Sie sind auf Seite 1von 32

Faculdade de Ciencias Agrarias

Cadeira de Anatomia e Fisiologia Animal TEMA: Folhetos Embrionarios

EMBRIOLOGIA (Intro)
o estudo do desenvolvimento de um organismo desde o ovo at o nascimento. dividida em tpicos: segmentao, gastrulao(Formacao de folhetos embrionarios ou germinativos), neurulao, mesoblasto, organognese e anexos embrionrios.

SEGMENTAO OU CLIVAGEM
o processo de diviso do ovo, no qual uma srie de divises mitticas produzem clulas chamadas blastmeros. determinado pela quantidade e distribuio do vitelo. Dividida em holoblstica (total) e meroblstica (parcial).

SEGMENTAO HOLOBLSTICA
Ocorre nos vulos oligolcitos (possuem pequenas quantidades de vitelos bem distribuidos no citoplasma) e heterolcitos (maior quantidade de vitelo, com uma distribuio heterognea), nos quais a pequena quantidade de vitelo permite a diviso completa do ovo em dois blastmeros. Pode ser igual ou desigual.

Igual: produz blastmeros iguais, do mesmo tamanho. Desigual: produz blastmeros de tamanhos diferentes, denominados de micrmeros e macrmeros.

SEGMENTAO MEROBLSTICA
Atinge apenas uma parte do ovo. Ocorre em ovos telolcitos (grande quantidade de vitelo, que ocupa quase todo o ovo) e centrolcitos (vitelo apresenta-se na parte central do ovo, ao redor do ncleo). Pode ser discodal ou superficial.

Discodal: acontece em ovos telolcitos, a segmentao s atinge o disco germinativo. Superficial: Tpica dos ovos centrolcitos. O ncleo sofre uma srie de divises sucessivas. Entre os ncleos aparecem membranas divisrias.

GASTRULAO
o processo de diviso e migrao celular que termina com a formao da gstrula (estrutura que apresenta os folhetos germinativos camadas celulares que originam as diversas estruturas do organismo ) Apresenta ectoblasto, endoblasto, arquntero e blastporo.

NEURULAO
a fase de formao do tubo neural (estrutura responsvel pela gnese do sistema nervoso) O ectoblasto forma a placa neural, formando primeiro a goteira e depois o tubo neural.

MESOBLASTO E NOTOCORDA
Junto com a formao do tubo neural, ocorre o aparecimento do mesoblasto (terceito folheto germinativo) e da notocorda (eixo esqueltico que caracteriza os animais cordados) O celoma uma cavidade revestida pelo mesoblasto.

ORGANOGNESE
(destino final folhetos germinativos )

o processo de desenvolvimento do embrio. De cada um dos trs folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) originam-se as estruturas dos animais.

Classificao embriolgica dos animais


Quanto ao nmero de folhetos germinativos, os animais podem ser classificados em diblsticos ou triblsticos. Diblsticos: s apresentam dois folhetos germinativos (ectoblasto e endoblasto) Triblsticos: animais com trs folhetos (ectoblasto, mesoblasto e endoblasto)

FOLHETOS EMBRIONRIOS: - DIPLOBLSTICOS: Poriferos e Celenterados - TRIPLOBLSTICOS: Platelmintes, Nematides, Aneldeos, Artrpodes, Aneldeos, Moluscos, Equinodermos e Cordados

Ectoderma
Divide-se em epiblasto e neuroblasto. Epiblasto: origina a epiderme e os seus anexos Neuroblasto: atravs do tubo neural, forma o sistema nervoso.

Mesoderma
Origina a maioria das estruturas orgnicas. Inicialmente se divide em trs partes: epmero, mesmero e hipmero.

epmero
a parte dorsal, origina trs elementos: dermtomo, esclertomo e mitomo.
Dermtomo: produz a derme (camada profunda da pele) Esclertomo: origina o esqueleto axial (crnio, costelas e coluna vertebral) Mitomo: forma a musculatura estriada.

mesmero
Situado entre o epmero e o hipmero. responsvel pela gnese do sistema urogenital (constitudo pelos rins e pelas gnadas)

hipmero
Parte ventral do mesoderma. Limita o celoma, origina ossos, msculos, pericrdio (tecido do corao), peritnio (membrana que envolve o intestino), miocrdio e a maios parte do sistema reprodutor.

Endoderma
Forma o revestimento interno dos sistemas digestrio e respiratrio, da bexiga e uretra. D origem a uma srie de glndulas: fgado, pncreas, tireide e paratireides.

Destino dos folhetos embrionrios Os folhetos constituem-se de clulas indiferenciadas, que sofrem diferenciao. A notocorda e o tubo neural tambm participam desse processo.
Estruturas formadas pelos folhetos embrionrios

Endoderme Mesoderme

sistema nervoso (crebro, cerebelo, ponte, bulbo, medula nervosa, gnglios, nervos); hipfise; cristalino e crnea dos olhos; epiderme e seus anexos (pelos, unhas, chifres, penas); esmalte dos dentes; mucosas da boca, do nus e do nariz; glndulas sudorparas, sebceas e mamrias. tecidos conjuntivos (cartilagens, ossos, derme, tecidos hematocitopoitico); sistema circulatrio (corao, vasos sanguneos e sangue); sistema urinrio e genital (gnadas, ductos e glndulas acessrias); pericrdio; pleura; peritnio; revestimento do tubo digestrio (exceto boca e nus); fgado e pncreas; revestimento do sistema respiratrio (traqueias e pulmes); timo, tireoide e paratireoide; revestimento da bexiga urinria e da uretra.

Ectoderme

ANEXOS EMBRIONRIOS
So estruturas derivadas de partes no utilizadas dos folhetos germinativos. Servem para nutrio, proteo, respirao e excreo do embrio. Compreendem o saco vitelino, o mnio, o alantide, o crion e a placenta. Servem para proteo, alimentao, respirao e excreo.

Cont
Em anfbios e peixes o nico anexo observado o saco vitelnico. Em rpteis, aves e mamferos adelfos encontraremos saco vitelnico, mnion, crion e alantide.

SACO VITELINO
Envolve grande quantidade de vitelo e apresenta paredes vascularizadas. o nico anexo embrionrio nos peixes. Nos mamferos, bem desenvolvido nos monotremados.

MNIO
uma membrana que envolve o embrio, formando uma espcie de bolsa. preenchida pelo lquido amnitico, que serve para evitar a dessecao do embrio.

ALANTIDE
um divertculo intestinal de grande vascularizao. Realiza trocas respiratrias com o meio ambiente (absorve O2 e elimina CO2) Tambm faz a excreo.

CRION
Circunda completamente o embrio e os outros anexos. Funciona como rgo respiratrio.

PLACENTA
Estrutura densamente vascularizada, com vasos maternos no endomtrio e fetais nas vilosidades corinicas. Entre o embrio e a placenta aparece o cordo umbilical.

FUNES DA PLACENTA
Assegura a nutrio do embrio. Atua na respirao e excreo. Produz progesterona e gonadotrofina corinica. Permite o desenvolvimento dos mamferos no tero materno.

O grupo
Tania Roia Timoteo Jeff Mazivila Leugildo Sugar 133052071013 1230520710 123052071021 113052071054

Obrigado pela atencao dispensada

Aberta seccao de Questoes

Das könnte Ihnen auch gefallen