Sie sind auf Seite 1von 18

Cartilha NR-13

Elaborado por: F.zambon Data: 15/10/2004

Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso

NR-13 ?
Norma Regulamentadora N 13 para caldeiras e vasos de presso, aprovada pela portaria n 23 de 26/04/95.
Caldeiras: So equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob presso superior a atmosfrica utilizando qualquer fonte de energia. Vasos de presso: So equipamentos que contm fluidos sob presso interna ou externa, cujo produto PxV seja superior a 8.
Onde: Presso (Kpa) Volume (m3)
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 2

Exemplos de classificao de Vasos de Presso

a) Para verificar se o vaso se enquadra na NR13.


Mxima Presso de Operao = 20,4Kgf/cm2 Para transformar para Kpa 20,4 = 2000,6 Kpa 0,010197 PxV = 2000,6 (Kpa) x 785 (m3) PxV = 1570471,0 PxV >> 8; portanto o vaso se enquadra na NR13

b) Para determinar a categoria do vaso.


Produto Etileno = fluido inflamvel = fludo classe A Entrando na Tabela de Classe de Fludo: PxV= 2,0006 (Mpa) x 785 (m3 ) = 1570,47 (portanto, PxV > 100) Com PxV > 100 (constata-se na tabela que o vaso da categoria I
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 3

Exemplos de classificao de categoria de Caldeiras

Classificao de Categoria de Caldeiras na NR13. a) caldeiras enquadradas na categoria A: so aquelas cuja presso de operao igual ou superior a 1900 Kpa (19,98 Kgf/cm2). b) caldeiras enquadradas na categoria C: so aquelas cuja presso de operao igual ou inferior a 588 Kpa (5,99 Kgf/cm2) e o volume igual ou inferior a 100 (cem) litros. c) caldeiras enquadradas na categoria B: so todas as caldeiras que no se enquadram nas categorias anteriores. OBS: o critrio adotado pela NR para a classificao de caldeiras, leva em conta a presso de operao e o volume interno da caldeira. Esse conceito, tambm adotado por outras normas internacionais. Dessa forma, quanto maior a energia, maiores sero os riscos envolvidos.
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 4

Toda caldeira e vaso de presso deve ter afixado em seu corpo em local de fcil acesso e bem visvel, placa de identificao com no mnimo as seguintes informaes:

a) b) c) d) e) f) g)

Fabricante; Ano de fabricao; Presso mxima de trabalho admissvel; Presso de teste hidrosttico; Capacidade de produo de vapor (Caldeira); rea de superfcie de aquecimento (Caldeira); Cdigo de projeto e ano de edio.

Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso

Alm da placa de identificao, devem constar em local visvel, a categoria das caldeiras e dos vasos de presso. Essas informaes podero ser pintadas em local de fcil visualizao, com dimenses tais que possam ser facilmente percebidas a distncia de aproximadamente 10 metros.

Exemplos:

TAG: 2351CA05 CATEGORIA:B

TAG: 2351VA01 CATEGORIA: I CLASSE DO FLUDO:A

Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso

Toda caldeira e vaso de presso deve possuir no estabelecimento onde estiver instalado a seguinte documentao devidamente atualizada:
a) Pronturio contendo as seguintes informaes:
- Cdigo do projeto e ano de edio - Especificao dos materiais - Procedimentos utilizados na fabricao, montagem, inspeo final e determinao do PMTA. - Conjunto de desenhos e demais dados necessrios para monitoramento da vida til da caldeira/vasos de presso. - Caractersticas funcionais - Dados dos dispositivos de segurana - Ano de fabricao - Categoria da caldeira/vaso de presso

b) Registro de Segurana c) Projeto de Instalao d) Projeto de Alterao ou Reparo e) Relatrio de Inspeo.


Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 7

O registro de segurana deve ser constitudo de livro prprio, com pginas numeradas onde sero registrados:
a) Todas as ocorrncias importantes capazes de influir nas condies de segurana da caldeira/vaso de presso b) As ocorrncias de inspees de segurana peridicas e extraordinrias, devendo constar o nome legvel e assinatura de profissional habilitado e de Operador de caldeira presente na ocasio de inspeo, encarregado, etc. Exemplo: (livro de registro)
Por volta das 21:15h do dia 26/04/2001, a caldeira CA05, foi retirada de operao,devido a vazamento originado de tubo furado. No dia 27/04/2001, por volta das 20:45h, foi realizado tamponamento do tubo n 29 da linha 07. Por volta das 09:00h do dia 28/04/2001, foi realizado teste hidrosttico durante 01 hora, com presso 30 Kgf/cm2. Os teste foram satisfatrios, podendo a caldeira voltar a operar com segurana.
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 8

Toda caldeira e vasos de presso da categoria I e II, deve possuir manual de operao atualizado, em lngua portuguesa, em local de fcil acesso aos operadores, contendo no mnimo:

a) Procedimento de partidas e paradas; b) Procedimento e parmetros operacionais de rotina; c) Procedimentos para situaes de emergncia; d) Procedimento gerais de segurana, sade e de preservao do meio ambiente.
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 9

Treinamento: Todo operador de caldeira dever ter o mnimo 1 grau completo e possuir treinamento de segurana na operao de caldeiras. Currculo mnimo para treinamento:
1) Noes de grandezas fsicas e unidades 04 horas 2) Condies gerais de caldeiras. 08 horas 3) Operao de caldeiras.. 12 horas 4) Tratamento de gua e manuteno de caldeiras.. 08 horas 5) Prevenes contra exploses e outros riscos. 04 horas 6) Legislao e Normalizao (NR13). 04 horas Obs: Todo operador de caldeira deve cumprir um estgio prtico na operao da prpria caldeira que ir operar, o qual deve ser supervisionado, documentado e ter durao mnima de 60 horas, para caldeiras de categoria B.

O supervisor de estgio poder ser: - Encarregado de Operao; - Engenheiro da rea de Caldeira; - Operador mais experiente; - Engenheiro Habilitado.
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 10

Treinamento: O estgio deve ser informado, previamente a representao sindical da categoria.

- Perodo de realizao - Participantes - Superviso do estgio - Entidade


Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 11

Treinamento: Todo operador com treinamento de segurana na operao de unidade de processo (Vasos de Presso) deve cumprir estgio prtico, supervisionado na operao de vasos de presso com duraes mnimas: a) 300 horas para vasos de categorias I ou II; b) 100 horas para vasos de categorias III, IV ou V. OBS: 1) Devero ficar arquivados os documentos que comprovem a participao de seus operadores no referido estgio. 2) No caso da rea no possuir vasos de presso de categorias I ou II, no h necessidade de existirem operadores com treinamento de segurana na operao de unidades de processo. Faz-se necessrio, no entanto, o cumprimento do estgio prtico supervisionado de 100 horas deve ser informado previamente a Representao Sindical da categoria.
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 12

Treinamento: Currculo mnimo para treinamento de segurana na operao de unidades de processos.

1) Noes de grandezas fsicas e unidades. 04 horas 2) Equipamentos de processo (trocador de calor, bombas, tubulaes, tanques, etc.).. 04 horas 3) Eletricidade..04 horas 4) Instrumentao.. 08 horas 5) Operao de unidade (carga horria de acordo com a complexidade da rea) 6) Primeiros socorros. 08 horas 7) Legislao e Normalizao. 04 horas

Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso

13

Teste Hidrosttico
Todas as intervenes que exijam mandrilhamentos ou soldagem em partes que operem sob presso devem ser seguidas de teste hidrosttico, com caractersticas definidas pelo profissional habilitado. Os resultados do teste hidrosttico dever constar no relatrio de inspeo e armazenado no livro de registro.
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 14

A inspeo de segurana peridica, constituda por exame interno e externo, deve ser executado no prazo mximo de 12 meses, para caldeira de categoria B.
A empresa que possuir servio prprio de inspeo homologado por rgo competente, poder estender perodos entre inspees. No caso das caldeiras categoria B de 12 meses para 18 meses.

Vasos de presso: prazos mximos


Categorias Inspeo Ext. Inspeo Int. Teste Hidrosttico

I II III IV V

01 02 03 04 05

ano anos anos anos anos

03 04 06 08 10

anos anos anos anos anos

06 08 12 16 20

anos anos anos anos anos


15

Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso

Avaliao de Integridade e Teste Hidrosttico


Caldeiras: Toda caldeira ao completar 25 anos de uso, devem ser submetidas a rigorosa avaliao de integridade para determinar a sua vida remanescente e novos prazos mximos para inspeo, caso ainda esteja em condies de uso. Vasos de Presso: Quando for tecnicamente invivel o teste hidrosttico pode ser substitudo por outra tcnica de ensaio no destrutivo ou inspeo que permita obter segurana equivalente.
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 16

Vlvulas de segurana devem ser inspecionadas periodicamente conforme segue:

a) Pelo menos uma vez por ms, mediante acionamento da alavanca, em operao, para caldeiras das categorias B e C.

b) Desmontando, inspecionando e testando, em bancada, as vlvulas flangeadas e, no campo, as vlvulas soldadas, recalibrando-as numa frequncia compatvel com a experincia operacional da mesma.
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 17

Inspeo Peridica de Segurana

-A inspeo de segurana deve ser realizada por profissional habilitado, emitindo relatrio de inspeo que passa a fazer parte da sua documentao. -Uma cpia do relatrio de inspeo deve ser encaminhada pelo profissional habilitado, num prazo mximo de 30 dias a contar do trmino da inspeo, a representao sindical da categoria profissional. -No caso dos vasos de presso, a documentao dever ficar arquivada na rea onde esto instalados os vasos, sempre a disposio para consultados operadores, pessoal de manuteno representao sindical, CIPA, etc.
Cartilha NR-13 para Caldeiras e Vasos de Presso 18

Das könnte Ihnen auch gefallen