Sie sind auf Seite 1von 31

LETRA DE CMBIO

ACADMICOS: CARLOS KLOCK; CAIO GRIGIO, HELAINE ROCHA, MARCELO BOZ E VIVIANE.

ORIGEM DA LETRA DE CMBIO

A Letra de Cmbio surgiu por volta do sculo XVI, com a intensificao do comrcio e a dificuldade do transporte de valores. A operao de transporte de dinheiro, por exemplo, era complicada e dependia da eficincia do sistema bancrio da poca. Quando uma pessoa precisava transportar dinheiro, deveria entregar os valores a um banqueiro de sua praa, que emitia uma ordem escrita para que a importncia pudesse ser sacada na outra praa onde ele, o banqueiro, tivesse um correspondente.

ORIGEM DA LETRA DE CMBIO.

ORIGEM DA LETRA DE CMBIO


A doutrina situa o desenvolvimento da letra de cmbio em 3 perodos histricos:

NO DIREITO BRASILEIRO

A letra de cambio no passou despercebida do cdigo comercial de 1850 Em 1930 em Genebra foi assinado trs convenes por vrios pases dentre quais o Brasil signatrio

Adoo de uma lei uniforme sobre letra de cambio e nota promissria Regular conflitos de leis em matrias das letras de cambio e notas promissrias e protocolos Conveno relativa ao direito de selo em matria de cambio e notas promissrias .
Somente em 1942 o Brasil aderiu as convenes de Genebra

LETRA DE CMBIO

CONCEITO

uma ordem de pagamento que o sacador dirige ao sacado, seu devedor, para que, em certa poca, este pague certa quantia em dinheiro, devida a uma terceira, que se denomina tomador. A letra de cmbio o saque de uma pessoa contra outra, em favor de terceiro, para pagamento vista ou a prazo.

SUJEITOS DA RELAO CONTRATUAL:


Aquele

que d a ordem de pagamento: Sacador. Sujeito a quem a ordem se destina: Sacado. Sujeito que deve receber o pagamento: Tomador.

Sacador

Sacado

Tomador

trs posies so essenciais na letra de cmbio, pela prpria natureza do ttulo e tambm conforme os Arts, 1 e 2 do Anexo I da Lei Uniforme de Genebra.

Essas

Tomador. (portador da letra)

Sacado

Sacador

O SACADOR quem cria o ttulo. A exigncia de seu nome est contida no Art, 1 da lei Uniforme da Genebra. SACADO tambm deve assinar a letra de cmbio, demonstrando que aceitou a relao contratual, porm no requisito de existncia. O nome do TOMADOR tambm deve estar previsto na letra de cmbio.

RECUSA DO ACEITE

REQUISITOS DE VALIDADE DA LETRA DE CMBIO


Denominao

Letra de Cmbio; Mandato de pagar quantia determinada Nome da pessoa que deve pagar; Nome da pessoa a quem deve ser paga; Assinatura de prprio punho do sacador.

REQUISITOS NO ESSENCIAIS DAS CAMBIAIS:

Data

e lugar da emisso; poca do vencimento; Lugar do pagamento.

Aceite

a declarao pela qual o sacado compromete-se a realizar o pagamento da soma indicada na letra de cambio dentro do prazo especificado;

aceite facultativo!
Irretratvel

Recusa ???

VENCIMENTO
Exigibilidade;

ESPCIES DE VENCIMENTO
A A A

vista dia certo certo termo de data

certo termo de vista

PAGAMENTO

Presuno

de pagamento

RESSAQUE : sacar novamente.

PRESCRIO DAS LETRAS DE CAMBIO.


AO DE ANULAO DA LETRA DE CAMBIO.

DUPLO EFEITO SUBJETIVO.


LETRA CAMBIAL VINCULADA.

Prazos:

Mnimo de 30 (trinta) dias, quando remuneradas a taxas de mercado prefizadas; Mnimo de 4 (quatro) meses, quando remuneradas com base na TR (Taxa Referencial), facultado o pagamento peridico de rendimento e amortizao;

LETRA

DO BANCO CENTRAL LETRA DO BANCO CENTRALVENDA A TERMO. LETRA DO TESOURO NACIONAL LETRA FINANCEIRA DO TESOURO

LETRA HIPOTECRIA- Concesso de Financiamento com recursos do sistema financeiro de habitao. LETRAS FINANCEIRAS DOS ESTADOS E MUNICPIOS- So ttulos criados destinados a substituir as antigas Obrigaes dos Tesouros Estaduais e Municipais.

OBRIGADO!

Das könnte Ihnen auch gefallen