Sie sind auf Seite 1von 24

TANATOLOGIA

Concepo esprita da morte:

Nascer, morrer, renascer ainda, e progredir sempre, tal a lei.


Kardec

A MORTE
... apenas a destruio do envoltrio corporal, que a alma abandona como faz a borboleta com a crislida, conservando porem seu corpo fludico ou perisprito.
O Que o Espiritismo Kardec Cap.2, it.12

A morte um simples tnel, atravs do qual a carruagem de nossos problemas se transfere de uma para outra vida. No h surpresas nem saltos. Cada viajante traz a sua bagagem.

Dicionrio da Alma Chico Xavier...

A MORTE

A morte simples mudana de veste (...) somos o que somos. Depois do sepulcro, no encontramos seno o paraso ou inferno criados por ns mesmos.Libertao
Andr Luiz/Chico Xavier

A morte apenas um eclipse momentneo na grande revoluo das nossas existncias...


O Problema do Ser, do Destino e da Dor Len Denis Cap. 10

A morte o maior problema que jamais tem ocupado o pensamento dos homens,... Ela fim inevitvel ...; faz parte da lei das nossas existncias sob o mesmo ttulo de nascimento... so duas transies fatais na evoluo geral, e, entretanto a morte, to natural como o nascimento, parece-nos contra a natureza. A Morte e o Seu Mistrio Camile Flamarion Cap. 1.

A morte ... uma mudana vibratria que ocorre entre dois estados da vida: fsico e fludico. Atravs dela se prossegue como se . ...
Lampadrio Esprita Joana de Angelis Divaldo Franco

MORTE E DESENCARNAO
Manoel Philomeno de Miranda/ Temas da Vida e da Morte: Etimologicamente, morte cessao completa da vida do homem, do animal, do vegetal.

MORTE E DESENCARNAO
MORTE o fenmeno biolgico, trmino natural da etapa fsica, que da o inicio a novo estado de transformao molecular
ocorrncia inevitvel, em relao ao corpo ... em conseqncia da ruptura do fluxo vital que se origina no ser espiritual, anterior, portanto, forma fsica

DESENCARNAO o fenmeno de libertao do corpo somtico por parte do esprito, que por sua vez, se desimanta dos condicionamentos e atavismos materiais, facultando a si mesmo liberdade de ao e de conscincia.
Ocorre depois do processo da morte orgnica, diferindo em tempo e circunstncia, de indivduo para indivduo

- O esgotamento dos rgos ... (...) Os rgos se impregnam, por assim dizer, desse fluido vital e esse fluido d a todas as partes do organismo uma atividade que as pe em comunicao entre si, nos casos de certas leses, e normaliza as funes momentaneamente perturbadas. Mas, quando os elementos essenciais ao funcionamento dos rgos esto destrudos, ou muito profundamente alterados, o fluido vital impotente para lhes transmitir o movimento da vida, e o ser morre.

(...)Num aparelho eltrico temos imagem mais exata da vida e da morte. Esse aparelho, como todos os corpos da Natureza, contm eletricidade em estado latente. Os fenmenos eltricos, porm, no se produzem seno quando o fluido.... Os corpos orgnicos so, assim, uma espcie de pilhas ou aparelhos eltricos, nos quais a atividade do fluido determina o fenmeno da vida. A cessao dessa atividade causa a morte...

...deixando a Terra, para onde vamos?

Que seremos aps a morte? Estaremos melhor ou pior? Existiremos ou no? Ser ou no ser, tal a alternativa. Para sempre ou para nunca mais; ou tudo ou nada: Viveremos eternamente, ou tudo se aniquilar de vez?
O CU E O INFERNO Cap.I O Porvir e o Nada -1

LE. 941. Para muitas pessoas, o temor da morte uma causa de perplexidade, Donde lhes vm esse temor, tendo elas diante de si o futuro?
O CU E O INFERNO Cap. II O Temor da Morte

proporo que o homem compreende melhor a vida futura, o temor da morte diminui; uma vez esclarecida a sua misso terrena, aguarda-lhe o fim calma, resignada e serenamente. (...) (...)O temor da morte decorre, portanto, da noo insuficiente da vida futura, embora denote tambm a necessidade de viver e o receio da destruio total; i (...)Esse temor decresce, proporo que a certeza aumenta, e desaparece quando esta completa.(...) Cap. II O Temor da Morte

O ESPRITA E O MEDO DA MORTE


A Doutrina Esprita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hiptese para ser realidade. O estado das almas depois da morte no mais um sistema, porm o resultado da observao. Ergueu-se o vu; o mundo espiritual aparecenos na plenitude de sua realidade prtica; no foram os homens que o descobriram pelo esforo de uma concepo engenhosa, so os prprios habitantes desse mundo que nos vm descrever a sua situao; a os vemos em todos os graus da escala espiritual, em todas as fases da felicidade e da desgraa, assistindo, enfim, a todas as peripcias da vida de alm-tmulo. Eis a por que os espritas encaram a morte calmamente e se revestem de serenidade nos seus ltimos momentos sobre a Terra. (...)

MORTE APARENTE
LETARGIA
LE. 423 LE. 424

CATALEPSIA

A SUSPENSO DAS FORAS VITAIS LOCALIZADA E PODE AFETAR UMA PARTE MAIS OU MENOS EXTENSA DO CORPO, DE MANEIRA A DEIXAR A INTELIGNCIA LIVRE PARA SE MANIFESTAR, O QUE NO Quando um homem que tem a aparncia de morte retorna a vida, PERMITE CONFUNDI-LA COM A porque a morte no havia se MORTE
completado.

... o corpo no est morto, porquanto h funes que continuam a executar-se. Sua vitalidade se encontra em estado latente... ... o corpo vive, o Esprito se lhe acha ligado...

a suspenso das foras vitais geral e d ao corpo todas as aparncias da morte

SEPARAO DA ALMA DO CORPO: O PASSAMENTO


LE.149 Em que se torna a alma no instante da morte? - Volta a ser esprito, quer dizer, retorna ao mundo dos espritos LE.155. Como se opera a separao da alma e do corpo?
- Rotos os laos que a retinham, ela se desprende. a) - A separao se d instantaneamente por brusca transio? Haver alguma linha de demarcao nitidamente traada entre a vida e a morte? -No; a alma se desprende gradualmente, ... Estes laos se desatam, no se quebram.

LE. 154. dolorosa a separao da alma e do corpo?


-No; o corpo quase sempre sofre mais durante a vida do que no momento da morte; a alma nenhuma parte toma nisso. Na morte natural,..., o homem deixa a vida sem o perceber: uma lmpada que se apaga por falta de leo.

156. A separao definitiva da alma e do corpo pode ocorrer antes da cessao completa da vida orgnica?
-Na agonia, a alma, algumas vezes, j tem deixado o corpo; nada mais h que a vida orgnica. O homem j no tem conscincia de si mesmo; entretanto, ainda lhe resta um sopro de vida orgnica. O corpo a mquina que o corao pe em movimento. Existe, enquanto o corao faz circular nas veias o sangue, para o que no necessita da alma.

SEPARAO DA ALMA DO CORPO: O PASSAMENTO


LE. 157. No momento da morte, a alma sente, alguma vez, qualquer aspirao ou xtase que lhe faa entrever o mundo onde vai de novo entrar? Muitas vezes a alma sente que se desfazem os laos que a prendem ao corpo. Entrega ento todos os esforos para desfaz-los inteiramente. J em parte desprendida da matria, v o futuro desdobrar-se diante de si e goza, por antecipao, do estado de Esprito.

SEPARAO DA ALMA DO CORPO: O PASSAMENTO


Durante a vida, o Esprito se acha preso ao corpo pelo seu envoltrio semimaterial ou perisprito. A morte a destruio do corpo somente, no a desse outro invlucro, que do corpo se separa quando cessa neste a vida orgnica..., com efeito, racional conceber-se que, quanto mais o Esprito se haja identificado com a matria, tanto mais penoso lhe seja separar-se dela; ao passo que a atividade intelectual e moral, a elevao dos pensamentos operam um comeo de desprendimento, mesmo durante a vida do corpo, de modo que, em chegando a morte, ele quase instantneo. ...a afinidade, persiste entre a alma e o corpo, em certos indivduos, , s vezes, muito penosa, porquanto o Esprito pode experimentar o horror da decomposio. Este caso, porm, excepcional e peculiar a certos gneros de vida e a certos gneros de morte. Verifica-se com alguns suicidas. LE. O fluido perispiritual s pouco a pouco se desprende de todos os rgos, de sorte que a separao s completa e absoluta quando no mais reste um tomo do perisprito ligado a uma molcula do corpo.

MORTES PREMATURAS
LE. 346 Que faz o Esprito, se o corpo que ele escolheu morre antes de se verificar o nascimento? - Escolhe outro. a) - Qual a utilidade dessas mortes prematuras? ... as imperfeies da matria. LE. 355. H, de fato, como o indica a Cincia, crianas que j no seio materno no so vitais? Com que fim ocorre isso? ... prova, quer para os pais do nascituro, quer
para o Esprito designado a tomar lugar entre os vivos.

LE. 356. Entre os natimortos alguns haver que no tenham sido destinados encarnao de Espritos? Alguns h, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum Esprito esteve destinado.
Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianas ento s vm por seus pais. a) - Pode chegar a termo de nascimento um ser dessa natureza? Algumas vezes; mas no vive.

LE. 199. Por que to freqentemente a vida se interrompe na infncia?


A curta durao da vida da criana pode representar... o complemento de existncia precedentemente interrompida antes do momento em que devera terminar, e sua morte, tambm no raro, constitui provao ou expiao para os pais.

a) - Que sucede ao Esprito de uma criana que morre pequenina? Recomea outra existncia.

MORTES VIOLENTAS
(...) em todos os casos de morte
violenta, quando a morte no resulta da extino gradual das foras vitais, mais tenazes so os laos que prendem o corpo ao perisprito e, portanto, mais lento o desprendimento completo. ( LE.162).
A desencarnao por acidentes, os casos fulminantes de desprendimento proporcionam sensaes muito dolorosas alma desencarnada, em vista da situao de surpresa ante os acontecimentos supremos e irremediveis. Quase sempre, em tais circunstancias, a criatura no se encontra devidamente preparada e o imprevisto da situao lhe traz emoes amargas e terrveis.
(O Consolador Emmanuel/Chico)

MORTES VIOLENTAS:
O suicdio voluntrio importa numa transgresso desta lei.(LE.944)
... H, porm, uma conseqncia a que o suicida no pode escapar; o desapontamento. Mas, a sorte no a mesma para todos; depende das circunstncias. Alguns expiam a falta imediatamente, outros em nova existncia, que ser pior do que aquela cujo curso interromperam. (LE.957)

...Ante o impacto da desencarnao provocada, semelhantes recursos da alma entram em pavoroso colapso, sob traumatismo para o qual no h termo correlato na diagnose terrestre. Indescritveis flagelaes, que vo da inconscincia descontnua loucura completa, senhoreiam essas mentes torturadas, por tempo varivel, conforme as atenuantes e agravantes da culpa, induzindo as autoridades superiores a reintern-las no plano carnal, quais enfermos graves, em celas fsicas de breve durao, para que se reabilitem, gradativamente, com a justa cooperao dos Espritos reencarnados, cujos dbitos com eles se afinem. (EVOLUO EM DOIS MUNDOS ANDR LUIZ Chico/Waldo.
Cap. XVII)

PENA DE MORTE
A lei de conservao d ao homem o direito de preservar sua vida. No usar ele desse direito, quando elimina da sociedade um membro perigoso? H outros meios de ele se preservar do perigo, que no matando. Demais, preciso abrir e no fechar ao criminoso a porta do arrependimento. (LE.761) (...)A pena de morte um crime, (...) e os que a impem se sobrecarregam de outros tantos assassnios. (LE.765)

MORTES COLETIVAS
737. Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores? Para faz-la progredir mais depressa. J no dissemos ser a destruio umanecessidade para a regenerao moral dos Espritos, que, em cada nova existncia, sobem um degrau na escala do aperfeioamento?

(...)Por ocasio das grandes calamidades que dizimam os homens, o espetculo semelhante ao de um exrcito cujos soldados, durante a guerra, ficassem com seus uniformes estragados, rotos, ou perdidos. O general se preocupa mais com seus soldados do que com os uniformes deles. (...)Venha por um flagelo a morte, ou por uma causa comum, ningum deixa por isso de morrer, desde que haja soado a hora da partida. A nica diferena, em caso de flagelo, que maior nmero parte ao mesmo tempo. (LE.738)

Quem vos daria o direito de prejulgar os desgnios de Deus? LE28 No pode ele conduzir o homem at borda do fosso, para da o retirar, a fim de faz-lo voltar a si e alimentar ideias diversas das que tinha? Ainda que haja chegado ao ltimo extremo um moribundo, ningum pode afirmar com segurana que lhe haja soado a hora derradeira. A Cincia no se ter enganado nunca em suas previses?

SEGUNDA MORTE Perda do corpo Perispiritual


ASCENSO ESPIRITUAL
(...) Quando, com o tempo, nos temos desenvolvido

suficientemente, passamos a outro plano, donde j no nos to fcil baixar Terra. Chamamos a isso de SEGUNDA MORTE. Os que por ela j passaram no continuam a vir falar-vos diretamente na Terra, por meio de materializao, como fao nesse momento. Eles me transmitem suas mensagens, ou algum outro do meu plano, e ns vo-las retransmitimos.
(No Limiar do Etreo J. Arthur FIndlay Traduo de Guillon Ribeiro )

SEGUNDA MORTE Perda do corpo Perispiritual


OVOIDIZAO (...)os ignorantes e os maus, os transviados e os criminosos tambm perdem, um dia, a forma perispiritual. Pela densidade da mente, saturada de impulsos inferiores, no conseguem elevar-se e gravitam em derredor das paixes absorventes que por muitos anos elegeram em centro de interesses fundamentais.
Evoluo em Dois Mundos _ Andr Luiz Chico/Waldo Cap. 12 Monoidesmo e Reencarnao OVOIDIZAO LIBERTAO Andr Luiz Chico/Waldo Cap.6 Observaes e Novidades

CONSIDERAES SOBRE O VELRIO E PRECE AOS MORTOS


... (Finados, visitas ao tmulo) ....J dissemos que a prece que santifica o ato da rememorao. Nada importa o lugar, desde que feita com o corao.
327. O ESPRITO ASSISTE AO SEU ENTERRO? FREQENTEMENTE ASSISTE, MAS, ALGUMAS VEZES, SE AINDA EST PERTURBADO, NO PERCEBE O QUE SE PASSA. A) - LISONJEIA-O A CONCORRNCIA DE MUITAS PESSOAS AO SEU ENTERRAMENTO? MAIS OU MENOS, CONFORME O SENTIMENTO QUE AS ANIMA.
(LE Cap. VI Comemorao dos Mortos, Funerais)

Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o reino de Deus. LUCAS, 9:59-60.

...A vida espiritual , com efeito, a verdadeira vida, a vida normal do Esprito, sendo-lhe transitria e passageira a existncia terrestre, espcie de morte, se comparada ao esplendor e atividade da outra. O corpo no passa de simples vestimenta grosseira que temporariamente cobre o Esprito...
O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap.XXIII

Das könnte Ihnen auch gefallen