Sie sind auf Seite 1von 11

PBLICO- ALVO: Professores de Arte do 6 ao ano 9 ano

APRESENTAO

Estamos numa era mediada pela cultura audiovisual,


pelas relaes comunicativas e pela sociedade de consumo, desse modo cabe ao professor auxiliar o estudante re-significar as imagens que lhe so postas. Nessa perspectiva propomos aos professores de Arte participantes do Curso de Formao Continuada -EaD para um reflexo sobre como a fotografia pode contribuir para tornar as aulas mais interessantes e

significativas.
Para tanto, propomos palestras e oficinas de aprendizagem que possam depois ser vivenciadas na sala de aula num produo pautada pelo dilogos Arte . entre as demais reas do saber, ainda que aqui iniciadas com professores de

EMENTA: Leitura e interpretao de paisagens. Perspectivas culturais e pedaggicas da fotografia. Realizao de ensaios fotogrficos. Exposio de fotografias.Uso da fotografia na sala de aula. OBJETIVO GERAL; - Subsidiar os professores a cerca da utilizao didtica da fotografia no processo ensino aprendizagem.

METODOLOGIA 1 momento: Realizao de uma palestra sobre fotografia (Paulo Gutemberg Carvalho de Souza) Ttulo da palestra Reflexos do mundo As imagens: testemunhas da histria, indispensveis e enganosas. 2 momento : Leitura de uma imagem fotogrfica. 3 momento : Discusso sobre fotografia e as perspectivas culturais e pedaggicas. 4 momento: Realizao de uma pesquisa de campo para a realizao de ensaio fotogrfico - Encontro dos Rios/Plo Cermico. (Sada fotogrfica) 5 momento: Exposio dialogada sobre os ensaios fotogrficos.

Objetivos Especficos: Ampliar a viso a cerca dos conceitos de paisagem. Reconhecer a fotografia como produo artstica para a leitura de elementos visuais na fotografia. Organizar uma potica visual para a elaborao de uma prtica fotogrfica expressiva e /ou um ensaio fotogrfico.

RECURSOS MATERIAIS: Cmaras fotogrficas e/ou cmaras de celular, datashow, pen drive, notebook. AVALIAO: Deve-se levar em conta a histria pessoal de cada um e sua relao com as atividades desenvolvidas, observando a qualidade do trabalho em seus registros fotogrficos.

REFERNCIAS ALVES, Nilda. Dois fotgrafos e imagens de crianas e seus professores as possibilidades de contribuio de fotografias e narrativas na compreenso de espaostempos de processos curriculares. In: OLIVEIRA, Ins Barbosa (Org). Narrativas : outros conhecimentos, outras formas de expresso. Petrplis, Rio de Janeiro : FAPERJ , 2010. Arslan, Luciana M ; Iavelberg , Rosa. Ensino de Arte. So Paulo: Cengage Learning , 2009. (Coleo Ideias em Ao). MACHADO, Joo Lus de Almeida. Trabalhando com fotografia. Para olhar o mundo com mais sensibilidade. Disponvel em <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=6 80. Acesso em 27/09/2011

PRADO, Maria Elisabettte B. Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de. 1 ed. Braslia : Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Distncia, 2009. 174 p.
SOUZA, Paulo Gutemberg de C. Teresina. Teresina PI : Pulsar, 2004.

Obrigada!

Ione_renoir@renoir@gmail.com www.fotolog.com/flor_de_lis2007

Das könnte Ihnen auch gefallen