Sie sind auf Seite 1von 33

Introduo ao Risco ambiental

Interdisciplinaridade

Cincia e a tecnologia

Risco

Ambiental

Estratgia de ensino-formal

No formal

Risco

Ambiental

Pesquisas Popular, formal

Local;

Regional e Global

Risco

Ambiental

A gnese dos riscos, assim como o aumento da capacidade de gerar danos e de sua escala de abrangncia, acompanham a histria da sociedade.

Primeiros estudos1 sobre riscos, segundo Adams (1995).

Os termos "risco" e "incerteza" assumiram papel de termos tcnicos na literatura desde 1921.

O trabalho intitulado "Risk, uncertainty and profit" de Frank Knight, este anunciou que: "if you don't know for sure what will happen, but you know the odds, that's risk, and if you don't even know the odds, that's uncertainty" (Adams, 1995).

uma situao onde o resultado de uma ao, depende do antes aos olhos daquele que a induz, a realizao (incerta) dos acontecimentos possveis.

Riscos associados a processos da natureza, como por exemplo, as enchentes.

Diferena entre risco (risques) e incerteza (incertitude); desde 1921

A cincia e a tecnologia, assim como as instituies da sociedade industrial da primeira modernidade, no foram pensadas para o tratamento da produo e distribuio dos "males", ou seja, dos riscos associados produo industrial.

Conceito de Risco

Pode ser considerado como uma categoria de anlise associada a s noes de incerteza, exposio ao perigo, perda e prejuzos materiais, econmicos e humanos em funo de processos de ordem "natural" (tais como os processos exgenos e endgenos da Terra) e/ou daqueles associados ao trabalho e s relaes humanas.

probabilidade de ocorrncia de processos no tempo e no espao, no constantes e nodeterminados, e maneira como estes processos afetam (direta ou indiretamente) a vida humana.

Risco (lato sensu)

Risco

A probabilidade de que um evento esperado ou no esperado se torne realidade.

Risco

A idia de que algo pode vir a ocorrer, j ento configura um risco.

Exp. Japo (no existe a palavra risco)

Esse conceito conhecido na cultura ocidental h muitos sculos.

(PELLETIER, 2007)

Risco
As teorias da relatividade, da incerteza, da probabilidade e da lgica nebulosa ou difusa (no original,Fuzzy Logic ), parecem colaborar para uma definio de risco.

As teorias da Fsica moderna, quanto mais perto chegamos de uma concluso objetiva e realista sobre o grau dos problemas e a qualidade dos riscos mais nossa concluso ser relativa e incerta. (Sev Filho 2005).

Para Brseke (1997), mesmo que os riscos ambientais afetam, cada vez mais, os maiores grupos sociais, persiste a dificuldade em determinar se ocorrer um evento previsto ou no.

O risco ambiental pode no se saber fato x e a hora y ocorrencia. O risco no expressa uma corrente de determinaes que conduzam necessariamente a um resultado prognosticado.

O riscos, no campo ambiental, tem sempre o carter de um alerta que mobiliza a imaginao de movimentos que levam impreterivelmente catstrofe, ou pelo menos, a um dano.

Risco

A interpretao sobre a possibilidade de algo a ser definido como risco deve ser formado pela experincia e honestidade individual do pesquisador, aliada memria coletiva daqueles que j vivenciaram algo semelhante.

Risco

A postura individual de negar ou subestimar um risco pode acarretar em um fenmeno conhecido pela psicanlise como recalcamento, que significa recusar, embora inconscientemente, a admitir imagens, acontecimentos, lembranas e representaes de perigo.

Risco
A melhor forma de encarar o risco no tratlo como uma ameaa rara, uma atividade incomum ou exgena, mas admitir que ele representa uma ameaa possvel, muitas vezes habitual ou familiar s nossas atividades.

Risco (DiGiulio 2006)

A maior parte dos estudos de risco esto preocupados com a escala coletiva. um reflexo de uma abordagem sobre a poltica, a comunicao e a cultura.

Ambiental;

Natural; Tecnolgico.;

Tipo de risco

Social; Antropognico;

Construdos;
Produtivos;

Sistema de Risco

O risco fortemente interligado a outros, no espao e/ou no tempo.


Pode ser utilizado para explicar as ligaes entre causa e efeito, tanto em macro escala, como no caso da bacia hidrogrfica ou de regio metropolitana, como em microescala. (PERROW, 1983).

Sistema de Risco

Quando existe a convergncia de riscos de origem natural com riscos de origem tecnolgica e/ou social.
Por exemplo: forte precipitao (natural), associada ocupao de vrzeas (social) e a construo de avenidas e a retilinizao de um curso dgua (tecnolgica), fazendo aparecer uma rea que alagada, constantemente, no local onde antes havia brejos e matas ciliares.

Sistema de Risco

Os riscos de uma refinaria de petrleo e poluio atmosfrica.

Causam a populao riscos de abrangncia regional com emanaes de poluentes atmosfricos.

Resultam da associao entre os riscos naturais e os riscos decorrentes de processos naturais agravados pela atividade humana e pela ocupao do territrio (Veyret e Meschinet de Richemond, 2007).

Risco ambiental

Risco: Rebelo (2003) R= A + V


R=Ameaa+Vulnerabilidade

R=1+1=2 Rio enche (A=1), mas no existem moradias por perto, o risco ainda est presente, embora menor (R=1+0=1).

R= A+V R=1 + 0 = 1

Risco= A + V

Se a vulnerabilidade for igual a zero (V=0), o risco resultante da soma de Existe ameaa de enchente, ameaa e vulnerabilidade o risco est presente resultar em 1 mesmo que no afete

O risco s deixar de existir totalmente, caso no ocorra

ningum.

nenhum desses fatores ( A e V).

Relao entre nveis de ameaa e de vulnerabilidade na determinao de intensidade de riscos.

Risco: Rebelo (2003) R= A * V R=Ameaa*Vulnerabilidade


R= A*V R=1 * 0 = 0 quando existe uma ameaa (A=1), mas no existe uma pessoa vulnervel (V=0). R=0
R=1*1=1

Risco= 1 *0=0

ameaa natural (A=1) Clima chuvoso, existe uma em um espao onde rea de enchente onde no vive ningum e nem existe habitao existem casas nem ruas, (V=1) teremos uma no haver situao de risco vulnerabilidade. (R=1.1=1). A chuva poder cair
intensamente, que pessoas ou bens no sero afetados.

Risco: Rebelo (2003)


R= F(A,V)

R= F(A,V) F depende do problema analisado e das suas nuances. Risco= F(A,V)


A funo pode estar relacionada aos tipos de utilizao da terra na regio, transposio das guas, morfometria da bacia ou do rio, ao ndice de impermeabilizao e, tambm, realizao de obras de engenharia para conter ou minimizar os riscos.

Significa que o risco funo da ameaa (A) e vulnerabilidade (V).

Riscos e Impactos Ambientais

A definio de impactos ambientais , associada a mudanas, alteraes, transformaes que ocorrem no ambiente.

Impacto
(alguns autores)

Situaes que envolvem as mudanas bruscas ou repentinas, atendo-se mais rigorosamente essncia desse termo. dose aguda, com efeito pontual no tempo (acidente);

Impactos ambientais

dose crnica, onde uma carga txica ou fisicamente danosa apresenta carter contnuo bastante frequente (atividade normal).

Percepo ambiental
O ser humano pode ser considerado um importante bioindicador, pois possui alta sensibilidade s alteraes ambientais, no s atravs dos efeitos de diminuio da vitalidade, como tambm por sintomas externos caractersticos, devido sua alta capacidade perceptiva.

Depende muito da percepo das pessoas em relao ao ambiente, ou seja, s caractersticas prprias apresentadas pela paisagem de uma determinada poro da superfcie terrestre. Sade Ocupacional e Ambiental.

Identificao de Riscos Ambiental

Por meio de medida indireta, de referncias com base nos resultados (ocorrncias) de acidentes. A escola ortodoxa de avaliao de risco (estatsticas de acidentes) utiliza o padro nmero de eventos/100.000 pessoas, com intervalos de tempo estabelecidos.

a) Quantificar: usa o clculo de probabilidade de ocorrncia de eventos adversos com propsito de predizer a frequncia de mortes, prejuzos econmicos, perdas materiais no tempo e no espao; b)- Cultural: na segurana pblica e o ambiente.

Avaliao e Estimativa de Riscos

A segurana pblica e desastres tm geralmente utilizado "perfil" de risco baseado em histricos sobre o nmero de ocorrncias adversas, na probabilidade de danos a pessoas, empresas e propriedades.

viso de riscos: a) quantitativa e tcnica; b)cultural e social.

Valorizao de bem, material ou imaterial.

Dimenso Espacial de Risco Perda!!!


Para quem o risco? Sociedade? Meio ambiente?

Risco ambiental
o processo que se estrutura ao longo do tempo, no estando restrito aos eventos "naturais" ou tecnolgicos, com catastrficos (de grande magnitude e concentrados em curtos intervalos de tempo, ainda que recorrentes), como grandes enchentes, acidentes industriais etc.

carter cotidiano e cumulativo

o locus ! concentrao espacial de riscos nos grandes centros urbanos,


identificao dos processos geradores de risco e a dinmica espao-temporal, a exemplo dos processo: hidrolgicos, sociais, polticoeconmicos e industriais.

Dimenso Espacial do Risco


dinmica scioespacial

Uso do solo e dos processos produtivos /tecnolgicos, sociais e "naturais", que determinam situaes de perdas potenciais ou efetivas.

A vulnerabilidade

dos sistemas;

O processo de urbanizao.

Risco Ambiental
Identificar!

A valorao de perdas para as classes sociais/ sociedade atingidas;

O desenvolvimento
das foras produtivas ; e

Das könnte Ihnen auch gefallen