Sie sind auf Seite 1von 46

SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE

DSTs/ AIDS

DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS DST


O que so Doenas Sexualmente Transmissveis (DST)? As DSTs so doenas transmitidas por meio da relao sexual, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetrao. Ao contrrio do que muita gente pensa, as DST so doenas graves que podem causar disfunes sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebs prematuros com problemas de sade, deficincia fsica ou mental, alguns tipos de cncer e at a morte.

QUEM PODE PEGAR DST?


Quem tem relaes sexuais sem camisinha;

Quem tem parceiro que mantm relaes sexuais com outras pessoas sem camisinha;
Pessoas que usam drogas injetveis e compartilham seringas; Pessoas que tm parceiros que usem drogas injetveis, compartilhando seringas;

Pessoas que recebem transfuso de sangue no testado;


Qualquer um - casados, solteiros, jovens, adultos, ricos ou pobres - pode pegar DST.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS DAS DST?


Feridas (lceras): aparecem nos rgo genitais ou em qualquer parte do corpo. Podem doer ou no. Corrimentos: aparecem no homem e na mulher no canal da uretra, vagina ou nus. Podem ser esbranquiados, esverdeados ou amarelados como pus. Alguns tm cheiro forte e ruim. Tem gente que sente dor ao urinar ou durante a relao sexual. Nas mulheres, quando o corrimento pouco, s visto em exames ginecolgicos.

Verrugas: so como caroos; podem parecer uma couve-flor quando a doena est em estgio avanado. Em geral no di, mas pode ocorrer irritao ou coceiras

COMO TRATAR AS DST? Faa apenas o tratamento indicado por um profissional de sade, no aceite indicaes de vizinhos, parentes, funcionrios de farmcias etc. Siga a receita e tome os remdios na quantidade certa e nas horas certas.

Continue o tratamento at o fim, mesmo que no haja mais sinal ou sintoma da doena.
Todos os parceiros de quem est com DST devem ser conscientizados e fazer o tratamento, seno o problema continua. Deve-se evitar relaes sexuais durante o tratamento. Em ltimo caso, use sempre camisinha. Pea tambm para fazer o teste da aids. melhor sempre se prevenir.

APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

APARELHO REPRODUTOR FEMININO

A maioria das DSTs, no apresentam sintomas fortes quando esto no incio, isto porque os rgo genitais das mulheres so internos. Por esse motivo necessrio a realizao o exame preventivo no mnimo uma vez por ano.

Usando sempre camisinha, a gente fica livre das DSTs e da AIDS...

VOE SABE COMO COLOCAR UMA CAMISINHA?

CANCRO DURO
Conceito Doena infecto-contagiosa sistmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crnica (lenta) e que tem perodos de acutizao (manifesta-se agudamente) e perodos de latncia (sem manifestaes). Pode comprometer (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). De acordo com algumas caractersticas de sua evoluo a sfilis dividese em Primria, Secundria, Latente e Terciria. Quando transmitida da me para o feto chamada de Sfilis Congnita.

Sinnimos Cancro duro, cancro sifiltico, Lues.


Agente Treponema pallidum Complicaes/Conseqncias Aborto espontneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite ps-parto. Infeces peri e neonatal. Sfilis Congnita. Neurossfilis. Sifilis Cardiovascular. Transmisso Relao sexual, transfuso de sangue contaminado, transplacentria (a partir do quarto ms de gestao). Perodo de Incubao 1 semana 3 meses

Leses localizadas no PNIS

Leses localizadas na vulva

CANCRO MOLE
Conceito

Ulcerao (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitlia externa mas pode comprometer tambm o nus e mais raramente os lbios, a boca, lngua e garganta. Estas feridas so muito contagiosas, auto-inoculveis e portanto, freqentemente mltiplas.

Sinnimos Cancride, cancro venreo simples, "cavalo" Agente Haemophilus ducreyi Complicaes/Conseqncias No tem. Transmisso Relao sexual Perodo de Incubao 2 5 dias

Leses no Pnis

CANDIDIASE
Conceito
uma das causas mais frequentes de infeco genital. Caracteriza-se por prurido (coceira), ardor, dispareunia (dor ao coito) e pela eliminao de um corrimento vaginal em grumos, semelhante nata do leite. No homem apresenta-se com hiperemia da glande e prepcio e eventualmente por um leve edema e pela presena de pequenas leses puntiformes.

No uma doena exclusivamente sexual.

de

transmisso

Existem fatores que predispe ao aparecimento da infeco : diabetes,gravidez, anticoncepcionais orais, uso de antibiticos e medicamentos imunosupressivos, obesidade,

Sinnimos Monilase. Agente Cndida albicans e outros.

Complicaes/Conseqncias Nenhuma digna de nota.


Transmisso Pode ser transmitida atravs da relao sexual. Perodo de Incubao Muito varivel.

Herpes Simples Genital


Conceito Infeco recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vrus que determinam leses genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem eroso (ferida) seguida de cicatrizao espontnea do tecido afetado. As leses com freqncia so muito dolorosas e precedidas por eritema (vermelhido) local. A pessoa pode estar contaminada pelo vrus e no apresentar ou nunca ter apresentado sintomas e, mesmo assim, pode transmiti-lo a(ao) parceira(o) numa relao sexual.

Sinnimos Herpes Genital


Agente DNA vrus

Complicaes/Conseqncias Aborto espontneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite ps-parto. Infeces peri e neonatais. Vulvite. Vaginite. Cervicite. Ulceraes genitais. Proctite etc.

Leses localizadas no perneo feminino

Leses localizadas no pnis

Gonorria
Conceito Doena infecto-contagiosa que se caracteriza pela presena de abundante secreo (corrimento) purulenta pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro freqentemente precedido por prurido (coceira) na uretra e disria (ardncia miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas so mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).

Sinnimos Uretrite Gonoccica, Blenorragia, Fogagem Complicaes/Conseqncias Aborto espontneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite ps-parto. Doena Inflamatria Plvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidez ectpica. Septicemia, Infeco ocular , Pneumonia e Otite mdia do recm-nascido. Artrite aguda etc. Transmisso Relao sexual. O fato de no haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), no afeta a transmissibilidade da doena. Perodo de Incubao 2 a 10 dias

Uretrite gonoccica

Vaginite gonoccica

Oftalmia gonoccica

Condiloma Acuminado HPV


Conceito Infeco causada por um grupo de vrus (HPV Human Papilloma Viruses) que determinam leses papilares (elevaes da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes com o aspecto de couveflor (verrugas). Os locais mais comuns do aparecimento destas leses so a glande, o prepcio e o meato uretral no homem e a vulva, o perneo, a vagina e o colo do tero na mulher. Em ambos os sexos pode ocorrer no nus e reto, no necessariamente relacionado com o coito anal

Sinnimos Jacar, jacar de crista, crista de galo, verruga genital.


Agente Papilomavirus Humano (HPV) - DNA vrus. Complicaes/Conseqncias Cncer do colo do tero e vulva e, mais raramente, cncer do pnis e tambm do nus. Transmisso Contacto sexual ntimo .Mesmo que no ocorra penetrao vaginal ou anal o vrus pode ser transmitido. Perodo de Incubao Semanas a anos.

Condiloma Vaginal

Condiloma peniano

Linfogranuloma Venreo
Conceito O Linfogranuloma venreo caracteriza-se pelo aparecimento de uma leso genital (leso primria) que tem curta durao e que se apresenta como uma ulcerao (ferida) ou como uma ppula (elevao da pele). Esta leso passageira (3 a 5 dias) e freqentemente no identificada pelos pacientes, especialmente do sexo feminino.

Sinnimos Doena de Nicolas-Favre, Linfogranuloma Inguinal, Mula, Bubo. Agente Chlamydia trachomatis. Complicaes/Conseqncias Elefantase do pnis, escroto, vulva. Proctite (inflamao do reto) crnica. Estreitamento do reto. Transmisso Relao sexual a via mais freqente de transmisso. O reto de pessoas cronicamente infectada reservatrio de infeco. Perodo de Incubao 7 a 60 dias.

Bubo inguinal

Elefantase da bolsa escrotal

Leses ulceradas do pnis

Granuloma Inguinal
Conceito
Doena bacteriana de evoluo crnica que se caracteriza pelo aparecimento de leses granulomatosas (grnulos, caroos), ulceradas (feridas), indolores e auto-inoculveis. Tais leses localizam-se na regio genital, perianal e inguinal, podendo, eventualmente, ocorrer em outras regies do organismo, inclusive rgos internos.

Sinnimos Danovanose, Granuloma Venreo, Granuloma Tropical, Granuloma Contagioso, lcera Venrea Crnica, etc. Agente Donovania granulomatis

Complicaes/Conseqncias Deformidades genitais, elefantase, tumores.


Transmisso Usualmente pela relao sexual. Perodo de Incubao Varivel. De 3 dias a 6 meses.

Leses ulcero granulomatosa do Pnis

Pediculose do Pbis
Conceito Infestao da regio pubiana causadas por um inseto do grupo dos piolhos e cuja nica manifestao o intenso prurido que causa. Por contigidade pode acometer tambm os pelos da regio do baixo abdome, nus e coxas. Eventualmente acometem as sobrancelhas e clios (auto-inoculao).

Sinnimos Chato Agente Phtirus Pbis Transmisso Principalmente pelo ato sexual, porm pode ocorrer atravs de roupas de cama, vestimentas, uso comum de toalhas e vasos sanitrios. Tratamento Local. Preveno Escolha do(a) parceiro(a).

AIDS
Conceito Sndrome (uma variedade de sintomas e manifestaes) causado pela infeco crnica do organismo humano pelo vrus HIV. O vrus compromete o funcionamento do sistema imunolgico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que a de protege-l contra as agresses externas (por bactrias, outros vrus, parasitas e mesmo por clulas cancergenas). Sinnimos SIDA, Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, HIVdoena.

Agente HIV (Human Immunodeficiency Vrus), com 2 subtipos conhecidos : HIV-1 e HIV-2. Complicaes/Conseqncias Doenas oportunista, como a tuberculose e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores, como certos linfomas e o Sarcoma de Kaposi, distrbios neurolgicos. Transmisso Sangue e lquidos grosseiramente contaminados por sangue, smem, secrees vaginais e leite materno. Perodo de Incubao De 3 10 anos entre a contaminao e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS

Infeco por Clamdia


Conceito

Doena infecto-contagiosa dos rgos genitais masculinos ou femininos. Caracteriza-se pela presena de secreo (corrimento) uretral escassa, translcida e geralmente matinal. Um ardor uretral ou vaginal pode ser a nica manifestao. Se no tratada, pode permanecer durante anos contaminando as vias genitais dos pacientes. importante saber que mesmo a pessoa assintomtica (portadora da doena mas sem sintomas) pode transmiti-la.

Sinnimos Uretrite Uretrite no gonoccica Agente Clamdia trachomatis.


Complicaes/Consequncias Proctite, conjuntivite de incluso, otite mdia, tracoma, linfogranuloma venreo, Doena Inflamatria Plvica etc Transmisso Relao sexual Perodo de Incubao 1-2 semanas 1 ms ou mais.

Infeco por Trichomonas

Conceito

Doena infecto-contagiosa do sistema gnitourinrio do homem e da mulher. No homem causa uma uretrite de manifestaes em geral discretas, podendo, eventualmente ser ausentes em alguns e muito intensas em outros. uma das principais causas de vulvovaginite da mulher adulta podendo porm, cursar com pouca ou nenhuma manifestao clnica.

Sinnimos Uretrite ou vaginite por Trichomonas, Tricomonase vaginal ou uretral, Uretrite no gonoccica (UNG). Agente Trichomonas vaginais (protozorio). Complicaes/Conseqncias Vaginite. Transmisso Relao sexual Perodo de Incubao 10 30 dias, em mdia.

Infeco por Gardnerella


Conceito
uma bactria que faz parte da flora vaginal, no unicamente transmissvel sexualmente Agente Gardnerella vaginalis. Complicaes/Conseqncias Infertilidade. Endometrite. Ruptura prematura de Membranas. Transmisso Geralmente primria na mulher. Sexual no homem. Perodo de Incubao De 2 a 21 dias.

PREVENO
Evite o contato com as secrees do doente;
Evite parceiros que exalam mau cheiro; Evite mltiplos parceiros; Utilize preservativos em todas as relaes; Lave bem as genitais com gua e sabo; Prevenir a melhor soluo.

P R E V I N A S E

10

Das könnte Ihnen auch gefallen