Sie sind auf Seite 1von 12

Ministrio da Educao Secretaria de Educao Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educao Bsica

Uma Escola do Tamanho do Brasil

Misso
Qualificar a educao bsica como direito social, promovendo, em articulao com os sistemas de ensino e com os movimentos sociais organizados, a democratizao da gesto, a democratizao do acesso e a garantia da permanncia de crianas, jovens e adultos nas escolas brasileiras.

Desafios amplos
Promover a construo de um Sistema Nacional Articulado de Educao, responsvel por institucionalizar o esforo organizado, autnomo e permanente do estado e da sociedade. Traduzir, no conjunto das aes da Secretaria, as diretrizes democratizao do acesso e garantia de permanncia, democratizao da gesto, financiamento e qualidade social da educao. Implementar polticas de valorizao de professores e profissionais da educao.

Desafios especficos
1. Democratizao do acesso e garantia de permanncia de crianas, adolescentes, jovens e adultos nas escolas brasileiras.
Ampliar o atendimento em todos os nveis da educao bsica, estabelecendo dilogo com estados, municpios, sociedade civil organizada e demais setores sociais; Vincular o acesso e a permanncia no somente ampliao da rede fsica, mas tambm consolidao de alternativas de sustentabilidade: polticas de transporte, de material escolar e de merenda; programas de renda mnima; outras aes destinadas gerao de emprego e renda; Criar condies para a ampliao do Ensino Fundamental para nove anos, garantindo o ingresso de crianas de seis anos nesse nvel de ensino.

Desafios especficos
2. Qualidade social da educao
Criar canais institucionais capazes de:
Conduzir os sistemas de ensino reflexo sobre o papel social da escola na construo e apropriao coletiva do conhecimento, bem como prticas voltadas democratizao do saber. Orientar os sistemas no sentido de garantir aos profissionais da educao formao inicial e continuada, plano de carreira, salrios e condies de trabalho dignos. Conduzir os sistemas de ensino reflexo sobre a necessidade dos currculos escolares contemplarem os "contedos do social": questes relativas terra, sustentabilidade ambiental, empregabilidade e qualidade de vida.

Desafios especficos
3. Democratizao da gesto:

Estimular os sistemas de ensino ao entendimento da participao como um mecanismo gestor da qualidade social da educao, incentivando-os criao de canais coletivos de formulao, de gesto e de fiscalizao das polticas educacionais. Subsidiar os sistemas de ensino com instrumentos que promovam o fortalecimento da gesto democrtica, capacitando dirigentes, gestores, conselheiros e trabalhadores em educao. Incentivar a organizao da sociedade civil em relao garantia do efetivo direito educao e consolidao de mecanismos de gesto democrtica nas instituies escolares de todo o pas.

Aes por Nvel e Modalidade


1. Educao infantil
. Articulao dos dados relativos oferta e demanda; . Aumento de 116% per capita da merenda escolar; . Extenso do Programa Nacional de Alimentao Escolar a crianas de 0 a 3 anos; . Investimento na formao inicial para habilitar em nvel mdio professores leigos de creches e pr-escolas; . Promoo de programas de formao continuada;

. Parcerias com Estados, Municpios, instituies e ONGs.

2. Ensino Fundamental
. Instituio da Rede Nacional de Formao Continuada de Profissionais da Educao com objetivo de ampliar a oferta de meios de formao continuada para o professor da educao infantil e do ensino fundamental. Esses centros so constitudos por universidades (14 federais, 3 estaduais e 3 comunitrias em 14 Estados da Federao) e instituies formadoras de professores atuando articuladamente com a rede pblica de ensino; . Programa de Apoio Especfico Formao Continuada cursos de formao continuada e produo de Material didtico;

. PROGRAMA FUNDESCOLA concepo ampla de formao continuada de professores, inovao pedaggica e gesto democrtica educacional por meio dos seguintes produtos: Gestar, Praler, Escola Ativa, PDE/PME, PES e PAPE;
. Ampliao do Ensino Fundamental para 9 anos repousa no fundamento pedaggico de que se faz necessria uma mudana radical na estrutura e na cultura escolar legitimadora de um processo de excluso, de seleo e de segregao social, tendo por finalidade permitir que todas as crianas de seis anos, sem distino de classe social, sejam matriculadas na escola.

2. Ensino Fundamental (continuao)


. Programa Nacional do Livro Didtico; . Incentivo Leitura Programa Nacional Biblioteca da Escola, Literatura em Minha Casa (4 e 8 sries) e Palavra da Gente (Educao de Jovens e Adultos); . Correo do Fluxo Escolar.

3. Ensino Mdio
. Apoio tcnico, financeiro e pedaggico para formao inicial e continuada de professores e produo de material didtico.

Polticas de Financiamento da Educao


FUNDEB (Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica)
. Criao e implantao do FUNDEB, em substituio ao FUNDEF, considerando todos os alunos da Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio; . Ampliao da base de clculo dos recursos formadores do fundo; . Elevao da participao financeira da Unio; . Previso de pelo menos 80% dos recursos do FUNDEB destinados valorizao dos profissionais da educao.

Polticas Nacional Valorizao dos Profissionais da Educao


1. Piso Salarial Profissional 2. Diretrizes Nacionais para Carreira Docente 3. Apoio capacitao de servidores atuantes nas instituies de Educao Infantil e no Ensino Fundamental 4. Projeto de acesso a bens culturais, lazer e incluso tecnolgica

Sistemas Estaduais de Avaliao da Educao Bsica


. A construo de um sistema nacional articulado implementao de programas estaduais de avaliao do rendimento escolar, com garantia de qualidade das medidas de desempenho, participao de profissionais da educao, alcance universal e comparabilidade de resultados.

Capacitao de Conselheiros Municipais de Educao e Conselheiros do FUNDEF


. Implantao do Programa Nacional de Capacitao de Conselheiros Municipais de Educao. . A orientao e o apoio tcnico a estados e municpios e outras pessoas interessadas so medidas de suma importncia para a fiscalizao e o bom uso dos recursos do FUNDEF;

Acompanhamento e Monitoramento dos Sistemas de Ensino e Assistncia Tcnica

Das könnte Ihnen auch gefallen