Sie sind auf Seite 1von 30

Histria da Educao

Uniesp-Sorocaba

Edio Jheci Oosaki 2012

1 - INTRODUO 2 - EURICO GASPAR DUTRA (1946 1951) 3 - GETLIO VARGAS (1951- 1954) . 4 - CAF FILHO (1955) 5 - JK (1956-1961) 6 - JNIO QUADROS JOO GOULART (1961-1964) 7 - A LDB DE 1961 8 - O LEGISLATIVO 9 - CONCLUSO 10 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Redemocratizao o processo de restaurao da democracia e do estado de direito em pases ou regies que passaram por um perodo de autoritarismo ou ditadura. A redemocratizao pode acontecer de maneira gradual, onde o poder restaura os direitos civis lentamente, ou abrupta, como em geral o caso quando isso acontece atravs de revolues.

O legislativo o poder que cria e sanciona as leis. O poder legislativo na maioria dos regimes governamentais representado por homens que constitui um congresso, parlamento, assembleias ou cmaras.

Constituio de 1946

Vrios governantes

A Telescola pretendia servir as zonas rurais isoladas e zonas urbanas.

PRIMEIRA ESCOLA DA ACESITA - 1946.

o curto perodo de escolaridade, o despreparo dos professores, A falta de recursos, material didtico e uma desigualdade entre o currculo e a realidade dos alunos.

Que a melhoria na educao era necessria, uma vez que foi percebida a decadncia no ensino.

No governo Joo
Goulart, se sustentou a qualidade da educao, visando s crianas mais pobres.

Fig. 1 - Uma solenidade no Sindicato, em 1946, o Pas vivendo ainda a redemocratizao

Candidatou-se a presidncia da Repblica pelo Partido Social Democrtico (PSD) eleito em 2 de dezembro, tendo contato, no final da campanha com o apoio de Vargas. Seu governo dedicou um captulo a educao na Constituio Federal promulgada em 18 de setembro de 1946. Eurico Gaspar Dutra aprovou a terceira Constituio da Repblica, uma de suas principais promessa de campanha, elaborada num contexto da decadncia dos regimes totalitrios na Europa, tinha a premissa de acabar com os instrumentos autoritrios do Estado, estabelecidos na constituinte de 1937, cujos artigos davam poderes excepcionais a Getlio Vargas.

Ele eleito de forma indireta pela Assemblia Constituinte, assumiu a presidncia do pas em 1934, aps a Revoluo de 1930. A constituio de 1934 marcou incio do processo de democratizao do pas dando seqncia s reivindicaes revolucionrias. A educao no pas era restrita a algumas classes sociais. O Perodo de Redemocratizao promulgou-se a Constituio de 1946 que passou a se dedicar mais a educao, com assuntos tradicionais, nfase discursiva na educao como direito de todos, mas na prtica isso no revelou assim.

Foi promulgada em 1948 a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) oficialmente publicada em 1961. Getlio Vargas volta a Presidncia da Repblica pelo voto indireto em 1951, em conjunto com os Estados aliados, mascaravam o que acontecia de errado na poltica educacional do pas, sempre era de responsabilidade dos Estados independentes do governo. Durante o governo de Getlio Vargas, o ensino era uma desorganizao total, no existiam vagas para todos e os professores sofriam presses polticas em relao aos seus ideais progressistas voltados a educao. A democracia era para ser de todos, mas durante o governo Vargas no existia nenhuma preocupao com a capacitao da populao, melhorias do ensino mdio e outros. Os Estados foram forados a ampliar os nmeros de escolas no pas, que aconteceu de forma muito lenta. O governo volta-se para o ensino superior, que era na verdade prioridade e desejo ao alcance de poucos.

Joo Fernandes Campos Caf Filho, filho de um senhor engenheiro. Trabalhou como comercirio para estudar Direito na Academia de Cincias Judicirias e Comerciais do Recife. Depois de formado, passou em concurso publico para Procurador da Justia e ps em pratica sua posio contrria oligarquia local, defendendo os trabalhadores. Eleito deputado federal em 1934, exerceu o mandado at a instaurao do Estado Novo, em 1937. Em 1945, com a Redemocratizao, foi novamente eleito para a Cmara dos Deputados e integrou a bancada da oposio, assumindo posies esquerdistas

. Em 1950, por imposio do governador de So Paulo, Adhemar de Barros, participou da chapa de Getlio Vargas como vice-presidente. Com o suicdio de Vargas, assumiu a presidncia em 24 de agosto de 1954. Entregou o cargo a Carlos Luz, presidente da Cmara dos Deputados, aps sofrer um ataque cardaco, os militares o impediram de voltar, porque buscavam garantir a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek. Em 1961, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas do Estado da Guanabara pelo governador Carlos Lacerda, nesse governo de transio, pouca coisa foi feita em relao melhoria da educao.

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi o nico presidente de origem cigana em todo mundo. Iniciou sua carreira poltica quando foi nomeado chefe da Casa Civil do ento inventor federal em Minas Gerais, Benedito Valadares. Foi eleito deputado federal, em 1943, pelo recm-criado partido Progressista, criando por membro de PRM que apoiaram a Revoluo de 1930. Foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945). Foi eleito deputado federal para a assemblia Nacional Constituinte de 1945, pelo Partido social Democrtico (PSD), foi governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil (1956-1961), foi o ltimo presidente da Republica a assumir o cargo no Palcio do Catete.

6- JNIO QUADROS JOO GOULART (1961-1964)

Com a Renncia de Jnio Quadros, a presidncia caberia ao vice Joo Goulart, popularmente conhecido como Jango, assumiu a presidncia em 7 de setembro de 1961 com mais de 80% de aprovao sob o regime parlamentarista, e governou at o golpe de 64, em 1 de abril. Seu mandato foi marcado pelo confronto entre diferentes polticas econmicas para o Brasil, conflitos sociais e greves urbanas e rurais. Seu governo usualmente dividido em duas fases: Fase Parlamentarista (1961-1963) e a fase Presidencialista (1963-1964). Foi durante a vigncia da constituio de 1964 que ocorreu o Golpe Militar, durante a presidncia de Joo Goulart. A partir disso, a Carta-Magna passou a receber uma srie de emendas, descaracterizando-a. Em 1963, a populao brasileira apoiou o retorno do sistema presidencialista, que acabou dando maiores poderes para Joo Goulart que defendeu a realizao de reformas que poderiam promover a distribuio de renda por meio das chamadas Reforma de Base. O presidente Goulart declarou que em algumas regies havia falta de escolas enquanto em outras havia prdio escolares sendo usados para outros fins. A desorganizao na expanso da educao fundamental alcanou o mais alto grau no fim do perodo, muitos problemas estruturais dificultavam o atendimento da demanda que se agravou mais na zona rural do que na zona urbana, tais como a ausncia de materiais bsicos e professores.

Aps 13 anos de acirradas discusses sobre o anteprojeto da LDB de orientao liberal e descentralizadora apresentada em 1948, pelo ministro Clemente Mariani e uma comisso presidida por Loureno Filho, na Cmara Federal a qual defendia a centralizao, que devido a oposio liderada por Gustavo Capanema o projeto foi engavetado.

Nos meados da dcada seguintes, quando o deputado Carlos Lacerda apresenta um substitutivo de orientao privatista, a Lei de Diretrizes de Base da Educao Nacional promulgada a Lei 4.024, em 20 de dezembro de 1961, sem a importncia do anteprojeto original, prevalecendo reivindicao da Igreja Catlica e dos donos de estabelecimento de ensino particulares.

Nesse perodo os deputados estaduais agiam de forma conservadora e disfuncional ao ponto de vista da racionalidade pedaggica, que era uma das marcas dos educadores pautados pela Escola Nova: ao ampliarem a oferta de vaga, portanto, a possibilidade de matrcula nas escolas pblicas das pequenas cidades, e no na zona rurais, menos assistidas, e nos cursos tradicionais dos ginsios e escolas normais. Nessa poca foi criado pelo menos um estabelecimento em cada municpio, mesmo se no tivesse muita infra-estrutura e no atingisse um nmero mnimo exigido por lei (60 alunos, 1949). Foi observado que deputados na poca, quando era momento de eleio, prometiam para o povo criar novas escolas, e razes estranhas ampliavam vagas, essas atitudes demonstravam que os polticos da poca viam que a populao j se interessava em escolas pblicas e gratuitas para ingressar na carreira pblica. Outro problema da poca que muitos educadores influenciavam a Comisso de Educao e Cultura da Assemblia Legislativa, porque eles discordavam do crescimento desordenado de escolas pblicas e usava desculpa que no havia muitos professores habilitados para tantas escolas.

Com os resultados e as discusses empreendidas ao longo deste texto identificamos o reconhecimento, por parte do grupo que, por mais que colocassem escolas nas zonas rurais e urbanas, no havia professores capacitados e lugares adequados, e o perodo de aprendizagem era curto. No perodo de redemocratizao que comearam a se preocupar mais com a educao, mas o curso superior era um privilgio de poucos Existiam escolas, mas eles alegavam no ter vagas para todos, ao observando o interesse do povo pela procura das escolas pblicas e gratuitas, os candidatos da poca usavam o interesse da populao por

essas vagas, prometendo construir novas escolas em troca de votos, e


assim que eram eleitos essas promessas nunca se concretizavam como nos dias atuais.

alunos da 1 turma 1961

HTTP://politicadaeducacao.blogspot.com.br/p/politica-educacional-noperiodo-d.html Acesso em: 07 de maio de 2012. Hilsdorf, M. L. S. Histria da Educao Brasileira: Leituras, So Paulo. SP: Cengage Learning, 2003. HTTP://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.html - Perodo da Nova Repblica (1946-1963) pargrafo 4 Acesso em: 12 de maio de 2012. Tollini, Ignes Martins Estado e Educao Fundamental, Brasilia Ed. Plano, 2002.

HTTP://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/era-vargas.htm Acesso em: 19 de maio de 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen