Sie sind auf Seite 1von 17

O que

O Monitor Educacional, tambm chamado de TV Pendrive um equipamento eletrnico que possibilita a exibio de arquivos digitalizados de udio, imagem e vdeo diretamente de uma mdia de armazenamento, a exemplo do dispositivo pendrive ou outro com entrada USB O aparelho dispe tambm de entrada para carto de memria, como aqueles que usamos em mquinas fotogrficas e filmadoras, principalmente para armazenar imagens. Permite ainda a recepo de sinais a partir de um DVD, vdeo cassete, cmera digital, celular digital, Tv aberta, Tv a cabo, notebook, computador convencional.

Use a TV Pendrive com exibio de slides


1. Criando apresentaes utilizando o programa PowerPoint Windows a) Crie sua apresentao no PowerPoint e salve-a normalmente

b) Para converter em imagem, selecione a opo ARQUIVO SALVAR COMO c) Em seguida na prxima caixa de dilogo, escolha a opo TIPO FORMATO JPEG SALVAR d) Aparecer uma caixa com trs opes, marque TODOS OS SLIDES e) As imagens seguiro para o local que voc indicou f) Basta ir ao local indicado e copiar a pasta para o pendrive

2. Crie apresentaes no BR Office Impress (Linux) a) Crie sua apresentao no BR Office Impress e salve-a normalmente b) Converta para imagem selecionando a opo ARQUIVO EXPORTAR, indicando a pasta onde dever salvar os arquivos c) Na opo Formato de arquivo, altere para JPEG d) Clique em EXPORTAR e) Defina a qualidade de suas imagens f) Pronto, os slides j podem ser visualizados no seu pendrive.

Use a TV Pendrive com exibio de slides

Internet e a TV Pendrive

Voc tambm poder encontrar na internet diversos materiais que podero ser utilizados no TV Pendrive e assim, enriquecer suas aulas. Esses materiais so intitulados de objetos de aprendizagem. E o que so Objetos de Aprendizagem? So recursos digitais construdos por meio de linguagens de programao (HTML, Java) e/ou ferramentas de autoria (editores de textos, imagens e de recursos multimdia) que possibilitam a construo de jogos, textos, udios, vdeos, grficos, infogrficos imagens, etc. os quais potencializam o processo ensinoaprendizagem.
Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf

Objetos de Aprendizagem Onde Encontrar?

Os computadores que possuem o Sistema Operacional Linux instalados nos laboratrios de diversas escolas do pas, bem como o Projetor Multimdia Proinfo, j esto programados para oferecer alguns ambientes virtuais, onde possvel ao professor, fazer download de vrios desses objetos. Citamos: www.portaldoprofessor.mec.gov.br http://objetoseducacionais2.mec.gov.br www.dominiopublico.gov.br

Objetos de Aprendizagem Onde Encontrar?

A Secretaria do Estado da Bahia, tambm disponibiliza para os seus professores, um ambiente online especfico com Contedos Digitais Educacionais , voltado para o apoio pedaggico, onde se pode encontrar uma lista numerosa de vdeos, documentos de texto, arquivos de udios dos mais diversos, dentre os quais voc poder analisar de acordo o seu propsito didtico, salvar em seu pendrive e exibir na TV Multimdia. Navegue e veja voc mesmo: O endereo : http://ambiente.educacao.ba.gov.br Ateno: necessrio verificar o formato do arquivo de acordo as especificidades tcnicas do equipamento, o TV Pendrive.

Objetos de Aprendizagem Para alm dos sites institucionais

Alm dos sites institucionais do MEC e da SEC, voc professor, professora, poder navegar nos endereos a seguir e fazer seus estudos e suas boas escolhas que atenda suas necessidades pedaggicas. Navegue e descubra: Laboratrio Didtico Virtual da USP simuladores de Fsica e Qumica: http://www.labvirt.futuro.usp.br Projeto RIVED Rede Interativa Virtual de Educao: http://www.rived.mec.gov.br Creative commons: - Direitos Autorais (importante) http://www.creativecommons.org.br KhanaAcademy desenvolvedor de vdeos de matemtica, qumica, fsica e biologia http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/todos-videos.php

Objetos de Aprendizagem Usando no TV Pendrive

Para utilizar um objeto de aprendizagem no TV Pendrive, o arquivo precisa apresentar um dos formatos ou extenses permitido para a sua exibio. Veja quais so eles: Arquivos de imagem - JPEG ou JPG (Formato de imagem digital universalmente mais utilizado atualmente) Arquivos de vdeo - DIVX MPEG AVI Arquivos de udio (som) - MP3 e WMA E os arquivos de texto e planilhas podem ser exibidos no TV Pendrive?

No, exceto se forem editados como imagem em um programa editor de apresentaes: Impress ou PowerPoint

Convertendo Arquivos

Aps fazer download do vdeo ou arquivo de som, verifique qual o seu formato. Se estiver em um dos formatos permitidos, basta salv-lo e exportar para seu pendrive. Caso contrrio, ser necessrio fazer a converso.

Para converter seus vdeos necessrio ter instalado um programa conversor. Indicados: Media-Converter (Sistema Linux apenas converte) Atube Catcher (baixa e converte arquivos) Formaty Factory (apenas converte arquivos)

Convertendo Arquvos

possvel converter arquivos de udio e vdeo utilizando conversores online, embora seja mais demorado o resultado.
Em 04 passos voc consegue fazer a converso de um arquivo o qual j deve ter sido baixado e arquivado em seu computador: STEP 1 - Selecione a opo Choose Files e busque o seu arquivo STEP 2 Cllique em Convert files to e escolha o formato desejado STEP 3 informe o seu endereo eletrnico para onde o arquivo convertido ser enviado STEP 4 Clique em Convert Aguarde o envio da resposta para seu email.

Converta online : www.zamzar.com

Dica Importante

Voc poder tambm pesquisar vdeos interessantes, nos sites abaixo listados:

http://www.teachertube.com

http://www.yutube.com.br http://www.vdeo.google.com

Da teoria prtica -1 Criando apresentao


Crie, no BrOffice Impress, uma apresentao que contenha no mnimo 04(quatro) e no mximo 10(dez) slides Acrescente imagens e textos Caso seja pertinente, utilize outros recursos do programa Aplique animaes e transies No esquea de formatar sua apresentao, definindo a fonte e cores do background Finalmente salve sua apresentao normalmente e em seguida, salve como imagem formato JPEG Exporte para o seu pendrive e teste se funciona na TV Multimdia Produza um memorial descrevendo suas aprendizagens e envie por email para: liamorais12@gmail.com Sucesso!

Da teoria prtica 2 Produzindo vdeo

Utilizando uma filmadora, um tablet ou um celular: 1. Produza um vdeo de uma aula com seus alunos 2. Transporte o vdeo para o computador e salve-o em uma pasta 3. Se desejar, edite utilizando o Movie Maker ou outro editor de vdeo 4. Verifique a extenso gerada pela mquina 5. Converta o arquivo para a extenso AVI 6. Exporte o vdeo para o pendrive e exiba-o no TV Pendrive 7. Faa um memorial descrevendo seu progresso, suas impresses e envie por email para: liamorais12@gmail.com (no esquea de postar fotos) Sucesso!

Da teoria prtica 3 Baixando e convertendo vdeo Agora voc dever realizar pesquisas de vdeos na internet conforme seu interesse e em seguida: 1. Faa o download do vdeo utilizando o site: www.youtube.com.br 2. Busque o vdeo na pasta para a qual foi direcionada 3. Verifique a extenso 4. Faa a converso online usando o www.zamzar.com 5. Com o arquivo original, faa tambm a converso utilizando o Multimedia Converter do Linux 6. Aps a converso, exporte o vdeo para o seu pendrive 7. Exiba no TV Pendrive 8. Faa memorial desta atividade e enviar por email para: liamorais12@gmail.com (no esquea de postar fotos)

Sucesso!

Crdito e Contatoss Eliana de Oliveira Morais Professora Multiplicadora do NTE/13 Itaberaba Bahia Formao: Especialista em Informtica Educativa Especialista em Gesto e Planejamento de Sistemas de EaD Contatos Site: http://morenamorais.blogspot.com Telefone Comercial: (75) 3251-4003/ 3251-3104

Das könnte Ihnen auch gefallen