Sie sind auf Seite 1von 15

Jnana Yoga O Caminho do discernimento e da verdade absoluta

Poucos so os homens que pedem a verdade; Menor numero ainda ousa estudar a verdade; E, ainda mais insignificante o total dos que ousam segui-las em todas as suas significaes prticas

[...] Claro que este o momento de transformao, estamos em um ciclo


evolutivo o qual os msticos tm chamado de nova era. Uma nova realidade de mundo est sendo formatada.

Porm, temos que estar preparados para estas transformaes, saber distinguir o falso do verdadeiro ser o grande salto da humanidade, e isso tem que acontecer no mbito interior individual em primeiro lugar.

O ser humano tem que ser livre em seus atos e sinceros em suas aes, sendo assim seu melhor mestre a sua conduta, seu comportamento, sua filosofia de vida e sua espiritualidade.

Somos diariamente iludidos por uma srie de falsos apelos, modernismo inteis e vazios de sentido, propaganda de massa e falsas tendncias, informaes distorcidas.

Conceitos Clssicos.
Jnana Yga ou Gnana Yoga: da raiz (snscrita jna) literalmente significa verdadeira sabedoria. Baseada no sistema vedanta de no dualismo e tendo os vedas como conhecimento visto. E que tudo se distingui entre: iluso, realidade verdadeira, fanatismo, radicalismo e o dogmtico.

O jnana segue uma linha de pensamento e inteligncia viva e profunda.

Estruturao do Jnana Yoga

O discernimento. O desapego.

As seis virtudes.
A auto-realizao ou libertao. A audincia atenta.

A reflexo verdadeira.
A meditao.

1. O discernimento:

(viveka) entre o real e o irreal, o ser e

o no ser (atman ou anatman), o finito ou infinito, o permanente e o impermanente. Trabalhando isso o yogue desenvolve todos os potencias sutis da mente e ao mesmo tempo reflete-se como uma via de busca da realidade absoluta (Brahman). Dentro deste preceito ainda temos trs graus de realidade.

a) A realidade da aparncia: que tal como um sonho, ou uma viso de decorrncias geradas pela iluso. Que s vezes logo se dissipa.

b) A realidade formal ou aparente: que a experincia cotidiana e est submetida a continuas mudanas e transformaes. Situaes ou formas aparentemente reais, ou reais somente no momento presente.

c) A realidade absoluta: aquela que idntica e imutvel em qualquer situao e em todos os estados de conscincia e jamais influenciada por qualquer outro fator, (essncia pura) - Shankaracarya 54 e 55.

2. Desapego:

(vairagya), de valores efmeros e ilusrios, exemplificando o

desapego como desinteresse por todos os objetos de prazer que, de uma forma ou de outra podem ser obtidos nesta ou em outras vidas.

3. As seis virtudes: (sad-sampat).


I. Sama o controle da mente e a erradicao dos desejos, resultado da harmonia e paz interior.

II. Dama o controle dos sentidos, que prioriza a harmonia dos rgos da ao
e percepo. III. Uparam o estado de contentamento interior que resulta na cessao das necessidades exteriores. IV. Titiksa a fora para suportar, sujeitar-se, tolerar, que resultar na ampla pacincia, esforo e coragem frente a qualquer obstculo. V. Sraddha ter f, acreditar o que origina a estabilidade do esprito.

VI. Samadhama o equilbrio da mente, resulta a uma firme convico no fato.

4. A auto-realizao ou libertao: (mumuksuta),quando o ser humano possui todas as qualidades anteriores definidas, aliada tambm a um profundo esprito de humildade j estar no plano concreto da auto-realizao ou libertao.

5. Audio: (sravana), para poder distinguir, tambm, o que um ensinamento e o que no .

6. Reflexo verdadeira: (manana), sobre tudo que foi ouvido, eliminando os questionamentos e fortalecendo cada vez mais, a convico por meio correto do raciocnio.

7. A meditao: (nididhyasana), sobre o correto raciocnio absorvendo-se ao final somente no absoluto e em sua eternidade.

a) Fortalecer as prticas atravs do conhecimento - despertar interior.


b) Fortalecimento constante e permanente - esforos da realizao (sadhana).

Por outro lado no se deve crer na simples compreenso intelectual da verdade seja suficiente para atingir o verdadeiro conhecimento interior.

Para isso preciso vencer as barreiras do comodismo, transpassando os limites da covardia e, quebrando as muralhas das nossas prises anteriores permeadas ou mascaradas por falsas imagens, falsos conceitos, preconceitos,

ambies e iluses.

Veja o sbio Shankaracarya em seu aforismo 133

Essas pessoas que so muitos hbeis em falar e discutir o absoluto, mas, que no o realizaram pessoalmente. E, o que pior, est cheios de apegos, renascem e morrem ainda muitas vezes em conseqncia da sua ignorncia. Pela clara influncia da ignorncia, o Eu Individual e limitado julga-se mvel e sujeito ao nascimento e a morte alm de, todos os outros processos, fatos e ocorrncias inerentes aos mesmos.

Obstculos no caminho da espiritualidade


1. A distrao ou falta da concentrao: os quais so causados pelos pensamentos dispersos e constantes, geralmente insignificantes. Eles so quase sempre, acompanhados de lembranas, legies de desejos, duvidas, tormentos ou ainda pequenas tolices da mente, tais como formigamentos, coceiras, vontades ou bobagens mais. 2. O apego e os desejos: provocados na sua grande maioria por sensaes emocionais, falsas necessidades, lembranas ou memrias de experincias passadas. 3. A preguia e a sonolncia: talvez esse seja as maiores inimigas de grande parcela dos praticantes, que deixam arrastar por elas como se fossem seus escravos perptuos, incapazes de super-los ou combat-los. Gerando inrcia, perda de interesse e adormecimento mental. 4. A satisfao por um estado de realizao passageiro: a medida que no esteja consciente dessas situaes e se iluda com elas, diminuir seus esforos para ir mais alm.

Os seis passos do Jnana em busca da verdade absoluta: 1. Um sincero procurador da verdade no adora uma divindade pessoal (como o bhakti yga), ele procura compreender claramente a verdadeira significao de seus atributos, e tambm enxergar que todas as concepes de uma divindade pessoal so limitaes grosseiras, j que o absoluto sem forma e ilimitado. 2. Um praticante de jnana no venera nenhuma entidade ou divindade. Para ele, as preces e devoes em tais circunstncias, so desnecessrias e inteis. Tambm no busca qualquer proteo ou auxlio sobrenatural ou divino, pois consciente da natureza do eu e sabe que o mesmo est acima do bem ou do mal, dos vcios e das virtudes.

3. O Jnana Yogue sabe que ele no pode desta forma, ser limitado pelas leis primrias que reinam sobre a natureza, mesmo em um plano inferior. J que h outras leis em outros planos.

4. Um verdadeiro praticante de jnana procura constantemente estar acima de todas as condies fenomenais limitadas e relativas.
5. Um jnana Yogue sabe que a ignorncia faz com que o ser humano pense que o eu seja algo ligado ao mundo exterior, tal como bens materiais, lar, famlia etc. Um dos pensamentos mais comuns e grosseiros e de que o corpo o eu e que, por isso esteja sujeito as situaes como juventude e velhice, sade e doena, beleza e feira. H aqueles ainda que, mergulhados nessa situao, relacionem at mesmo os rgos dos sentidos com o eu, acreditando que o eu possa ser cego, surdo e s vezes mudo. E por final existem os que intitulam o eu como um conjunto de energias vitais, quando se sabe que este composto faz parte de um veculo de transporte do eu.

6. Um verdadeiro jnana sabe distinguir o eu do no eu.

As quatro grandes afirmaes dos Textos sobre Jnana!

1. Tu s isso (Tat twan asi): verdade, conhecimento e infinidade. 2. Eu sou o absoluto (Aham Brahmasmi): incondicionado ao ilimitado, sem

comeo nem fim.


3. Esse eu o absoluto (Ayam Atma Brahman): Felicidade e perfeio no so atributos do absoluto e sim o prprio absoluto, a causa e o efeito sem um

fenmeno.
4. O absoluto conscincia (Prajnanam Brahman): inexplicvel, imensurvel, sem sentido.

Das könnte Ihnen auch gefallen