Sie sind auf Seite 1von 38

DISCIPLINA

DESENHO TCNICO
EDU RODOLFO GONALVES ENGENHEIRO CIVIL

O que o Desenho?
Desenho a expresso grfica da forma.

Portanto no possvel desenhar sem o conhecimento das formas a serem desenhadas.

O que o Desenho Tcnico?


O desenho tcnico uma forma de expresso grfica, caracterizado pela normatizao, que tem por finalidade a representao de forma, dimenso e posio de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e da arquitetura.

Sem a geometria descritiva desenvolvida por Monge, certo que a Engenharia no teria progredido tanto no sc. XX. ela que permite, usando a representao de slidos em superfcies planas, por meio de duas projees (plana e elevada) a visualizao de relaes espaciais e a resoluo grfica de problemas.

ORIGEM DO DESENHO TCNICO

Desenvolvido graas ao matemtico francs Gaspar Monge (1746-1818). Os mtodos de representao grfica que existiam at aquela poca no possibilitavam transmitir a idia dos objetos de forma completa, correta e precisa.

Monge criou um mtodo que permite representar, com preciso, os objetos que tm trs dimenses (comprimento, largura e altura) em superfcies planas, como, por exemplo em uma folha de papel, que tem apenas duas dimenses (comprimento e largura).
Esse mtodo, conhecido como mongeano, foi apresentado em 1794, na Escola Politcnica, foi chamado de geometria descritiva, sendo os seus princpios a base do desenho tcnico.

ORIGEM DO DESENHO TCNICO

No sculo XIX, com a revoluo industrial, foi necessrio normalizar a forma de utilizao da geometria descritiva para transform-la numa linguagem grfica que, a nvel internacional, simplificasse a comunicao e viabilizasse o intercmbio de informaes tecnolgicas.

Desta forma, a Comisso Tcnica TC 10 da International Organization for Standardization ISO normalizou a forma de utilizao da geometria descritiva como linguagem grfica da rea tcnica e da arquitetura, chamando-a de Desenho Tcnico

PRINCIPAIS NORMAS DO DESENHO TCNICO NBR 10647 DESENHO TCNICO NORMA GERAL, cujo objetivo definir os termos empregados em desenho tcnico. NBR 10068 FOLHA DE DESENHO LAY-OUT E DIMENSES, cujo objetivo padronizar as dimenses das folhas utilizadas na execuo de desenhos tcnicos e definir seu lay-out com suas respectivas margens e legendas. NBR 8403 APLICAO DE LINHAS EM DESENHOS TIPOS DE LINHAS LARGURAS DAS LINHAS NBR10067 PRINCPIOS GERAIS DE REPRESENTAO EM ESENHO TCNICO NBR 8196 DESENHO TCNICO EMPREGO DE ESCALAS

NBR 10582 APRESENTAO DA FOLHA PARA DESENHO TCNICO, que normaliza a distribuio do espao da folha de desenho, definindo a rea para texto, o espao para desenho etc..
NBR 13142 DESENHO TCNICO DOBRAMENTO DE CPIAS, que fixa a forma de dobramento de todos os formatos de folhas de desenho. NBR 8402 EXECUO DE CARACTERES PARA ESCRITA EM DESENHOS TCNICOS que, visando uniformidade e legibilidade para evitar prejuzos na clareza do desenho e evitar a possibilidade de interpretaes erradas, fixou as caractersticas de escrita em desenhos tcnicos. NBR 12298 REPRESENTAO DE REA DE CORTE POR MEIO DE HACHURAS EM DESENHO TCNICO NBR10126 COTAGEM EM DESENHO TCNICO

Instrumentos de Desenho

Qual o principal instrumento de desenho atualmente?

Lapiseira ou lpis Enquanto estiver desenhando qualquer linha o lpis ou lapiseira dever ser gradualmente rotacionado enquanto se traa a mesma. Isso impede que o grafite se desgaste em uma das laterais gerando linhas com diferentes espessuras. importante que o traado do desenho seja o mais preciso e perfeito possvel.

GIRE LPIS ENQUANTO DESENHA

Instrumentos de Desenho

No desenhe com o grafite apoiado nos ou cantos suja rgua do o e

Desenhe sobre a borda reta, deixando um pequeno

instrumento esquadro

espao entre a borda e a grafite.

ocasiona borro na folha

de desenho.

Instrumentos de Desenho
Rgua T
Durante o traado puxe sempre a lapiseira e no empurre no sentido da linha que est fazendo, assim ter maior controle do trao.

RGUA PARALELA E RGUA T

Destinada ao traado de linhas horizontais paralelas entre si no sentido do comprimento da prancheta, e a servir de base para o apoio dos esquadros para traar linhas verticais ou com determinadas inclinaes. O comprimento da rgua paralela deve ser um pouco menor do que o da prancheta. A rgua paralela, de certo modo, substituiu a rgua T, que era utilizada com a mesma funo.

Instrumentos de Desenho
Compasso
o instrumento que serve para traar circunferncias de quaisquer raios ou arcos de circunferncia. Deve oferecer um ajuste perfeito, no permitindo folgas.
PONTA-SECA

GRAFITE

Para o compasso, recomenda-se uma ponta em formato de cunha para obter linhas mais ntidas sem excesso de presso a ponta gasta-se facilmente e deve ser refeita com freqncia.

Instrumentos de Desenho
Gabaritos

Instrumentos de Desenho
CURVA FRANCESA RGUA FLEXEL

Instrumentos de Desenho
Transferidor

Instrumentos de Desenho
Esquadros
O conjunto de esquadros serve para criar retas paralelas, perpendiculares e ngulos.

Instrumentos de Desenho
Prancheta
Geralmente de madeira, em formato retangular, onde se fixam os papis para os desenhos e por . importante que a prancheta bem como o banco possibilitem ao aluno uma correta postura ergonmica. A iluminao adequada tambm importante para um bom trabalho. Deve ser revestida com materila liso, como frmica ou vinil que fornece uma superfice suave e uniforme.

Instrumentos de Desenho
Escalmetro
Instrumento destinado marcao de medidas, na escala do desenho. Pode ser encontrado com duas gradaes de escalas, mas a mais utilizada e recomendvel em arquitetura o que marca as escalas de 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100 e 1:125.

IMPORTANTE: No deve ser utilizado para o traado de linhas.

Instrumentos de Desenho
Borracha

Instrumentos de Desenho
Caneta Nanquim

Instrumentos de Desenho
Aranha

Instrumentos de Desenho
NORMGRAFO

OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Identificar instrumentos empregados na execuo do desenho tcnico sua finalidade, preparao e utilizao adequada. Identificar o formato de papel e suas dimenses, utilizadas na execuo do desenho tcnico. Escrever em caligrafia tcnica. Traar linhas, ngulos e figuras geomtricas. Resolver problemas grficos de concordncia, utilizando instrumentos de desenho.

Representar peas simples, mediante uma, duas ou trs vistas, conforme normas de projeo ortogonal, com a utilizao de instrumentos e tambm mo a livre.
Proceder cotagem dos desenhos. Desenhar peas, mediante ampliao ou reduo, segundo escalas determinadas. Desenhar peas simples em perspectiva isomtrica, utilizando instrumentos e a mo livre.

Desenho Arquitetnico Desenho Mecnico Desenho de Mquinas Desenho de Estruturas Desenho Eltrico/Eletrnico

Desenho de Tubulaes

EXEMPLOS DA UTILIZAO DO DESENHO TCNICO Projeto e fabricao de mquinas, equipamentos e de estruturas nas indstrias de processo e de manufatura - indstrias mecnicas, aeroespaciais, qumicas, farmacuticas, petroqumicas, alimentcias . Projeto e construo de rodovias e ferrovias mostrando detalhes de corte, aterro, drenagem, pontes, viadutos etc.. Projeto e montagem de unidades de processos, tubulaes industriais, sistemas de tratamento e distribuio de gua, sistema de coleta e tratamento de resduos. Representao de relevos topogrficos e cartas nuticas. Desenvolvimento de produtos industriais. Projeto e construo de mveis e utilitrios domsticos.

Projeto e construo de edificaes com todos os seus detalhamentos eltricos, hidrulicos, elevadores etc.

2.0 Formato Internacional A4 Dimenses, Margens e Legendas Fixao na Prancheta

Referncia

X (mm) 841 594 420 297 210 148

Y (mm) 1189 841 594 420 297 210

a (mm) 10 10 7 7 7 5

A0 A1 A2 A3 A4 A5

VER NORMA NBR 10068

LEGENDAS

A legenda a qual chamamos de Carimbo, tem a finalidade de uniformizar as informaes que devem acompanhar os desenhos. a- Nome do escritrio , Companhia etc. ; b- Ttulo do projeto ; c- Nome do arquiteto ou engenheiro ; d- Nome do desenhista e data ; e- Escalas ; f- Nmero de folhas e nmero da folha ; g- Assinatura do responsvel tcnico pelo projeto e execuo da obra ; h- Nome e assinatura do cliente ; i- Local para nomenclatura necessria ao arquivamento do desenho . j- Contedo da prancha

3.0 Caligrafia Tcnica NBR 8402 E NBR 8403 Letras e Algarismos verticais Letras e Algarismos inclinados Proporo-Centralizao

LETRAS DE MO

Na dcada de 60, quando os desenhos de arquitetura passaram a ser feitos a lpis em papel manteiga", foi introduzida nas normas de desenho dos escritrios de arquitetura do Rio de Janeiro, inicialmente pelo escritrio de Henrique Mindlin, um tipo de "letra de mo", que praticamente aposentou os normgrafos. Ela se difundiu por todos os demais escritrio e passou a ser chamada de "Letra de Arquiteto.

AS LINHAS

As linhas so os principais elementos do desenho arquitetnico. Alm de definirem o formato, dimenso e posicionamento das paredes, portas, janelas, pilares, vigas, objetos e etc, determinam as dimenses e informam as caractersticas de cada elemento projetado. Sendo assim, estas devero estar perfeitamente representadas dentro do desenho. As linhas de um desenho normatizado devem ser regulares, legveis e devem possuir contraste umas com as outras. Nas plantas, cortes e fachadas, para sugerir profundidade, as linhas sofrem uma gradao no traado em funo do plano onde se encontram. As linhas em primeiro plano mais prximo sero sempre mais grossas e escuras, enquanto as do segundo e demais planos visualizados mais afastados sero menos intensas. VER NORMA NBR 8403

VAMOS PRATICAR

1. 2. 3. 4.

PREGAR PAPEL NA PRANCHETA DESENHAR MARGENS DO A4 DESENHAR LEGENDA TRAAR LINHAS PARALELAS COM ESQUADROS E DESENHAR LETRAS E NMEROS

5.

DESENHAR LINHAS COM NGULOS DE 15 30 45 60 75 90

6.

DESENHAR LINHAS GROSSAS MDIAS E FINAS

Das könnte Ihnen auch gefallen