Sie sind auf Seite 1von 71

Pelo Professor: Gilson Nunes

ESCULTURA GREGA: CONSTRUO DO CONCEITO DO BELO, DA MORAL E DA TICA.

Os gregos cultuavam a arte pela arte, pois a maior matria prima era: poltica, filosofia e cincia.
Valorizavam a escultura porque assemelhava-se a beleza dos deuses.

Conhecer a Arte Grega reconhecer primeiro a histria de suas divindades.

Os gregos eram politestas?

Teoria criacionista para explicar a existncia dos deuses e do povo grego. O princpio.

rebos: o masculino, o Deus da escurido, o criador das trevas, o vcuo.

Nix: o feminino, a Deusa da noite. Sua parte foi retirada de rebos.

Nix gerou muitos filhos sem ser fecundada a exemplo de: Eros - Deus do amor, organizador do mundo. Gaia (Terra) , Trtaro (mundo dos mortos), ris (a discrdia ou altercao), as moiras (Cloto, Lachesis e Atropos), Nmesis ( a tica), as queres (morte em batalha), oizus( a misria), os oniros ( a legio dos sonhos), e os irmos gmeos Hipnos ( deus do sono) e Tnatos (Deus da Morte). Esses filhos gerados, representam foras indomveis que nenhum outro Deus poderia conter.

Porm, do relacionamento de Nix com rebo, nasceram ter (deus do ar), Hemera (Deusa do dia)

A exemplo dos egpcios existia uma teoria para explicar a criao de todas as coisas da natureza, inclusive a criao das divindades.

Qual o Deus primognito dos gregos?

Gaia: a exemplo de sua me Nix, foi responsvel em povoar a terra, mesmo sem ser fecundada, gerou o segundo grupo de divindade, URANO: o cu, deus do firmamento. Pontos: deus do Oceano. reas: deusa das Montanhas. A mulher como origem de tudo.

Urano: deus do Cu, firmamento, gerado por Gaia, casou-se com a prpria me. O reprodutor. Com muitos filhos:

Ciclopes (gigantes de um olho s) . Hecatnquiros (seres gigantes de 50 cabeas e 100 braos). Tits e Titnides . Urano odiava seus filhos e mantinham presos no ventre de Gaia.

Os ciclopes, filhos de Urano com sua prpria me Gaia: Brontes (trovo), Steropes (relmpago) e Arges (raio).
Os ciclopes (em grego: olho redondo ciclo: circular. ops: olhar): gigantes de um s olho.

Excelentes artesos na fabricao de armas com bronze e metal. O olho na testa funcionava como uma lanterna, pois trabalhavam na extrao de minrios. 7 a 8 metros de altura.

Hecatnquiros: gigantes de 50 cabeas e cem braos. Briareu(forte e vigoroso), Coto (furioso), Giges (membrudo). Com o apoio da me Gaia, conseguiram escapar, promovendo uma rebelio contra a opresso de seu pai Urano.

Do relacionamento de Gaia com Urano nasceram vrios Tits e Titnides.


Cos: (Deus da Inteligncia) se casou com sua irm Febe (Deusa da Luacheia) e gerou Astria (Deusa Estelar) e Leto (Deusa do Anoitecer) .

Oceanus: Deus das guas desconhecidas que rodeiam o mundo habitado. Se casou com sua irm Ttis (Deusa do Mar) e gerou os seres marinhos e os rios.

Oceanus e Ttis. Mosaico em Zeugma ou Selucia. I ou II d. C.

Cros: Deus dos monstros marinhos, do frio e do inverno. Casou-se com Eurbia e gerou Astreu [olos] Deus dos Ventos. Pallos ( a belicosidade e Perses (a destruio).

Hiprion: Deus da Luz. Hyper do grego: acima e on: que vai por cima. Juntou-se aos seus quatro irmos: Cronos, Crios, Cos e Jpeto para castrar o pai Urano, quando esse fosse deitar com sua me Gaia.

Na cosmogonia Hiprion representa o pilar Leste. Caios, Cos e Jpeto, o norte, sul e oeste. O primeiro astrnomo. No Egito antigo os canopos distribudos dentro da pirmide, j direcionavam para essa teoria. Casous-e com sua irm Tia: a Deusa da Luz da Viso e gerou Selene(Deusa da Lua), Helios( Deus do Sol e Eos(Deusa da Aurora).

Cosmogonia: cosmo do grego universo, nia: nascimento (Nascimento do Universo).

O padre e cosmlogo Georges Lematre, afirmou em uma transmisso de rdio entre 1948-59, que o universo havia sido criado repentinamente, sarcasticamente sua teoria foi batizada de big (grande) bang (exploso). Em 1965, antes de sua morte, o conceito foi confirmado por Arno Penzias e Robert Woodrow Wilson.

Cronos: Deus do Tempo. Filho mais novo de Gaia Urano. Escolhido para castrar o seu pai com uma foice, destronando-o. Urano tambm profetizou que Zeus seria destronado por um dos seus filhos. Casous-e com sua irm Ria (Deusa da Fecundidade), gerando os primeiros deuses do olimpo, a segunda gerao de deuses gregos mais poderosos: Demter, Hades, Hera, Hestia, Poseidon e Zeus.

Cronos: Deus do tempo, que devora seus filhos para no ser destronado. Mas, Zeus escapou porque sua me o escondeu, enrolou uma pedra em panos e ofereceu como sendo seu filho.

Zeus: Rei dos Deuses, soberano do Monte Olimpo Deus do Cu, do raio e Trovo. (comparvel a Xang no culto do Candombl) Seus smbolos: relmpago, guia, touro e cavalo. Trs casamento e muitas aventuras erticas com deusas e mortais. Usava da metamorfose para encantar as mulheres.

Zeus casou-se trs vezes, alm de manter uma srie de outros relacionamentos amorosos, inclusive com as mortais. Primeira esposa Mtis.

Segunda esposa Tmis.


Terceira esposa Hera.

Representado pelos artistas gregos ereto inclinando-se para frente ou sentado de forma majestosa.

Mtis: Deusa da Prudncia. A primeira esposa de Zeus. Zeus pede para Mtis se transformar em uma mosca, ingenuamente, atende ao pedido do marido, e ele engole Mtis grvida da sua primeira filha Atena (Deusa da Inteligncia, do trabalho e da guerra) Deusa da cidade de Atenas.

A brincadeira de Zeus no deu certo, pois Atenas crescia na sua cabea.

Tmis: Deusa da Justia. A segunda esposa de Zeus. Foi a sua ama de leite e tia, que sempre orientou o no caminho da justia. Representada de olhar austero com uma balana em uma das mos. Simbolizando o equilbrio entre as partes.

Obs. A imagem da deusa com os olhos vendados, foi uma criao dos artistas alemes do sculo XVI.
A planta manjerona est relacionada ao culto e a sexualidade, envolvendo a deusa.

Tmis. Museu Arqueolgico de Atenas, Grcia.

Hera: Deusa do Casamento, do lar, da maternidade. Ciumenta e agressiva. Odiava e perseguia as amantes de Zeus (esposo e irmo) e perseguia os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hrcules quando era beb, o filho que Zeus mais amava. Mostrava apenas os seus olhos aos mortais.

Hera: Sempre vestida, carrega na mo sementes de rom ou a prpria fruta, que est relacionado a fertilidade, fartura e nascimento. Simbolizada tambm como vaca: riqueza e renovao. Pavo: orgulho, vaidade e mentira. Possua sete templos, que Hrcules destruiu. Alm de aprision-la em um pote de barro.

Zeus, pai dos deuses, zangado com a maldade das pessoas resolveu inundar a Terra. Em uma barca escapou apenas Deucalio (o mais justo dos homens) e Pirra ( a mais virtuosa das mulheres).

Depois do dilvio, o casal consultou um orculo, que lhes aconselhou atirar para trs os ossos de sua me. Os ossos eram a terra e as pedras. A terra jogada por Pirra transformaram-se em mulheres e as pedras jogadas por Deucalio transformaram-se em homens. Confirmando a origem do povo grego.

A representao das divindades gregas era antropomrfica aparncia humana e com atitudes: inveja, cime, dio, justia, honestidade, perseguio e vingana. Semelhantes aos humanos, porm, a nica diferena: a imortalidade.

Os gregos, a exemplo dos egpcios criaram suas mitologias para responder aos questionamentos:

De onde vm os deuses?
O que eles fizeram para criar o mundo? Que lugar nos reserva aps a morte?

Entre tantos outros questionamentos.

A exemplo dos egpcios, cada divindade grega possua um atributo.

Vrias esculturas ilustraram o contedo. Como eles chegaram a essa perfeio? Quando teve incio a produo de esculturas?

Qual o papel das esculturas ?

Deusa com serpentes. 1600 a. C. Palcio de Cnossos. Museus de Heraklion, Ilha de Creta, Grcia.

Evoluo cronolgica da escultura grega


Perodo geomtrico: 900 a 700 a.C. Perodo dedlico: 650 a 6000 a. C. Perodo arcaico: 600 a 500 a. C.

Perodo Severo: 500 a 450 a.C


Perodo Clssico: 450 a 323 a.C. Perodo helenstico: 323 a 27 a.C.

Parodo geomtrico. Sculo VIII a. C. Staatliche Antikemammlungen, Munique.

Perodo geomtrico: 900 a 700 A.C. Corpo e cabea triangular, frontalidade da imagem.

nfora geometrizada. 1000. a. C.

Parodo geomtrico. Sculo VIII a. C. Staatliche Antikemammlungen, Munique.

Perodo dedlico: 650 a 600 a. C.


Kor (Mulher jovem, plural Korai) havia sido seqestrada por Hades, Deus dos Infernos. Sua me Hera pediu que a devolvesse, antes que sua fria se transformasse em castigo.

Como Kor havia comido alimento do inferno, no podia voltar, mais apenas passar seis meses com a me e seis meses no inferno. Quando Kor est na terra, meses de abundncia, e no inferno meses de seca.
Essas esttuas eram oferendas aos deuses, demarcar tumbas de algum importante e monumento pblico. No possua valor esttico.
Kor dedlica, chamada de Auxerre, 635 a. C. Louvre. Paris. (Kor, filha de Zeus).

Por que dedlico?


Homenagem a Ddalo (Arquiteto e inventor que construiu o labirinto de Cnossos, para o Rei Minos, para aprisionar o Minotauro, monstro e filhos de sua mulher. Como seu filho nasceu monstro?

Poseidon havia doado um touro para Minos sacrific-lo aos deuses como oferenda. O Rei resolveu cri-lo. Poseidon ficou zangado e fez com que a mulher do rei tivesse desejo pelo touro, nascendo o Minotauro.

Ddalo, foi o criador da escultura, descobriu os materiais, as formas, o volume e o espao. Engenhoso, hbil e criador, foi superado por seu aluno Talos, e resolveu mat-lo. Fugiu de Atenas e refugiou-se em Creta, casou-se com uma escrava do Rei Minos e teve o filho caro

. Os dois, pai e filho foram jogados no labirinto. Ddalo com sua engenhosidade criou pares de asas de penas ligadas com cera para fugir. O que aconteceu com o filho de Ddalo?

Ficou deslumbrado com a beleza do firmamento que voou to alto que se aproximou do sol. Suas asas derreteram e caiu nas guas do mar Egeu, as ondas levaram seu corpo at uma ilha que foi batizada por Icria.

Caractersticas do estilo dedlico:

Escultura feminina: Rgida frontalidade, modelado achatado do corpo, desenho simplificado da anatomia, rosto em forma triangular invertido, testa baixa e olhos grandes, boca inexpressiva, omitiam as orelhas que eram encoberta por grossas madeixas, ps juntos, cintura alta e estreita. Coberta por uma tnica.

Kor dedlica, chamada de Auxerre, 650 a. C. Louvre. Paris.

Caractersticas da escultura masculina: A nudez masculina a regra, pernas alongadas e o p esquerdo frente, braos rgidos ao corpo e punhos cerrados. Formalismo no cabelo, ombros largos e semelhanas com as esculturas egpcias. E seus olhos fitam-nos diretamente. Juventude e vitalidade. Tamanho natural, realizadas de p e sem apoio. Sugestiva anatomia da musculatura. Tamanho igual a de uma pessoa.

Kouros (homem jovem plural kouroi) 600 a. C. Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque.

Museu de Delfos.

Clobis e Bitn. (Dois irmos) se ofereceram para levar a me at o templo da deusa era, no lugar dos bois puxando o carro. Quando a me chegou ao templo da deusa, pediu uma recompensa para seus filhos. A deusa deu uma morte tranqila, sem sofrimento, deitados no cho foram transformandos em esttuas.

Perodo arcaico: 600 a 500 a.C.


Perodo em que uma sociedade aristocrtica enriquecia. Construo de novos conceitos educacionais e ticos.

Urbanizao das cidades. A exemplo da construo da Acrpole de Atenas ( acro: alto e pole: cidade cidade alta). Centro administrativo e religioso. Dedicado a Deusa Atenas, por volta de 525. a.C.

Influenciaram na produo dos escultores.

Principais caractersticas do estilo arcaico: Detalhamento progressivo da musculatura, volume macio.

Sugesto de movimento. P esquerdo para frente. Lembrando as esculturas egpcias.


Sorriso no rosto.

Olhos grandes e rosto frontal.


Tambm perceptvel uma tnica, que mais parece outra pele. (panejamento) Barba sinal de idade avanada. Esculturas ornamentais para edifcios e frontes dos tempos. Moscforo. 570 a.C. (O homem com o vitelo).
Mrmore. Museu da Acrpole, Atena.

Por volta de 650, j existiam colnias de gregos no Egito. Isso justifica tal influncia, e evoluo progressiva da escultura.

Esta escultura um exemplo, pois carrega vestgios de tinta sobre o corpo, pois era uma prtica comum dos egpcios.

Observe o sorriso discreto da escultura.

Kouros Anavyssos. 530 a. C. Museu de Arqueologia de Atenas.

Lbios entreabertos num sorriso e muita simpatia. Mesmo no rosto de um heri morto.

A barba e o cabelo tm aparncia de um rico bordado de prolas

Detalhe do Cabea de Rampin. 550.a.c. Mrmore. Museu do Louvre. Paris.

Sorriso estampado no rosto. O panejamento parece moldar as cursas, introduo do movimento no tecido. Uma segunda pele. O cabelo, mais parece uma peruca de croch.

Kor. 520 a.C. Museu da Acrpole, Atenas. Grcia.

Perodo Severo:
Uso do bronze e a revoluo do estilo. Principais caractersticas:

500 a 450 a.C

Os braos ganham liberdade, o torso se flexibiliza em formato de S invertido, maior detalhe da anatomia. A cabea se harmoniza com o corpo. O peso do corpo repousa sob a perna esquerda e a direita mantm o equilbrio. Substituio do sorriso por expresso sria , distante e pensativa, com lbios entreabertos e olhos incrustados. Representao da velhice. Nariz grego a linha retilnea do nariz com a testa.
Kritios: Efebo (adolescente de 18-20 anos ou macho). 480 a. C. Museu da Acrpole. Atenas, Grcia.

Substituio do sorriso por expresso sria , distante e pensativo, com lbios entreabertos e olhos incrustados.

Representao da velhice.
Nariz grego a linha retilnea do nariz com a testa.

Kritios: Efebo (adolescente de 18-20 anos ou macho). 480 a. C. Museu da Acrpole. Atenas, Grcia. (detalhe)

Valorizao da anatomia.

Kritios: Efebo (adolescente de 18-20 anos ou macho). 480 a. C. Museu da Acrpole. Atenas, Grcia.

Essa esttua foi produzida faltando partes dos membros superiores e inferiores?

Vivenciaram muitas guerras, em virtude de muitas guerras e invases de povos brbaros. Outro detalhe foi em virtude da oficializao do cristianismo, que passou a condenar todos os deuses pagos e muitas esttuas de bronze foram derretidas e seu matria reutilizado. Muitas imagens foram copiadas pelos romanos, por isso nos revelam muito do passado grego.

Kritios: Efebo (Jovem entre 18-20 anos). 480 a. C. Museus da Acrpole de Atenas

Panejamento em pregas suaves e flexveis que o estilo arcaico.

Auriga, do Santurio de Apolo, em Delfos. 470. (bronze) a.C. Museu de Delfos, Grcia.

O movimento foi uma suprema realizao do estilo severo.

O arremesso da arma um atributo divino e no uma ameaa ao adversrio.

O Bronze de Artemsion, possivelmente Poseidon Ou Zeus. 460 a.C. (bronze alt. 2,09). Museu Arqueolgico Nacional de Atenas. Grcia.

Perodo Clssico: 450 a 323 a.C.


Caractersticas do estilo clssico:

Representao anatmica verossimilhana. A figura abandona a frontalidade e pode ser admirada por todos os ngulos. Movimento congelado no tempo. Impresso sedosa do corpo. Panejamentos e mantos formais da composio. complementos

Balanceamento e simetria das propores corporais.


Policleto. Dorfero. Cpia de um original grego 450440 a.C. Mrmore, alt. 1,98. Museu Nacional de Npoles. Itlia.

Corporificao do ideal da beleza masculina. Tem a cabea como medida modelar para altura do corpo.

Busca na arte a perfeio da alma e do bom carter, valor tico.


A esttua no era valor de um indivduo, mas um smbolo de valores coletivos, o papel pedaggico.

Inovaes dramticas e naturais. Evocao sensual da carne. Sorriso imperceptvel. Atitude descontrada.
Policleto. Dorfero. Cpia de um original grego 450440 a.C. Mrmore, alt. 1,98. Museu Nacional de Npoles. Itlia.

Michelangelo. Davi. 1501-4, Mrmore, alt. 4,089 . Museu da Academia, Florena.

Policleto. Dorfero. Cpia de um original grego 450440 a.C. Mrmore, alt. 1,98. Museu Nacional de Npoles. Itlia.

O Davi de Michelangelo tem tudo a ver com a escultura grega do Perodo Clssico.

O Renascimento tem como princpio o ideal da arte grega. Resgatando um conceito de 1900 anos.

Michelangelo. Davi. 1501-4, Mrmore, alt. 4,089 . Museu da Academia, Florena.

Proporo urea. Simetria matemtica da beleza.

Seo urea, seco urea, razo urea, razo de ouro, divina proporo, proporo em extrema razo, diviso de extrema razo ou urea excelncia.

Leocars. Apolo, 450-323 a. c. Apartamento Belvedere do Papa, Vaticano.

O primeiro nu feminino da histria da arte.

Deusa nua destinada ao culto.

Praxiteles. Afrodite de Cnido. Cpia romana de um original de Praxiteles. 300 a. C. Mrmore, alt. 2,03. Museu do Vaticano, Roma. Itlia.

Policleto: O pai da teoria da Arte seu tratado cnone exerceu profunda influencia as futuras geraes de escultores.

Mron. Discbolo. (o lanador de disco) Mrmore. Cpia romana de um original em bronze. 450 a. C. Museu delle Terme, Roma.

Cariatides: Esculturas de mulheres substituindo as colunas tradicionais.

Perodo helenstico: 323 a 27 a.C. Helenstico (do grego, hellenizein "falar grego", "viver como os gregos"). compreendido entre a morte de Alexandre III (O Grande) da Macednia em 323 a.C. e a anexao da pennsula grega e ilhas por Roma em 147 a.C. Caracterizou-se pela difuso da civilizao grega numa vasta rea que se estendia do mar Mediterrneo oriental sia Central. O helenismo foi a concretizao de um ideal de Alexandre: levar e difundir a cultura grega aos territrios que conquistava.

Principais caractersticas do estilo helenstico.


Multiplicidade de influncias em virtude dos intercmbios internacionais. Obras modeladas por todos os ngulos. Transparncia no vesturio, aspecto de molhado. Aproveitamento do jogo de luz e movimento dramtico. Valorizao de posturas e expresses de sentimentos como: sofrimento, sono, morte e velhice.

Introduo de animais, crianas e pessoas comuns.


Produo de bustos.

Gauls Moribundo. Cpia romana de um original de bronze de 230-220 a.C. do escultor Prgamo. Mrmore, Museu Capitlio. Roma. Itlia.

Busto-retrato de Alexandre, O Grande.

Apolo com ctara e serpente. Sculo II a. C. Museu Britnico, Londres.

Busto-retrato de Alexandre, O Grande.

A confeco de Bustos era uma prtica da arte egpcia. Acima busto da fara Nefertiti.

Introduo de animais, crianas e pessoas comuns. Escopas. O Ares Ludovisi. Cpia Romana II a I a.C. Museu Nacional de Roma.

Fachada do altar de Zeus, em Prgamo, Museus do Estado, Berlim.

Valorizao de posturas e expresses de sentimentos como: sofrimento, sono, morte e velhice.

Velha bbada. 190 a.C. Museus Capitolinos. Roma.

Leitura simblica: A taa Jules Rimet, com suas asas gregas, ou seja, a Deusa Vitria. Roubada da CBR em 1983. 1,800 Kg de ouro.

Nike ( Deusa da vitria) de Samotrcia. 200- 190 . A.C. Mrmore, alt. 2,41. Louvre. Paris

Aproveitamento do jogo de luz e movimento dramtico.

Laocoonte e seus filhos. Sculo I d. C. Museu do Vaticano, Roma, Itlia.

Para o filsofo romano Ccero (106-43 a.C.): as esttuas de Cnaco so demasiado rgidas como para representar a realidade, que as de Clamis so ainda duras, porm mais flexveis do que as de Cnaco, que as de Mron, ainda que no estejam muito prximas da realidade, merecem indiscutivelmente o qualificativo de belas; que as de Policleto so ainda mais belas e j quase perfeitas, ao menos em minha opinio? Igual arrazoado se pode fazer na pintura: Louvamos Zuxis, Polignoto e Timantes e as formas e desenhos daqueles que no utilizam mais do que quatro cores; entretanto, em tion, Nicmaco, Protgenes e Apeles tudo j perfeito.
Logo, as esculturas foram feitas com base na pintura.

Apolo com ctara e serpente. Sculo II a. C. Museu Britnico, Londres.

Referencial

BENDALA, M. Saber ver a arte grega. So Paulo, Martins Fontes, 1991. BRANDO, Junito de Souza. Mitologia Grega. V. III Petrpolis, Vozes, 2002. CONTI, F. Como reconhecer a arte grega. So Paulo, Martins Fontes, 1984. JANSON, H. W. Histria Geral da Arte: o mundo antigo e a Idade Mdia. So Paulo: Martins Fontes, 1993. HARTOG, Franois. Os antigos, o passado e o presente. Braslia, UNB, 2003. ROBERTSON, M. Uma breve histria da arte grega. Rio de Janeiro, Zahar, 1982. VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. So Paulo. Companhia da Letras, 2000. www.metmuseum.org.com www.mitologiagrega.templodeapolo.net/ver www.flickr.com

Criao e autoria:

Gilson Cruz Nunes


Especialista em Artes Visuais UFPB

Professor da Disciplina de Artes das Escolas:


Dr. Hortnsio de Sousa Ribeiro Rede Estadual Pe. Antonino e Lafayete Cavalcante Rede Municipal. Campina Grande, 28 de junho de 2010.

Paraba - Brasil
gilsonunes2000@bol.com.br

www.professorgilsonunes.blogspot.com

Das könnte Ihnen auch gefallen