Sie sind auf Seite 1von 43

UNIVERSIDADE ESPRITA NOSSO LAR

O Sagrado Atravs da Cultura

Como o Ser Humano Entende e Vivencia o Sagrado


(Uma Viso Ecumnica para Formao de Espritas)

CULTURA
O ser humano cria, inventa, reelabora e engrandece a sua Cultura (Colere). O trabalho do cultivo da natureza implica no cultivo tambm a sua prpria Natureza. O cultivo do conjunto de todas as suas criaes, materiais e simblicas, compem a cultura humana. No processo histrico o esprito cria no horizonte da mais rica diversidade.

O SAGRADO
O sagrado (Sacratu) se apresenta como manifestao de uma realidade de natureza diferente da realidade cotidiana, fsica ou profana. Existe uma realidade, uma fora, uma razo, um esprito, uma energia, que subjaz, transcende, esconde-se por trs da realidade fsica do mundo.

Quando esta realidade de natureza divina irrompe, participa, interage com a realidade fsica dos fenmenos da natureza e da cultura, o sagrado se revela. Essa apario do sagrado, do divino, no mundo, nas coisas, no homem, vem ocorrendo em todo percurso da histria humana, em todos os povos. Aquilo no qual o sagrado se manifestou, torna-se smbolo, elemento que medeia e junta o humano realidade divina.

XAMANISMO
Prtica espiritual que remonta os primrdios da humanidade, com ocorrncia em todos os continentes e vinculada a atividade de um Xam (Shaman).

Pinturas paleolticas encontradas nas cavernas de Lascaux, Frana, de mais de 15.000 a.C, ilustram as origens remotas do xamanismo.

O Xam o lder espiritual de seu povo. Vrias caractersticas lhe conferem poder, destacando-se a sua capacidade ...

...para voluntariamente mediar a relao da sua comunidade com o mundo espiritual e com os espritos dos ancestrais, a partir de tcnicas especficas.

A Me-Terra
... a forte integrao dessas Outra caracterstica digna de nota sociedades com a Terra, de do Xamanismo no horizonte das forma que esses povos sociedades tribais e nmades, no vivenciam a ordem, a razo processo histrico da cultura da natureza, em sua plenitude. humana...

O MITO
Os agrupamentos humanos vo se sedentarizando na medida em que os homens vo se tornando agricultores e pastores (8.000 a.C, Mesopotmia). Vo fundando aldeias e depois cidades. Vo estabelecendo seus mundos, seus centros de identidade. A manifestao do sagrado e sua elaborao vo se transformando num tempo que flui. E o mito toma forma.

O Mito fala das origens. Discursa sobre eventos que ocorreram num tempo imemorial, primordial. Seu tema o relato da criao dos deuses, do mundo, dos homens, de um lugar, de um animal ou planta, sempre a partir da ao do sobrenatural, do sobrehumano, que ao intervir estabelece uma nova ordem, um novo tempo.

O Mito constituinte da cultura humana; muitas sociedades desenvolveram uma mitologia bastante sofisticada, como os sumrios, persas, egpcios, indianos, gregos, romanos, celtas, germanos, astecas, maias, incas, construindo complexos pantees.

Na atualidade, como na antiguidade, sua influncia vai alm da dimenso sagrada, interage em todas as dimenses da cultura e tem forte impacto no esprito humano.

A ESCRITURA DO SAGRADO
Neste estgio as sociedades esto em franco processo civilizatrio e de urbanizao. H a administrao do sagrado, administrao da poltica e da economia no cotidiano das cidadelas. O surgimento da escrita revolucionou a cultura humana h cerca de 3500 a.C. (na Amrica cerca de 500 a.C), pois, a tradio oral ocorre na mobilidade do tempo e desaparece, enquanto a escrita o registro que se conserva no espao. As civilizaes em formao interagem atravs do comrcio e da guerra.

Em meio a um complexo cenrio de todos os tipos de politesmos, em aproximadamente 600 a.C. o Judasmo instituiu o Monotesmo atravs das escrituras do profeta Isaas: Antes de mim, Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haver... Eu sou Deus; tambm de hoje em diante, eu o sou, que com outras escrituras iriam compor a Tor - Velho Testamento, que rene escritos que vo do sculo X a.C. ao II a.C.

(Enquanto isso... na Grcia, pensadores fundadores da filosofia questionam a explicao mitolgica e buscam respostas atravs de uma reflexo racional.)

H cerca de 2.000 anos nasceu Jesus. Fundador do Cristianismo. Pregava atravs de parbolas, nas montanhas, nos jardins, ao ar livre, que o Reino de Deus no desse mundo; que preciso amar a Deus, a si mesmo e aos outros; que o homem deve se transformar desenvolvendo virtudes como a caridade, simplicidade, humildade, perdo, mansido, f, entre outras. Esta mensagem se transformou em Escritura pelos Apstolos, conhecida como Novo Testamento, que servir de base para o Cristianismo e todas as suas Igrejas, nos sculos seguintes.

Em 632 d.C., o profeta Maom, inspirado pelo anjo Gabriel, mensageiro de Al, escreve a Escritura conhecida como Alcoro e funda o Islamismo.

Islamismo ao mesmo tempo, uma tradio religiosa e uma civilizao, como dizem os mulumanos um modo de vida completo.

O sagrado transformado em lei, em cdigo moral, nas Escrituras de trs grandes religies: judasmo, cristianismo, islamismo. Duas delas expandiram-se no tempo e no espao, e pela fora da persuaso, dominaram boa parte do planeta. A razo de Deus se torna a razo do mundo. Um Deus distante, uma razo separada. Surge nesse perodo a expresso Religare, indicando que o ato de f a religao com o que est separado (Religio).

A CRTICA DA CINCIA AO SAGRADO


O sagrado foi engessado, cristalizado, dogmatizado pelas Escrituras que continham a palavra de Deus. Portanto, portadoras da verdade. Mas, o mundo girou, girou... a noite parecia mais longa que o dia, mais o mundo gira, e gira em torno do sol.

A histria no ocorre no mundo Real, divino e essencial. Ela o cenrio em movimento por onde o divino se manifesta. o mundo profano e fsico no qual o esprito humano se processa. Assim, na histria nada imutvel, nela tudo se transforma. E no sculo XV ocorrem mudanas profundas na cultura ocidental. O mundo se alarga com as navegaes, o pensamento clssico chega Europa atravs do mundo rabe trazendo a autoridade de Aristteles. A curiosidade humana que se escondia nas sombras busca a luz do sol, e o sol se torna o centro do mundo, do cosmos fsico.

O enfraquecimento da economia feudal, cidades ressurgindo, as artes aflorando, a cincia e a filosofia ebulindo. A matemtica e a razo protagonizam a cena. A terra sai do centro e vai se tornando parte da mquina csmica. A terra desmontada, o cu investigado, a vida classificada, o homem dissecado. Tudo se transforma em objeto sem alma, observado por um homem, cuja alma est na razo: a razo humana toma o timo da histria.

O novo modelo cientfico de investigao exilou do mundo sua alma. O pensador Francis Bacon (1561/1626) escreveu que o imprio do homem sobre as coisas se apia unicamente nas artes e nas cincias. Seu mtodo indutivo, do particular para o geral, defendia que era preciso extrair da natureza sob tortura todos os seus segredos. Em seguida, Ren Descartes (1596/1650) estabelece a dvida como mtodo para busca da verdade.

O mtodo cartesiano , nesse sentido, um caminho rigoroso que busca separar o mental do natural, o observador do objeto, para explicar, em ltima instncia, seu mecanismo. Nasce o mecanicismo, o mundo opera como uma mquina. O trabalho dos homens, dos cientistas, conhecer leis gerais de funcionamento do mundo-mquina, e assim obter o controle e o domnio sobre ele. Para tanto basta dividir o todo em suas partes, classific-las e estabelecer suas relaes.
Penso, logo sou

A CODIFICAO ESPRITA

O Espiritismo tem seu incio em meio ao deslumbramento da Cincia Moderna. Revolues e avanos na cincia, economia e poltica parecem consolidar uma nova era. H uma crena na cincia e em sua filha dileta, a tecnologia, como promessas de felicidade na terra. O homem est no pdio, iluminado pela razo.

Neste contexto nasceu e cresceu Hippolyte Lon Denizard Rivail (1804/1869).

Em 1855 comeou a se interessar pelo fenmeno das mesas girantes na movimentada Paris. A partir da se dedicou sistematizao e compreenso dessa realidade, buscando integr-la nos conhecimentos cientfico, filosfico e religioso da poca.

Deste modo, com o pseudnimo de Allan Kardec, seu nome durante uma encarnao entre os Druidas, na Glia, conforme revelao de um esprito chamado Zfiro, assumiu a importante tarefa de Codificador do Espiritismo

o o o o o

A Codificao base do Espiritismo Pentateuco da Doutrina: O Livro dos Espritos (1857) - obra que funda o Espiritismo; O Livro dos Mdiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864); O Cu e o Inferno (1865); A Gnese (1868).

O sagrado desdobra-se seguindo um plano. Como a lagarta j conserva a borboleta em si. Os espritos revelam: Importa que cada coisa venha a seu tempo. A verdade como a luz: o homem precisa habituar-se a ela, pouco a pouco; do contrrio, fica deslumbrado. (LE: 628)

preciso a conscincia de que o sagrado no a apario do anormal, da anomalia, seu aparecimento na histria no obra do acaso: As comunicaes entre o mundo esprita e o mundo corpreo esto na ordem natural das coisas e no constituem fato sobrenatural, tanto que de tais comunicaes se acham vestgios entre todos os povos e em todas as pocas.
(Prolegmenos: LE)

Motivo pelo qual devemos buscar as razes do sagrado no cho da histria, pois, para o estudioso, no h nenhum sistema antigo de filosofia, nenhuma tradio, nenhuma religio, que seja desprezvel, pois em tudo h germens de grandes verdades. Ricos so tais objetos e podem contribuir grandemente para vossa instruo. LE: 628

Para entender o Espiritismo como cincia nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusveis, a existncia e a natureza do mundo espiritual e as suas relaes com o mundo corpreo, ele no-lo mostra, no mais como coisa sobrenatural, porm, ao contrrio, como uma das foras vivas e sem cessar, atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenmenos at hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domnio do fantstico e do maravilhoso. (ESE:1,5)

Cincia e ao mesmo tempo Doutrina Crist, pois O Cristo foi o iniciador da mais sublime moral, que h de renovar o mundo, aproximar os homens e torn-los irmos; que h de fazer brotar de todos os coraes a caridade e o amor ao prximo e estabelecer entre os humanos uma solidariedade comum; a lei do progresso, a que a Natureza est submetida, que se cumpre; e o Espiritismo a alavanca de que Deus se utiliza para fazer com que a Humanidade avance. (ESE: 1,9)

Balizado no trip da Filosofia- Cincia-Religio, o Espiritismo identifica dimenses, porm concebe um nico mundo, criado e regido por um nico Criador, pelo qual as criaturas evoluem.

Na cosmologia revelada, Deus Inteligncia Suprema, causa primeira de todas as coisas, criou o Esprito, princpio inteligente do universo, que se prende e se serve da Matria para sua evoluo. Tendo o Esprito supremacia sobre a Matria, qualquer terapia para cura humana tem que influir no Esprito.

No imenso universo criado por Deus, o maravilhoso curso da evoluo flui regulado pelas Leis Naturais ou Divinas, onde matria, cultura e esprito evoluem, na necessria marcha que passa pelo mineral, vegetal, animal, hominal (ser moral cujo livre arbtrio j lhe foi outorgado) ...

... marcha espiral que tem na reencarnao a manifestao da sagrada sabedoria e justia do Criador.

REDESCOBERTA E RETORNO DO SAGRADO


A modernidade revolucionou o mundo nos campos econmico, artstico, poltico e, principalmente, cientfico. Tempo de Luzes, idade da razo.

Mas, e o corao humano? Interiorizou aquilo que os grandes profetas, lderes e educadores espirituais da humanidade vieram ensinando ao longo dos milnios? No, o progresso foi, fundamentalmente, no campo material, do conforto do individuo, da satisfao de necessidades efmeras, do desenvolvimento tecnolgico.

O sculo vinte foi um tempo de desentendimentos, de guerras mundiais, do mundo dividido por um muro, e de desenvolvimento de um modo de vida profundamente predatrio em relao natureza e s criaturas que coabitam a terra com os humanos. Surge o vazio, falta de rumo e de significado, a razo humana, arrogante, posta em xeque.

Entretanto, da crise que surgem as oportunidades, do velho nasce o novo, transformado e engrandecido. O mundo se tornou global, inteiro, o esprito humano construiu um monumental edifcio em todos os campos, das artes, da filosofia, da cincia e do sagrado, as as oportunidades s podem ser grandiosas. A histria aberta, flui no tempo, reflexes e inspiraes pairam nos cus, modelos se modificam, a conscincia vai unificando as partes. A dimenso espiritual retirada do exlio pela viso sistmica, de que tudo est interligado, de que tudo sagrado, tudo faz sentido.

Ao trmino de um perodo de decadncia sobreveio o ponto de mutao. A luz poderosa que fora banida ressurge. A movimento natural, mas este no gerado pela fora, surge espontaneamente. Por essa razo a transformao do antigo tornou-se fcil. O velho descartado e o novo introduzido. Ambas as medidas se harmonizam com o tempo, no resultando da, portanto, nenhum dano.
(I Ching)

A nova Scientia (conhecimento) emergente se movimenta no sentido da conciliao, da integrao dos saberes produzidos e revelados no processo cultural. Gestados sob o sol ancestral.

Todas as religies, todas as artes e todas as cincias so o ramo de uma mesma rvore. Todas essas aspiraes visam o enobrecimento da vida humana, elevando-se acima da esfera da existncia puramente material e conduzindo o individuo para a liberdade.
(Albert Einstein)

Passamos trs sculos olhando para fora buscando respostas no mundo exterior (macro). Quando a cincia dirige seu olhar para dentro (micro) surge a resposta: tudo um. Quanto mais penetramos no mundo submicroscpico, passamos a perceber um sistema de componentes inseparveis, do qual o homem parte integrante. (Capra)

Embora se configure inconcebvel para a razo comum, vocs e os demais seres esto integrados reciprocamente, portanto esta sua vida atual no meramente uma parte de toda a existncia, seno que, em certo sentido o Todo. Assim, vocs podem ser lanar ao cho, espraiando-se na Me Terra, com a convico de que voc uno com ela e ela contigo.
(Erwin Schedinger 1964 um dos fundadores da fsica quntica)

Hoje estamos aprendendo a linguagem pela qual Deus fez a vida. Estamos ficando cada vez mais admirados pela complexidade, pela beleza e pela maravilha da ddiva mais divina e mais sagrada de Deus.
Francis Collins
(Diretor responsvel pelo Projeto Genoma)

Segundo tese deste pesquisador, Deus usa a evoluo para aperfeioar o seu projeto. A criao um projeto em direo perfeio, constantemente reformulado e aperfeioado com base na lei de evoluo, Lei Divina.

A razo no mais da natureza, de um Deus antropomrfico, nem a razo humana, a Razo csmica. O AMOR, fonte da qual o homem toma conscincia de si enquanto natureza e esprito, transforma-o em jardineiro e cultivador do Jardim da Criao.

BIBLIOGRAFIA BSICA
ALVES, Rubem. O que religio. So Paulo: Brasiliense: 1981. CAMPBELL, Joseph. As mscaras de Deus: Mitologia Primitiva. So Paulo: Palas Athena, 2008. CAMPBELL, Joseph. As mscaras de Deus: Mitologia Oriental. So Paulo:Palas Athena, 2008. CAMPBELL, Joseph. As mscaras de Deus: Mitologia Ocidental. So Paulo:Palas Athena, 2008. CAPRA,Fritjof. O Ponto de Mutao. So Paulo: Cutrix, 1982. ELIADE, Mircea. O sagrado e o Profano. Sa Paulo: Martins Fontes, 2008. ELIADE, Mircea. O Xamanismo e as Tcnicas Arcaicas do xtase. So Paulo: Martins Fontes, 2002. ELIADE, Mircea. Dicionrio de Religio. So Paulo: Martins Fontes, 2009. GAARDER, Jostein. O Livro das Religies. So Paulo: Cia. das Letras. Kardec, Allan. Livros da Codificao, Rio de Janeiro: Editora da FEB. OTTO, Rudolf, A idia do sagrado, Imprensa Metodista, SP Wilber, Ken. Espiritualidade Integral Uma nova funo para a religio neste incio de milnio. So Paulo: Ed. .Aleph, 2007. PIRES, Herculano. O Esprito e o Tempo. So Paulo: Ed. Paidia, 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen