Sie sind auf Seite 1von 16

Aula I 1. Consideraes tericas iniciais 2.

Princpios fundamentais

CONSTITUCIONALISMO

Constituio: Alexandre de Morais define constituio como (...) a lei fundamental e suprema de um Estado, que contm normas referentes estruturao do Estado, formao dos poderes pblicos, forma de governo e aquisio do poder de governar, distribuio de competncias, direitos, garantias e deveres dos cidados. Alm disso, a Constituio que individualiza os rgos competentes para a edio de normas jurdicas, legislativas ou administrativas. Normas constitucionais: Todo o texto presente no corpo da Constituio pode ser considerado formalmente constitucional. Porm, no se pode afirmar que todo o texto constitucional materialmente constitucional. A regra materialmente constitucional identificada pelo seu contedo, pouco importando a forma como foi introduzida no ordenamento jurdico. Tendo em vista que a forma irrelevante, pode-se afirmar que as regras materialmente constitucionais podem localizar-se dentro ou fora do texto constitucional. Por regras materialmente constitucionais, entende-se como sendo aquelas que tratam da organizao e diviso dos Poderes do Estado, das formas de acesso, exerccio e perda dos poderes polticos e dos direitos e garantias fundamentais..

SENTIDOS DA CONSTITUIO

Sentido sociolgico: Para Ferdinand Lassalle, a Constituio a soma dos fatores reais do poder que regem um pas, sendo a Constituio escrita apenas uma folha de papel. Para Lassalle, Constituio legtima a que representa o efetivo poder social, refletindo as foras sociais que constituem o poder. Sentido poltico: Carl Schmitt concebe a Constituio no sentido poltico, pois para ele, Constituio fruto da deciso poltica fundamental tomada em certo momento. Sentido jurdico: Corresponde ao conjunto de normas fundamentais que exterioriza os elementos essenciais de um Estado, regulando a participao do povo no exerccio do poder, a existncia ou no de uma diviso interna do Estado, o grau de autonomia das unidades porventura existentes, as funes tipicamente estatais, os rgos que as exercem, os limites das aes do estado e os direitos e garantias fundamentais das pessoas a eles submetidas.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


1.

2.

Quanto ao contedo: Materiais: A Constituio composta apenas por regras materialmente constitucionais, quer estejam ou no em um nico documento. Formais: consubstanciada de forma escrita, por meio de um documento solene estabelecido pelo poder constituinte originrio. Quanto forma: Escrita: conjunto de regras codificado e sistematizado em um nico documento, para fixar-se a organizao fundamental. Alguns doutrinadores chamam de constituio instrumental. No escrita: conjunto de regras no aglutinadas em um texto solene, mas baseado em leis esparsas, costumes, jurisprudncia e convenes. Diz-se que a Constituio inglesa se enquadra nesta classe, porm, salienta Jorge Miranda que S em certo sentido este asserto se afigura verdadeiro: no sentido de que uma grande parte das regras sobre organizao do poder poltico consuetudinria; e, sobretudo, no sentido de que a unidade fundamental da Constituio no repousa em nenhum texto ou documento, mas em princpios no escritos assentes na organizao social e poltica dos Britnicos.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES (Cont.)


3.

Quanto origem, ou modo de positivao: Promulgadas: So as constituies democrticas ou populares, cuja origem est em uma Assembleia Constituinte composta por representantes escolhidos pelo povo com a finalidade de elaborar um texto constitucional. Exemplos: As constituies brasileiras de 1891, de 1934, de 1946 e de 1988. Outorgadas: So elaboradas sem que haja participao popular e, normalmente, surgem em pocas de grande centralizao do poder ou mesmo de ausncia de liberdades individuais, em regimes autoritrios. Exemplos: As constituies brasileiras de 1824, de 1937 e de 1967, alm do Ato Adicional de 1969, considerado por alguns doutrinadores como uma nova constituio. Cesaristas ou bonapartistas: No obstante o fato de o texto de uma constituio cesarista ter sido outorgado, ele depende de ratificao popular para vigorar. No h exemplos no Brasil, mas podese dizer que as atuais constituies em vigor na Bolvia e no Equador se enquadram nesta classe. Dualistas ou pactuadas: No so mencionadas por muitos doutrinadores. Consiste em um pacto entre o soberano e um corpo representativo nacional. A Magna Carta um exemplo recorrente deste tipo de constituio

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES (Cont.)


Quanto estabilidade (modificaes no texto constitucional): Imutveis: So vedadas quaisquer alteraes em seu texto. Rgidas: Prevem um processo dificultoso e especfico de alterao do texto, normalmente diferenciado do processo de elaborao das demais espcies normativas. Semiflexveis: Trata-se de um meio-termo entre as constituies rgidas e as flexveis. Neste modelo, algumas regras podem ser alteradas pelo processo legislativo ordinrio, enquanto outras ficam submetidas ao processo legislativo diferenciado, que marca as constituies rgidas. Flexveis: Normalmente aplica-se a constituies no escritas (s excepcionalmente, a constituies escritas). As alteraes no texto so produzidas via processo legislativo ordinrio. 5. Quanto ao modo de elaborao: Dogmticas: Apresentam-se como produto escrito e sistematizado por um rgo constituinte, a partir de princpios e ideias fundamentais da teoria poltica e do direito dominante. Histricas: So fruto da lenta e contnua sntese da Histria e tradies de um determinado povo.
4.

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES (Cont.)


6.

Quanto extenso e finalidade: Analticas ou dirigentes: Examinam e regulamentam todos os assuntos que entendam relevantes formao, destinao e funcionamento do Estado. Sintticas: Prevem somente os princpios e as normas gerais de regncia do Estado, organizando-o e limitando seu poder, por meio da estipulao de direitos e garantias fundamentais. Observao: Alguns doutrinadores ainda utilizam outros critrios para classificao das constituies, como o critrio ideolgico (pluralistas ou ortodoxas), e quanto funo (constituio balano, constituio garantia, constituio dirigente). Porm, no h consenso quanto a relevncia e quanto a objetividade dessas classificaes, uma vez que elas costumam situar-se em um plano mais polticoideolgico que propriamente jurdico.

A Constituio brasileira em vigor : formal, escrita, promulgada, rgida, dogmtica, analtica.

APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS


Classificao tradicional (Jos Afonso da Silva)

Normas constitucionais de eficcia plena: So aquelas que, desde a entrada em vigor da Constituio, produzem, ou tm possibilidade de produzir, todos os efeitos essenciais, relativamente aos interesses, comportamentos e situaes, que o legislador constituinte, direta e normativamente, quis regular. Normas constitucionais de eficcia contida: So aquelas que o legislador constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matria, mas deixou margem atuao restritiva por parte da competncia discricionria do poder pblico, nos termos que a lei estabelecer ou nos termos de conceitos gerais nelas enunciados. Exemplo: ar.t. 5, XIII Normas constitucionais de eficcia limitada: So aquelas que apresentam aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, porque somente incidem totalmente sobre esses interesses, aps uma normatividade ulterior que lhes desenvolva a aplicabilidade. Exemplo: art. 192 3. Normas programticas: A conceituao do jurista luso Jorge Miranda. so de aplicao diferida, e no de aplicao ou execuo imediata; mais do que comandos-regras, explicitam comandos-valores; conferem elasticidade ao ordenamento constitucional; tm como destinatrio primacial - embora no nico - o legislador, a cuja opo fica a ponderao do tempo e dos meios em que vm a ser revestidas de plena eficcia (e nisso consiste a discricionariedade); no consentem que os cidados ou quaisquer cidados as invoquem j (ou imediatamente aps a entrada em vigor da Constituio), pedindo aos tribunais o seu cumprimento s por si, pelo que pode haver quem afirme que os direitos que delas constam, mxime os direitos sociais, tm mais natureza de expectativas que de verdadeiros direitos subjetivos; aparecem, muitas vezes; acompanhadas de conceitos indeterminados ou parcialmente indeterminados.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Prembulo da Constituio:O prembulo de uma Constituio pode ser definido como documento de intenes do diploma, e consiste em uma certido de origem e legitimidade do novo texto e uma proclamao de princpios, demonstrando a ruptura com o ordenamento constitucional anterior e o surgimento jurdico de um novo Estado. Apesar de no fazer parte do texto constitucional propriamente dito e, conseqentemente, no conter normas constitucionais de valor jurdico autnomo, o prembulo no juridicamente irrelevante, uma vez que deve ser observado como elemento de interpretao e integrao dos diversos artigos que lhe seguem. Resumindo, o prembulo do texto constitucional no tem natureza normativa e, desse modo, no pode ser utilizado ostensivamente em se tratando de interpretao das normas constitucionais. A doutrina se divide quanto a esse aspecto, porm, as bancas examinadoras optam, normalmente, por analisar o prembulo como texto desprovido de fora normativa.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Organizao do Estado, princpios norteadores e separao dos poderes Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do

Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I a soberania; II a cidadania; III a dignidade da pessoa humana; IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

Repblica: a forma de governo. Traduz-se em renovao peridica dos ocupantes dos postos de comando. Quando a repblica rege-se por princpios democrticos, essa renovao acontece mediante participao popular. No h que se confundir repblica com democracia, uma vez que a democracia pode subsistir em regimes no republicanos, ao passo que a simples existncia de regime republicano no garante o funcionamento Federao: a forma de diviso administrativa do pas (do latim foedera, aliana, pacto). Significa que os entes federados (estados, municpios e Distrito Federal) possuem autonomia, prerrogativas e competncias determinadas pelo texto constitucional. O texto do art. 1 deixa claro que no h o direito a secesso por parte de nenhum dos entes que compem a federao.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Princpios norteadores e separao dos poderes (Cont.)

Soberania: Trata-se de um poder poltico supremo e independente, entendendo-se por poder supremo aquele que no est limitado por nenhum outro na ordem interna e por poder independente aquele que, na sociedade internacional, no tem de acatar regras que no sejam voluntariamente aceites e est em p de igualdade com os poderes supremos dos outros povos. Cidadania: Do ponto de vista formal, confunde-se com a capacidade de participao poltica. No art. 1, no entanto, h uma ampliao dessa ideia, aproximando-se da noo sociolgica de cidadania. Dignidade da pessoa humana: Esse fundamento afasta a idia de predomnio das concepes transpessoalistas de Estado e Nao, em detrimento da liberdade individual. A dignidade um valor espiritual e moral inerente pessoa, que se manifesta singularmente na autodeterminao consciente e responsvel da prpria vida e que traz consigo a pretenso ao respeito por parte das demais pessoas, constituindo-se um mnimo invulnervel que todo estatuto jurdico deve assegurar, de modo que, somente excepcionalmente, possam ser feitas limitaes ao exerccio dos direitos fundamentais, mas sempre sem menosprezar a necessria estima que merecem todas as pessoas enquanto seres humanos. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa: Em diversas passagens (arts. 5., XIII; 6.; 7.; 8.; 194-204) a Constituio apresenta formas de proteo do trabalho e de preveno da explorao indigna do trabalhador. Por outro lado, a garantia da livre iniciativa pressuposto para o funcionamento da economia capitalista.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Princpios norteadores e separao dos poderes (Cont.)

Pluralismo poltico: A Constituio procurou garantir a liberdade de convices filosficas, polticas e ideolgicas. Em outros pontos do texto constitucional, observar-se- a materializao dessa garantia tanto do ponto de vista poltico quanto religioso e filosfico. A Constituio assegura a livre organizao de partidos polticos e de associaes diversas. Exerccio do poder: O pargrafo nico do art. 1 afirma que o poder emana do povo (democracia) que o exerce diretamente (por meio de formas previstas na Constituio: leis de iniciativa popular, plebiscito, referendo e ao popular) ou por intermdio de seus representantes . Essa dupla manifestao da vontade popular a expresso viva do Estado Democrtico de Direito. o pargrafo nico do art. 1, portanto, que traduz juridicamente a noo de democracia.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Princpios norteadores e separao dos poderes (Cont.)
Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. A Constituio adota a clssica teoria da separao dos Poderes do Estado criada pelo Baro de Montesquieu. As funes so divididas de acordo com a sua natureza e h funes tpicas e atpicas para cada um dos poderes. Poder Legislativo: Tem por funo tpica a elaborao de leis em sentido amplo e a fiscalizao e controle das atividades do Estado. A organizao do Poder Legislativo federal encontra-se discriminada nos artigos 44 a 75 da Constituio. Poder Executivo: Tem como funo tpica a administrao do Estado. A sua organizao est explicitada nos artigos 76 a 91 da CF. Poder Judicirio: A sua funo tpica a aplicao aos casos concretos das disposies legais, isto , processar e julgar as lides que lhes forem apresentadas. Sua organizao est disposta nos artigos 92 a 125 da CF. Por funes atpicas entende-se a atuao de um dos Poderes fora da sua esfera de atuao tpica. Isto , quando o Executivo legisla (Medidas Provisrias, por exemplo) ou quando o Legislativo julga (crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica), esto exercendo funes atpicas.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Princpios norteadores e separao dos poderes (Cont.)
Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Fundamentos: Princpios que regem a organizao do Estado brasileiro Objetivos: Metas a serem alcanadas por esse Estado.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Princpios norteadores e separao dos poderes (Cont.)
Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

PROXIMA AULA: DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PRIMEIRA PARTE (ART. 5)

Das könnte Ihnen auch gefallen