Sie sind auf Seite 1von 36

ORGANIZAO, SISTEMAS E MTODOS

Prof. Me. Patrcia Rodrigues Silva p.rodriguess@uol.com.br


1

Desenvolvimento do contedo
Aula 1 15/05 Aula 2 22/05 Aula 3 29/05 Captulos 1 Captulos 2 e 3 Captulo 4 e 5

Aula Interdisciplinar 05/06

Disc. Comportamento do Consumidor

Foco dos contedos de hoje


Sistemas e mtodos: o que e para que serve? Estratgias de atuao na gesto e anlises organizacionais. Empresas vistas com sistemas organizados.

As organizaes
Tm como o seu principal elementos as pessoas e seus relacionamentos. S existem quando as pessoas interagem para realizar funes essenciais que auxiliam a alcanar metas.

As organizaes

Mesmo o trabalho sendo estruturado em departamentos separados ou em conjunto de atividades, as organizaes atuais procuram se esforar para obter maior coordenao horizontal de suas atividades. Para isso utiliza-se equipes de funcionrios de diferentes reas funcionais para trabalharem juntas em projetos.
5

Empresas vistas como sistemas


No permite a anlise separada das partes do todo, mas sim, dentro de uma viso holstica e sistmica, considerando a interrelao das partes entre si e com o todo.

Organizaes como sistemas abertos


Ambiente

Estgio de Insumo
Organizao obtm recursos do seu ambiente

Estgio de Converso
Organizao transforma insumos e adiciona valores a eles

Estgio de Produto
Organizao libera produtos para o seu ambiente

Vendas de produtos permitem que a organizao obtenha novos fornecedores de insumos


7

Importante!

Empresas so sistemas formados por

sistemas menores, chamados de


subsistemas.

Nos subsistemas encontram-se os sistemas


administrativos.
8

Componentes do ambiente de sistemas

Fonte:<http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/lucineiagomes/som001. asp>.

O crescimento organizacional

Fenmeno natural da vida das organizaes para que haja a afirmao e solidificao da empresa no mercado. Pode ocorrer pela elevao do nvel de consumo dos seus produtos ou pela diversificao ou gerao do seu mix de produtos.
10

Importante!

Cultura organizacional. Crescimento organizacional.


Vertical. Horizontal. Funcional.
11

Para exercitar!
A organizao X est em expanso, o que exige uma reformulao de sua estrutura. So identificados uma srie de problemas, dentre os quais se destacam:
A relao de autoridade entre as unidades. Formulrios e fluxos de tarefas confusos. Diviso do trabalho irregular. O organograma est desatualizado. Trs diretores no tm formao profissional adequada.

12

Definio de OSM

Estudo das organizaes por meio da anlise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interlig-las de forma sistmica.
(CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organizao & Mtodos. So Paulo: Atlas, 2002)

13

Antiga O&M

Apenas aconselhamento, muito isolado. Pouca preocupao com o o que, mais com o como. Pouco ligado ao objetivo da empresa:
Organizava, por organizar. Excesso de formulrios. Mero desenho de fluxogramas.
14

A rea de O & M
Surgimento da rea de O & M juntamente com surgimentos de uma rea de estudos voltada para a administrao. Taylor e Fayol.

15

Organizao, Sistemas e Mtodos


Atualmente mais focada em processos. Mais estratgica. Mtodos para alcanar os objetivos da organizao. Auxilia na elaborao (ou melhoria) dos procedimentos. Consultoria: melhorar os processos da empresa.
16

Organizao, Sistemas e Mtodos


A aplicabilidade de organizao, sistemas e mtodos se torna vital no mundo dos negcios. Na empresa costuma ser responsvel por formular, organizar e aperfeioar os processos empresariais dos mais diversos departamentos.

17

OSM
Disciplina ou especialidade que trata da definio e do arranjo das principais caractersticas de todos os processos nas organizaes. Ajuda a promover a escolha de procedimentos mais eficientes, o que evita o desperdcio de tempo, material e esforo humano. Chiavenato (2010)
18

Influncia pela febre da eficincia


Forte crescimento econmico para as empresas brasileiras. Necessidade de revisar os processos empresariais, tornando-os mais enxutos e eficazes. Mudanas para evitar desperdcios e reduzir os custos para a insero e manuteno competitiva no mercado. Racionalizao e simplificao dos processos 19 empresariais.

Funes de OSM
Introduzir mtodos de trabalho mais eficazes.
Bom nvel de produtividade. Minimizao de ociosidade. Reduzir custos.

Proporcionar melhores resultados com:


Pessoal. Material. Espao fsico. Tempo.

20

Funes de OSM
Pessoal.
Racionalizao na distribuio de tarefas. Ferramentas mais adequadas. Eliminao de atividades desnecessrias.

Material.
Padronizao de documentos. Evitar desperdcio (formulrios e cpias).

Espao.
Melhor distribuio do espao.

Tempo.
Evitar desperdcio de tempo e retrabalho.
21

Etapas de um estudo organizacional


1. Definir o objeto de estudo. 2. Promover a pesquisa preliminar. 3. Analisar a situao e encontrar as possveis solues. 4. Planejar a ao. 5. Executar. 6. Constatar os resultados identificando principais problemas e necessidades. 7. Reavaliar/replanejar. 22

Sensibilizao: etapa zero


Tornar o indivduo integrante de um processo de mudana, fazendo-o entender as razes e os porqus da mudana. Etapa zero = incio mesmo do estudo identificao das demandas, de coletas de dados e informaes. Descaracterizar a reunio formal, buscando a aproximao dos indivduos aos propsitos do estudo.
23

Voltando ao caso inicial como iniciar os trabalhos?


A organizao X est em expanso, o que exige uma reformulao de sua estrutura. So identificados uma srie de problemas, dentre os quais se destacam:
A relao de autoridade entre as unidades. Formulrios e fluxos de tarefas confusos. Diviso do trabalho irregular. O organograma est desatualizado. Trs diretores no tm formao profissional adequada.

24

O profissional de OSM
Planejar, perceber a realidade, avaliar as opes e traar caminhos futuros. Organizar, reunir os recursos fsicos e humanos essenciais. Auxiliar na elaborao e melhoria de procedimentos. Controlar e acompanhar os resultados.

Fonte:<http://fantasticos4e1.blogspot.com.br/200 9/08/qual-funcao-do-profissional-de-osm.html>.

25

Profissional de OSM

26
Fonte:<http://www.devmedia.com.br/osm/8803>.

Para refletir!

A rea de OSM torna-se fundamental para o desenvolvimento eficaz dos processos organizacionais. Essa rea contribui em diversos aspectos para a manuteno e desenvolvimento da estrutura organizacional, bem como dos profissionais que esto inseridos neste contexto.
27

O que um processo?

Atividade estruturada composta de vrias etapas e objetivo definido. E para que o objetivo seja atingido necessrio que as etapas sejam rigorosamente cumpridas.
Processos de negcio. Processos organizacionais. Processos gerenciais.
28

Tipos de processos

Tipos de processos

Externos

Internos

Processos de negcios

Processos organizacionais

Processos gerenciais
29

Como medir um processo?

O processo que apresentar o oramento mais alto. O processo que agregar vantagens competitivas aos produtos e servios. O processo que incluir funes, cuja execuo depende do funcionamento da empresa.
30

Reengenharia

Maneira como a empresa executa tarefas e busca cumprir suas metas. Redefinir os processos, tornando-os mais eficientes. As mudanas podem englobar reduo dos gastos, otimizao do manejo do tempo e melhoria da qualidade dos produtos ou servios.
31

Necessidade de interao

TI

OSM
AUDITORIA INTERNA

GQT
32

Entendendo os modelos de gesto


Gesto por processos:
No prioriza a segmentao da empresa em setores, mas sim, a diviso dos trabalhadores de acordo com as etapas do processo. Foca os processos que resultam nos produtos e servios oferecidos ao cliente. Cooperao entre departamentos.

Modelo tradicional de gesto:


Voltado para questes internas, como a distribuio de tarefas entre os departamentos. Divises rgidas entre departamentos.

33

Para refletir!
O profissional de OSM precisa ainda instruir e orientar o trabalho dos colaboradores. Melhorar o aproveitamento dos recursos humanos. Distribuir adequadamente o trabalho. Acompanhamento e aproveitamento adequado dos trabalhadores na execuo de suas tarefas e em suas frentes de trabalho.
34

Em resumo...
Compreender de OSM torna-se essencial para todo gestor, independentemente de sua rea de atuao. Torna-se uma ferramenta de suporte e aplicao nos ambientes da organizao. O planejamento torna-se elemento essencial. definida por meio dos processos instaurados na estrutura organizacional.
35

ORGANIZAO, SISTEMAS E MTODOS

Prof. Me. Patrcia Rodrigues Silva p.rodriguess@uol.com.br


36

Das könnte Ihnen auch gefallen