Sie sind auf Seite 1von 17

LIBRAS?

QUE LNGUA ESSA?

A LNGUA DE SINAIS. A lngua de sinais universal? A lngua de sinais artificial? A lngua de sinais tem gramtica? A lngua dos surdos mmica? possvel expressar conceitos abstratos na lngua de sinais? uma lngua exclusivamente icnica? A lngua de sinais um cdigo secreto dos surdos? A lngua de sinais o alfabeto manual? A lngua de sinais uma verso sinalizada da lngua oral? A lngua de sinais tem suas origens histricas na lngua oral? A libras falada no Brasil apresenta uma unidade? A lngua de sinais grafa?

O SURDO. Surdo,surdo-mudo ou deficiente auditivo? O intrprete a voz do surdo? O surdo vive no silncio absoluto? O surdo precisa ser oralizado para se integrar na sociedade majoritria ouvinte? O surdo tem uma identidade e uma cultura prpria? O surdo no fala porque no ouve? O surdo tem dificuldade de escrever porque no sabe falar a lngua oral? O uso da lngua de sinais atrapalha a aprendizagem da lngua oral? O surdo precisa da lngua portuguesa para sobreviver na sociedade majoritria ouvinte? Todos os surdos fazem leitura labial?

A SURDEZ. A surdez um problema para o surdo? A surdez uma deficincia? Por que a surdez vista negativamente na sociedade? A surdez hereditria? A diferentes tipos e graus de surdez? Aparelho auditivos ajudam o surdo a ouvir melhor? O implante coclear recupera a audio do surdo? A surdez compromete o desenvolvimento cognitivo-lingustico do indivduo.

A Lngua de sinais universal?


Uma das crenas mais recorrentes quando se fala em lngua de sinais que ela universal, uma vez que essa universalidade est ancorada na idia de que toda lngua de sinais um cdigo transmitido ao surdo de forma geral, muito comum pensar que todos os surdos falam a mesma lngua em qualquer parte do mundo, em qualquer lugar em que haja surdos interagindo, haver lnguas de sinais. A lngua dos surdos no pode ser universal. O qu universal o impulso dos indivduos para a comunicao.

A lngua de sinais artificial?


A lngua de sinais dos surdos natural, pois evolui como parte de um grupo cultural. Considera-se artificiais lnguas construdas por um grupo de indivduos com algum propsito especfico exemplo: gestuno( lngua de sinais) e o esperanto( lngua oral).

A lngua de sinais tem gramtica?


Sim, O reconhecimento lingustico tem marcas nos estudos descritivos do linguista americano William Stokoe em 1960. A partir da dcada de 1970 conduziram estudos mais aprofundados da ASL, dando a lngua de sinais o reconhecimento gramatical de uma lngua.

A lngua dos surdos mmica?


No, est implcito nessa pergunta um preconceito muito grave, sobre a legitimidade lingustica da lngua de sinais e na capacidade de comunicao dos surdos.

possvel expressar conceitos abstratos na lngua de sinais?


Sim, a pressuposio de que no se consegue expressar idias ou conceitos abstratos esta firmado na crena de que a lngua de sinais limitada e no passa de um cdigo primitivo. Com a lngua de sinais possvel expressar sentimentos, emoes e quaisquer idias ou conceitos abstratos sem perda nenhuma de contedo.

uma lngua exclusivamente icnica?


No, A uma tendncia em pensar assim, e essa viso relaciona-se com o fato de que a lngua de sinais uma lngua de espaovisual. Embora exista um grau elevado de sinais icnicos(beb, rvore, casa avio) importante destacar que essa caracterstica tambm comum nas lnguas orais.

A lngua de sinais um cdigo secreto dos surdos?


No, Apesar dos surdos terem sido privados de se comunicarem em sua lngua natural por sculos, por causa de sua proibio a lngua era usada as escondidas, sendo considerada extica, obscena e extremamente agressiva, j que o surdo expunha de mais o corpo ao sinalizar.

A lngua de sinais o alfabeto manual?


No, O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras apenas um recurso utilizado por falantes da lngua de sinais, no uma lngua e sim um cdigo de representao das letras alfabticas.

A lngua de sinais uma verso sinalizada da lngua oral?


No, A lngua de sinais tem estrutura prpria e autnoma ou seja, independe de qualquer lngua oral em sua concepo linguistica.

A lngua de sinais tem sua origem histrica na lngua oral?


A poucos registros que possam fornecer informaes sobre a origem e o desenvolvimento das lnguas de sinais entre os surdos. Na histria da evoluo do homem, constata-se que o uso de sinais pelas mos como forma de comunicao anterior a comunicao vocal.

A libras falada no Brasil apresenta uma unidade?


No, em todas as lnguas humanas a variedades e diversidades. A lngua portuguesa uma unidade que se constitui de variedades.

A lngua de sinais uma lngua grafa?


No, At pouco tempo a lngua de sinais era considerada uma lngua sem escrita, no entanto, estudos recentes tem indicado as possibilidades da escrita prpria da lngua de sinais.

Quando aceito a lngua de outra pessoa eu aceito a pessoa. A lngua parte de ns mesmos. Quando aceito a lngua de sinais, eu aceito o surdo, e importante ter sempre em mente que o surdo tem o direito de ser surdo. Ns no devemos mudlos; devemos ensin-los, ajud-los, mas temos que permitir-lhes ser surdos... (TERJE BASILIER, psiquiatra noruegus,1993).

Das könnte Ihnen auch gefallen