Sie sind auf Seite 1von 25

Rio + 20: uma oportunidade nica para o futuro da humanidade.

Responsabilidades no desenvolvimento da conscincia ambiental.

Prof. Reginaldo C. Agostini

A terra no pertence ao homem; o homem pertence terra. Todas as coisas esto ligadas, como o sangue une uma famlia. O que acontece com a terra recair sobre os filhos da terra.
Trecho de carta indgena dirigida ao presidente dos EUA (Franklin Pierce) em 1854

A conscincia ambiental
O movimento ambientalista, ainda romntico, utpico e potico, iniciou-se como uma resposta aos impactos ambientais provocados pela Revoluo Industrial; Aps a 2 G.M. (1939-45), a era nuclear fez surgir temores de uma catstrofe atmica. O movimento ambientalista ganhou impulso com a corrida nuclear da 2 metade de sculo XX;

Pela primeira vez a Terra vista do espao por um cosmonalta em 1961. Em 1969 belas imagens da Terra so envidas da lua pelos EUA.

Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano - Estocolmo (Sucia) 1972
Foi a 1 conferncia da ONU que relacionou o desenvolvimento socioeconmico com a questo ambiental.

Estabeleceu-se 05 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente; Criao do PNUMA (Programa das Naes Unidas para o M.A.) com sede em Nairbi (Qunia);

Chegamos a um ponto na Histria em que devemos moldar nossas aes em todo o mundo, com maior ateno para as consequncias ambientais. Atravs da ignorncia ou da indiferena podemos causar danos macios e irreversveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, atravs do maior conhecimento e de aes mais sbias, podemos conquistar uma vida melhor para ns e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanas humanas Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras geraes se tornou uma meta fundamental para a humanidade. Trechos da Declarao da Conferncia da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972), pargrafo 6.

1987: Protocolo de Montreal


Anos 80: negociaes internacionais sobre os gases que destroem a camada de oznio: clorofluorcarbono (CFC), o hidroclorofluorcarbono (HCFC), o halon, o brometo de metila, o Tetracloreto de Carbono e o xido de nitrognio (NO); Atualmente, os 193 pases signatrios do Protocolo, eliminaram 95% da emisso dos gases destruidores da camada de oznio;

Imagens divulgadas pelo Observatrio da Terra, da Nasa em Dez/2009, revelam o tamanho e a forma do buraco na camada de oznio em 1979 (esquerda) e 2009.

1987: Relatrio Brundtland Nosso Futuro Comum


1983: Gro Harlem Brundtland, mestre em sade pblica e exPrimeira Ministra da Noruega, estabeleceu e presidiu a Comisso Mundial sobre o M.A. e Desenvolvimento;

1987: DHS (Desenvolvimento Humano Sustentvel)

aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes de suprir suas prprias necessidades.

O desenvolvimento sustentvel concebido na interao entre trs pilares: o pilar social, o pilar econmico e o pilar ambiental.

- O DHS seria possvel no modelo capitalista atual? - possvel conciliar o desenvolvimento socioeconmico com a preservao ambiental?

Antecedentes da ECO-92
Aumento do desmatamento da Amaznia na 2 metade dos anos 80; Necessidade de avano nos debates de Estocolmo 1972; Intensificao das preocupaes com as mudanas climticas; 1988: o PNUMA e a Organizao Meteorolgica Mundial se uniram para criar o IPCC;

Rio 92 (Brasil): Conferncia das Naes Unidas para o M.A. e Desenvolvimento


Os debates da ECO-92 buscavam o equilbrio entre o social, o econmico e o ambiental, chegando-se aos Princpios do Rio de Janeiro, com destaque para: Responsabilidades comuns, porm diferenciadas.

Decises da Eco 92
Conveno sobre diversidade biolgica; Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre mudanas do clima; Conveno sobre a desertificao (1994); Criao do CDS (Comisso de Desenvolvimento Sustentvel); Agenda 21: conjunto de medidas ambientalmente sustentveis para o sculo XXI, que visem colocar em prtica o D.H.S.;

Exemplos de prticas ambientalmente sustentveis

1997: Protocolo de Kyoto


Estabelece metas obrigatrias de reduo na emisso de G.E.E. para 37 pases industrializados e para a comunidade europeia a serem cumpridas at 2012; Pases em desenvolvimento como o Brasil, teriam metas a partir de 2012; Com o no cumprimento do Protocolo, houve uma prorrogao do prazo: a decidir entre 2013 a 2017 ou de 2013 a 2020 (COP-18).

Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel (Johanesburgo - 2002)


Dez anos depois da Eco-92, teve como objetivo analisar os resultados alcanados e indicar o caminho a ser seguido para implementao dos compromissos assumidos no Rio de Janeiro; - Recursos para os pases em desenvolvimento? - Transferncia de tecnologia?

Conferncia das Naes Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentvel


Objetivo: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentvel e da erradicao da pobreza. Analisando os ltimos 20 anos: por que as grandes decises da Eco-92 no foram implementadas? Olhando para o futuro prximos 20 anos. Economia verde (DHS - ambientalmente responsvel, socialmente justo e economicamente vivel).

Os (poucos) resultados da Rio+20


Documento final: O Futuro que Queremos - fraco (sem prazos, metas e valores especificados); Ausncias de importantes lderes mundiais o presidente dos EUA, Barack Obama, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro do R.U., David Cameron; EUA: doao de US$ 20 milhes para desenvolvimento de energia limpa para pases africanos; 2014: fim do prazo para definio dos mecanismos financeiros de transio para a economia verde, com implementao dos objetivos do DHS em 2015.

Os (bons) resultados dos anexos da Rio+20


700 compromissos voluntrios de governos, bancos e empresas, somando US$ 500 bilhes para o DHS; Estado do Par: compromisso de Desmatamento Zero at 2020 (municpios verdes); C-40 se comprometeu na reduo de 1 bilho e 300 milhes de ton. de G.E.E. at 2030 (59 cidades no Brasil: SP, RJ e Curitiba).

Das könnte Ihnen auch gefallen