Sie sind auf Seite 1von 26

Tema C9 Gnero e Igualdade: todos os Homens so livres. E as mulheres?

Cidadania e Mundo Atual

Gnero e Igualdade.
Todos os cidados tm a mesma dignidade social e so iguais perante a lei. Ningum pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razo de ascendncia, sexo, raa, lngua, territrio de origem, religio, convices polticas ou ideolgicas, instruo, situao econmica ou condio social. (Artigo 13 da Constituio da Repblica Portuguesa).

Homens e Mulheres sempre iguais?

Bblia Gnesis
GI, 26. E disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos cus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o rptil que se move sobre a terra.

GII, 8. E plantou o SENHOR Deus um jardim no den, do lado oriental; e ps ali o homem que tinha formado.

GII, 18. E disse o SENHOR Deus: No bom que o homem esteja s; far-lheei uma auxiliar semelhante a ele.

Bblia Gnesis

GII, 21. Ento o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Ado, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

GII, 22. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Ado.

GIII, 16. Depois disse mulher: aumentarei os sofrimentos da tua gravidez, os teus filhos ho-de nascer entre dores. Procurars compaixo a quem sers sujeita, o teu marido.

A Mulher na Antiguidade - Egipto


A mulher no antigo Egipto ocupava uma posio de liberdade e igualdade face ao homem. No ficavam fechadas em casa sob a autoridade de um pai ou de um marido todo-poderoso.

A Mulher na Antiguidade - Egipto


Houve egpcias que ocuparam altos cargos e funes de Estado a mulher e o homem eram iguais por direito (estatuto legal) e de facto. As egpcias conheceram um mundo em que a mulher no era nem adversria nem rival do homem.

A Mulher na Antiguidade Grcia / Atenas


A ptria da democracia via a mulher com indiferena e desprezo. As mulheres atenienses viviam quase em recluso nos aposentos a elas destinados (Gineceu). As festas e cerimnias estavam destinadas aos homens ou s mulheres cuja reputao j no podia ser perdida.

A Mulher na Antiguidade Grcia / Atenas


Os casamentos eram combinados pelos pais das raparigas. A mulher era a dona de casa e pouco mais. Era-lhes vedada a educao - eram valorizadas as mulheres ignorantes para melhor serem ensinadas pelos maridos.

A Mulher na Antiguidade Grcia / Atenas


Quando pretendiam companhia de mulheres inteligentes, os atenienses voltavam-se para estrangeiras conhecidas por hetairai /companheiras. Mulheres que ocupavam uma posio entre a dama e a prostituta.

A Mulher na Antiguidade Grcia / Atenas


As atenienses no eram emancipadas, no tinham direitos cvicos nem desempenhar cargos pblicos, no podiam ser proprietrias nem defenderse em nome prprio estavam desde o nascimento at morte sob a tutela de um homem pai, irmo, tio, tutor.

A Mulher na Antiguidade Roma


Ao contrrio dos gregos/atenienses, os romanos tiveram sempre estima e respeito pela mulher. Muitas tiveram papel na cena poltica romana, estudaram e mesmo liberdade jurdica.

A Mulher na Antiguidade Roma


Inicialmente submetidas autoridade paterna ou masculina, as mulheres em Roma vo conquistar durante a Repblica cada vez mais direitos. Ex. os divrcios muito simples de obter. As mulheres divorciadas eram procuradas por mais pretendentes que as solteiras.

A Mulher na Idade Mdia


Na idade mdia as mulheres eram vistas como inferiores aos homens e a eles se deviam submeter. Esta ideia era passada pela Igreja Catlica que chegou ao ponto de considerar a mulher como um ser sem alma e diablico.

A Mulher na Idade Mdia


As mulheres tinham que obedecer aos parentes masculinos at casarem passando depois a obedecer ao seu marido. Os maridos eram encorajados a fazer cumprir essa obedincia, mesmo atravs da violncia, sempre que a mulher o merecesse.

A Mulher e as revolues liberais A revoluo francesa


As mulheres tiveram um papel importante na Revoluo francesa, participando nos levantamentos populares/revolucionrios.

A Mulher e as revolues liberais


Apesar dos ideais de igualdade e liberdade defendidos pelos movimentos liberais do sculo XIX, a mulher nem sempre beneficiou dessa igualdade e liberdade.

A Mulher e a luta pela igualdade


S a partir da 2 do sc. XIX, e com os movimentos sufragistas, as mulheres puderam conquistar, em alguns pases, o direito ao voto.

A Mulher e a luta pela igualdade


A luta pelo direito de voto e pela igualdade nem sempre foi fcil, houve resistncias e nem sempre a sociedade e os poderes polticos aceitaram as reivindicaes das mulheres.

A Mulher e a luta pela igualdade


O primeiro pas a conceder o direito de voto s mulheres foi a Nova Zelndia em 1893.

A Mulher e a luta pela igualdade


A primeira mulher a votar em Portugal foi Carolina Beatriz ngelo, em 1911, contornando a lei que s permitia votar aos cidados maiores de 21 anos que fossem chefes de famlia ou que soubessem ler e escrever (ela era mdica, me e viva). Para evitar estes contornos, foi modificado o direito, abrangente somente ao sexo masculino.

A Mulher e a luta pela igualdade


S com o decreto-lei 19.694 de 5 de Maio de 1931 que pela primeira vez, na histria poltica do pas, as mulheres foram consideradas como eleitoras. Este decreto, contudo, era bastante limitativo, pois permitia o voto apenas s mulheres que fossem chefes de famlia, ou seja, as vivas, divorciadas, separadas de pessoas e bens, com famlia prpria e aquelas que estivessem casadas, mas que os maridos estivessem no estrangeiro ou nas colnias.

A Mulher e a luta pela igualdade


No entanto s podiam votar as mulheres que tivessem completado o ensino secundrio ou fossem titulares de um curso superior com certificado.

A Mulher e a luta pela igualdade


Nessa altura, as mulheres ganharam tambm o direito a serem eleitas para a Assembleia Nacional. Nas primeiras eleies legislativas ocorridas no Estado Novo foram eleitas trs deputadas, sendo, desta forma, as primeiras mulheres deputadas na Histria de Portugal.

A Mulher no Estado Novo


Durante o Estado Novo foi passada a imagem da mulher submissa e dedicada ao lar e famlia.

A Mulher e a luta pela igualdade


No entanto, o sufrgio universal feminino s foi alcanado aps o 25 de Abril.

Das könnte Ihnen auch gefallen