Sie sind auf Seite 1von 36

Pirataria e Contrafao

Genevieve Castello Branco SEAFI Uruguaiana

Pirataria e Contrafao
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) Viso geral e efeitos nocivos da pirataria Pirataria x Contrafao Direitos Violados Procedimentos Aduaneiros Enquadramento Legal Problemas Prticos Propostas

Efeitos Nocivos da Pirataria


O Brasil deixa de arrecadar, aproximadamente, 30 bilhes de reais por ano com a pirataria. O Brasil est na lista negra da pirataria, sendo considerado com um dos maiores mercados para produtos piratas do mundo. Por conta disto o pas est ameaado de sofrer retaliaes internacionais. Pases ameaados de perder benefcios da UNCTAD por no protegerem a propriedade intelectual: Brasil, Rssia, Paquisto, Lbano e Repblica Dominicana.

Fonte: O Globo 23/03/2004 & IFPI (www.ifpi.com)

Efeitos Nocivos da Pirataria

A produo de medicamentos falsos, gerando danos irreparveis sade. A reduo do nmero de empregos formais, gerando sobrecarga no sistema previdencirio. Cerca de 1,5 milho de empregos so eliminados anualmente no pas por causa da pirataria. A fuga de investidores nacionais e internacionais, que sofrem a concorrncia desleal dos que operam margem da lei. A falncia de indstrias nacionais que no conseguem competir com o preo dos produtos contrafeitos. O desestmulo pesquisa e cultura pela falta de respeito aos direitos autorais.

Fonte: O Globo 23/03/2004

Mercado Fonogrfico
(Fonte: ABPD)

CD Original 47%

CD Pirata 53%

Mercado Fonogrfico Comparativo 1997 2003


(Fonte: ABPD) POSTOS DE TRABALHO DIRETO: 50% ARTISTAS CONTRATADOS: 50%

LANAMENTO DE PRODUTOS: 30%


ESTIMATIVA DE PERDA DE ARRECADAO EM FUNO DA PIRATARIA: R$ 600 MILHES
(Somente considera ICMS, PIS e COFINS)

N DE PONTOS DE VENDA FECHADOS: 2.900

De Onde Vem a Pirataria

A maior parte dos produtos piratas que chegam ao Brasil so excedentes da produo Asitica e entram em nosso territrio atravs do Mercosul.

Exemplo de Capacidade de Produo no Mercado Fonogrfico


Pas Taiwan Hong-Kong China Capacidade (000) 8,000 3,000 1,800 Demanda (000) 200 140 700

ndia
Singapura Malsia Indonsia Rssia Polnia Macau

750
750 500 200 185 180 150

120
70 60 15 60 100 1

Para Onde Vai o Dinheiro da Pirataria

O dinheiro usado pela venda dos produtos piratas serve para financiar o crime organizado e at mesmo grupos terroristas.

Aduana

Por estas e outras razes, a funo da Aduana, com relao aos produtos piratas muito mais controladora, protegendo a indstria, o trabalho e o cidado, do que arrecadatria. Obs - impostos sobre o comrcio exterior representam apenas 1,27% do PIB

Pirataria e Contrafao

O termo contrafao, em uma acepo mais ampla, serve para definir a idia de falsificao, sendo caracterstico no s aos crimes contra a propriedade intelectual, mas tambm a outros ilcitos. A contrafao abrange qualquer violao contra a propriedade intelectual e engloba tambm a pirataria, que a cpia de obra protegida por direitos autorais. (Decreto 1.355/94)
O termo contrafao est definido no Art. 5, do inciso VII, da lei 9.610/98

Contrafao

Pirataria

Direitos Violados
Direito Autoral Propriedade Intelectual Propriedade Industrial

Direitos Violados
Direito Autoral:
- Obras Literrias, artsticas e cientficas - Performances de artistas, fonogramas e radiotransmisses.

Direitos Violados
Propriedade Industrial:
Invenes Descobertas cientficas Desenho industrial Marcas e nomes comerciais Proteo contra concorrncia desleal Indicao geogrfica (Ex: presunto de Parma)

Patente

Direito de propriedade concedido pelo Estado, por tempo limitado, para explorao exclusiva de inveno ou modelo de utilidade. A patente confere a seu titular o direito de impedir terceiro, sem seu consentimento, de produzir, usar, vender ou importar produto objeto de patente. (Art. 42 da LPI)
Patente de inveno vigora por 20 anos contados do depsito. Patente modelo de utilidade vigora por 15 anos. No existe patente mundial. A proteo concedida por uma patente restrita ao pas onde foi concedida.

Marcas
So todos os sinais que tem por funo identificar um produto ou servio. So suscetveis de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptveis, no compreendidos nas proibies legais. (Art. 122 LPI)

PS No Brasil no se aceita marcas: - Olfativas - Sonoras - Tcteis - gustativas

Marcas
O prazo de proteo das marcas infinito, sendo necessria a renovao do seu registro a cada 10 anos. Marca nominativa :

PEPSI

Marca mista:

Marca figurativa:

Marcas
A pirataria de marcas famosas causa a diminuio do seu valor subjetivo. Ex: Relgio Rolex deixa de ser exclusivo.
Empresa 4 bilhes 1 bilho Marca 48 bilhes 11 bilhes

Coca-Cola Nike

Direito Autoral

o direito que todo criador de uma obra intelectual tem sobre sua criao. Este direito nasce com a exteriorizao da idia e independe de registro. O prazo de proteo do direito autoral de 70 anos a partir de 1 de janeiro do ano subsequente ao da morte do autor.

PS O software tambm protegido pelo direito do autor, mas conta com legislao prpria (lei 9.609/98) e tem prazo de proteo de 50 anos a partir de 1 de janeiro do ano subsequente ao da sua publicao.

Legislao

Lei 9.279/96 Lei da Propriedade Industrial (LPI) Lei 9.609/98 Lei do Software Lei 9.610/98 Lei de Direitos Autorais Decreto 75.572 /75 Conveno de Paris (Propriedade Industrial) Decreto 75.699/75 Conveno de Berna (Direito Autoral) Decreto 1.355/94 TRIPS OMC (Propriedade Intelectual)

Reteno de Mercadoria Pirata pela SRF


I) Produtos que ingressam no territrio nacional sem documentos comprobatrios de sua regular importao.

Art. 618, inciso X, do Regulamento Aduaneiro Pena de perdimento por dano ao Errio para mercadoria estrangeira exposta venda, depositada, ou em circulao, se no for feita prova de sua regular importao.

Reteno de Mercadoria Pirata pela SRF


II ) Produtos que entram pelas vias normais de importao, mas que so contrafeitos.

Procedimentos Para Reteno de um Carregamento por Suposta Violao de Direitos de Propriedade Intelectual
1) Identificado um carregamento suspeito, o Auditor Fiscal competente retm a carga e contata o titular dos direitos de propriedade intelectual. 2) Atravs de um requerimento o titular dos direitos pode solicitar a reteno do carregamento (Art.51 do Decreto 1.355/94) 3) O titular dos direitos agenda uma data para a coleta de amostras. Caso envie um representante, este deve estar munido de instrumento de representao (procurao, ou substabelecimento). 4) A autoridade competente lavra um termo de retirada das amostras. 5) Neste momento o titular dos direitos e o importador so notificados da reteno das mercadorias suspeitas (Art. 54 do Decreto 1.355/94).

Procedimentos Para Reteno de um Carregamento por Suposta Violao de Direitos de Propriedade Intelectual
6) Informaes como: exportador, importador, local de origem, quantidade, etc... Podem ser prestadas ao titular dos direitos (Art 57, do Decreto 1.355/94). 7) Ao titular do direito concedido um prazo de 10 dias teis para apresentar uma ao judicial (Art.55, do Decreto 1.355/94). Este prazo pode ser prorrogado por mais 10 dias teis a pedido do titular do direito. 8) Caso no seja apresentada uma ao judicial ou um laudo tcnico constatando a contrafao, dentro do prazo de 10 dias, a mercadoria dever ser liberada (Art. 55, do Decreto 1.355/94). 9) Ajuizada a ao dentro do prazo e apresentada cpia de seu protocolo, ser lavrado Auto de Infrao e Termo de Apreenso e Guarda Fiscal.

Procedimentos Para Reteno de um Carregamento por Suposta Violao de Direitos de Propriedade Intelectual
10) O carregamento ficar apreendido at o julgamento final da ao judicial. 11) Uma vez constatada a contrafao (dentro do prazo de 10 dias) atravs de laudo tcnico, as autoridades alfandegrias podero determinar a apreenso e a destruio das mercadorias, independentemente de ordem judicial (Art. 618 e 713 do Decreto 4.543/02). 12) Este laudo tcnico pode ser apresentado pelo titular dos direitos e tambm servir como base para a lavratura do Auto de Infrao e Termo de Apreenso e Guarda Fiscal (Art. 198 da Lei 9.279/96 e Art. 509 do Decreto 4.543/02). 13) Aps notificado, o importador tem 20 dias para apresentar sua defesa (contrato de licena de marca ou de explorao de patente no Brasil).

Embasamento Legal
Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial) Art. 198 Podero ser apreendidos de ofcio ou a requerimento do interessado, pelas autoridades alfandegrias, no ato da conferncia, os produtos assinalados com marcas falsificadas, alteradas ou imitadas ou que apresentem falsa indicao de procedncia.

Embasamento Legal
Decreto 4.543/02 (Regulamento Aduaneiro) Art. 544 Podero ser apreendidos de ofcio ou a requerimento do interessado, pela autoridade aduaneira, os produtos assinalados com marcas falsificadas, alteradas ou imitadas, ou que apresentem falsa indicao de procedncia. Art. 545 Aps a apreenso de que trata o Art. 544, a autoridade aduaneira notificar o titular dos direitos da marca para que, no prazo de 10 dias teis da cincia, promova, se for o caso, a correspondente queixa, e solicite a apreenso judicial das mercadorias.

Embasamento Legal
Decreto 4543/02 (Regulamento Aduaneiro) Art. 509 Na quantificao ou identificao da mercadoria, a fiscalizao aduaneira poder solicitar assistncia tcnica, observado o disposto no Art. 722 e na legislao especfica. Art. 618 Aplica-se a pena de perdimento da mercadoria nas seguintes hipteses, por configurarem dano ao Errio (...) VIII estrangeira, que apresente caracterstica essencialmente falsificada ou adulterada, que impea ou dificulte sua identificao, ainda que a falsificao ou a adulterao no influa no seu tratamento tributrio ou cambial. Art. 713 As mercadorias apreendidas, objeto da pena de perdimento aplicada em deciso final administrativa, ainda que relativas a processos pendentes de apreciao judicial,.... sero destinadas da seguinte forma: III por destruio ou inutilizao, quando assim recomendar o interesse da Administrao.

Embasamento Legal
Decreto 1.355/94 (TRIPS Rodada Uruguai OMC) Art. 59 Sem prejuzo dos demais direitos de ao a que faz jus o titular do direito e ao direito do ru de buscar uma reviso por uma autoridade judicial, as autoridades competentes tero o poder de determinar a destruio ou a alienao de bens que violem direitos de propriedade intelectual, de acordo com princpios estabelecidos no Art. 46.

Embasamento Legal
Decreto-Lei 37/66 Art. 105 Aplica-se a perda da mercadoria; VIII Estrangeira que apresente caracterstica essencial falsificada ou adulterada, que impea ou dificulte sua identificao, ainda que a falsificao ou adulterao no influa no seu tratamento tributrio ou cambial. Decreto-Lei 1.455/76 Art. 23 Consideram-se dano ao errio as infraes relativas as mercadorias; IV enquadradas na hiptese previstas nas alneas a e b do pargrafo nico do Art. 104 e nos incisos I a XIX do Art. 105, do Decreto-Lei 37/66 Pargrafo 1 O dano ao Errio decorrente das infraes previstas no caput deste artigo ser punido com a pena de perdimento das mercadorias.

Teoria x Realidade
1) Vrios AFRFs temem cometer quebra de sigilo fiscal ao enviarem amostras para o titular dos direitos. Neste tipo de processo, somente o detentor da patente pode iniciar uma ao contra o importador. 2) Em diversas ocasies o titular dos direitos no abre nenhum processo contra o importador e nestes casos a unidade de despacho obrigada a liberar a mercadoria. 3) O importador pode impetrar mandado de segurana e liberar a carga antes que o titular dos direitos confirme se a mercadoria pirata ou no. 4) As infraes contra patente no se encontram definidas no Regulamento Aduaneiro. Os Art. 544 547 falam apenas sobre o titular do direito da marca. (Lei sobre patentes 9.279/96).

PROPOSTAS

PROPOSTAS
1)

2)

3)
4)

5)

Identificar os produtos prioritrios, instruindo as unidades de despacho sobre suas principais caractersticas. Desenvolver um sistema que exija a autorizao do detentor da patente para a liberao de determinadas mercadorias. Ex: Aduana Argentina. Padronizar os procedimentos de apreenso de mercadorias piratas. Desenvolver trabalhos em conjunto com outros orgos e instituies (Ex: INPI, Polcia Federal, Judicirio, Legislativo...) Instalar software do INPI que permite consultar a lista de detentores das patentes.

Das könnte Ihnen auch gefallen