Sie sind auf Seite 1von 17

A Corroso na Abordagem da Cintica Qumica

Thiago Santangelo Costa, Danielle Lanchares Ornelas, Pedro Ivo Canesso Guimares e Fbio Meron
Por: Fabiano S. Silva Jos Calos Jr.
Orientador: Andr Martins

Introduo

A qumica vista como uma matria onde se aprende frmulas, conceitos, nomenclatura, algo muito distante do aluno, voltado para a transmisso de informaes, definies e leis isoladas, no tendo uma interligao necessria com a vida do estudante.

Introduo

Segundo Valadares (2001), propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade constituem uma das alternativas entre o conhecimento ensinado na sala de aula e o cotidiano dos alunos.

Introduo

Esse aprendizado deve possibilitar ao aluno a compreenso tanto dos processos qumicos quanto da construo de um conhecimento cientfico em estreita relao com as aplicaes tecnolgicas e suas implicaes ambientais, sociais, polticas e econmicas.

Introduo

Em uma analogia, pode-se considerar o fenmeno da corroso como o caminho inverso do processo metalrgico. Enquanto este promove a extrao do metal a partir de seus minrios e de outros compostos, a corroso induz a oxidao do metal, formando xidos metlicos que, muitas vezes, so semelhantes aos minrios que originaram o metal.

Atividades Desenvolvidas

Aplicao de uma aula experimental, utilizando material simples e de baixo custo, em que se procurou correlacionar os contedos programticos da Qumica com suas implicaes tecnolgicas e estas com a sociedade. Como tema, selecionou-se a corroso do alumnio, devido tanto ao seu crescente uso no cotidiano, quanto aplicao prtica da corroso na conceituao de velocidade de reao qumica e anlise dos fatores que a afetam.

Esta aula foi aplicada em turmas da segunda srie do Ensino Mdio do Instituto de Aplicao Fernando Rodrigues da Silveira (CAP/UERJ), sob a mediao do professor da turma e do alunomestre (licenciando em Qumica).

Materiais usados

Papel alumnio Anis de latas de refrigerantes Solues comerciais limpa (proporcionaram o cido clordrico) Tubos de ensaio Bqueres Provetas Tubos de ensaio Gelo Garrafas pet.

piso

Resultado e Discusso

Velocidade de uma reao - a reao realizada acarreta um desprendimento gasoso (H2), conforme a equao: 2Al(s) + 6HCl(aq) 2AlCl3(aq) + 3H2(g)

Resultado e Discusso

A caracterizao do gs como hidrognio foi feita atravs do som caracterstico da sua combusto em um simples teste de chama. Mediante a observao do fenmeno, os alunos constataram a formao do gs na superfcie do slido e o consequente desprendimento das bolhas.

Resultado e Discusso

A partir do acompanhamento do consumo do alumnio metlico, foi possvel introduzir a discusso sobre a corroso dos materiais do ponto de vista dos danos que causa sociedade, desde a destruio de utenslios domsticos at a degradao de monumentos histricos.

Resultado e Discusso

E a reciclagem do alumnio, um tema que envolve aspectos econmicos, sociais e ambientais, ao se contrastar a indstria da reciclagem e as condies de vida dos catadores e o impacto dessa atividade sobre o meio ambiente.

Resultado e Discusso

Influncia da temperatura no meio reacional comparou-se a temperatura ambiente e uma temperatura inferior, alcanada com o auxlio de um banho de gelo, para o sistema formado por um anel de alumnio e 10 mL de soluo limpa piso em um tubo de ensaio.

Resultado e Discusso

Durante a realizao deste experimento, foi discutido outras aplicaes cotidianas deste princpio, como a comparao entre a velocidade de dissoluo de um comprimido anticido inteiro e outro macerado.

Resultado e Discusso

A realizao do experimento em sistema fechado permitiu a anlise do gs formado e os alunos puderam comparar a variao da presso interna das garrafas ao longo do processo.

Concluso

A utilizao da corroso como tema contextualizado proporcionou a fcil correlao de contedos da Qumica com o cotidiano dos alunos atravs da discusso de temas relacionados s questes sociais. A associaes e discusses desenvolvidas ao longo da aula foram fundamentais para demonstrar a importncia do ensino de Qumica para a formao de uma sociedade crtica e capaz de modificar sua realidade.

Referncias

MERON, F.; GUIMARES, P.I.C. e MAINIER, F.B. Corroso: um exemplo usual de fenmenos qumicos. Qumica Nova na Escola, n. 19, p. 1114, 2003. http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealun os/CineticaBasica/influencia.html http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaqui mica/p5.php

Das könnte Ihnen auch gefallen