Sie sind auf Seite 1von 101

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA TRATAMENTO DE GUAS RESIDUAIS E DE ABASTECIMENTO

Tratamento de gua de Caldeiras

DOCENTE:
Josette Lourdes de Sousa Melo

DISCENTES:
Alex Lucena Lucas Vinicios

Introduo
A indstria, atravs das atividades desenvolvidas em seu interior, representa um dos setores que mais utiliza gua. Dessa forma, carece estar atento aos meios disponveis para se utilizar de forma eficiente esse recurso natural. Dentre os usos para a gua na indstria podemos destacar: Matria prima (gua de processo); Gerao de Vapor (gua de caldeiras); Resfriamento; Uso domstico (potvel e sanitrio)

Gerao de Vapor
Uma das operaes mais comuns na indstria a gerao de vapor, onde o vapor proveniente da gua usado como meio de gerao, transporte e utilizao de energia desde os primrdios do desenvolvimento industrial.

O vapor pode ser usado desde para a produo de trabalho mecnico em turbinas (vapor superaquecido) ou em processos de aquecimento, nos quais se emprega o vapor saturado.

Independente de sua utilizao, a qualidade do vapor fundamental, sendo dependente de uma boa qualidade da gua utilizada para ger-lo.
3

Gerao de Vapor
Os equipamentos utilizados para a gerao de vapor so as caldeiras.

A gua utilizada para a produo de vapor deve atender certas especificaes e para isto um tratamento necessrio. Este tratamento feito de acordo com os dados da caldeira e da anlise da gua de alimentao do sistema. Uma gua perfeita para alimentar um sistema de gerao de vapor aquela que no apresenta substncias incrustantes, no corri e no ocasiona arraste de partculas de gua junto com o vapor e nem forma espumas que tambm podem ser arrastadas com o vapor.

Caldeiras
So equipamentos destinados basicamente produo de vapor, seja ele saturado ou superaquecido. As primeiras foram desenvolvidas no sculo XVII e evoluram muito at os dias atuais. Atualmente, elas podem ser classificadas em 2 tipos principais:

I. II.

Flamotubulares Aquatubulares 5

Caldeiras Flamotubulares
Neste tipo de caldeira os gases circulam por dentro de tubos, vaporizando a gua que fica por fora dos mesmos.

Constituem-se da grande maioria das caldeiras, utilizada para pequenas capacidades de produo de vapor, da ordem de at 40 ton/h, e baixas presses, at 10 bar, chegando algumas vezes a 15 ou 20 bar.

Caldeiras Flamotubulares

Caldeiras Aquatubulares
Neste tipo de caldeira os gases circulam por fora dos tubos, e a vaporizao da gua se d dentro dos mesmos.

Para aplicao industrial, as capacidades variam da ordem de 15 a 200 t/h, com presses que podem chegar a 300 bar (caldeiras super-crticas).

Caldeiras
Um sistema de gerao de vapor constitudo por, alm das caldeiras, tubulaes e trocadores de calor. Na maioria dos casos sendo estes componentes construdos com ao carbono, cobre, lato, ao galvanizado, aos inoxidveis. Dentre as principais caractersticas deste sistema temos:

Baixo Preo Facilidade de construo e manuteno Bons condutores de calor

Tratamento
Independentemente dos diferentes tipos de caldeiras existentes, uma coisa elas apresentam em comum, que a necessidade da gua que ser utilizada em sua operao sofrer um processo de tratamento para atingir uma srie de especificaes pr-recomendadas. Dentre as especificaes para a gua utilizada em caldeiras temos as principais listadas a seguir: Deve ser isenta de materiais em suspenso; Apresentar alta temperatura; pH em faixa alcalina; No deve apresentar materiais orgnicos, oxignio dissolvido ou qualquer outro gs; Apresentar a menor quantidade possvel de sais e xidos dissolvidos 10

Tratamento Impurezas Presentes na gua


Compostos Inorgnicos Carbonatos Bicarbonatos Sulfatos Cloretos Nitratos Clcio Magnsio Ferro Mangans Slica Fluoretos Orgnicos cidos hmicos Taninos Gases dissolvidos Oxignio Cloro CO2 xidos de enxofre xidos de nitrognio

11

Tratamento
Muitas caldeiras, principalmente as de baixa presso de operao, utilizam como alimentao guas de rios, poos ou mesmo de sistemas pblicos de distribuio. Estas guas possuem em sua composio diversos sais dissolvidos, gases dissolvidos, como O2 e CO2 e mesmo slidos em suspenso. Na ausncia de um pr-tratamento qumico adequado para estas guas, problemas como corroso, formao de depsitos e arraste de gua para o vapor podem ocorrer, causando prejuzos aos equipamentos do sistema de gerao de vapor.

12

Tratamento
O tratamento das guas de caldeira pode ser dividido em dois tipos: Tratamento Externo Tratamento Interno

13

Tratamento Externo
O tratamento externo para gua de caldeiras um procedimento que atua nas impurezas mais grosseiras, agindo na retirada de turbidez, slidos em suspenso e material orgnico. Este tratamento pode ser resumido nos seguintes processos:

Clarificao Filtrao Troca Inica


I. II. Desmineralizao Abrandamento

Osmose Reversa Desgaseificao **Remoo da Slica

14

Tratamento Externo Clarificao e Filtrao


A clarificao o procedimento inicial do tratamento de gua, sendo utilizado para a remoo de slidos suspensos (turbidez). Este um processo normalmente realizado numa ETA, sendo ele dividido nas seguintes etapas: *Neutralizao Coagulao Floculao Sedimentao Filtrao

15

Tratamento Externo Clarificao e Filtrao


Os slidos suspensos so partculas insolveis em gua, com velocidades de sedimentao to reduzidas que inviabilizam sua decantao natural ao longo do tempo.

A maioria destas partculas apresentam sua superfcie carregada eletricamente.

A presena de cargas eltricas aumenta a repulso entre as partculas dificultando a aglomerao e formao de agregados maiores e de mais fcil sedimentao.

O fenmeno de neutralizao consiste exatamente na eliminao dessas cargas eletrostticas superficiais.

16

Tratamento Externo Clarificao e Filtrao


A coagulao est intimamente relacionada com o processo de neutralizao, uma vez que consiste na aglutinao (e portanto na aproximao) das partculas, para que as mesmas se tornem maiores e possam sedimentar rapidamente. Numa estao de tratamento ela ocorre na unidade de mistura rpida.

17

Tratamento Externo Clarificao e Filtrao


Principais coagulantes utilizados:

18

Tratamento Externo Clarificao e Filtrao


Definio do tipo de coagulante:

Busca de melhor qualidade de gua tratada; Disponibilidade e custo do coagulante; Obteno de menores volumes de resduos ou resduos com melhores condies de desidratao. No Brasil o Sulfato de alumnio o coagulante mais utilizado.

19

Tratamento Externo Clarificao e Filtrao


A floculao corresponde a etapa de crescimento dos flocos, aps a coagulao. Durante esta etapa, a velocidade da gua deve ser suficiente para promover o contato entre os cogulos, sem ser demasiadamente alta e acabe produzindo a quebra destes. Esta etapa consiste na agregao de partculas previamente desestabilizadas por coagulao qumica, visando formao de flocos com tamanho e massa especfica que favoream sua remoo por sedimentao.

20

Tratamento Externo Clarificao e Filtrao


A sedimentao corresponde fase do tratamento em que os flocos, com seu tamanho relativamente aumentado, tendem a decantar. Quanto maior a velocidade de decantao, menor ser o tempo de residncia requerido para a gua no clarificador. Dependendo do tipo de slido suspenso e consequentemente do tamanho do floco, o tempo para decantao varia. Um exemplo claro disso pode ser visto quando se compara areia grossa com argila, enquanto a primeira decanta em alguns segundos a ltima demora anos.

21

Tratamento Externo Clarificao e Filtrao


Na sua grande maioria, a utilizao exclusiva de coagulantes e floculantes inorgnicos no permite a formao de flocos suficientemente densos, determinantes para a obteno de uma taxa de sedimentao satisfatria. Nestes casos, a utilizao de auxiliares de floculao, largamente conhecidos como polieletrlitos, mostra-se recomendada.

22

Tratamento Externo Clarificao e Filtrao


Aps a clarificao da gua esta se destina para um processo de filtrao, que se caracteriza pela reteno de partculas slidas e certos microorganismos por meio de membranas ou leitos porosos. Em estaes de tratamento de gua muito comum a utilizao de filtros de carvo ativado, areia e cascalho que operam por gravidade ou presso.

23

Tratamento Externo Troca Inica


A gua utilizada nas caldeiras no deve conter sais de Clcio, Magnsio, xido de Silcio e nem apresentar substncias dissolvidas ou ainda combinaes destas substncias. O processo normalmente utilizado para a obteno de gua com as caractersticas e condies acima o da troca inica.

A operao de troca inica consiste na permuta entre ons presentes numa soluo, os contaminantes, e on slidos presentes numa resina. Estas resinas so pequenas esferas porosas feitas de um material plstico que em sua superfcie esto ligados os ons que sero usados na troca.

Essa permutao de ons s pode ser efetuada entre aqueles de mesma carga eltrica, isto , permuta de ction/ctions e nions/nions. 24

Tratamento Externo Desmineralizao


A desmineralizao um processo em que se removem os sais minerais da gua mediante troca inica. Somente as substncias que se ionizam na gua podem ser removidas atravs de resinas trocadoras de ons. A desmineralizao inclui duas reaes de troca inica. Os ctions como Clcio, Magnsio removem-se com resinas catinicas (Ciclo Hidrognio). Os nions como Cloretos, Sulfatos e Nitratos, removem-se com resinas aninicas (Ciclo Hidroxila) .

25

Tratamento Externo Desmineralizao


A gua a ser tratada passa opcionalmente primeiro por um filtro de carvo para remover o on cloro presente na gua potvel com o objetivo de aumentar a vida til das resinas, em seguida por um Trocador Catinico, fluindo no sentido ascendente, deixando por troca inica os minerais que lhe do dureza, levando consigo on H+.

A troca inica, sendo um fenmeno superficial, para ser bem efetuada, necessita que a resina esteja com sua capacidade de troca prolongada o maior tempo possvel.

26

Tratamento Externo Desmineralizao


A regenerao deve ser feita em contracorrente e aps o abaixamento de nvel. A resina catinica regenerada com soluo cida permite obter a reduo completa da alcalinidade e realizar assim uma desmineralizao parcial por simples filtrao. Aps passar pelo trocador catinico, a gua flui atravs do Trocador de nion, e em presena de resinas aninicas. A gua tratada desta forma ficar isenta de quase todos os sais dissolvidos. A regenerao da resina aninica feita por meio de soluo de soda custica, que em passagem retira da gua os ons de minerais retidos, deixando os ons OH- em seu lugar concluindo assim o processo de desmineralizao com uma qualidade superior a da gua destilada.

27

Tratamento Externo Desmineralizao

28

Tratamento Externo Desmineralizao


As resinas trocadoras de on utilizadas no tratamento de gua so polmeros ou copolmeros orgnicos tais como fenis, aldedos, estirenos e derivados de vinil. A maioria so slidos granulares. Na fabricao das resinas so adicionados via reao qumica de grupos cidos ou bsicos. Desta forma, podem-se obter resinas que trocam ctions e outras que trocam nions, com propriedades fsicas e qumicas adequadas (resistncia a abraso, capacidade de troca, etc.).

29

Tratamento Externo Desmineralizao


As resinas trocadoras de ons catinicas (R-H ou R-Na), so compostas por uma matriz orgnica polimrica (R), de carter forte (cido sulfnico) ou de carter fraco (cido carboxlico), onde H, ou Na, consiste do ction inorgnico relevante na troca.

30

Tratamento Externo Desmineralizao


J as resinas trocadoras de ons aninicas so sintticas do tipo fenolformaldedo e do grupo poliestireno do qual foram tornadas aninicas pela introduo na molcula polimrica de grupos amina bsicos (aninicos). Para efeito de simplicidade representa-se a resina com a frmula R-OH.

Na eliminao da dureza de guas com tratamento por resinas catinicas e aninicas, primeiro deixa-se a gua passar pelo leito das catinicas, pois estas so mais resistentes qumica e mecanicamente. Por ltimo, a gua passa pelo leito das aninicas que so mais fracas tanto qumica quanto mecanicamente. 31

Tratamento Externo Abrandamento


A dureza da gua nada mais do que a propriedade relacionada com a concentrao de on de determinados minerais dissolvidos nesta substncia.

A dureza da gua em tese causada pela presena de sais de clcio e magnsio. Eventualmente tambm o zinco, estrncio, ferro ou alumnio podem ser levados em conta na aferio da dureza, porm mais comum s levar em conta os sais de clcio e magnsio.

A gua dura pode causar depsitos de calcite em caldeiras, mquinas de lavar e tubulaes. Outro inconveniente de uma gua demasiadamente dura a incrustao dos ons carbonato e hidrogenocarbonato. 32

Tratamento Externo Abrandamento


Aps detectar-se o estado de dureza em que se encontra a gua, necessrio aplicar um tratamento na mesma, onde diversas tcnicas podem ser utilizadas porm a mais comum o abrandamento. Este pode ser realizado de duas maneiras:

Precipitao qumica Troca inica

33

Tratamento Externo Abrandamento


Na precipitao qumica o processo se d por adio de cal (CaO) e carbonato de sdio (Na2CO3). A cal utilizada para elevar o pH da gua fornecendo a alcalinidade necessria, enquanto o carbonato de sdio pode fornecer a alcalinidade para a reao e tambm os ons carbonato necessrios. J o mtodo da troca inica consiste em fazer a gua atravessar uma resina catinica que captura os ons Ca2+ e Mg2+, substituindo-os por ons que formaro compostos solveis e no prejudiciais ao homem, tais como o Na+.

34

Tratamento Externo Abrandamento


As resinas possuem limites para a troca inica, ficando saturadas de Ca2+ e Mg2+. Esta saturao recebe o nome de ciclo. Aps, completado o ciclo, deve ser feita a regenerao da resina, que acontece com a adio de soluo de cloreto de sdio (NaCl).

35

Tratamento Externo Osmose reversa


Osmose reversa a mais fina das filtraes conhecidas. Nesse processo permitida a remoo de partculas to pequenas quanto os ons dissolvidos na soluo. A membrana semipermevel permite que o fluido seja purificado e passe pela membrana enquanto so rejeitados os contaminantes presentes. O objetivo , ao final do processo, se obter uma gua ultra pura.

36

Tratamento Externo Desgaseificao


A desgaseificao consiste na remoo de gs dissolvido de uma soluo lquida. No caso do tratamento para guas de caldeira este processo retira os gases presentes na gua de alimentao. Existem vrios tipos de desgasificadores, porm os utilizados no processo de tratamento de guas de caldeira so aqueles que realizam um pr-aquecimento na gua que ser injetada na caldeira, minimizando a solubilidade de gases no condensveis como Oxignio, CO2, NH3 e etc., desta forma estes gases se desprendem e podem ser separados da gua utilizada.

37

Tratamento Externo Remoo da Slica


A slica produz uma incrustao muito dura e perigosa. Os tratamentos normalmente empregados no interior da caldeira no eliminam a slica. Os mtodos mais usados para a remoo da slica so a troca inica e o tratamento com xidos de magnsio calcinados.

38

Tratamento Interno
Baseado na eliminao da dureza, controle do pH e alcalinidade, eliminao de Oxignio dissolvido, controle de cloretos e controle do teor total de slidos

Assim como o tratamento externo, tem como objetivos evitar a formao de incrustaes, processos corrosivos e eliminar a ocorrncia de arrastes de gua.

Independente da qualidade desse tratamento, o tratamento externo ainda essencial 39

Tratamento Interno
O Tratamento Interno pode ser dividido nas seguintes etapas:

A base de fosfatos A base de quelatos Sulfito de sdio Hidrazina Soda Custica Polmeros Tratamento conjugado

40

Tratamento Interno Fosfatos (Seqestrao)


Usado no controle de depsitos. Estes depsitos podem ser classificados como: Agentes Causadores de Incrustao Pela precipitao de sais dissolvidos. Agentes Causadores de Deposies Pela aglutinao de slidos suspensos. O tratamento com Fosfato foi um dos primeiros tratamentos bem sucedidos, sendo hoje em dia utilizado em caldeiras de pequena e mdia presso. Fosfato mono, di, ou trissdico reagir com a dureza e a Slica dissolvidas em propores estequiomtricas. Na presena de adequadas concentraes de Hidrxido, formam-se lamas precipitadas de Hidroxiapatita de Clcio e Hidroxissilicato de Magnsio (serpentina), que so removidas pelas descargas de fundo.

41

Tratamento Interno Fosfatos (Seqestrao)


Reaes desejveis:

42

Tratamento Interno Fosfatos (Seqestrao)


Como todas as reaes envolvidas com esse tipo de tratamento so estequiomtricas, sempre uma quantidade fixa de Clcio deve vir acompanhada por uma quantidade fixa de Fosfato para que tenhamos a precipitao desejvel ou indesejvel. Junto com o fosfato deve ser adicionado um produto condicionador de lama, que tem a funo de manter a lama dispersa, visando impedir a aderncia da mesma na superfcie de aquecimento da caldeira.

43

Tratamento Interno Fosfatos (Seqestrao)


O tratamento por fosfatos apresenta vantagens e desvantagens que esto listadas a seguir: Vantagens Custo direto do tratamento qumico relativamente mais baixo, dependendo do nvel de dureza da gua de reposio e da necessidade de dosagem dos outros produtos de tratamento (dispersante, seqestrante de oxignio). Facilidade de controlar o residual de produto necessrio para a precipitao.

44

Tratamento Interno Fosfatos (Seqestrao)


Desvantagens A dosagem insuficiente do seqestrante resulta em precipitao de carbonato de clcio e silicato de clcio que formam incrustaes duras aderentes e isolantes. A dosagem excessiva do seqestrante resulta em precipitao de fosfato de clcio, fosfato de ferro, fosfato de magnsio, fosfato Trissdico, que formam deposies isolantes. Teores elevados de ferro na gua de alimentao resultam numa ao ligante deste ferro sobre as lamas moles desejadas (hidroxiapatita de clcio e serpentina), transformando-as em deposies isolantes. Gerao de slidos suspensos (lama) na relao direta com a dureza total esperada na gua da caldeira (ciclo de concentrao x dureza total na reposio), os quais, tendem a decantar sobre as tubulaes em perodos de parada, nem sempre so dispersos no reinicio da operao do equipamento.

45

Tratamento Interno Fosfatos (Seqestrao)


Desvantagens Gerao de slidos suspensos que tendem a se concentrar nas regies baixas da caldeira. Um regime de purgas deficiente e oscilaes significativas na produo de vapor, tambm possibilitam a deposio dos slidos suspensos gerados. A dosagem do produto a base de fosfato deve ser preferencialmente direto na caldeira, pois na linha de alimentao causa problemas de deposio e at entupimento. O custo indireto do tratamento a base de fosfato ser tanto mais elevado quanto for o nvel de deposio sobre a superfcie de troca trmica, ocasionando um aumento do consumo de combustvel normalmente de difcil mensurao. Podese considerar que a cada 1 mm de deposio/incrustao, o gerador de vapor tenha sua eficincia de troca trmica diminuda em 5 a 10%.

46

Tratamento Interno Quelatos


Os Quelantes(tambm chamados detergentes quelantes) so substncias que evitam a aglomerao de componentes de dureza na superfcie da caldeira, para isso, atuam na complexao de minerais como: Clcio, Magnsio, Ferro, Mangans dentre outros. A complexao tem como objetivo formar compostos estveis e solveis, prevenindo-os assim de se incrustarem na caldeira. Os Quelantes tm um custo bastante elevado, sendo utilizados apenas em problemas especficos. Sua maior vantagem est associada as fato de no formarem lamas Os agentes quelantes mais utilizados so: EDTA (etileno diamino tetra actico) e seus sais de sdio NTA (Nitrilo Acetato) Gluconato de sdio.

47

Tratamento Interno Quelatos


Algumas desvantagens podem ser observadas quando realizado o tratamento quelante em caldeiras: Excesso de quelante pode causar corroso generalizada na caldeira, devido complexao do xido de ferro protetor (magnetita Fe3O4). O quelante reage com os ons de forma estequiomtrica, assim, uma superdosagem gerar um processo incrustante na caldeira. Necessita que as guas de alimentao sejam completamente desaeradas, j que traos de O2 podem causar degradao do produto no ponto de dosagem. Os agentes quelantes tem muita afinidade com o cobre, o que impossibilita este tipo de tratamento em sistemas que contenham este metal e suas ligas. 48

Tratamento Interno Quelatos


Os quelatos so instveis e decompem-se em altas temperaturas, formando produtos difceis de serem detectados por testes analticos. Impedem assim a determinao exata de sua concentrao na caldeira.

Os quelantes convencionais no so suficientemente efetivos para evitar a deposio de xido frrico (Fe2O3) nas superfcies da caldeira. Exigem, assim, o uso de dispersantes de ferro especficos.

Os quelantes, no apresentam ao contra a slica, que como j foi dito anteriormente se precipita de maneira quase exclusiva, constituindo incrustaes extremamente duras e ancoradas na tubulao da caldeira 49

Tratamento Interno Sulfito de Sdio


Sequestrantes de oxignio so substncias qumicas que removem o oxignio da gua de alimentao e da gua de caldeira, inibindo desta forma o processo de corroso. Um seqestraste de oxignio bastante utilizado no tratamento de sistemas de gerao de vapor o sulfito de sdio. Sua reao com o oxignio a seguinte:

Esta reao lenta para baixas temperaturas e/ou valores de pH inferiores a 4,0 ou superiores a 9,0. medida que aumenta a temperatura para valores superiores a 50C, a reao bastante rpida, independentemente do valor de pH. 50

Tratamento Interno Sulfito de Sdio


So necessrios 7,9 mg/l de sulfito de sdio para remoo de 1mg/l de oxignio. Se a dosagem de sulfito de sdio for insuficiente, a presena de oxignio com alta concentrao de sulfato acelera o processo corrosivo.

51

Tratamento Interno Sulfito de Sdio


So necessrios 7,9 mg/l de sulfito de sdio para remoo de 1mg/l de oxignio. Se a dosagem de sulfito de sdio for insuficiente, a presena de oxignio com alta concentrao de sulfato acelera o processo corrosivo. O sulfito de sdio se decompe a temperaturas superiores a 285C:

Os produtos de decomposio so corrosivos ao sistema de gerao de vapor, assim a utilizao de sulfito de sdio limitada a caldeiras de presso de operao inferior a 65 kgf/cm.

52

Tratamento Interno Sulfito de Sdio


O sulfito de sdio bastante utilizado em tratamento de gua de caldeiras, pois um composto aprovado para uso em indstrias alimentcias.

53

Tratamento Interno Hidrazina


Outro sequestrante de hidrognio bastante utilizado no tratamento de gua a hidrazina. Ela comercialmente encontrada na forma de hidrato de hidrazina.

Sua reao com o oxignio pode ser representada da seguinte forma: 54

Tratamento Interno Hidrazina


Algumas literaturas indicam que o mecanismo da reao em caldeiras mais complexo, conforme se segue.

Podem ser destacadas algumas vantagens de hidrazina, a saber:


A estequiometria de reao 1mg/l de hidrazina reagindo com 1 mg/l de oxignio; Os subprodutos da reao so nitrognio e gua, no gerando portanto slidos dissolvidos na gua da caldeira; A hidrazina capaz de oxidar o xido frrico (Fe2O3) a Fe3O4 (magnetita), que protege as superfcies ferrosas de ataques corrosivos. 55

Tratamento Interno Hidrazina


A adio de catalisador aumenta a velocidade de reao com o oxignio, melhorando o desempenho do tratamento qumico. O grfico abaixo ilustra esta afirmao.

56

Tratamento Interno Hidrazina


A Hidrazina uma substncia bastante txica, logo, sua utilizao como sequestrante de Oxignio deve ser bem avaliada em funo da segurana e sade operacional.

57

Tratamento Interno Soda Custica


Utilizada para controlar o pH e a alcalinidade da gua. Pode ser adicionada na forma de Soda 50% ou sob a forma de Soda em lentilhas. A adio de cidos no necessria, visto que as guas de alimentao so geralmente bastante cidas.

58

Tratamento Interno Polmeros


So usados como inibidores de incrustao e dispersantes. Tem aplicabilidade em caldeiras de baixa e mdia presso. Para evitar a incrustao, os polmeros reagem com a matria incrustante, penetrando nos seus espaos intercristalinos, formando uma estrutura distorcida e irregular. As tenses criadas por essas distores evitam que ocorram fixaes, aderncia na superfcie dos tubos da caldeira. Cada polmero dever ser estudado para que realize uma determinada funo no tratamento qumico.

Sendo o polmero usado como dispersante, esse deve aglomerar partculas em suspenso na gua, conferindo-lhes carga eltrica. Estas partculas, possuindo cargas eltricas de mesma natureza, se dispersaro.
59

Tratamento Interno Polmeros


Geralmente, utilizam-se polmeros de baixo peso molecular para a funo dispersante e polmeros com elevado nmero de Carboxilas para o controle de incrustao. Cada polmero exerce uma funo no tratamento da gua, no sendo possvel a utilizao de apenas um polmero como dispersante e inibidor de incrustao. Logo, para a obteno de um tratamento adequado, necessitamos da utilizao de um ou mais polmeros. A concentrao de um polmero na gua de alimentao da caldeira deve ficar entre 2 a 15 ppm. O valor de pH deve ser ajustado na faixa de 10 a 12, com o uso de NaOH, e ainda deve utilizar sulfito de sdio ou hidrazina como auxiliar no tratamento. em caldeiras que operam acima de 100 kgf/cm2 teremos decomposio desses polmeros, deixando certa quantidade de Carbono na gua, o que pode causar danos ao equipamento. 60

Tratamento Interno Conjugado


O tratamento qumico dito como conjugado quanto utiliza um quelato ou fosfato junto com um polmero.

A concentrao e o tipo de composto qumico depender do tipo de problema verificado na caldeira, visto que esse tratamento utilizado quando os demais tipos de tratamento no surtiram o efeito esperado.

Os problemas encontrados devem ser estudados minuciosamente para que possa se encontrar um quelato ou fosfato adequado para auxiliar o polmero na soluo do problema.
61

Problemas
A gua utilizada em caldeiras precisa passar pelo tratamento interno e externo. Isso necessrio para que se reduzam as chances de ocorrncia de 3 tipos bsicos de problemas.

Incrustaes/Formao de depsitos Arraste Corroso

A tabela a seguir ilustra as conseqncias e causas destes tipos de problemas, que sero posteriormente tratados um a um.

62

Problemas

63

Problemas - Arraste
Arraste O arraste pode ser definido como uma condio na qual a gua sai da caldeira junto com o vapor, penetrando na seo ps-caldeira, prejudicando a qualidade do vapor e danificando alguns equipamentos (tubulaes e turbinas) por eroso. Ele representa uma condio de transporte de gua e suas impurezas minerais pelo vapor destinada seo ps-caldeira. As causas do arraste podem ser mecnicas ou qumicas.

64

Problemas - Arraste

65

Problemas - Arraste
Tipos de Arraste O arraste engloba trs fenmenos paralelos e simultneos: A formao de espuma; O arraste propriamente dito; O arrebatamento da gua pelo vapor. Um nvel muito alta na caldeira pode causar arraste de gua por meio do vapor. No instante que a bolha de vapor formada se rompe, leva consigo parte da gua e as impurezas nela contidas. Superaquecimento/Queda de Presso/Ebulio Violenta --- Arraste 66

Problemas - Arraste
Conseqncias Danos em turbinas Manuteno cara Formao de depsitos nos separadores e vlvulas de reduo Formao de depsitos no aparelho separador de vapor Formao de depsitos na seo ps-caldeira Produtos danificados Perda de produo

67

Problemas - Arraste
Conseqncias

68

Problemas - Arraste
Conseqncias

69

Problemas - Arraste

No existe um sistema de gerao de vapor 100% isento de impurezas. Sempre haver a ocorrncia de gases dissolvidos e outros elementos qumicos, principalmente sdio e slica. A formao de espuma deve-se concentrao de produtos qumicos, provocando reduo de tenso superficial da pelcula de gua,que envolve as bolhas de vapor em gerao. As causas da formao espuma so:

70

Problemas - Arraste
Excessiva concentrao de slidos na gua; Excessiva alcalinidade custica; Matria orgnica em suspenso na gua,como leo e graxas. Assim,os produtos qumicos so lanados no espao de vapor e carregados por ele. A intensidade desta espuma depende da natureza dos compostos qumicos na gua da caldeira. Para prevenir espuma e arraste, um agente anti-espumante comumente usado. O anti-espumante reduz a tenso superficial das bolhas de vapor, evitando o arraste.

71

Problemas - Arraste

72

Problemas Depsitos/Incrustaes
Depsitos Com a evaporao, a gua da caldeira sofre um processo de concentrao das impurezas introduzidas pela gua de reposio. Os slidos dissolvidos so elevados a um nvel em que a solubilidade de certos compostos excedida causando a precipitao dos mesmos.

73

Problemas Depsitos/Incrustaes
Tal comportamento normalmente observado para ons clcio (Ca2+), magnsio (Mg2+), silicatos (SiO32-) e carbonatos (CO32-), os quais acabam por gerar compostos insolveis na condio trmica da gua da Caldeira, originando incrustaes bastante rgidas e de difcil remoo. A seguir uma relao dos principais compostos formadores de incrustaes em sistemas de gerao de vapor:

74

Problemas Depsitos/Incrustaes
Causas Excesso de impurezas na gua de alimentao Contaminao do vapor e do condensado Transferncia dos produtos de corroso de um local a outro Inadequao da aplicao de produtos destinados ao tratamento qumico da gua.

Tipo Incrustaes Lamas As incrustaes so duras e aderentes. Formam-se pelo crescimento cristalino dos sais cuja solubilidade inversamente proporcional temperatura. As lamas so mais moles e menos aderentes. So provenientes de sais cujo limite de solubilidade ultrapassado na temperatura em que se encontram.

75

Problemas Depsitos/Incrustaes
Em suma, o tipo de depsito formado funo, entre outras, da:

1. Qualidade da gua de reposio e tratamento qumico usado 2. Concentrao de slidos totais dissolvidos 3. Contaminao da gua de alimentao 4. O mtodo usado para tirar a caldeira de operao

Conseqncias A formao de crostas aderentes ou no na superfcie de aquecimento de caldeiras atua como um isolante trmico de baixa condutividade reduzindo a taxa de transferncia de calor da chama e dos gases de combusto para a gua, aumentando portanto, o consumo de combustvel para a mesma produo de vapor.

76

Problemas Depsitos/Incrustaes
Conseqncias Reduo da condutividade trmica

Aumento no consumo de combustvel pela caldeira

77

Problemas Depsitos/Incrustaes
Conseqncias Quanto maior a temperatura de operao de uma caldeira, menor tolerncia aos depsitos ela oferece; conseqentemente, a presena de depsitos alm de retardar a troca de calor, pode romper os tubos de metal da caldeira, promover perda de resistncia mecnica e deformaes.

78

Problemas Depsitos/Incrustaes
Conseqncias Aumento do consumo de combustvel.

79

Problemas Depsitos/Incrustaes
Conseqncias Perda de calor transferida em funo da quantidade de depsitos presentes e do tipo de depsito.

80

Problemas Depsitos/Incrustaes

81

Problemas Corroso
Corroso definida como a destruio da estrutura de um metal atravs de reaes qumicas e/ou eletroqumicas com o ambiente em que o mesmo se encontra. , na verdade, a forma natural dos metais voltarem ao seu estado original em que so encontrados na natureza, na forma de minrios. Basicamente, a corroso composta por um conjunto de reaes de xidoreduo em um processo eletroqumico no qual o nodo (espcie onde ocorre a oxidao) que consumido est separado por certa distncia do ctodo, onde ocorre a reduo. uma das principais causas de problemas em geradores de vapor, sendo estimado que problemas relacionados com a corroso em caldeiras custem bilhes de dlares indstria anualmente.

82

Problemas Corroso
A corroso em geradores de vapor pode ocasionar exploses at mesmo em presses inferiores presso mxima permitida, alm de poder ocasionar perda de material e a parada do equipamento para manuteno. O avano da corroso deve ser observado por inspees minuciosas do equipamento(obrigatrias por lei).

83

Problemas Corroso
Pode se determinar um mecanismo bsico para o processo de corroso:

Na regio andica, tomos de Ferro (Fe0) passam para o estado de oxidao II, formando Fe2+. Como resultado da formao do Fe2+, dois eltrons migram atravs do metal para a rea catdica. 84

Problemas Corroso
Se houver Oxignio presente na gua, o mesmo move-se para a rea catdica e ingressa no circuito, usando os eltrons que migraram para o ctodo e formando ons Hidroxila (OH-) na superfcie do metal. O Oxignio at pode, devido sua eletroafinidade, induzir a migrao dos eltrons do Ferro no Ctodo. Os ons OH- deslocam-se para a regio andica, onde reagem com os ons Fe2+ formando hidrxido Ferroso, (FeOH2), que se deposita ao redor da rea andica. Essa etapa completa o ciclo bsico do processo. O Hidrxido Ferroso formado instvel e, na presena de Oxignio e/ou ons Hidroxila, forma-se Hidrxido Frrico Fe(OH)3. O Hidrxido Frrico, por sua vez, tende a se decompor em Fe2O3, que o xido Frrico, conhecido como ferrugem 85

Problemas Corroso
A corroso nas caldeiras pode ocorrer tanto na regio em contato com a gua(corroso interna) como nas partes em contato com o gs(corroso externa).

Corroso Interna
Ocorre seguindo o mecanismo indicado anteriormente, sendo sempre conseqncia direta da presena de gua (caractersticas, impurezas presentes e comportamento), quando em contato com o ferro, nas diversas faixas de temperatura. 86

Problemas Corroso
Corroso Externa Este tipo de corroso acontece nas superfcies expostas aos gases de combusto e funo do combustvel utilizado e das temperaturas. Pode ocorrer tanto em caldeiras que queimam leo como carvo.

Outro problema desse tipo de corroso est relacionado com caldeiras que operam com cinzas fundidas, que permitem o ataque do O2, destruindo a camada protetora de magnetita.
A corroso nas regies de baixa temperatura conseqncia direta da presena de enxofre nos combustveis, na forma de sulfatos, de compostos orgnicos ou na forma elementar. 87

Problemas Corroso
Tipos de Corroso Corroso Uniforme Consiste no ataque toda a superfcie metlica em contato com o meio corrosivo, com a conseqente diminuio da espessura.

88

Problemas Corroso
Corroso Uniforme a forma de desgaste de mais fcil comportamento, em especial quando se trata de corroso interna em equipamentos ou instalaes, tendo em vista que a perda de espessura aproximadamente a mesma em toda a superfcie metlica.

Pode levar a caldeira ou toda a instalao a falhas significativas limitando sua vida til.

Quando a corroso ocorre em um local preferencial, resultando numa perda localizada da espessura, ela chamada de corroso localizada.

89

Problemas Corroso
Corroso por Pites ou Pittings um tipo de corroso localizada que consiste na formao de pequenas cavidades de pequena extenso e razovel profundidade, ocorrendo em determinados pontos, enquanto outros podem permanecer praticamente sem ataque.

Promovem grande penetrao no metal da caldeira, podendo chegar a inutilizla.


Geralmente ocorrem nas sees vapor das caldeiras e acessrios ps-caldeira. provocada, quase em sua totalidade, pelo ataque de oxignio indevidamente presente na gua. Sendo assim, um dos mtodos de controle deste tipo de corroso a desaerao mecnica da gua de alimentao da caldeira, bem como a aplicao de um sequestrante de oxignio como, os j citados, sulfito de sdio e hidrazina.

90

Problemas Corroso
Corroso por Pites ou Pittings
O acompanhamento desse tipo de corroso muito difcil, principalmente quando ocorre no interior de equipamentos e instalaes (exatamente o caso de um sistema de produo de vapor), j que o controle de perda de espessura no caracteriza o desgaste verificado.

91

Problemas Corroso
Corroso Galvnica
Denomina-se corroso galvnica o processo corrosivo resultante do contato eltrico de materiais diferentes ou dissimilares. Quanto mais distantes forem os materiais na tabela de potenciais eletroqumicos mais intensa ser a corroso. Essa corroso se d em termos de nobreza no meio considerado, um metal chamado de menos nobre, tem uma tendncia a perder eltrons para um metal mais nobre, cuja tendncia de perda menor. Assim, o metal menos nobre torna-se um nodo e corrodo.

Nas caldeiras o par galvnico pode ser originado quando partes metlicas de cobre, de nquel ou de outro metal, se desprendem pela eroso, cavitao de tubulaes ou de rotores de bombas e se alojam em ranhuras ou pequenas folgas entre as partes na caldeira. O ao, atuando como nodo, o elemento mais prejudicado quanto eroso.

92

Problemas Corroso
Corroso Galvnica
Para minimizar a ocorrncia de corroso galvnica, recomenda-se evitar a construo de equipamentos utilizando metais ou ligas com potenciais de oxidao muito diferentes e evitar o contato eltrico direto entre os metais, colocando materiais isolantes entre os mesmos.

93

Problemas Corroso
Corroso por Aerao Diferencial Esse tipo de corroso ocorre, em geral, nas caldeiras flamotubulares em que o oxignio dissolvido na gua provoca corroso dos tubos superiores. O processo desencadeado da seguinte forma: I. Os tubos submersos esto submetidos a menores concentraes de O2, comparados regio acima da superfcie da gua (da o nome aerao diferencial). Essa diferena de concentrao de O2, forma uma pilha em que o anodo formado pela parte menos aerada.

II.

Como na pilha galvnica, o anodo, nesse caso, tambm a regio em que apresenta corroso mais severa, e, sendo localizada, viabilizar o aparecimento de pites ou alvolos (cavidade na superfcie metlica com fundo arredondado e profundidade menor que seu dimetro).

94

Problemas Corroso
Corroso Salina Ocorre quando existem concentraes elevadas de cloretos, que migram para ranhuras ou regies em proteo de magnetita. Os cloretos podem tambm se alojar sob camadas porosas que se formam sobre os tubos.

Como um caso particular, podemos citar o Cloreto de Magnsio, que se hidrolisa formando cido clordrico, que ataca quimicamente o Ferro da caldeira.
Em geral, os cloretos na presena de O2 catalizam a reao da magnetita com O2 resultando o Fe2O3, que um xido no produtor. 95

Problemas Corroso
Corroso por Tenso

Ocorre quando um material, submetido a tenses de trao (aplicadas ou residuais), colocado em contato com um meio corrosivo especfico. Essa tenso de trao deve necessariamente ser superior a certo valor limite.
As condies metalrgicas do material, como dureza, encruamento, fases presentes, so fatores freqentemente decisivos. Neste tipo de corroso formam-se trincas no material, sendo a perda de espessura muitas vezes desprezvel. As trincas decorrentes da corroso sob tenso podem ser intergranulares ou transgranulares. A propagao de trinca por corroso sob tenso geralmente lenta, at atingir o tamanho crtico para uma ruptura brusca. No existe um mecanismo geral para explicar o fenmeno da corroso sob tenso, cada par material-meio especfico apresenta sua particularidades.

96

Problemas Corroso
Corroso por Tenso A corroso sob tenso pode causar prejuzos significativos quando atinge determinadas propores.

97

Problemas Corroso
Corroso por Ataque Custico

Taque que ocorre devido concentraes de alcalinidade hidrxida excessivamente elevados, provenientes da Soda Custica utilizada para manter o PH da gua alcalino.
Ainda que no seio da gua, no tenhamos concentraes elevadas de Hidrxido, nas camadas de lquido prximas aos tubos, a concentrao pode ser bastante elevada, devido vaporizao da gua na regio. O hidrxido de sdio em concentraes acima de 5%, migra para fendas ou outras partes em que no exista camada protetora de magnetita e reage diretamente com o ferro.

Os depsitos, incrustaes, locais submetidos a fluxos de calor muito altos, ou tubos inclinados ou horizontais, onde h pouca gua no interior so locais mais propcios a ter maiores concentraes de OH Nessas reas, como a concentrao de hidroxilas elevada, h uma reao das mesmas com o filme de magnetita que protege a superfcie do metal

98

Problemas Corroso
Corroso por Ataque Custico
Quando o filme removido e o ao exposto, as hidroxilas em altas concentraes tambm reagem com o ferro atravs das seguintes reaes:

Como conseqncia de uma concentrao elevada de NaOH em certas reas do gerador de vapor, ocorre corroso localizada e severa, provocando fissuras no metal e podendo ocorrer exploses, resultando em produo perdida e substituies caras. Fenmenos estes so mais comuns em sistemas de alta presso. Para se evitar o ataque custico basta seguir as recomendaes abaixo: I. II. III. Manter as superfcies metlicas da caldeira limpas Evitar a presena de dureza na gua de alimentao Manter as concentraes de cobre e ferro em nveis baixos, para se evitar depsitos e incrustaes por xidos metlicos

99

Problemas Corroso
Corroso por Ataque Custico
Mesmo com todos estes problemas associados presena de NaOH no sistema, apresenta suas vantagens e utilidades que esto listadas a seguir: Mantm a concentrao de OH- numa faixa adequada a formao de magnetita (Fe3O4) protetora nas superfcies de ao. Forma lamas aderentes ao invs de incrustaes, quando na gua da caldeira h presena de sais de dureza.

100

Concluso
A importncia do uso de caldeiras e do processo de produo de vapor para a indstria indiscutvel, sendo vital para determinados setores, desde a produo de energia eltrica at as reas alimentcias. Devido a esta importncia do processo, a necessidade de uma gua de alimentao de alta qualidade indiscutvel. Alm disso, graas a presena de vrios contaminantes/impurezas que afetam diretamente as caldeiras e os sistemas de produo de vapor, fica clara a necessidade de um tratamento correto e preciso desta gua utilizada, sempre focando melhorar a eficincia do processo e a segurana para a realizao do mesmo.

101

Das könnte Ihnen auch gefallen