Sie sind auf Seite 1von 20

Flip-flops (biestveis):

Aluna: Rita Santos. Nmero: 20. Turma: 1EAC. Formador: Carlos Almeida.

Distinguir circuito sequencial de circuito combinatrio: Num circuito combinatrio, a sada depende apenas de uma combinao das entradas, enquanto que em um circuito sequencial, a sada depende, alm de uma combinao das entradas, de uma combinao das variveis de estado do sistema, ou seja, de variveis que identifiquem o estado em que o sistema se encontrava.

Descrever o funcionamento do FF com portas lgicas NAND e/ou NOR: NAND um conectivo utilizado em lgica. Esse conectivo equivale negao da conjuno, expressa usualmente como "no (algo)... e (algo)... ". Tambm conhecido como conectivo da negao alternativa, verdadeiro se pelo menos um dos operandos for falso.
Entrad a Sada

A 0 0 1 1

B 0 1 0 1

A NAND B

1 1 1 0

NOR um operador booleano lgico que resultado da negao do OU. Ento, p NEM q verdadeiro se, e somente se, ambos forem falsos, da este conectivo tambm conhecido como o conectivo da negao conjunta.

Entrad a

Sada

A NAND B

0
0 1 1

0
1 0 1

1
1 1 0

Representar o FF pela sua tabela da verdade e diagrama temporal :

Reconhecer biestveis sncronos e assncronos: Modo de comunicao assncrona: No modo de comunicao assncrona os relgios do emissor e do receptor so independentes em fase e frequncia. H mecanismos que acertam localmente a fase e ajustam a frequncia do relgio local, pelos dados, sem observar o relgio transmitido. Modo de comunicao sncrona: No modo de comunicao sncrona os relgios do emissor e do receptor so dependentes em fase e frequncia. Aqui h mecanismos que controlam localmente a frequncia e fase do relgio local, para seguir o relgio transmitido intrinsecamente nos dados. A este mecanismo chama-se sincronizador ou recuperador de relgio.

Descrever o funcionamento de circuitos sequenciais atravs de diagramas de estado:


Este mtodo de sntese muito simples mas conduz a circuitos que so mais complexos que os obtidos pelo mtodo da sntese clssica. O princpio em que se baseia este mtodo resulta de se conseguir estabelecer uma relao biunvoca entre partes do diagrama de estados ou do fluxograma e partes do circuito. O mtodo vai ser apresentado atravs de um exemplo.

Contadores e divisores de frequncia:

Identificar os vrios tipos de contadores:

Existem os contadores assncronos de pulso de clock aplicado apenas no primeiro bloco flip-flop, enquanto para os demais blocos, a sada do bloco anterior que vai servir como clock. Os principais tipos de contadores assncronos so: Contadores de Pulso Contadores de Dcada Contador Sequencial de O a N Contadores Assncronos Up-Down (crescente/decrescente)

As suas caractersticas e funcionamento:

Contadores de pulso: A principal caracterstica de um contador de pulso apresentar nas sadas, o cdigo BCD 8421 em sequncia. Seu circuito bsico apresenta um grupo de quatro blocos flip-flop JK mestre-escravo, os quais possuem as entradas J e K iguais e sempre em nvel alto.

Contadores de dcada: o circuito que efectua a contagem, em nmeros binrios, de zero a nove (10 algarismos), isso significa seguir uma sequncia do cdigo BCD 8421 de 0000 a 1001. Para construir esse circuito, utilizamos o contador de pulso, interligando as entradas clear dos flip-flops. Para que o contador conte somente de 0 a 9, deve-se jogar um nvel zero na entrada clear assim que surgir o caso (1010), ou seja, no 10 pulso.

Contador sequencial de O a N: Neste contador, a quantidade de blocos flip-flop depende da quantidade de bits do limite de contagem. Tendo dois blocos podemos contar no mximo de 0 a 3, tendo trs blocos podemos contar no mximo de 0 a 7, tendo quatro blocos podemos contar no mximo de 0 a 15, e assim por diante. Funciona com o mesmo princpio do contador de dcada, porm o nvel zero a ser jogado no clear mudar.

Contadores de pulso crescente/decrescente: So tambm conhecidos como contadores UP/DOWN. Neste circuito temos um multiplex entre os blocos, que est ligado a um barramento de controle, que ir determinar se a contagem ser crescente (o nvel do barramento for 1) ou decrescente (nvel do barramento for 0).

Contadores sncronos: Nesses contadores o clock entra em todos os flip-flops simultaneamente. Para que haja mudanas de estado, deve-se ento estudar o comportamento das entradas J e K dos vrios flip-flops, para que se tenha nas sadas as sequncias desejadas. Para isso, deve-se escrever a tabela verdade das entradas J e K dos flip-flops para que esses assumam os estados seguintes. O contador sncrono o mais completo contador, ele tem condies de gerar qualquer tipo de sequncia binria, ou seja, um gerador de palavras e consequentemente de cdigos binrios.

Registos de deslocamento:

Princpios de funcionamento de um registo de deslocamento, as suas caractersticas e aplicaes:

Diferentes modos de funcionamento de um registo de deslocamento quanto entrada/sada de dados:


Entrada srie, Sada paralela: Esta configurao permite a converso do formato serial para o paralelo. Os dados entram de forma serial, conforme descrito na sesso acima. Uma vez que os dados entraram, eles podem ser lidos todos simultaneamente, ou deslocados para fora e substitudos.

Entrada paralela, Sada srei: Esta configurao recebe os dados atravs das entradas D1 a D4 no formato paralelo. Para escrever os dados no registador, o controle de Escrita/Deslocamento deve estar em nvel baixo. Para deslocar os dados, o controle deve ser colocado em nvel alto e os registadores devem receber um pulso de clock, desta forma o circuito actua como um registador de deslocamento SISO, com o terminal D1 actuando como entrada de dados. Entretanto, caso uma palavra de dados tenham sido escritos de forma paralela e em seguida deslocados, a sada de dados, Q, conter os bits desta palavra, lidos em ordem.

Entrada paralela, Sada paralela: Este tipo de registador de deslocamento recebe os dados das entradas paralelas (D0-D3) e o desloca para as sadas correspondentes (Q0-Q3) quando os registadores recebem um pulso de clock. Ele pode ser utilizado como uma espcie de "histrico", retendo as informaes antigas como entrada em outra parte do sistema, at estar pronto para receber novas informaes, quando ento os registadores recebem um pulso de clock, e os novos dados so inseridos.

Registos de deslocamento quanto ao modo de deslocamento ( direita e esquerda):

Das könnte Ihnen auch gefallen