Sie sind auf Seite 1von 33

Universidade Agostinho Neto

Faculdade de Letras
Departamento de Secretariado Administrativo e Comunicao empresarial

HARDWARE & SOFTWARE

Docente: Fbio Silva Luanda, 2013

Objectivos
Instrutivos
Identificar os componentes e equipamentos que constituem o Sistema Informtico e os diversos aplicativos.

Educacionais
Promover um atitude coesa na interaco homem-mquina.

RESCALDO DA LTIMA AULA

A origem

Exemplos de Computadores

Exemplos de Computadores

LOGICAMENTE COMO ESTA ESQUEMATIZADO O COMPUTADOR?

Esquema lgico do Computador (cont.)


Logicamente o computador esta dividido em quatro (4) partes, que so: 1. Unidade de entrada de dados (INPUT), 2. Unidade Central de Processamento (CPU), 3. Unidade de sada de informaes (OUTPUT) 4. Memrias

Unidades de entrada (INPUT)


Input so todos os dispositivos que possibilitam ou que permitem a entrada de dados para o sistema, por outras palavras so dispositivos que permitem a comunicao entre o utilizador e o computador como por exemplo o teclado, o mouse (Rato), scanner, drive de CD-ROM, etc. Exemplos de dispositivos de Input

Exemplos de dispositivos de Input

Unidades de sada (OUTPUT)


Unidade de Sada (Output) So todos os dispositivos que permitem ou que possibilitam a sada de informaes do sistema por outras palavras so os dispositivos que permitem a comunicao entre o computador e o utilizador, como exemplo temos: o Monitor, a impressora, speckers (auto falantes), projectores, plotters, placas grficas, etc.

Exemplos de dispositivos de Output

Dispositivos de input/output (I/O)


Existem ainda aqueles dispositivos que so tanto de input como de output como por exemplo a Drive CD RW, as impressoras/copiadora/Scanner, placas de som, placas de rede, etc. Exemplos de dispositivos de I/O:

Unidade central de processamento (CPU)


Unidade Central de Processamento (UCP) ou Central Processing Unit (CPU) Ou Processador a parte do sistema que executa as instrues dos programas do computador, sendo no entanto o elemento principal na execuo das funes do computador. Processador O processador um circuito integrado que realiza as funes de clculo e tomada de deciso de um computador, por isso considerado o crebro do mesmo. Ele tambm pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (em ingls CPU: Central Processing Unit).

Unidade central de processamento (CPU)

Unidade central de processamento (CPU)


Os processadores trabalham apenas com linguagem de mquina (lgica booleana). Realizam as seguintes tarefas: - Busca e execuo de instrues existentes na memria. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rgido ou disquetes) so transferidos para a memria. Uma vez estando na memria, o processador pode executar os programas e processar os dados;

O HARDWARE

Hardware
O hardware refere-se aos dispositivos fsicos (electrnicos, mecnicos e electromecnicos) que constituem um sistema informtico (computador propriamente dito e dispositivos de entrada, de armazenamento, de sada, de comunicao).

EXEMPLOS

Hardware
A nvel de hardware, preciso estabelecer uma distino entre o computador propriamente dito que inclui a UCP, unidade central de processamento e os perifricos, dispositivos que podem ligar-se a um computador para entrada e/ou sada de dados.

O SOFTWARE

Software
Software corresponde a parte lgica do computador ou seja, corresponde a parte dos programas que permitem a interaco entre o usurio e o computador. Os softwares so aplicados para mltiplas finalidades, assim, para cada tarefa existe um software especfico.

Tipos de Software
1
Software de Sistema (S.O.).

Software de Aplicao (S.A.).

Software de Sistema
Software de sistema ou sistema operativo (S.O) a primeira camada de software que se instala em um computador, e por cima do sistema operativo onde se vo instalar as aplicaes. Existem vrios tipos de softwares de sistema como por exemplo:
Windows: Windows 95, 98, 2000, ME, NT, Server, XP, Vista, Seven (7), etc. Linux: Debian, Ubuntu, Xubuntu, Kurumin, SuSE, Xinu, etc. Mac OS: System 4, System 7, System 7.6, Mac OS, Mac OS X, etc.

Software de Sistema

Ambiente de trabalho

Software de Sistema

Software de Aplicao
Softwares de aplicao (S.A) so os programas (Aplicativos) que se instalam por cima do sistema operativo, com objectivo de realizar algum tipo de tarefa. Existem vrios tipos de softwares de aplicao como por exemplo:

Software de Aplicao

ANDROID

UM SISTEMA OPERACIONAL BASEADO NO NCLEO DO

DISPOSITIVOS MVEIS, DESENVOLVIDO PELA


PELO GOOGLE E OUTRAS EMPRESAS.

OPEN HANDSET

LINUX6 PARA ALLIANCE, LIDERADA

Das könnte Ihnen auch gefallen