Sie sind auf Seite 1von 14

CICLO DO NITROGNIO

CICLO DO NITROGNIO
O ciclo do nitrognio consiste na passagem de tomo de nitrognio de substncias inorgnicos do meio fsico para molculas orgnicas constituintes dos seres vivos, e vice-cersa.

CICLO DO NITROGNIO
A atmosfera composta por, aproximadamente, 78% de nitrognio = o maior reservatrio (gasoso), seguido pela matria orgnica no solo e nos oceanos. um dos ciclos mais complexos, pois envolve vrias etapas e vrias formas qumicas do nitrognio.

Microrganismos e agentes fsicos (relmpagos)

Atmosfera = principal reservatrio

Organismos

O nitrognio fundamental para a formao de protenas e cidos nuclicos (DNA e RNA). Uma vez que as protenas e cidos nuclicos so fundamentais para todos os organismos, a absoro de nitrognio pelos organismos vivos fundamental para assegurar sua sobrevivncia. o elemento que mais limita o crescimento vegetal.

Bases nitrogenadas do DNA e RNA

O ciclo do nitrognio composto por vrias etapas:


- Fixao - Nitrificao - Assimilao - Desnitrificao

Etapas Fixao
Como os organismos (plantas e animais) no so capazes de absorver o nitrognio diretamente da atmosfera (N2), o aproveitamento do N2 s possvel atravs da fixao biolgica, onde o nitrognio transformado em amnia (NH3).

Somente alguns microrganismos terrestres (bactrias - Azobacter, cianobactrias e fungos) podem fixar o N2 e as bactrias (Rhizobium) que vivem nas razes de angiospermas (feijo, soja, ervilha, amendoim e vagem) fazem uma simbiose transmitindo o nitrognio para a cadeia alimentar.

Alm da fixao biolgica, pode ocorrer tambm a fixao atmosfrica, que ocorre atravs dos raios e relmpagos, cuja elevada energia separa as molculas de nitrognio e permite que os seus tomos se liguem com molculas de oxignio existentes no ar formando monxido de nitrognio (NO). Este posteriormente dissolvido na gua da chuva e depositado no solo.

N2 Atmosfera
Se dissolve na gua da chuva e depositado no solo

Relmpagos

N-N NO
Reage com o oxignio da atmosfera

Etapa Nitrificao
Aps a fixao, determinadas bactrias realizam a nitrificao - transformao de NH3 (amnia) em nitritos (NO2) (nitrosao - Nitrosomonas) e nitritos em nitrato (NO3)(nitratao - Nitrobacter).

Etapa Assimilao
O nitrato formado pelo processo de nitrificao absorvido pelas plantas para produzir protenas e cidos nuclicos. Atravs da mineralizao (ou decomposio) a matria orgnica morta transformada no on de amnio (NH4+) e amnia (NH3) por intermdio de bactrias e alguns fungos.

Etapa Desnitrificao
Para que o nitrognio retorne ao ambiente so necessrios os processos de decomposio e de desnitrificao. As bactrias (Pseudomonas) e fungos presentes no solo decompem aminocidos e cidos nuclicos de organismos mortos transformando-os em amnia. As bactrias desnitrificantes liberam o nitrognio da amnia, dos nitritos e dos nitratos, devolvendo-o para a atmosfera.

Benefcios da parceria entre bactrias e leguminosas


A parceria entre plantas superiores e microrganismos benfica para ambos. A planta age como hospedeiro e fornece uma residncia segura (os ndulos das razes ou a uma cavidade na folha) e protege os microrganismos do excesso de oxignio (que inibe a fixao de N2) e os supre com energia de alta qualidade. Em troca, a planta obtm o suprimento de nitrognio fixado disponvel para ser assimilado.

O ciclo do nitrognio em lagos


gua evaporada Resduos orgnicos

Das könnte Ihnen auch gefallen