Sie sind auf Seite 1von 13

Jacques Delors, Educao, um tesouro a descobrir

O lavrador e os filhos, fbula de La Fontaine


Evitai, disse o lavrador, vender a herana Que de vossos pais nos veio

Esconde um tesouro em seu seio.


Mas ao morrer o sbio pai

Fez-lhe esta confisso:


- O tesouro est na educao.

O que ento EDUCAO?


um processo de formao, de desenvolvimento do potencial humano em espaos formais e no formais e se configura como um trunfo indispensvel humanidade na construo de ideais de paz, liberdade e justia social.

O Relatrio da UNESCO
considera quatro pilares da educao, visando formao do ser integral, o desenvolvimento de competncias e habilidades mnimas para viver e conviver numa sociedade moderna.

APRENDER A SER
o eixo da competncia pessoal. a relao do indivduo consigo mesmo, desenvolvendo e fortalecendo sua identidade, auto-estima, autoconceito, autoconfiana, autodeterminao, autocuidado.

APRENDER A APRENDER
o eixo da competncia cognitiva. Tratase de preparar o indivduo para ser um caador de conhecimentos, ou seja, criar o desejo de educar-se constantemente, cuidando do seu prprio desenvolvimento, do autodidatismo.

APRENDER A FAZER
o eixo da competncia produtiva. Mais do que desenvolvimento de habilidades voltadas para a qualificao profissional, mas, em sentido ampliado, preparando o indivduo para enfrentar e superar experincias sociais de maneira efetiva.

APRENDER A CONVIVER
o eixo da competncia relacional. a relao do indivduo com os outros e com o meio-ambiente entendida na sua concepo mais ampla. Relaciona-se com a cidadania, com a participao e a democracia.

Baseando-nos nas concepes de Educao, Desenvolvimento Humano *Todas as pessoas tm capacidades para aprender; *A escola uma instituio dinmica: deve se aperfeioar e se adaptar continuamente ao seu tempo e a comunidade a que atende; *Qualquer pessoa possui conhecimento que pode transmitir aos outros, a escola deve contar com o saber dos funcionrios, pais, alunos e outros membros da comunidade; *O sucesso no ensino depende da sintonia entre a escola e a vida do aluno fora dela;

*O pensar e o fazer so complementares e igualmente importantes no trabalho humano e no ensino;


*A funo bsica da escola no s
informar, mas formar as pessoas para o aprendizado contnuo.

Exigncias da sociedade moderna


No tem mais o foco apenas no conhecimento dos conceitos, mas tambm visa observar as habilidades e competncias

Preocupar-se...
Menos
com os contedos conceituais.
Incorporar as informaes.

Mais
com os contedos procedimentais e atitudinais. Saber: fazer, saber e ser.

Preocupar-se...
Menos
com o volume de contedos.

Mais
com a formao INTEGRAL. Habilidades e Competncias

O que devemos fazer...


Romper com algumas crenas e incorporar novas perspectivas em nosso trabalho de sala de aula.

Diante deste novo contexto, a Educao necessita da presena, do dilogo, do olho no olho, da ateno, do reconhecimento, da emoo e da confiana daquele que educa e, portanto, a Escola e o Professor so insubstituveis. Ele precisa deixar de ser um ensinador, transmissor de informaes e conhecimentos e passar a ser um mediador, um profissional que planeja situaes de aprendizagem.

Das könnte Ihnen auch gefallen