Sie sind auf Seite 1von 38

notas sobre uma experincia interdisciplinar: ilustrao e design grfico editorial

Zuleica Schincariol Leila Reinert Curso de Desenho Industrial Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Presbiteriana Mackenzie So Paulo . Brasil

notas sobre uma experincia interdisciplinar: ilustrao e design grfico editorial

Este artigo trata de experincia interdisciplinar no ensino do design de comunicao integrando ilustrao e design grfico editorial. O trabalho desenvolvido no 6. semestre do curso de Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie em processo colaborativo entre os professores Arthur Verga, Christianne Alvarenga, Leila Reinert e Zuleica Schincariol. Relatamos duas experincias realizadas em perodo mais recente. So precedidas por uma breve apresentao dos enfoques das duas disciplinas envolvidas no processo. A atividade interdisciplinar j acontecia em um dos exerccios projetuais propostos, assim esses experimentos objetivam ampliar e solidificar a integrao.

design grfico editorial: ensaio tipogrfico

A disciplina de design grfico editorial visa proporcionar conhecimentos de projeto e produo de material em mdia impressa, direcionando-se pela formao de um olhar crtico, a fim de instrumentar e estimular a anlise e criao consciente de peas grficas. Os exerccios de projeto so orientados para a compreenso da articulao de conceitos, configuraes e processos tcnicos envolvidos na elaborao do objeto grfico editorial. Um dos exerccios enfatiza a experimentao de possibilidades expressivas da tipografia, o que adere significados transposio do contedo verbal. Considerando as vrias aproximaes interpretativas ao texto, espera-se aguar a percepo para as caractersticas tcnico-formais da tipografia na gerao da configurao visual.

design grfico editorial: ensaio tipogrfico

Em sua primeira verso, o exerccio prope a realizao de um ensaio grfico, planejado como objeto grfico editorial - um livro, a partir da interpretao de um tema comum a todos os alunos. O contedo textual, de livre escolha, ser interpretado somente com elementos tipogrficos, articulado a relaes de percepo espacial e grfica, como dimenso, tonalidade, textura, sobreposio, transparncia, linha/superfcie, forma/contra-forma, esttico/dinmico. Essa srie de composies tipogrficas realizada em contraste mximo de claridade: impresso em preto sobre superfcie branca. Introduz-se o cromatismo como outro fator gerador de sentidos, a ser percebido e experimentado: a partir de uma das composies j executadas, so re-elaboradas duas outras, com a insero de cores para solues de significados distintos. Completa a srie uma interpretao tipogrfica de imagem, seja mental ou representao j materializada em qualquer mdia, sempre vinculada ao tema proposto.

design grfico editorial: ensaio tipogrfico

A organizao editorial e o ritmo seqencial, tambm seguem definies conceituais de cada projeto, assim como concepes de capa, pgina de rosto e clofon. Todo o procedimento projetual envolve a compreenso do livro como objeto integral, a conscincia dos graus de aproximao e relao com o leitor, o manuseio, sua fisicalidade, importante caracterstica sensorial, seno sensual, da mdia impressa, experimentada por Munari em seu livro ilegvel (1981, p. 220-227), onde a nfase recai sobre as possibilidades visuais e tteis dos meios de produo, como suportes, qualidades de superfcies, cortes, etc. Materialidade presente nas manifestaes e questionamentos contemporneos que buscam especificidades para mdias distintas, aqui interessa ouvir Rebeca Mendez (Blackwell, 2000, s/p): H uma conexo fundamental entre forma e material, entre razo humana e corpo humano. A matria impressa um dos corpos fsicos do domnio abstrato do pensamento. Quando seguro um livro atento para seu peso, formato, textura, fluidez ou solidez. Papel torna-se pele, tinta, o veculo para a encarnao do conhecimento. Uma experincia mental se estende para uma sensorial.

design grfico editorial: ensaio tipogrfico

O objetivo principal aguar a percepo para as potencialidades da comunicao visual da tipografia, alm do contedo verbal que ela apresenta. Enquanto registro grfico, a linguagem escrita, diferente do registro vocal, se materializa em forma visual e espacial. Concordando com Wolfgang Weingart, importante explicitar que tipografia, aqui, tem uma definio mais alargada, alm daquilo que pode ser composto e impresso (1999, p.222). Considerase, mas no se restringe aos princpios de universalidade, racionalidade, elegncia, economia, preciso e ordem, ou, pela voz do prprio autor (apud Ferlauto, 2001, p.13): ...se voc tem uma determinada informao ou um texto manuscrito e precisa dar-lhe um formato impresso com uma mensagem clara que possa ser lida sem problema, isso tipografia. Mas essa definio tem o defeito de ser muito curta. Tipografia pode ser tambm algo que no precisa ser lido. Se voc gosta de transformar partes dessa informao em algo mais interessante, pode fazer algo ilegvel, para que o leitor descubra a resposta. Isso tambm possvel, e isso tambm tipografia. Escrita mo tipografia. Fazer letras mo tambm tipografia.

design grfico editorial: ensaio tipogrfico

1 Emil Ruder, na introduo de seu Manual de

Diseo Tipogrfico, afirma a necessidade da formao em tipografia experimental, prope a oficina como um lugar de ensaios, contando com a dvida e a inquietao para atuarem contra a lei do menor esforo. Nesse mesmo livro abre uma seo, com ressalvas a excessos, potica da Espontaneidade e acaso. Tambm sob parmetros rigorosos, Willi Kunz tem uma proposta experimental, atenta comunicao eficaz tanto do significado intelectual como do contedo emocional da mensagem. Ver: Ruder, E. (1982). Manual de diseo tipogrfico. Barcelona: Gustavo Gili. Kunz, W. (2003) Tipografa: macro y microesttica. Barcelona: Gustavo Gili, p.8.

No incio do processo de design abre-se um espao para discusso de manifestaes visuais que enfatizem em seus procedimentos, a experimentao e a expresso tipogrficas, considerados idias, posicionamentos, contextos e singularidades. Contribuem, por exemplo, o reconhecido vigor das vanguardas modernistas (Spencer, 1969), a explorao verbivocovisual dos poetas concretos (Bandeira & Barros, 2002), as improvisaes grficas de Alosio Magalhes nas oficinas de O Grfico Amador (Leite, 2003), o campo grfico tomado como palco para a encenao tipogrfico-teatral por Robert Massin (Wolf, 2007). Referncias histricas que estimulam a pesquisa da produo contempornea, alm de fornecerem subsdios para situ-la. Note-se que, sob princpios rigorosos e nfases muito diminudas, experimentao e expresso no esto ausentes mesmo entre autores direcionados clareza e objetividade, sempre vinculadas ao equilbrio entre forma e funo1. Os alunos tm autonomia na deciso de seus caminhos e na definio de suas escolhas para direcionarem suas experimentaes. A partir da seleo e interpretao do texto, definida a concepo e traado um primeiro plano geral, que vai guiar as articulaes entre forma do caractere, interao entre os elementos tipogrficos no e com o campo grfico, construo de sentidos, tcnicas de produo.

design grfico editorial: ensaio ilustrao

A ilustrao tem ampliado muito sua participao em projetos de design de comunicao na atualidade. Nas ltimas dcadas, as novas tecnologias da informao e digitalizao da imagem proporcionaram um vasto campo de pesquisa para o desenvolvimento da imagem grfica. A disciplina de ilustrao tem como objetivo desenvolver uma linguagem grfica singular, que contemple a diversidade da atuao do designer/ilustrador no contemporneo. preciso ampliar o conceito da imagem ilustrada, e refinar sua relao com o texto e o contexto para os quais foi criada. A partir de um vasto repertrio visual, procuramos aproximar o processo de elaborao da ilustrao a um pensamento visual projetual necessrio ao designer de comunicao.

design grfico editorial: ensaio ilustrao

Para alm de trabalhar com tcnicas especficas prdeterminadas, o estmulo para a busca de linguagens grficas pessoais, que se desenvolvem ao longo do ano letivo. Desenhos, colagens, pinturas, manipulao de imagens, produzidas manualmente, digitalizadas ou essencialmente digitais, tudo possvel. A questo que se apresenta a relao entre imagem, texto, suporte e mdia de veiculao. Uma ilustrao pode estar ou no acompanhada de um texto, mas ela sempre gerada por um. Vale lembrar que:

Uma imagem vista sozinha, sem nenhuma palavra, fica aberta a interpretaes. Adicionando-se texto a ela, altera-se o sentido. A linguagem escrita torna-se um delimitador para a imagem, delimitando a compreenso do observador, tanto por meio do contedo das palavras como pelo estilo e pela localizao da tipografia. Do mesmo modo, as imagens podem mudar o sentido do texto. (Lupton & Phillips, 2008, p.108)

design grfico editorial: ensaio ilustrao

Os exerccios propostos visam a articulao entre texto e imagem em ambos os sentidos. Ou seja, ilustraes que interpretam, ou expressam, contedos textuais, mas se apresentam independentes deles, ou ilustraes que trazem na imagem o texto de origem. Outro aspecto relevante, no processo de criao dos trabalhos, a importncia da pesquisa para a elaborao das ilustraes, pois segundo Ricardo Antunes, idealizador do Guia do Ilustrador, fundamental: Tomar gosto pelas artes plsticas, literatura, cinema, teatro, quadrinhos a formao cultural de um ilustrador ser preciosa durante sua carreira, pois como se ver mais adiante, o ilustrador no aquele rapazinho bom de lpis que sabe pintar um pouco. Ser necessrio pensar, criar e conceber boas idias, muitas vezes complementando a criao dos outros. Tudo isso s ser possvel atravs de uma formao cultural slida. (Antunes, 2007, p. 5)

design grfico editorial: ensaio ilustrao

Levando em considerao os objetivos estabelecidos, os exerccios desenvolvem-se seguindo etapas, previamente, programadas, com maior ou menor rigor dependendo da maturidade da linguagem grfica e do repertrio individual do aluno. So elas: pesquisa sobre o tema proposto; processos e procedimentos para a conceituao do trabalho; ampliao do referencial visual; experimentao de linguagem/expresso pessoal; desenvolvimento; anlise crtica da produo. A ilustrao tomada como criao e transcriao de linguagem visual independente, e como uma atividade projetual, na realizao de propostas que contextualizam sua funo em projetos de comunicao visual.

duas experincias interdisciplinares

A proposio interdisciplinar partiu dos objetivos especficos de cada disciplina, pois so muito evidentes os contedos partilhados. Foram desenvolvidas duas experincias. A primeira integra os exerccios projetuais das duas disciplinas a partir de um tema comum. Apesar de serem trabalhados elementos comuns, foram produzidos projetos distintos para cada uma das disciplinas. Por exemplo, com o tema auto-retrato, que tinha como referncia o conto O espelho de Guimares Rosa, a produo resultou em um ensaio tipogrfico no suporte livro, como j mencionado, para design grfico editorial e uma srie de imagens aplicadas em estampas para camisetas, em ilustrao. A interpretao do tema gerou as solues visuais que direcionaram a escolha da linguagem tanto para a imagem quanto para a tipografia.

Ensaio Tipogrfico tema: Auto-retrato projeto: Leonardo Arruda

Estampas para Camisetas Book de apresentao tema: Auto-retrato projeto: Leonardo Arruda

Ensaio Tipogrfico tema: Auto-retrato projeto: Camila Muffo Cafardo

Estampas para Camisetas Book de apresentao tema: Auto-retrato projeto: Camila Muffo Cafardo

duas experincias interdisciplinares

Diferentemente da primeira, a segunda experincia, uniu em um nico objeto grfico as duas disciplinas. O exerccio consiste no desenvolvimento de um projeto de livro experimental ilustrado a partir da interpretao grfica de texto literrio, considerando o uso da tipografia como elemento de comunicao verbal e visual, articulada s ilustraes e meios de produo do objeto grfico. O texto Brosog, Milito e o Diabo, um poema de Patativa do Assar, que pertence tradio oral da literatura de cordel, foi o disparador do projeto. A escolha deu-se pelo carter regional do poema, implicando em maior pesquisa para referncias visuais especficas, tanto como a oralidade original do texto e os personagens singulares exigiram uma maior ateno s escolhas tipogrficas e seu arranjo espacial variaes entre famlias, corpos, inclinaes e pesos, espacejamentos, nfases, ritmos, uso da cor, etc.

Livro Experimental texto: Brosog, Milito e o Diabo autor: Patativa do Assar projeto: Dalton Hernandez

Livro Experimental texto: Brosog, Milito e o Diabo autor: Patativa do Assar projeto: Stevam Steffen Junior

Livro Experimental texto: Brosog, Milito e o Diabo autor: Patativa do Assar projeto: Tiago Makoto Shimo

Livro Experimental texto: Brosog, Milito e o Diabo autor: Patativa do Assar projeto: Adiana Jardinovsky

Livro Experimental texto: Brosog, Milito e o Diabo autor: Patativa do Assar projeto: Catia M. Miranda Arago

duas experincias interdisciplinares

Uma das especificidades do livro ilustrado a articulao em um mesmo campo compositivo dos elementos textuais e no textuais. Ainda, esta experimentao inclui a acentuao do valor de imagem para os dois elementos, o que gerou dificuldades no existentes na primeira experincia, quando os desenvolvimentos eram independentes. O processo do projeto mostrou maior dificuldade na transposio para a linguagem visual do contedo textual, com resultados que apresentam, por exemplo, nfases expressivas distintas para as ilustraes e o tratamento tipogrfico, critrios de escolha para as solues tipogrficas pouco evidentes, interao pouco eficaz entre os elementos grficos. Entretanto, alguns projetos conseguiram alcanar uma consistncia no objeto integral, antecipando expectativas nos resultados de trabalhos de alunos em etapa posterior. Mesmo considerando as dificuldades, as experincias enriquecem o prprio contedo das disciplinas envolvidas e propiciam parmetros para o aperfeioamento constante dessa integrao.

referncias bibliogrficas

Antunes, R. (2007). Guia do Ilustrador.pdf. Disponvel em: <http://www.guiadoilustrador.com.br> Barros, L. de & Bandeira, J. (2002). Grupo Noigandres. So Paulo: Cosac & Naify.

Blackwell, L. (2000). The end of print: the graphic design of David Carson. San Francisco: Chronical Books.
Campos, A. (2001). Viva Vaia. Poesia 1949-1979. So Paulo: Ateli Editorial. Ferlauto, C. & Jahn, H. (2001). O livro da grfica. So Paulo: Rosari. Leite, J. de S. (2003). A herana do olhar: o design de Alosio Magalhes. Rio de Janeiro: Artviva. Lupton, E. & Phillips, J. C. (2008). Novos fundamentos do design. So Paulo: Cosac & Naify. Munari, B. (1981). Das coisas nascem coisas. So Paulo: Martins Fontes. Spencer, H. (1969). Pioners of modern typography. Londres: Lund Humphries. Weingart, W.(1999). How can one make swiss typography today? In M. Bierut, J. Helfand, S. Heller & R. Poynor (Eds.). Looking closer 3: classic writings on graphic design. (pp.219-237) New York: Allworth. Wolf, L. (2007). Massin. London: Phaidon.

Leila Reinert: leilareinert@gmail.com Zuleica Schincariol: zuleicaschincariol@hotmail.com

Curso de Desenho Industrial


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Presbiteriana Mackenzie So Paulo . Brasil . julho de 2009

Das könnte Ihnen auch gefallen