Sie sind auf Seite 1von 16

ESTUDO E EDUCAO DA MEDIUNIDADE CURSO DE INICIAO MEDINICA MODULO III GRUPO I EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPTULO XI AMAR O PRXIMO

COMO A SI MESMO

O MAIOR MANDAMENTO Jesus disse: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu esprito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amars o teu prximo, como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.(S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.) Tratai todos os homens da mesma forma que quereis que eles vos tratassem. (S. LUCAS, cap. VI, v. 31.)

Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos faam, pois nisto que consistem a lei e os profetas. (Idem, cap. VII, v. 12.)

Se fazer aos homens tudo o que queirais que eles vos faam resume toda a lei os profetas, isso significa que s amaremos verdadeiramente a Deus quando ns amarmos o nosso prximo.

"Amar o prximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereramos que os outros fizessem por ns", a expresso mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o prximo.

Parbola dos credores e dos devedores


O reino dos Cus comparvel a um rei que quis pedir contas aos seus servidores. E tendo comeado a fazer isso, apresentaram lhe um, que lhe devia dez mil talentos. Mas como ele no tinha condies de pagar-lhe, seu senhor lhe ordenou que vendesse sua mulher, seus filhos e tudo o que possua, para liquidar sua dvida. O servidor, lanando-se aos seus ps, suplicou-lhe, dizendo: Senhor, tende um pouco de pacincia, pois eu vos pagarei tudo. Ento o senhor desse servidor, ficando tocado de compaixo, deixou-o ir e perdoou-lhe a dvida. Mas, esse servidor, mal tendo sado, encontrando um de seus companheiros que lhe devia cem moedas, agarrou-o pelo pescoo sufocando-o e dizia: Paga-me o que me deves. E seu companheiro, atirando-se aos seus ps, suplicou-lhe dizendo: Tende um pouco de pacincia que vos pagarei tudo. Mas ele no quis escut-lo; e, indo embora, fez com que o prendessem, at que lhe pagasse o que devia.

Os outros servidores, seus companheiros, vendo o que se passava, ficaram extremamente aflitos e avisaram seu senhor de tudo o que tinha acontecido. Ento o senhor, fazendo-o vir, disse-lhe: Mau servidor, perdoei tudo pelo que me devias, pois me pediste isso. No deverias ento ter tido piedade do teu companheiro como tive de ti? E seu senhor, furioso, deixou-o nas mos dos carrascos at que pagasse tudo o que lhe devia. deste modo que meu Pai que est no Cu vos tratar, se cada um de vs no perdoar ao seu irmo, do fundo do corao, as faltas que tiverem cometido contra vs. (Mateus, 18:23 a 35) Com que direito exigiramos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgncia, mais benevolncia e devotamento para conosco, do que os temos para com eles?

DAI A CSAR O QUE DE CSAR


Dize-nos, pois, qual a tua opinio sobre isto: -nos permitido pagar ou deixar de pagar a Csar o tributo? Jesus, porm, que lhes conhecia a malcia, respondeu: Hipcritas, por que me tentais? Apresentai-me uma das moedas que se do em pagamento do tributo. E, tendolhe eles apresentado um denrio, perguntou Jesus: De quem so esta imagem e esta inscrio? De Csar, responderam eles. Ento, observou-lhes Jesus: Dai, pois, a Csar o que de Csar e a Deus o que de Deus. Ouvindo-o falar dessa maneira, admiraram-se eles da sua resposta e, deixando-o, se retiraram. (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 15 a 22. - S. MARCOS, cap. XII, vv. 13 a 17.) Esse princpio condena todo prejuzo material e moral que se possa causar a outrem, toda postergao de seus interesses. Prescreve o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja que se respeitem os seus. Estende-se mesmo aos deveres contrados para com a famlia, a sociedade, a autoridade, tanto quanto para com os indivduos em geral.

A LEI DE AMOR
A lei de amor constitui o primeiro e o mais importante princpio da vossa nova doutrina, porque ela que um dia matar o egosmo, qualquer que seja a forma que ele se apresente. Amar, no sentido profundo da palavra, ser honrado, leal, consciencioso, e fazer aos outros o que se deseja para si mesmo. procurar ao redor de si o verdadeiro sentido de todas as dores que afligem vossos irmos, para levar-lhes alvio. olhar a grande famlia humana como sendo a sua, porque, essa famlia, vs a encontrareis numa outra poca, em mundos mais avanados. O amor, se desenvolve e cresce com a moralidade e a inteligncia.

A LEI DE AMOR Para todos os sofrimentos, tenha sempre uma palavra de esperana e de conforto, a fim de que sejais todo amor e justia. Feliz daquele que, no decorrer de sua vida, ama amplamente seus irmos em sofrimento! Feliz daquele que ama, pois no conhece nem a angstia da alma, nem a do corpo. Seus ps so leves e vive como se estivesse transportado fora de si mesmo. Compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, encontrar nela os prazeres suaves da alma, que so o inicio das alegrias celestes.

A LEI DE AMOR E REFORMA INTIMA


Mais prximo se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avanar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto , que aperfeioar estes ltimos, sufocando os germes latentes da matria. Os mais rebeldes e os mais viciosos se reformaro, quando observarem os benefcios resultantes da prtica deste preceito: No faais aos outros o que no quiserdes que vos faam: fazeilhes, ao contrrio, todo o bem que vos esteja ao alcance.

No acrediteis na secura e no endurecimento do corao humano. Ele cede, mesmo a contragosto, ao verdadeiro amor. como se fosse um m ao qual no se pode resistir.

A LEI DE AMOR E REFORMA INTIMA


Os efeitos da lei de amor so o melhoramento moral da raa humana e a felicidade durante a vida terrestre.

O Esprito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjear muito mais do que bens terrenos: a elevao gloriosa. Para praticardes a lei de amor, tal como Deus o entende, preciso se faz chegueis passo a passo a amar a todos os vossos irmos indistintamente. A tarefa longa e difcil, mas cumprir-se-, pois Deus o quer.

A LEI DE AMOR E O DESTINO DA TERRA


A lei de amor substitui a personalidade pela fuso dos seres; extingue as misrias sociais. Quando adotarem a indulgencia, a benevolncia e devotamento como regra de conduta e para base de suas instituies, os homens compreendero a verdadeira fraternidade e faro que entre eles reinem a paz e a justia. No mais haver dios, nem desavenas, mas, to somente, unio, concrdia e benevolncia mtua. A Terra, orbe de provao e de exlio, ser ento purificada por esse fogo sagrado e ver praticados na sua superfcie a caridade, a humildade, a pacincia, o devotamento, a abnegao, a resignao e o sacrifcio, virtudes todas filhas do amor. Nos mundos superiores, o amor recproco que harmoniza e dirige os Espritos adiantados que os habitam, e o vosso planeta, destinado a realizar em breve sensvel progresso, ver seus habitantes, em virtude da transformao social por que passar, a praticar essa lei sublime, reflexo da Divindade. Crede-me, fazei o sublime esforo que vos peo: "Amai-vos" e vereis a Terra em breve transformada num Paraso onde as almas dos justos viro repousar.

O EGOSMO
O egosmo um monstro devorador de todas as inteligncias, esse filho do orgulho, a causa de todas as misrias aqui na Terra. a negao da caridade e, consequentemente, o maior obstculo para a felicidade dos homens. Com o egosmo e o orgulho, que andam de mos dadas, haver sempre uma corrida favorvel ao espertalho, uma luta de interesses em que so pisoteadas as mais santas afeies, em que nem sequer os laos sagrados da famlia so respeitados. O egosmo, esta chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, pois retarda seu progresso moral. Expulsai da Terra o egosmo para que ela possa subir na escala dos mundos. Ao Espiritismo est reservada a tarefa de faz-la ascender na hierarquia dos mundos. Cabem a vs, novos apstolos da f, que os Espritos superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal. O egosmo , ento, o objetivo para o qual todos os verdadeiros cristos devem dirigir suas armas, suas foras e sua coragem. Digo coragem,pois preciso mais coragem para vencer a si mesmo do que para vencer aos outros.

A F E A CARIDADE
Disse-vos que a caridade, sem a f, no basta para manter entre os homens uma ordem social capaz de torna-los felizes. Deveria ter dito que a caridade impossvel sem a f. Podemos encontrar impulsos generosos at mesmo junto a pessoas sem religio, mas essa caridade verdadeira, que apenas se exerce pela abnegao, pelo sacrifcio constante de todo interesse egosta, somente pela f poder ser inspirada. Nada, alm dela, nos d condies para carregar com coragem e persistncia a cruz desta vida. A felicidade se acha destinada ao homem nesse mundo, desde que ele a procure, no nos gozos materiais, mas sim na prtica do bem. A histria da cristandade fala de mrtires que se encaminhavam alegres para o suplcio. Hoje, na vossa sociedade, para serdes cristos, no se vos faz mister nem o holocausto do martrio, nem o sacrifcio da vida, mas nica e exclusivamente o sacrifcio do vosso egosmo, do vosso orgulho e da vossa vaidade.

CARIDADE PARA COM OS CRIMINOSOS


Deveis amar os infelizes e os criminosos como criaturas de Deus, aos quais o perdo e a misericrdia sero dados, desde que se arrependam, como tambm a vs mesmos pelas faltas que cometeis contra Sua lei. Imaginai que sois mais repreensveis, mais culpados que aqueles aos quais recusais o perdo e a compaixo, pois, muitas vezes, eles no conhecem a Deus como vs e, por essa razo, menos se exigir deles. A presena de criminosos encarnados entre vs um meio de que Deus se utiliza para que as ms aes deles vos mostrem lies e ensinamentos. Brevemente, quando os homens praticarem as verdadeiras leis de Deus, no haver mais necessidade destes ensinamentos e todos os Espritos impuros e revoltados sero dispersados para mundos inferiores, de acordo com suas tendncias. Deveis, queles de quem falo, o socorro das vossas preces: a verdadeira caridade. Podeis orar por ele, assistir-lhe o Esprito durante o tempo que ainda haja de passar na Terra. Pode ele ser tocado de arrependimento, se orardes com f.

Um homem corre perigo de morte. Para salv-lo, preciso arriscar a nossa prpria vida; sabe-se que aquele homem um malfeitor, e que, se escapar, poder cometer novos crimes. Devemos, apesar disso, arriscar-nos para salv-lo? O devotamento cego. Se socorremos a um inimigo, devemos, portanto, socorrer um inimigo da sociedade, Pensai que, nesses rpidos instantes em que se acabam os ltimos minutos de vida, o homem perdido rev sua vida passada, ou melhor, ela se ergue diante dele. Quem sabe, a morte estar chegando muito cedo para ele. A reencarnao poder ser-lhe terrvel. Coragem, portanto, homens! Vs a quem a cincia esprita esclareceu; socorrei-o, arrancai-o sua condenao e, ento, talvez esse homem, que morreria vos insultando, se lanar em vossos braos. No entanto, no preciso perguntar se ele o far ou no; salvando-o, obedeceis a essa voz do corao que vos diz: Podeis salv-lo, salvai-o!

Cristo jamais se escusava; no repelia aquele que o buscava, fosse quem fosse: socorria assim a mulher adltera, como o criminoso; nunca temeu que a sua reputao sofresse por isso. Quando o tomareis por modelo de todas as vossas aes?

Das könnte Ihnen auch gefallen