mais a cerca da histria do basquetebol.
Espero Um dos que este trabalho pela qual esteja eu do a agrado fazer do este professor trabalho de educao para repor fsica. aulas.

motivos

estou

A Histria do basquetebol

Em Dezembro de 1891, o professor de educao fsica canadense James Naismith, de Springfield College, em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa do seu director: criar um desporto que os alunos pudessem praticar num local fechado, pois o Inverno muito rigoroso, o que impedia a prtica do Basebol e do Futebol Americano.

James Naismith descartou logo um jogo que se utilizasse os ps ou com muito contacto fsico, pois podiam-se tornar muito violentos devido s caractersticas de um ginsio, local fechado e com piso de madeira.

Escreveu logo as 13 regras bsicas do jogo e pendurou um cesto de pssegos a uma altura que julgou adequada: 10 ps, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantm at hoje; j o quadrado possua, aproximadamente, metade do tamanho da actual.

O primeiro jogo

O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipa e utilizando uma bola de futebol. Cerca de duzentas pessoas viram os alunos a vencerem professores por 5 a 1.

O basquetebol feminino iniciou-se em 1892 quando a professora de educao fsica do Smith College, Senda Berenson, adaptou as regras criadas por James Naismith. A primeira partida aconteceu em 4 de Abril de 1896.A Universidade de Stanford venceu a Universidade da Califrnia.

A primeira bola de basquetebol

Em 1894, a empresa Chicope Falls, de Springfield, Massachusetts, produziu a primeira bola especfica de basquetebol. Devido s tcnicas utilizadas na poca, a bola tinha que ser finalizada com uma costura externa. Antes de se ter inventado a bola de basquetebol, era utilizada uma bola de futebol.

Qual o objetivo do jogo?

Posies

Geralmente, no basquetebol, existem trs posies: alas, pivot e armador. Na maioria das equipas temos dois alas, dois pivots e um armador. Armador ou base como o crebro do time. Arma as jogadas e geralmente comea com a bola. Alas ou extremos jogam pelos cantos. A funo do ala muda bastante. Ele pode ajudar o armador, ou fazer muitos cestos. Pivot ou postes so, na maioria das vezes, os maiores do time. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitas enterradas e bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos.

Algumas regras do tempo

A qualquer momento do primeiro e segundo perodo a equipe tem direito a dois descontos de tempo, que no se acumulam para os perodos seguintes; no terceiro e quarto perodos a equipa tem direito a trs descontos de tempo. Os intervalos entre cada perodo so de 2 minutos, mas entre o 2 e 3 h um intervalo de 15 minutos. No permitido ficar com a bola mais de 8 segundos no meio campo defensivo. A equipe que tem 24 segundos para lanar a bola ao cesto do adversrio.

Concluso

Este trabalho foi muito interessante pois existiam coisas sobre o basquetebol que nunca tinha ouvido, porque nas aulas s se d as coisas mais importantes.

Andebol

Introduo

O andebol, como o prprio nome indica, jogado apenas com as mos. A movimentao em campo tem caractersticas semelhantes s do basquetebol (passe, recepo e remate). A recepo da bola importante e utiliza-se o drible para prosseguir no terreno. O campo rectangular e possui duas balizas nas linhas de fundo. A rea de seis metros situada em frente baliza no pode ser pisada por qualquer jogador, com excepo do guardaredes. O jogo tem a durao de 60 minutos. A bola deve ter entre 54 e 60 cm de permetro, e pesar entre 325 e 475g.

Histria do Andebol

O andebol era j um jogo bastante difundido na Alemanha no sculo XIX. Em 1920, Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educao Fsica de Berlim, lanou as bases do andebol de 11, praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, mas jogado com as mos. Nos pases escandinavos e por razes climticas, este desporto era praticado em recinto coberto e com 7 jogadores. Aps a Segunda Guerra Mundial, a modalidade de 11 jogadores entrou em declnio, enquanto a de 7 se impunha como um desporto europeu, sobretudo nos meios escolares. O andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olmpicas em 1972 e o feminino em 1976. hoje um dos desportos colectivos mais populares a nvel mundial, e cr-se que o segundo desporto mais praticado em Portugal, a seguir ao futebol. Em Portugal, o andebol de onze comeou a ser praticado na cidade do Porto, onde foi introduzido nos finais de 1929 pelo desportista alemo Armando Tshopp. A primeira apresentao oficial de um jogo de andebol teve lugar em 31 de Janeiro de 1931, no Porto, e ainda nesse ano foi formada a Associao de Andebol de Lisboa, seguida, em 1932, pela Associao de Andebol do Porto.

O andebol de sete foi introduzido em Portugal em 1949, por outro alemo , Henrique Feist, residente no nosso
pais. O primeiro torneio oficial da nova modalidade foi organizado por Feist na vila de Cascais no Vero de 1949.

Qual o objetivo deste jogo?

O objectivo do jogo fazer com que a bola entre na baliza adversria, marcando golos, e evitar que o mesmo acontea na sua baliza, ou que o adversrio tome posse da bola. Esta pode ser batida, empurrada, socada, parada ou passada com qualquer parte do corpo acima dos joelhos. Ao guarda-redes que se encontra colocado dentro da rea de baliza, onde nenhum outro jogador pode entrar, permitido usar qualquer parte do corpo para defender a entrada da bola.

Campo oficial de Andebol

O campo de Andebol tem 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. Este campo tem vrias linhas que so: as linhas de 9 metros, de 7 metros e de 4 metros, a linha de meio-campo e a linha lateral.

A baliza tem 3 metros de largura por 2 metros altura.

A bola de Andebol

Caractersticas do Andebol

Caractersticas do Andebol Nmero de jogadores 12: 7 efectivos e 5 suplentes Dimenses do campo 40 m. de comprimento p/20 m. de largura Bola Permetro: 4 a 60 cm. Peso: 325 a 475 g. Baliza 3 m. de largura p/2 m de altura Durao 60 minutos, divididos em 2 partes de 30 minutos Juzes 2 rbitros, 1 secretrio e 1 cronometrista

Como se faz o inicio do jogo?

O rbitro faz o sorteio da posse da bola ou da escolha do campo. Ao apito do rbitro, o jogador da equipa que fica com posse da bola d incio ao jogo, com o lanamento de sada e posicionado no centro da linha do meio-campo. Adversrios a 3 m deste jogador. No pode resultar golo directo do lanamento de sada.

Aps o intervalo, o lanamento de sada feito pela equipa que no iniciou o jogo.

Faltas

Carto Amarelo Indica uma advertncia. Quando um jogador incorre numa segunda advertncia, no mostrado carto mas sancionado com excluso durante 2 minutos do recinto de jogo e no poder ser substitudo por um companheiro. Carto Vermelho mostrado ao atleta que incorre numa terceira excluso. expulso de imediato e no pode regressar mais ao terreno de jogo.

Bibliografia

Basquetebol Motor de busca:

www.google.pt Basquetebol; Imagens de basquetebol; Michael Jordon, Liga portuguesa de basquetebol

Andebol http://jotah.no.sapo.pt/trabalhos/andebol /regulamento.htm http://www.acomangualde.net/ef/Recurso s_educ/lidia/EQUIPA_ANDEBOL_ REGRAS.pdf

Das könnte Ihnen auch gefallen