Sie sind auf Seite 1von 26

ECA na Escola: Professores

Ministrante: Msc. Nicolas Albrecht Opitz

-Pai -Mestre em Gesto de Polticas Pblicas -Bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais -Conselheiro Tutelar

A noite mais sombria um pouco antes do amanhecer. Batman: The Dark Knight

- ECA na Escola: Professores. Caminho a percorrer na tarde de Hoje:


- A Criana no percorrer da Histria - Marcos Legais para a Criao do Estatuto da Criana e do Adolescente +Declarao de Genebra +Declarao Universal dos Direitos das Crianas + Cdigo de Menores +Constituio Federal - Estatuto da Criana e do Adolenscente +Criana e Adolescente: diferenas legais +Direitos: S o que existe! +Deveres: Eles existem? +Direitos/Deveres: Ser Possvel? - Ato Infracional: Quando todas as ferramentas falharam! - Fatos Reais, Atos Reais, Atitudes Reais!

- A Criana no percorrer da Histria.


Pr-Histria Papeis definidos e fixos: Animalidade Instintos

(fonte:http://www.brasilescola.com/upload/e/pre%20historia.jpg)

- A Criana no percorrer da Histria.


At o fim da Revoluo Industrial De bebs a pequenos adultos Inexistncia de prioridades Descaso com a infncia Utilizao para o trabalho escravo

http://2.bp.blogspot.com/-rew7sKon1kk/Tzei3vgG6I/AAAAAAAABdk/UNwzt7-aZdo/s1600/OS-MISTERIOSDA-GRECIA-ANTIGA-ARTE-GREGA.png

Fonte: www.biblioteca.templodeapolo.net/imagens/ imagens/fashion1.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-KfXdNveqitw/ThhRV6HcRQI/AAAAAAAAAQU/ PTez0JvU29Y/s1600/Fam%25C3%25ADlia+-+idade+m%25C3%25A9dia.jpg

- A Criana no percorrer da Histria.


1 e 2 Guerras Mundiais Ressurgimento da Preocupao com a infncia. Salvar vidas Manter culturas Importncia para o estgio de desenvolvimento

http://chicomiranda.files.wordpress.com/2011/03/chicomiranda003.jpg?w=512

Enclausuramento das crianas. As etapas da infncia e juventude no eram plenamente definidas adultos em miniatura. As crianas vo passando do anonimato centralidade na vida da famlia.
http://2.bp.blogspot.com/_Fz_o5Ya2rZ8/TG25GbU5HoI/AAAAAAAAAEA/DnjaEtf8HqE/s1600/segunda-guerra-mundial-holocau.jpg

- A Criana no percorrer da Histria.

- A Criana no percorrer da Histria.


Deveres do homem: controle da mulher, a educao dos filhos e a governana dos criados. Mulheres: aliana com o mdico de famlia (cuidado das crianas). Instituies: conventos, casas de tolerncia, hospcios para menores abandonados.

Paz e moralizao dos comportamentos.

Marcos Legais para a Criao do Estatuto da Criana e do Adolescente


- Declarao de Genebra: Criada em 1924. Um dos primeiros
documentos legais onde j se nota a preocupao internacional em assegurar os direitos de crianas e adolescentes, como foco de discusso entre as naes.
- Declarao Universal dos Direitos das Crianas: Criada em 1959, e dentre os princpios que consagra esto o direito vida, liberdade, as obrigaes dos pais, da sociedade e do Estado em relao criana e adolescente. Os estados signatrios ainda comprometem-se a assegurar a proteo dos menores contra as agresses, ressaltando em seu artigo 19 o combate sevcia, explorao e violncia sexual.

Marcos Legais para a Criao do Estatuto da Criana e do Adolescente


Participao - As crianas, como pessoas e sujeitos de direito, podem e devem expressar suas opinies nos temas que lhes afetam. Suas opinies devem ser escutadas e levadas em conta na agenda poltica, econmica ou educacional de um pas. Desta maneira se cria um novo tipo de relao entre crianas e adolescentes e aqueles que decidem por parte do Estado e da sociedade civil.
Sobrevivncia e desenvolvimento - As medidas que tomam os Estados-membros para preservar a vida e a qualidade de vida das crianas devem garantir um desenvolvimento com harmonia nos aspectos fsico, espiritual, psicolgico, moral e social, considerando suas aptides e talentos.

Interesse superior da criana - Quando as instituies pblicas ou privadas, autoridades, tribunais ou qualquer outra entidade tomar decises acerca das crianas, devem considerar aquelas que lhes ofeream o mximo bem-estar.
No-discriminao - Nenhuma criana deve ser prejudicada de forma alguma por motivos de raa, credo, cor, gnero, idioma, casta, situao ao nascer ou por padecer de alguma deficincia fsica.

Marcos Legais para a Criao do Estatuto da Criana e do Adolescente


Cdigo de Menores - LEI No 6.697, DE 10 DE OUTUBRO DE 1979:
Tinha um carter discriminatrio, que associava a pobreza delinqncia e encobria as reais causas das dificuldades vividas por esse pblico, tais como a desigualdade de renda e a falta de alternativas de vida. As crianas de baixa renda eram consideradas inferiores e deveriam ser tuteladas pelo Estado. Havia a idia de que os mais pobres tivessem um comportamento desviante e uma certa tendncia natural desordem, no podendo se adaptar vida em sociedade. Isso justificava, por exemplo, o uso dos aparelhos repressivos como instrumentos de controle pelo Estado. Os meninos e meninas que pertenciam esse segmento da populao, considerados carentes, infratores ou abandonados, eram, na verdade, vtimas da falta de proteo. .

Marcos Legais para a Criao do Estatuto da Criana e do Adolescente


Art. 1 Este Cdigo dispe sobre assistncia, proteo e vigilncia a menores: I - at dezoito anos de idade, que se encontrem em situao irregular; II - entre dezoito e vinte e um anos, nos casos expressos em lei. Pargrafo nico - As medidas de carter preventivo aplicam-se a todo menor de dezoito anos, independentemente de sua situao. Art. 2 Para os efeitos deste Cdigo, considera-se em situao irregular o menor: I - privado de condies essenciais sua subsistncia, sade e instruo obrigatria, ainda que eventualmente, em razo de: a) falta, ao ou omisso dos pais ou responsvel; b) manifesta impossibilidade dos pais ou responsvel para prov-las; Il - vtima de maus tratos ou castigos imoderados impostos pelos pais ou responsvel; III - em perigo moral, devido a: a) encontrar-se, de modo habitual, em ambiente contrrio aos bons costumes; b) explorao em atividade contrria aos bons costumes; IV - privado de representao ou assistncia legal, pela falta eventual dos pais ou responsvel; V - Com desvio de conduta, em virtude de grave inadaptao familiar ou comunitria; VI - autor de infrao penal. Pargrafo nico. Entende-se por responsvel aquele que, no sendo pai ou me, exerce, a qualquer ttulo, vigilncia, direo ou educao de menor, ou voluntariamente o traz em seu poder ou companhia, independentemente de ato judicial.

Marcos Legais para a Criao do Estatuto da Criana e do Adolescente


Constituio Federal
O processo de mudanas surge:

Promulgada no dia 5 de outubro de 1988. E nela que, so definidos os direitos dos cidados, sejam eles individuais, coletivos, sociais ou polticos; e so estabelecidos limites para o poder dos governantes. Advinda com o fim do Regime Militar, em todos os segmentos da sociedade, frente a necessidade unnime de uma nova Carta, pois a anterior havia sido promulgada em 1967, em plena Ditadura Militar, alm de ter sido modificada vrias vezes com emendas arbitrarias (AI 5.) Art. 226 - A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Marcos Legais para a Criao do Estatuto da Criana e do Adolescente


Estatuto da Criana e do Adolescente
Lei que tem como base o princpio da criana e do adolescente como prioridade absoluta. Ela nasce de um novo pensamento de sociedade, na dcada de 80, e a partir de uma mobilizao social nacional que d origem ao Frum Nacional de Entidades No-Governamentais de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente (Frum DCA). Esse movimento recolheu mais de seis milhes de assinaturas para garantir a criao de um artigo que estabelecesse os direitos humanos de meninos e meninas na Constituio Federal de 1988. (Art. 227) Toda essa mobilizao culminou, em 1990, com a promulgao da Lei 8.069, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), composto por 267 artigos. Ele representa um divisor de guas na histria da infncia e da adolescncia brasileiras, ao substituir a lgica da Doutrina da Situao Irregular, presente no antigo Cdigo de Menores, pela Doutrina da Proteo Integral. Em outras palavras, o Estatuto instaura direitos para todas as crianas e adolescentes, entendendo-os como sujeitos de direitos e garantindo um atendimento integral, que leva em conta as diversas necessidades desse pblico.

Estatuto da Criana e do Adolescente


Criana e Adolescente: diferenas legais Art. 1 Esta Lei dispe sobre a proteo integral criana e ao adolescente. de idade. Art. 2 Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Pargrafo nico. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
http://4.bp.blogspot.com/_pWQ3J_C8vSM/TNPoukNE4KI/ AAAAAAAAAuY/HAbgC9KJnvY/s1600/crian%C3%A7a.JPG

http://4.bp.blogspot.com/-0sEziWfXZ8c/Tlp6gchkvI/AAAAAAAAINU/Moa99OicKUY/s1600/adolesce ntes.jpg

Estatuto da Criana e do Adolescente


Direitos: S o que existe!
Art. 3 A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurandose-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade.

Em sntese: Do Direito Do Direito Do Direito Do Direito Do Direito Do Direito

Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer Vida e Sade Liberdade, ao Respeito e Dignidade Convivncia Familiar e Comunitria Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer Profissionalizao e Proteo no Trabalho

Estatuto da Criana e do Adolescente


Deveres: Eles existem?
Art. 98. As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaados ou violados: I - por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; II - por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; III - em razo de sua conduta.

http://4.bp.blogspot.com/-TBxjzI8koQ/TdylAhQ1xzI/AAAAAAAAAjQ/MdnJd4nLCqo/s1600/violencia-juvenil.jpg

Estatuto da Criana e do Adolescente


Direitos/Deveres: Ser Possvel?
Art. 98. As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaados ou violados: I - por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; II - por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; III - em razo de sua conduta.
Do Do Do Do Do Do Direito Direito Direito Direito Direito Direito Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer Vida e Sade Liberdade, ao Respeito e Dignidade Convivncia Familiar e Comunitria Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer Profissionalizao e Proteo no Trabalho

Estatuto da Criana e do Adolescente


Direitos/Deveres: Ser Possvel?
Art. 98. As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaados ou violados: I - por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; II - por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; III - em razo de sua conduta.
Do Do Do Do Do Do Direito Direito Direito Direito Direito Direito Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer Vida e Sade Liberdade, ao Respeito e Dignidade Convivncia Familiar e Comunitria Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer Profissionalizao e Proteo no Trabalho

Ato Infracional: Quando todas as ferramentas falharam!


Ainda no ECA Ttulo III - Da Prtica de Ato Infracional - Captulo I - Disposies Gerais Art. 103. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contraveno penal. Art. 104. So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s medidas previstas nesta Lei. Pargrafo nico. Para os efeitos desta Lei, deve ser considerada a idade do adolescente data do fato. Art. 105. Ao ato infracional praticado por criana correspondero as medidas previstas no art. 101

Ato Infracional: Quando todas as ferramentas falharam!


O ato infracional corresponde, para o adolescente, ao crime dos adultos. O adolescente que comete uma infrao julgado e pode ter que cumprir uma medida scio-educativa. O ECA possibilita ao Juiz da Infncia e Juventude decidir, entre seis tipos de medida scio-educativa, a que mais se aplica ao adolescente que comete uma infrao: I - Advertncia II Obrigao de reparar o dano III Prestao de servios comunidade IV Liberdade assistida V Insero em regime de semiliberdade VI Internao em estabelecimento educacional (ECA, art. 112)

Ato Infracional: Quando todas as ferramentas falharam!


A Lei deixa bem claro que a internao s deve ser aplicada em casos excepcionais, ou seja, quando houver grave ameaa vida, quando houver morte ou quando for um crime hediondo. Principalmente nessas situaes, o adolescente precisa de um acompanhamento cuidadoso, e por isso que a internao deve acontecer em um estabelecimento educacional, com todas as condies para que ele tenha novas oportunidades e descubra que h outros caminhos para sua vida, sem ser a violncia.

http://www.chicosabet udo.com.br/wpcontent/uploads/2011/ 05/bebidas.jpg http://www.atribunamt.com.br/wp-content/uploads/2009/06/menorescom-arma-no-jardim-kenia-03-06-09.jpg

Fatos Reais, Atos Reais, Atitudes Reais!

http://im.glogster.com/media/2/6/10/23/6102378.jpg

http://1.bp.blogspot.com/__HljHq2QQDo/S8TbTveElHI/AA AAAAAAAp4/g-k_GPiR8c/s1600/violencia_escolar_172765.jpg

http://img.terra.com.br/i/2007/07 /05/545259-9242-it2.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_poTKC38if4o/S0unQBlVmNI/AAAAAAAAKQo/ 6228h2IZBiE/s400/Violencia+j%C3%B3venes.jpg

A noite mais sombria um pouco antes do amanhecer. Batman: The Dark Knight naopitz@gmail.com

Superintendncia de Comunicao e Marketing

Das könnte Ihnen auch gefallen