Sie sind auf Seite 1von 19

MONITORIZAO DA PRESSO INTRACRANIANA

SN

O SN dividido em SNC = crebro e medula espinhal e SNP = nervos cranianos e espinhais. O crebro tem a funo de comandar o organismo por meio de informaes recebida e enviadas pela medula espinhal.

O crebro e a medula espinhal so protegidos pelos ossos, pelas meninges e pelo lquido cefalorraquidiano.

MENINGES

As trs meninges = dura-mter (camada externa e mais espessa) Aracnoide (camada intermediria) e pia-mter (camada interna contm vasos sanguneos que so responsveis pela nutrio e oxigenao das clulas do SNC e est firmemente aderida ao encfalo e a medula. As meninges tm como funo proteger o crebro e a medula espinhal do atrito com os osso do crnio e da medula.

LQUOR / MENINGES

Entre as meninges aracnide e pia-mter h um espao preenchido pelo lquor, o qual produzido pelo plexo coroide que est localizado dentro do crebro, e flui atrevs dos ventrculos, saindo do crebro e indo para a medula espinhal. O lquor sai do crebro e vai para a medula, a barreira hematoenceflica separa o lquor do sangue. O lquor, (lmpido e claro) Sua principal funo protege o SNC, agindo como amortecedor de choques. Este pode ser retirado, e o estudo de sua composio pode ser valioso para o diagnstico de muitas doenas.

Formao do clebro
1.

TRONCO ENCEFLICO = Ponte, bulbo e mesencfalo. Tem a funo de controlar os reflexos e as funes automticas como: - presso arterial, digesto, mico, movimentos de membros superiores e inferiores e respirao.

2. CEREBELO: Coordena os movimentos dos membros superiores e inferiores. 3. HIPOTLAMO E GLNDULA PITUITRIA (hipfise):

Sistema integrado do SNA, regulao da temperatura, equilbrio hdrico, sexo, sede, fome, prazer, medo, regula a glndula hipfise e controla a funo endcrina.

4. CRTEX CEREBRAL: responsvel pela integrao de informaes dos rgos do sentido, atuando nas funes motoras, controle de emoes, no processo de pensamento e memria.

O SNP transmite informaes dos neurnios receptores para o sistema nervoso central e deste para o organismo.

O SNA responsvel pelas aes involuntrias, como as atividades de rgos internos.

DIVISO EM LOBOS

DIVISO EM LOBOS
CREBRO: 1. Lobo frontal: responsvel pela rea motora, personalidade, conduta, comportamento emocional, funes intelectuais e memria. 2. Lobo parietal: rea responsvel pela gustao, tato, fala, leitura e dor.

4. Lobo occipital: Direciona a viso, reflexos relacionados viso (leitura, avaliao da distncia).

4. Lobo temporal: Audio, olfato, paladar, memria e parte da rea da fala.

PIC
O crnio funciona como um sistema fechado, mas dependente dos sistemas respiratrio e circulatrio. O valor da PIC varia de 0 a 15 mmHg. Em condies normais, a circulao enceflica se adapta a variaes pressricas arteriais para manter o fluxo sanguneo cerebral (FSC) constante.

Alguns estudiosos afirmam que o volume intracraniano igual ao volume do encfalo mais o volume do sangue cerebral acrescido do volume do lquor. Sendo assim, qualquer alterao no volume de algum desses componentes, bem como a adio de uma leso, pode levar a um aumento da PIC. PAS = presso arterial sistmica; FSC = fluxo sanguneo cerebral; RVC = resistncia vascular cerabral; PPC = presso de perfuso cerebral.

HIPERTENSO INTRACRANIANA

HIC caracterizada pela elevao da presso intracraniana. Os valores de referncias para tratamento da HIC devem ser acompanhados pelo monitoramento da presso intracraniana com os valores: PIC menor que 10mmHg = normal; PIC entre 11 e 20 mmHg = levemente elevada; PIC entre 21 a 40mmHg = moderadamente elevada; PIC maior que 41 mmHg = gravemente elevada.

CAUSAS MAIS COMUNS DA PIC


Traumatismo cranienceflico; Tumores cerebrais; Cirurgias intracranianas; Meningites.

SINAIS E SINTOMAS MAIS COMUNS


Nuseas com vmito em jato; Edema de papila; Alteraes de personalidade; Crises convulsivas; Alteraes pupilares.

QUEM FAZ?
Mdico = neurocirurgio coloca o cateter = cc; Enfermeiro = verefica e anota os valores; Tc e auxiliar

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Monitorizar o quadro neuro, utilizando a escala de Glasgow; Monitorar a pic e checar seu sistema; Manter a permeabilidade do cateter; Anotar no pronturio as medidas da PIC; Manter o cliente c/ a cabea elevada a 30; Manter o aliamento da cabea do cliente com o resto do corpo, para evitar a flexo do pescoo e a rotao da cabea;

Avaliar presena ou ausncia de movimentos involuntrios, como convulses e espasmos; Avaliar parmetros hemodinmicos; Evitar manobras que possam alteral a presso intratorcica, causando interderncia na pic, como reflexo de vmito, de tosse e flexo do quadril; Manter via erea permevel; Acompanhar resultados de exames laboratoriais e de imegam; Trocar diariamente o curativo da insero do cateter;

Avaliar sinais e sintomas de infeco; Avaliar quanto ao risco de desenvolver lcera por presso; Realizar ou auxiliar nos procedimentos para ingesto alimentar e hdrica.

Das könnte Ihnen auch gefallen