Sie sind auf Seite 1von 9

CAROLINE DE CASTRO PIRES

Este portflio pretende desenvolver e promover evidncias digitais que demonstrem os preceitos estabelecidos pelo REA para a promoo educativa. Possibilidades de motivao: seleo e disseminao de recursos abertos para incentivar a renovao educativa.

Estudantes participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego (PRONATEC). O um projeto do governo federal brasileiro envolve vrias reas e oferece cursos tcnicos e profissionalizantes para pessoas de baixa renda, de forma a facilitar e entrada destas pessoas no mercado de trabalho.
Minha participao no projeto est vinculada ao ensino de idiomas (portugus e ingls) em sala de aula, no entanto, tenho grande interesse em desenvolver recursos e divulgar o conhecimento em ambiente digital.

FERRAMENTEAS UTILIZADAS NA WEB TEXTOS RELACIONADOS

CRIATIVIDADE

DINMICAS

TROCA DE EXPERINCIAS LEITURAS DIMICAS

MAPAS CONCEITUAIS NA APRENDIZAGEM

POSSIBILITAM
CONHECIMENTO

ASSIMILA O

FIGURAS VISUAIS

EXEMPLOS PRTICOS REPETIO DA PRTICA

Pblico: estudantes participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego (PRONATEC). O um projeto do governo federal brasileiro envolve vrias reas e oferece cursos tcnicos e profissionalizantes para pessoas de baixa renda, de forma a facilitar e entrada destas pessoas no mercado de trabalho.
Enfoque: (pedaggico) - minha participao no projeto est vinculada ao ensino de idiomas (portugus e ingls) em sala de aula, no entanto, tenho grande interesse em desenvolver recursos e divulgar o conhecimento em ambiente digital.

Recursos, estratgias e instrumentos de avaliao para destacar critrios que promovam a visibilidade dos REA:
Desenvolvimento de ferramentas digitais, por parte dos alunos, tais como: Blogs Plataformas wiki Fruns Cmaps Tools Objetivos: Promover o desenvolvimento das quatro habilidades (leitura, escrita, oralidade, audio). Trabalhar as inteligncias mltiplas, dada a heterogeneidade do grupo. Utilizar diversas metodologias e abordagens de forma a promover o processo de ensino-aprendizagem.

Por meio de estratgias, meios, recursos, possibilidades de disseminao dos REA, a analise das possibilidades de evidncias para o desenvolvimento de portflios de avaliao permitiu a seleo, como possveis fontes de informao, dos sites:
Google Acadmico: scholar.google.com.br Wikipdia: www.wikipedia.com.br PBworks: www.pbworks.com.br Ressalto que alm de fontes de informao, sites como Pbworks podem ser usados como fonte de propagao do conhecimento.

A avaliao depender se o aluno atingiu ou no os objetivos propostos. Dessa forma, o desenvolvimento satisfatrio da temtica proposta e uso dos recursos serviro para determinar se o aluno atingiu ou no o objetivo.

CORDER, S.P. The significance of learners errors. In: International Review of Applied Linguistics 5: Nijmigem, 1967. DUBOC, Ana Paula Martinez. A avaliao da aprendizagem de lngua inglesa no contexto do letramento crtico. So Paulo: USP, 2012. GENTILI, PABLO. Qual educao para qual cidadania? Reflexes sobre a formao do sujeito democrtico. In: Utopia e Democracia na Educao Cidad. Editora da Universidade, 2000. LEFFA,V.J. Metodologia do ensino de lnguas. In: BOHN,H.I.; VANDRESEN,P. Tpicos de lingustica aplicada: o ensino de lnguas estrangeiras. Florianpolis: Ed. Da UFSC, 1988.

Das könnte Ihnen auch gefallen