Sie sind auf Seite 1von 42

Infinite Cursos

Desde a Pr-histria, o homem tem usado a inteligncia para criar mecanismos que reduzam o esforo e aumentem seu conforto. Dominou a tcnica do fogo, melhorando a alimentao, iluminao e segurana. Inventou a roda e outros mecanismos que multiplicaram sua fora fsica e facilitaram o transporte. Descobriu a fora das guas, dos ventos e domesticou animais, usando a fora de cavalos e bois para o trabalho. Milhares de anos se passaram at que um fato marcou a histria da energia a inveno da mquina a vapor, o smbolo energtico da Revoluo Industrial.

Com o calor do fogo, as mquinas ganhavam movimento. Isso permitiu a construo de grandes fbricas e sua aplicao nos transportes. Nesse perodo, os combustveis fsseis (carvo mineral, petrleo e gs natural) tambm evoluram bastante e, at hoje, representam a mais importante fonte de energia, inclusive gerando tecnologias mais avanadas. Mas foi apenas h pouco mais de 100 anos que surgiu a energia eltrica, smbolo da Era da Informao.

Uma forma nobre de energia que pode ser transformar, com grande eficincia, em outras formas de energia, como: calor, iluminao e energia mecnica. A energia eltrica a nica capaz de fazer funcionar o rdio, a televiso, o telefone, o computador, e todos os equipamentos que transportam a informao e aproximam milhares de pessoas em todo o planeta.

Hidreltricas.
As usinas hidreltricas (ou hidroeltricas) so sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, energia cintica que ir movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, ir gerar energia eltrica.

A construo da usinas hidreltricas se d sempre em locais onde podem ser aproveitados os desnveis naturais dos cursos dos rios e deve-se ter uma vazo mnima para garantir a produtividade. De acordo com o potencial de gerao de energia podemos classificar as hidreltricas em: PCHs, ou Pequenas Centrais Hidreltricas, que operam em uma faixa de gerao de 1 a 30 MW e com um reservatrio de rea inferior a 3km; e GCHs, ou Grandes Centrais Hidreltricas, que operam com potncias acima de 30MW.

A maior hidreltrica do mundo a Itaipu Binacional com capacidade de gerao de 12.600 MW.

Termoeltricas.

O funcionamento das centrais termeltricas semelhante, independentemente do combustvel utilizado. O combustvel armazenado em parques ou depsitos adjacentes, de onde enviado para a usina, onde ser queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da gua que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A funo do vapor movimentar as ps de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia eltrica.

Termoeletricidade no mundo
As usinas trmicas no so propriamente eficientes, em algarismos sua produo global cerca de 38%, isto , apenas aproximadamente 38% da energia trmica colocada na usina pelo combustvel torna-se aproveitvel como a energia eltrica.

Termonuclear.
A reao nuclear ocorre quando um nutron colide com o tomo de um elemento e por este absorvido. O ncleo desse tomo levado a um nvel de energia acima do normal; ou seja, fica excitado. Esse tomo tende ento a a se fragmentar, no processo chamado "Fisso Nuclear".

Quando isso ocorre o tomo libera grande quantidade de energia trmica e junto de dois ou trs novos nutrons, os quais colidiro com outros tomos, produzindo mais fisses e mais nutrons. Esse processo denomina-se "Reao em Cadeia".

Controle
A usina nuclear (ou termonuclear) difere da Trmica Convencional basicamente quanto fonte de calor; enquanto em uma trmica convencional queima-se leo, carvo ou gs na caldeira, em uma Usina Nuclear usa-se o potencial energtico do urnio para aquecer a gua que circula no interior do reator.

Uma Usina Nuclear possui trs circuitos de gua: primrio, secundrio e de gua de refrigerao. Esses circuitos so independentes um do outro; ou seja, a gua de cada um deles no entra em contato direto com a do outro.

Com o objetivo de controlar a reao em cadeia so inseridas Barras de Controle no Ncleo do Reator. Essas Barras so constitudas de uma liga de Prata, Cdmio e ndio e tm a propriedade de absorver nutrons, diminuindo assim o nmero de fisses. Atravs de insero ou retirada das Barras de Controle podemos manter constante a populao de nutrons e, conseqentemente, a potncia trmica do reator.

Urnio

Energia solar.
Assim como a elica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotvel - e considerada uma alternativa energtica muito promissora para enfrentar os desafios da expanso da oferta de energia com menor impacto ambiental.

As aplicaes prticas da energia solar podem ser divididas em dois grupos: energia solar fotovoltaica, processo de aproveitamento da energia solar para converso direta em energia eltrica, utilizando os painis fotovoltaicos e a energia trmica (coletores planos e concentradores) relacionada basicamente aos sistemas de aquecimento de gua.

Conforme dados do relatrio "Um Banho de Sol para o Brasil" do Instituto Vitae Civilis, o Brasil, por sua localizao e extenso territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade. Apesar disso, possui poucos equipamentos de converso de energia solar em outros tipos de energia, que poderiam estar operando e contribuindo para diminuir a presso para construo de barragens para hidreltricas, queima de combustveis fsseis, desmatamentos para produo de lenha e construo de usinas atmicas.

Energia Solar Trmica.


A energia solar trmica pode ser implantada com sucesso em qualquer latitude. Mesmo regies que apresentam poucos ndices de radiao podem possuir grande potencial de aproveitamento energtico.

Conforme o Balano de Energia til publicado pelo Ministrio de Minas e Energia (MME)(http://www.energiabrasil.gov.br/BEN/BalancoEne rgiaUtil.pdf), uma parcela significativa de toda a energia gerada no Brasil consumida na forma de calor de processo e aquecimento direto. Parte desta demanda poderia ser suprida por energia termosolar, inclusive na forma de pr-aquecimento para processos que demandam temperaturas mais altas.

Fica evidente da importncia que a energia solar trmica poderia ter no sistema eltrico brasileiro, principalmente quando sabemos que somente com aquecimento domstico de gua para banho, via chuveiro eltrico, so gastos anualmente bilhes de kWh de energia eltrica que poderiam ser supridos com aquecedores solares, com vantagens socioeconmicas e ambientais. Mais grave ainda o fato de que quase toda essa energia costuma ser consumida em horas especficas do dia, o que gera uma sobrecarga no sistema eltrico.

Ilustrao de um sistema termosolar..

Energia Elica.
Os moinhos de ventos so velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto , elica, no para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear gua e moer gros. Na Prsia, no sculo V, j eram utilizados moinhos de vento para bombear gua para irrigao.

A energia elica produzida pela transformao da energia cintica dos ventos em energia eltrica. A converso de energia realizada atravs de um aerogerador que consiste num gerador eltrico acoplado a um eixo que gira atravs da incidncia do vento nas ps da turbina.

A turbina elica horizontal (a vertical no mais usada), formada essencialmente por um conjunto de duas ou trs ps, com perfis aerodinmicos eficientes, impulsionadas por foras predominantemente de sustentao, acionando geradores que operam a velocidade varivel, para garantir uma alta eficincia de converso. A instalao de turbinas elicas tem interesse em locais em que a velocidade mdia anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s.

Existem atualmente, mais de 20 000 turbinas elicas de grande porte em operao no mundo (principalmente no Estados Unidos). Na Europa, espera-se gerar 10 % da energia eltrica a partir da elica, at o ano de 2030.

Fontes alternativas de Energia.


O Brasil produz e exporta equipamentos para usinas elicas, mas elas ainda so pouco usadas. Aqui se destacam as Usinas do Camelinho (1MW, em MG), de Mucuripe (1,2MW) e da Prainha (10MW) no Cear, e a de Fernando de Noronha em Pernambuco

Parque de Energia Elica

http://www.aleph.com.br/sciarts/cpfl/CPFL%20%20Historiaenergia.htm http://www.infoescola.com/fisica/como-funciona-umahidreletrica/ http://www.nuctec.com.br/educacional/funcionam.html. http://www.mma.gov.br/clima/energia/energiasrenovaveis/energia-solar http://www.portal-energia.com/vantagens-edesvantagens-da-energia-solar/ http://www.turismoenegocios.tur.br/espaco-meioambiente/1750-energia-eolica-e-seu-funcionamento http://www.portal-energia.com/vantagens-desvantagensda-energia-eolica/

Das könnte Ihnen auch gefallen