Sie sind auf Seite 1von 100

Stremas - Segurana do Trabalho, Meio Ambiente e Sade Ocupacional Consultoria e Treinamentos Celular 8148 9176 E-mail: stremas.consultoria@hotmail.

com

TREINAMENTO DE CIPA NR 5

APRESENTAO
NOME ESCOLARIDADE FUNO J FOI CIPEIRO O QUE CIPA QUAL SEU MAIOR FEITO PELA SEGURANA

CIPA COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES

O que Comisso
Formada por pessoas de reas e segmentos diferentes, se reunindo de maneira poltica para discutir interesses na sua globalidade, propondo solues e idias de melhoria para sanar problemas de segurana do trabalho.

A SEGURANA E A SADE DO TRABALHADOR

O direito de viver e trabalhar


em um meio ambiente sadio deve ser considerado como um dos direitos fundamentais do homem

A.C

J no sc. IV A.C, faziam referncias existncia de molstia entre mineiros e metalrgicos.

HIPCRATES, ARISTTELES E PLATO

Histria Antiga
Aristteles cuidou das enfermidades dos trabalhadores de minas e das maneiras de como evit-las. Plato chegou a expor certas deformidades do esqueleto, tpicas para determinadas profisses. Plnio (O Velho) escreveu sobre a segurana do trabalho com o chumbo, apontando os males do saturnismo e recomendando o uso de mscaras protetoras feitas de bexigas de animais. Hipcrates, o Pai da Medicina, quatro sculos antes de Cristo, revelou a origem das doenas profissionais que acometiam os trabalhadores em minas de estanho, aconselhou a limpeza aps o trabalho.

EGITO ANTIGO

EQUIPAMENTOS DE SEGURANA

REVOLUO INDUSTRIAL

Revoluo Industrial Com a Revoluo Industrial apareceram as primeiras mquinas de fiar, e o trabalho passou de domstico para industrial. Galpes, estbulos, velhos armazns, foram transformados em fbricas com o maior nmero possvel de mquinas de fiao e tecelagem. O nmero de acidentes de trabalho era grande, provocados por mquinas sem qualquer proteo, com grande improvisao. As mortes, principalmente de crianas, eram muito freqente.

Era das Industrias O marco inicial da medicina do trabalho deu-se em 1700, Com a Revoluo Industrial, entre 1760 e 1830, ocorreu na Inglaterra um grande xodo rural, Relaes trabalhistas, reivindicatrios contra o trabalho em regime de semi-escravido.

Em 1802, o Parlamento ingls aprovou a Lei de Sade e Moral dos Aprendizes, estabelecendo limite de 12 horas para a jornada diria de trabalho, alm da proibio do trabalho noturno. Em 1830, Robert Baker foi nomeado Mdico 1 Inspetor de Fbricas pelo governo ingls. Em 1833, o Parlamento criou a Lei das Fbricas, instituindo o limite mnimo de idade de 9 anos para o trabalho, proibindo o trabalho noturno a menores de 18 anos.

INDUSTRIALIZAO NO BRASIL
No Brasil, onde a industrializao tomou impulso a partir da 2 Guerra Mundial, nossas condies de trabalho mataram e mutilaram mais pessoas que a maioria dos pases industrializados do mundo. Com objetivo de melhorar as condies de sade e trabalho no Brasil, a partir da dcada de 30, foi criada a obrigatoriedade da formao da CIPA.

Em 1 de maio de 1943 promulgado o Decreto n 5.452, Consolidao das Leis do Trabalho, a qual contempla em seu captulo V artigos referentes higiene e segurana do trabalho. Porm, seu texto original no faz qualquer meno ao SESMT (Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho).

Obrigatoriedade da existncia de Servios de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurana nas Empresas (1972). Alteraes do Capitulo da CLT modificando a Legislao Prevencionista (1977) e Regulamentao das 33 Normas de Segurana e Medicina do trabalho. Ampla Formao de Profissionais nas reas de Segurana e Medicina do trabalho Programas de orientao preveno de acidentes e de formao de Cipeiros (Obrigatrio a partir de 1978). Diante de elevados ndices de acidentes do trabalho com grandes perdas econmicas surgem, o Mapa de Risco, PPRA (Programa de Preveno de Risco), PCMSO ( Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional

CRIAO DAS MEDIDAS DE SEGURANA

INDUSTRIALIZAO NO BRASIL

ORGANIZAO DA CIPA

DEVEM ORGANIZAR A CIPA

Empresas Privadas, Pblicas e rgos Governamentais com empregados regidos pela CLT.

CIPA
QUADRO I

DIMENSIONAMENTO DA CIPA

CIPA
QUADRO II AGRUPAMENTO DE SETORES ECONOMICOS PELA CLASSIFICAO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONOMICAS CNAE, PARA DIMENSIONAMENTO DE CIPA

CIPA
QUADRO III RELAO DE CLASSIFICAO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONOMICAS - CNAES COM CORRESPONDENTE AGRUPAMENTO PARA DIMENSIONAMENTO DE CIPA.

COMPOSIO (Representantes)
EMPREGADOR INDICAO
Presidente , Efetivos e Suplentes SECRETRIO

EMPREGADOS ELEIO
VicePresidente, Efetivos e Suplentes

FUNCIONAMENTO DA CIPA
REUNIES DA CIPA
ORDINRIAS (mensais) EXTRAORDINRIAS

ATRIBUIES
5.16 Atribuies da CIPA 5.17 Atribuies do Empregador 5.18 Atribuies dos Empregados 5.19 Atribuies do Presidente 5.20 Atribuies do Vice-Presidente 5.21 Atribuies em Conjunto 5.22 Atribuio do Secretrio

cipa nova NR 5.pdf

Melhoria Contnua
P= Planejar D= Executar C= Checar A= Agir

A
C

P D

NVEIS DE ATUAO
Junto ao Servio Especializado de Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho; Junto aos Trabalhadores da Empresa; Junto ao Empregador; Mecanismos de Integrao com Contratadas.

RISCO, PERIGO OU DANO?


RISCO = considera-se risco uma ou mais condies de uma varivel com potencial para causar danos. PERIGO = expressa o potencial de dano. DANO = diz respeito a gravidade das conseqncias.

ACIDENTES E DOENAS DO TRABALHO Conceito Legal O artigo 131 do decreto lei 2171 de 05/03/97 estabelece: Acidente do trabalho que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII artigo 11desta lei (ex. autnomos em geral), provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

CARACTERIZAO DO ACIDENTE DO TRABALHO


O acidente tpico de trabalho ocorre no local e durante o trabalho, considerado, como sbito, violento e ocasional que provoca incapacidade para prestao do servio. A legislao (art.131 da lei 2171/97) enquadra como acidentes as seguintes situaes: Acidente de trajeto, ato do terceiros, fora maior, acidente fora do local e horrio de trabalho, causas de incapacidade associadas ao acidente do trabalho.
..\..\Downloads\eMule\Incoming\Acidente - Vrios acidentes ginstica.mpg

A SEGURANA E A SADE DO TRABALHADOR

EXERCICIO DO TRABALHO A SERVIO DA EMPRESA


Para que seja considerado acidente do trabalho tem que haver ligao do acidente no desempenho da funo, atividade, realizado no servio. Ex: Se um empregador for assistir o treino da Formula 1 Brasil e, cair a arquibancada onde sentou, no ser considerado acidente do trabalho. Todavia, se com ele cai o empregado do autdromo que estava efetuando a limpeza da arquibancada, a legislao referida proteger o funcionrio do autdromo.

Leso Corporal: Qualquer dano anatmico. Ex.: Fraturas, Corte, Arranhes, Perda de membros. Perturbao Funcional: Prejuzo ao funcionamento de qualquer rgo ou sentido. Ex.: Perturbao Mental, Prejuzo ao funcionamento de rgo como o Pulmo, Stress, Coluna e etc. ..\..\Downloads\eMule\Incoming\Acidentes engraados 21.mpg

CARACTERIZAO DO ACIDENTE DO TRABALHO


O acidente tpico de trabalho ocorre no local e durante o trabalho, considerado, como sbito, violento e ocasional que provoca incapacidade para prestao do servio. A legislao (art.131 da lei 2171/97) enquadra como acidentes as seguintes situaes: Acidente de trajeto, ato do terceiros, fora maior, acidente fora do local e horrio de trabalho, causas de incapacidade associadas ao acidente do trabalho ..\..\Downloads\eMule\Incoming\Faces da morte-Acidentes Acontecem.mpg

Acidente de trajeto:

quando ocorre no percurso da residncia para o trabalho e vice versa, ou no trajeto quando o trabalhador efetua as refeies em sua casa. Deixa de caracterizar acidente quando o mesmo interrompe ou altera o percurso normal. Entende-se por caminho normal aquele seguido normalmente todos os dias. Mesmo que esteja se locomovendo, a p, carro, bicicleta, moto, cavalo e etc, mesmo se a empresa fornecer conduo ser considerado acidente de trajeto.

Ato de terceiro: Pode ser culposo ou doloso: Culposo: Quando no h a inteno de que o fato acontea sendo um ato de imprudncia . Doloso: Quando h a inteno, consciente e praticado de m f, dirigida para obteno de um resultado criminoso. Agora quando ocorre um ferimento sofrido por um empregado no local e horrio de trabalho, por parte de outro, por questo de cimes, futebol, no se caracteriza acidente de trabalho.

Fora Maior A caracterizao de acidente de trabalho vai to longe que leses causadas por inundaes, incndios, terremotos, vendaval, furaces e tsunami ou qualquer outro motivo por fora maior, que ocorrido em horrio de trabalho.

Acidente fora do local do trabalho O legislador considera como acidente do trabalho o sofrido pelo trabalhador mesmo fora do local e horrio de trabalho, quando ocorrera no cumprimento de ordem ou na realizao de servios sob a autoridade da empresa. Quando o empregado acidentar se a servio da empresa, ou em viagem a servio ser considerado acidente do trabalho. ..\..\Downloads\eMule\Incoming\Pouso de emergncia.wmv

DOENAS PROFISSIONAIS E DO TRABALHO


So as doenas que, oriundas do trabalho que acarretem incapacidade laboral. Art. 131 da lei 2171/97 Doena Profissional desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade em relao elaborada pelo MTE. EX. Saturnismo (chumbo), Silicose (pneumoconiose slica) doenas profissionais.

Doena do trabalho desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente. Ex.: A surdez como doena do trabalho, tendo executado o servio em local extremamente ruidoso. Agora no considerada doena profissional ou do trabalho as doenas degenerativas, as inerentes a grupo etrios. Ex.: Diabetes, Presso Alta, Osteoporose e etc.

Conceito prevencionista Caracteriza o acidente de trabalho como toda ocorrncia no programada estranha ao andamento normal do trabalho da qual possa resultar danos fsicos e/ou funcionais, ou morte do trabalhador, ou danos materiais e econmicos a empresa Cabe aos cipeiros junto ao SESMT investigar todos os Acidentes mesmos aqueles que no causem ferimentos, por mais simples que seja principalmente os famosos Incidentes ..\..\Downloads\eMule\Incoming\1994 09 German GP - Verstappen pit stop fire.mpeg

SADE E HIGIENE DO TRABALHO


Quanto melhor for a medicina e higiene do trabalho sobre as atividades laborais mais completa ser a sade ocupacional. Para os controles dos fatores ambientais tem que seguir as seguintes avaliaes, termos de antecipao, reconhecimento e avaliao e controle.

Termo antecipao Identificar os potenciais de riscos a sade antes que ocorram mudanas, alteraes e implementaes nos processos industriais antes que novos agentes sejam introduzidos ao ambiente. Termo de reconhecimento Toda a anlise e observao do ambiente de trabalho a fim de identificarmos os agentes existentes ou potencias de riscos

Termos de avaliao e controle Monitoraes que sero conduzidas no ambiente de trabalho

TRABALHO PREVENCIONISTA
O trabalho da CIPA junto ao SESMT de preveno de acidentes, no deixando que ocorra, sempre se antecipando.

RISCOS AMBIENTAIS
Agentes: FSICOS QUMICOS BIOLGICOS ERGONMICOS MECNICOS

FATORES QUE INFLUENCIAM


CONCENTRAO INTENSIDADE NATUREZA DO RISCO

TEMPO DE EXPOSIO

SENSIBILIDADE INDIVIDUAL

VIAS DE PENETRAO
CUTNEA DIGESTIVA

RESPIRATRIA

RISCOS DE ACIDENTES
Agentes Ergonmicos Agentes Fsicos
Rudos Vibraes Radiaes Ionizantes Radiaes noIonizantes Frio Calor Presses Anormais Umidade

Agentes Mecnicos
Arranjo fsico inadequado Mquinas e equipamentos sem proteo Ferramentas inadequadas ou defeituosas Eletricidade Probabilidade de incndio ou exploso Armazenamento inadequado Outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes

Agentes Qumicos
Poeiras
Fumos Nvoas Neblinas Gases

Esforo fsico intenso Levantamento e transporte manual de peso

Agentes Biolgicos
Vrus Bactrias Protozorio s Fungos Parasitas

Exigncia de postura inadequada Controle rgido de produtividade Imposio de ritmos excessivos Trabalho em turno e noturno Jornada prolongada de trabalho Monotonia e repetitividade Outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico

Vapores
Substncias , compostos ou produtos qumicos em geral

GRUPO 1 - VERDE
Agentes Fsicos
Rudo Vibraes

Conseqncias
Cansao, irritao, dores de cabea, diminuio de audio, problemas do aparelho digestivo, taquicardia, perigo de infarto. Cansao, irritao, dores dos membros, dores na coluna, doena do movimento, artrite, problemas digestivos, leses sseas, leses dos tecidos moles. Queimaduras, leses nos olhos, na pele e em outros rgos

Calor
Frio Radiao no-ionizante Radiao ionizante Umidade

Presses anormais

GRUPO 2 - VERMELHO
Agentes Qumicos
Poeiras
Fumos Metlicos
Minerais Vegetais Alcalinas incmodas

Conseqncias
silicose, abestose bissinose, bagaose enfizema pulmonar potencializa nocividade

Intoxicao especfica de acordo com o metal, febre dos fumos metlicos, doena pulmonar obstrutiva

Nvoas, Neblinas, Gases e Vapores

Irritantes: irritao das vias areas superiores. Acido Clordrico, Soda Custica, Acido Sulfrico etc. Asfixiantes: dor de cabea, nuseas, sonolncia, convulses, coma e morte. Ex.: Hidrognio, Nitrognio, Hlio, Acetileno, Metano, Dixido de Carbono, Monxido de Carbono, etc. Anestsicos: ao depressiva sobre o sistema nervoso, danos aos diversos rgos, ao sistema formador do sangue. Ex.: Butano, Propano, Aldedos, Cetonas, Cloreto de Carbono, Tricloretileno, Benzeno, Tolueno, lcools, Percloretileno, Xileno, etc.

Substncias compostos ou produtos qumicos em geral

GRUPO 3 - MARRON
Agentes Biolgicos Vrus Bactrias Protozorios Fungos Parasitas Conseqncias Estes podem causar doenas de natureza distinta, que em muitos casos transmitem de outros animais ao homem, como as zoonoses. As medidas de preveno contra esses grupos de agentes biolgicos so: vacinao, esterilizao, higiene pessoal, uso de equipamento

GRUPO 4 AMARELO
Agentes Ergonmicos
Esforo fsico intenso Levantamento e transporte manual de peso Exigncia de postura inadequada Controle rgido de produtividade Imposio de ritmos excessivos Trabalho em turno ou noturno Jornada prolongada de trabalho Monotonia e repetitividade Outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico.

Conseqncias
De um modo geral, dever haver uma anlise mais detalhada, caso a caso, tais riscos podem causar: cansao, dores musculares, fraquezas, doenas como hipertenso arterial, lceras, doenas nervosas, agravamento do diabetes, alteraes do sono, de libido, da vida social com reflexos na sade e no comportamento, acidentes, problemas na coluna vertebral taquicardia, cardiopatia (angina, infarto), agravamento da asma, tenso, medo e comportamentos estereotipados.

GRUPO 5 - AZUL
Agentes Mecnicos
Arranjo fsico inadequado Mquinas e Equipamentos sem proteo Ferramentas inadequadas ou defeituosas Iluminao inadequada Eletricidade Probabilidade de incndio ou exploso Armazenamento inadequado Animais peonhentos Outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes

Conseqncias
Acidentes, desgaste fsico Acidentes graves Acidentes com repercuso principalmente nos membros superiores Acidentes Acidentes graves Acidentes e doenas ocupacionais

MEDIDAS DE PROTEO INDIVIDUAL EPI NR 6 O equipamento de proteo individual um conjunto de acessrios de uso pessoal. O EPI serve para neutralizar a ao agressiva do ambiente de trabalho, protegendo contra danos sade e integridade fsica do trabalhador. Os equipamentos de proteo s devem ser usados em ltimo caso, quando no existe soluo de engenharia, ou como complementao provisria de uma proteo coletiva. O trabalhador dever receber treinamento necessrio para o uso de EPI.

De acordo com o artigo 166 da CLT, a empresa obrigada fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento. Conforme a NR-6 Proteo de Equipamentos Individuais conforme Portaria 3214/78.

MEDIDAS DE CONTROLE E PROTEO DOS RISCOS


Cabe a CIPA identificar os riscos e propor medidas de controle para situaes perigosas ou insalubres da empresa. A prioridade deve ser dada s medidas de proteo coletiva.

INSPEO DE SEGURANA
Detectar Riscos de Acidentes no Ambiente de Trabalho

Tipos de Inspees de Segurana

gerais parciais rotineiras peridicas eventuais oficiais especiais

Levantamento das Causas dos Acidentes de Trabalho

Observao Registro Anlise de riscos Priorizao Implantao Acompanhamento

ANLISE DE ACIDENTES

ANALISAR OS ACIDENTES
OCORRIDOS NA REA,

PROPONDO MEDIDAS
CORRETIVAS.

MTODOS DE INVESTIGAO DE ACIDENTES

RVORE DE CAUSAS

DIAGRAMA DE CAUSAS E EFEITOS

METODOLOGIA: RVORE DE CAUSAS

METODOLOGIA: RVORE DAS CAUSAS

Trata-se de um mtodo lgico e racional de avaliar um acidente ou incidente, elaborando aes corretivas.

INCIDENTE

Evento indesejvel que pode deteriorar o funcionamento de uma Empresa. ACIDENTE


Evento indesejvel que causa dano corporal ou perda material. ..\..\Downloads\eMule\Incoming\CLIP Acidentes de trabalho.wmv

CONCEITUAO DA METODOLOGIA

Atua somente sobre os FATOS. No h abordagem com base em hipteses.

..\treinamentos slides\Fotos.pps

PR-REQUISITOS PARA APLICAO DA METODOLOGIA

RIGOR LGICA OBJETIVIDADE

EFICCIA

Quando se tenta implantar uma nova

metodologia (sistema), sem a


participao da base, esta mudana

estar fadada ao fracasso.


..\..\Downloads\eMule\Incoming\Circo

Del Sol (Cirque Du Soleil) - Oscars


2002.mpg

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
TRABALHO EM GRUPO; NO H HIERARQUIZAO; CONFIANA TOTAL;

NO H BUSCA DE CULPADOS;
TOTAL TRANSPARNCIA; APRENDER COM OS NOSSOS PRPRIOS ERROS.

FASES DA METODOLOGIA
1. Levantamento dos FATOS;
2. Ordenao dos FATOS; Elaborar a RVORE DE CAUSAS 3. Procurar Medidas Corretivas; 4. Priorizar e Acompanhar a Implantao das Medidas.

1 - Levantamento dos FATOS


Pesquisa no Local Entrevistas OBJETIVANDO

LEVANTAMENTO DE FATOS REAIS


No fazer prejulgamentos nem interpretaes

2 - ELABORAO DA RVORE DE CAUSAS


Identificar o ltimo FATO (acidente); Identificar as Causas: - O que causou este FATO?

- Isto foi necessrio?


- suficiente? Ordenar os FATOS; Construir a rvore de Causas.

3 - MEDIDAS PREVENTIVAS
Conformidade com a Lei; Custo / Benefcio; Substituio do Risco; Alterar Rotinas de Trabalho; Generalizao;

Estabilidade.

4 - PRIORIZAR, ACOMPANHAR E IMPLANTAR AS MEDIDAS

PREVENTIVAS
..\..\Downloads\eMule\Incoming\Ac identes na formula 1.wmv

DIAGRAMA DE CAUSAS E EFEITOS


AS CAUSAS
QUATRO FATORES
Agentes Materiais Ambiente de Trabalho Caractersticas Pessoais Organizao

SEIS Ms
Mo-de-obr Mtodos Mquinas Meio Ambiente Materiais Medidas

DIAGRAMA DE CAUSAS E EFEITOS

ELABORAO DO DIAGRAMA
1PASSO: Fazer o Levantamento dos fatos, imediatamente aps a ocorrncia do acidente/incidente; 2PASSO: Organizar os fatos de acordo com as espinhas do Diagrama; 3PASSO: Em uma cartolina ou um quadro magntico, traar uma linha

horizontal, simulando o formato de um peixe e colocando o


acidente/incidente na regio da cabea; 4PASSO: Registrar nas espinhas do peixe os quatro fatores ou os seis

Ms que determinaram o acidente;


5PASSO: Inserir em cada espinha a contribuio pessoal do investigador para o esclarecimento do acidente/incidente (transferncia do 2 passo);

ELABORAO DO DIAGRAMA
6PASSO: Finalizar o diagrama, depois que todos os envolvidos tiveram concordado com a representao grfica ou inserido o que ainda estava faltando; 7PASSO: Colocar o diagrama num local visvel para anexar contribuies voluntrias; 8PASSO: Deixar ao lados do diagrama etiquetas auto-adesivas e canetas, para que o funcionrio registre sua contribuio voluntria; 9PASSO: Aps um tempo preestabelecido, fazer o levantamento das contribuies num brainstorming, o que possibilitar ao comit de investigao formular aes corretivas para enfrentar o problema; 10PASSO: Implementar um Verificao de Follow Up, com periodicidade definida, para que os membros da CIPA possam acompanhar a implementao e a manuteno das medidas de corretivas.

ESTATISTICAS
Dias Perdidos Trata-se dos dias em que o acidentado no tem condies de trabalhar por ter sofrido um acidente que lhe causou uma incapacidade temporria. Dias Debitados Nos casos em que ocorre incapacidade parcial permanente, incapacidade total permanente ou a morte, aparecem os dias debitados.

ELABORAO DO DIAGRAMA
CLCULO DAS ESTATSTICAS TG = Dias perdidos + Dias debitados x 1.000.000 Homens-horas trabalhadas TF = Nmero de acidentes com Afastamento x 1.000.000 Homens-horas trabalhadas

PLANO DE AO DA CIPA
a elaborao do trabalho atravs de: Planejamento

Organizao
Avaliao

OBJETIVOS Elaborar formas eficazes de preveno de acidentes de trabalho; Sistematizar o mtodo de trabalho da CIPA. ..\..\Downloads\eMule\Incoming\Daniel Godri 2008 - A Linha e a Agulha - Motivao - ByGr2nde.mpg

CONTROLE E AVALIAO
Acompanhar o desenvolvimento; Avaliar os resultados;

Analisar;
Replanejar.

Como Elaborar um Plano de Ao


PLANEJAMENTO O QU? POR QU? Objetivo Justificativa

PARA QU?

Finalidade

ORGANIZAO COMO? ONDE? QUANDO? COM QU? COM QUEM? Metodologia Local Prazos Recursos Materiais Pessoas

PREPARAO DA REUNIO

DEFINIR FINALIDADE

ESTABELECER PAUTA
AVALIAR

MAPA DE RISCO
Registros grficos que representam os riscos existentes nos diversos locais de trabalho sobre a planta baixa. O mapa de risco pode ser completo ou setorial. O mapa de risco serve para fcil visualizao dos riscos existentes na empresa. Os mapas de riscos so simbolizados por crculos, os crculos podem ser pequeno, mdio ou grande. Quando num mesmo local houver incidncia de mais de um risco de igual gravidade, utiliza-se o mesmo circulo, dividindo-o em partes, pintandoas com cor correspondente ao risco. Dentro dos crculos devero ser anotados o numero de trabalhadores expostos ao risco e o nome do risco.

ELABORAO DO MAPA DE RISCO A inspeo de segurana deve ser feita pela CIPA para levantamento dos dados necessrios. A busca da localizao, identificao e a avaliao da gravidade dos riscos deve passar pela consulta e dialogo com as pessoas que trabalham com os produtos qumicos, maquinas, ferramentas, sistemas, organizaes, etc
FIXANDO O MAPA DE RISCO Aps discutido e aprovado pela CIPA, o mapa de riscos completo ou setorial deve ser afixado no setor mapeado, em local visvel e de fcil acesso para os trabalhadores e visitantes.

MAPA DE RISCOS CANTEIRO -2009


LEGENDAS: POSTURA E ESFORO POSTURA PTIO E ESTOQUE DE MATERIAIS ESCRITRIO ADM. RISCOS FSICO DE RADIAO NO IONIZANTE RUDO RISCOS QUMICOS FUMOS POEIRAS POSTURA E ESFORO POSTURA E ESFORO RISCOS MECNICOS ACIDENTES ELETRICIDADE ELETRICIDADE

COORD REUN.

RISCOS MECNICOS ACIDENTES

RISCOS ERGONMICOS - TURNOS - RTIMO - ESFORO - LEVANTAMENTO MANUAL DE CARGAS - MONOTONIA RISCOS FSICOS - CALOR - RUDO -VIBRAO - RADIAO

WC

RISCOS BIOLGICO ENFERMARIA - FUNGOS - BACTRIAS - PARASITAS ALMOXARIFADO DE MATERIAIS INCNDIO EXPLOSO

VESTIRIO RISCOS BIOLGICOS

PIPE SHOP RISCOS MECNICOS - FALTA DE EQUIPAMENTOS - FERRAMENTAS INADEQUADAS - INCNDIO

WC CHUVEIROS - FUNGOS - BACTRIAS - PARASITAS

GASES

RISCOS BIOLGICOS - FUNGOS - BACTRIAS - PARASITAS

RISCOS QUMICOS - GASES - FUMOS - POEIRA - VAPORES - PRODUTOS QUMICOS

COORD.-------------------------------TC. SEG. ______________ ELABORADO: 08.02.2009 REVISO 00

GRANDE

MDIO

PEQUENO

AIDS - Sndrome de Imunodeficincia Adquirida


Sndrome - a associao de vrios sinais e sintomas observveis em vrios processos patolgicos diferentes. Imunodeficincia - enfraquecimento importante do sistema imunolgico, levando o organismo a se tornar incapaz de reagir ou de combater adequadamente microrganismos (patognicos) ou parasitas. Adquirida que no congnito, isto , que no nasce com o indivduo. A doena contrada atravs do contato com o vrus da AIDS, o HIV.

HIV - O VRUS DA AIDS


HIV - vrus que ataca o sistema imunolgico da pessoa, destruindo os glbulos brancos que so os responsveis pela defesa do organismo contra as doenas. O vrus HIV fica inativo no organismo por muito tempo, mas, quando comea a se multiplicar destri as clulas de defesa, deixando o corpo sujeito a todo tipo de doena, inclusive quelas que quase no causariam problemas em pessoas no infectadas pelo vrus.

FASES DE INFECO
1) Fase Soro Positiva o vrus est presente no organismo, porm, no h manifestao clnica. 2) Fase Intermediria aparecem e persistem os sinais e sintomas, como: diarria e emagrecimento rpido.

3) Fase da Doena - aparecem as doenas oportunistas como: pneumonia, meningite herpes e outras. Hoje so conhecidas mais de 25 doenas oportunistas, que se aproveitam da imuno-depresso do organismo infectado, atacando-o com facilidade.

COMO EU PEGO? - Transfuso de sangue e seus derivados


(plasma, concentrado de glbulos); - Sexo oral, anal e vaginal (atravs do esperma, da secreo vaginal ou do sangue) sem proteo do preservativo; - Uso de seringas e agulhas Compartilhada;

- Gestante infectada para a criana (durante a gravidez ou no parto);


- Aleitamento materno (me infectada); - Instrumentos prfuro-cortantes, no esterilizados e contaminados; - Materiais de acupuntura, tatuagem e outros.

COMO EU NO PEGO?
- Contato social (trabalhar ao lado de pessoa contaminada);
Beijo social, abrao e aperto de mos; - Masturbao a dois; - Uso comum de copos, talheres e pratos; - Suor, saliva e lgrimas; - Sabonete, piscina, sanitrios, pias e toalhas; - Picada de inseto, manicure e barbeiro; -Doao de sangue (exija seringa descartvel).

TESTE ANTI-HIV
O teste ANTI-HIV realizado atravs da anlise em laboratrio de pequena quantidade de sangue. Resultado negativo significa que no existe anticorpo contra o vrus HIV no sangue da pessoa, ou seja, a pessoa no foi infectada. No significa que no possa infectar-se no futuro. Resultado positivo indica que a pessoa contaminou-se com o vrus e mesmo no tendo sinais e sintomas da AIDS, portadora do vrus.

AIDS MATA. SOMENTE A INFORMAO E A PREVENO PODEM SALVAR A SUA VIDA

Das könnte Ihnen auch gefallen