Sie sind auf Seite 1von 84

MEIO AMBIENTE E PATRIMNIO CULTURAL O meio ambiente possui, pelo seu prprio conceito desenvolvido na Lei. 6.

938/91, integrado ao artigo 225 da Constituio Federal, uma conotao multifacetria, porquanto o objeto de proteo verifica-se em pelo menos quatro aspectos distintos (meio ambiente natural, artificial, cultural e do trabalho), os quais preenchem o conceito da sadia qualidade de vida. Ao seu titular o meio ambiente cultural, o objeto imediato de proteo relacionado com a qualidade de vida o patrimnio cultural do povo.

CONCEITO DE PATRIMNIO CULTURAL Um dos primeiros conceitos de patrimnio cultural foi trazido pelo artigo 1 do Decreto-lei n. 25/37, que determinava constituir patrimnio e artstico nacional o conjunto de bens mveis e imveis existentes no Pas, cuja conservao seja de interesse pblico, quer por vinculao a fatos memorveis da histria do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueolgico ou etnogrfico, bibliogrfico ou artstico.

A Constituio Federal de 1988 trouxe em seu artigo 216 um conceito para patrimnio cultural:
Art. 216: Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens da natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferente grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I formas de expresso; II os modos de criar, fazer e viver; III as criaes cientficas artsticas e tecnolgicas; IV as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados manifestaes artstico-culturais; V os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico.

Como se pode observar a Constituio no faz restrio a qualquer tipo de bem, de modo que podem ser materiais ou imateriais, singulares ou coletivos, mveis ou imveis. Alm disso, so passveis de proteo, independentemente do fato de terem sido criados por interveno humana. Para que um bem seja considerado patrimnio histrico necessria a existncia do nexo vinculante com a identidade, a ao e a memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Ademais, vale ressaltar que o artigo 216 no constitui rol taxativo de elementos, porquanto se utiliza a expresso nos quais se incluem, admitindo que outros possam existir.

NATUREZA JURDICA DO PATRIMNIO CULTURAL

Todo bem referente a nossa cultura, identidade memria, uma vez reconhecido como patrimnio cultural, integra a categoria de bem ambiental e, em decorrncia disso difuso. Alm disso, deve-se verificar que os artigos 215, caput, e 216, 1, ambos da Constituio Federal de 1988, determinam que:
Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais.

Art. 216. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: 1. O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao.

Ao estabelecer como dever do Poder Pblico, a elaborao da comunidade, a Constituio ratifica a natureza jurdica de bem difuso, porquanto pertence a todos.
Um domnio preenchido pelos elementos de fruio (uso e gozo do bem objeto do direito), sem comprometimento de sua integridade, para que outros titulares, inclusive os de geraes vindouras, possam tambm exercer com plenitude o mesmo direito

COMPETNCIA SOBRE O PATRIMNIO CULTURAL

A competncia legislativa proteo do patrimnio cultural, turstico e paisagstico do tipo concorrente, j que inserida no artigo 24, inciso VII, do Texto Constitucional.

Em decorrncia, permite ao Municpio legislar suplementarmente naquilo que for de seu interesse local, conforme determina o artigo 30, inciso I e II. Com isso, as normas gerais acerca do patrimnio histrico, turstico e paisagstico cabero Unio, enquanto os Estados, Distrito Federal e Municpios ser possvel legislar de forma a suplement-la.

No tocante competncia material, a Carta Magna determina no artigo 23, incisos III, IV e V, ser comum a todos os entes federados:
Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: I - zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico; II - cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia; III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV - impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; V - proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia;

Com isso, percebe-se que a Constituio Federal evidenciou de forma clara sua preocupao com o meio ambiente cultural, dando tratamento amplo ao tema e atribuindo a todos os entes competncia material e legislativa (artigos 23, 24 e 30, incisos I e II).

Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e Tombamento Registro de bens culturais de natureza imaterial: livros de registros Tombamentos: livros de tombo, que se subdividem em Livro do Tombo Arqueolgico, Etnogrfico e Paisagstico; Livro do Tombo Histrico; Livro do Tombo das Belas Artes; e Livro do Tombo das Artes Aplicadas.

O tombamento contm um controle pblico permanente do bem cultural, atravs de autorizaes e de sanes; no registro simples, no h esse controle ou interveno estatal na vida do bem cultural. Tomba-se um bem que precisa de proteo mais eficaz e continua.

Decreto-lei 25/37:
Art. 1 Constitui o patrimnio histrico e artstico nacional o conjunto dos bens mveis e imveis existentes no pas e cuja conservao seja de interesse pblico, quer por sua vinculao a fatos memorveis da histria do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueolgico ou etnogrfico, bibliogrfico ou artstico. 2 Equiparam-se aos bens a que se refere o presente artigo e so tambm sujeitos a tombamento os monumentos naturais, bem como os stios e paisagens que importe conservar e proteger pela feio notvel com que tenham sido dotados pelo natureza ou agenciados pelo indstria humana.

No interesse da conservao e guarda, pode o Estado membro, o Distrito Federal, ou o Municpio tombar o que outra j tombara, para reforar a eficcia do tombamento, ou para evitar que outra se omita na fiscalizao ou d permisses que firam o interesse revelado

As normas gerais sobre tombamento e a competncia legislativa suplementar


Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) VII - proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico;

A competncia concorrente subordinada s regras estabelecidas nos quatro pargrafos do artigo 24, da CF, so eles:
1 - No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. 2 - A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados. 3 - Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. 4 - A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende a eficcia da lei estadual, no que lhe for contrrio.

Constituem normas gerais sobre tombamento aquelas que do as caractersticas desse instituto jurdico, indicando o modo como se instaura o procedimento, a maneira como gerido o bem tombado, a abrangncia da proteo, o sistema de sanes. Estados e Municpios podero adicionar outras regras s diretrizes federais gerais, de modo a que no sejam as mesmas desnaturadas ou desvirtuadas, como podem legislar sobre suas prprias peculiaridades, em sintonia com as normas federais.

Espcies de tombamento
O tombamento poder atingir bem pertencente pessoa pblica ou a pessoa privada (fsica ou jurdica).

BEM PBLICO: O bem pertencente ao Poder Pblico poder ser tombado de ofcio. Assim, o tombamento dos bens pertencentes Unio, aos Estados e aos Municpios se far de ofcio, por ordem do Diretor do Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, mas dever ser notificado entidade a quem pertencer ou sob cuja guarda estiver a coisa tombada, a fim de produzir os necessrios efeitos (art. 5 do Dec-Lei n 25/1937).
O Decreto-Lei referido no prev recurso contra o ato administrativo que determinar o tombamento dessa modalidade de bem.

BEM PARTICULAR: tratando-se de tombamento de bem pertencente pessoa natural ou pessoa jurdica de direito privado se far voluntria ou compulsoriamente (art. 6 do Decreto-Lei n 25/37):

Ser voluntrio aquele tombamento consensual, em que o proprietrio consente por escrito, anuindo notificao recebida ou aquele em que o prprio proprietrio, administrativamente, pede para que seu bem seja tombando.

J o tombamento compulsrio pode ocorrer sob duas espcies: a)o proprietrio notificado e deixa de anuir por escrito ou no impugna no prazo de 15 dias. A no manifestao em tempo hbil ou a anuncia tcita acarretaro o tombamento compulsrio;

b) o proprietrio impugna tempestivamente, sendo a deciso do Conselho Consultivo do Patrimnio Cultural desfavorvel ao particular.

Instituio do tombamento: Por lei, por ato do Poder Executivo ou por deciso judicial O tombamento institudo por lei aquele regulamentado por lei federal, estadual ou municipal proveniente do Poder Legislativo de cada ente da Federao. No h qualquer vedao constitucional a este meio de instituio. A vantagem de o tombamento originar-se de lei que o desfazimento da medida somente pode vir atravs de ato do Poder Legislativo, pois somente outra norma de igual hierarquia poderia revog-lo.

O tombamento institudo por ato administrativo aquele criado por determinao proveniente do Poder Executivo federal, estadual ou municipal. Em nvel federal, a iniciativa decorre de prvio parecer do Conselho Consultivo, que homologado pelo Ministro da Cultura (arts. 1 da Lei n 6.292/75 e 3 do Dec. Federal n 91.144/85).

O tombamento por via jurisdicional ocorre quando qualquer pessoa do povo prope a competente ao coletiva (aa civil pblica ou ao popular) com o fim de pleitear, perante o Judicirio, que se declare o bem em questo de valor cultural, portanto, passvel de tombamento.

Art. 216. (...) 1 - O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao.

Processo do tombamento A legislao federal refere-se a diversos atos que vo formar o que denominado do Decreto-Lei 25/37 de processo. O processo administrativo de tombamento na rea federal inicia-se nas Superintendncias Regionais do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN). A consultoria Jurdica do IPHAN emite seu parecer, tramitando o processo at o Conselho Consultivo.

A pea inicial do processo no est claramente apontada. Mas, evidentemente, deve conter a indicao do imvel ou mvel que se pretende tombar. Na instaurao do processo no haver necessidade da fundamentao ou apresentao dos motivos do tombamento, que matria final.

Notificao do proprietrio para anuir ao tombamento ou para o impugnar: No se previu um sistema para intimar o proprietrio. Porm, os regimentos dos rgos competentes para realizar o processo podem e devem prever o sistema de intimao. Contudo, no h qualquer obrigao jurdica em se assimilar os Cdigos de Processo Civil ou Penal. Importa que haja possibilidade de defesa diante da Administrao e, por isso, deve ser procurada a intimao pessoal do proprietrio ou de seu representante legal.

Decorre da intimao, ou notificao, a fluncia do prazo para impugnar e apresentar razes contra o tombamento (15 dias). A contestao pode versar principalmente sobre o valor cultural e natural do bem tombado e a necessidade da medida. Imprescindvel se faz que a Administrao Pblica responda aos argumentos levantados pelo proprietrio no se esquecendo, porm, que o tombamento uma atividade revestida de discricionariedade tcnica. No se esgotam, contudo, perante a Administrao os meios de defesa do proprietrio. Em ao judicial pode suscitar a inexistncia de motivos de tombar.

Havendo impugnao inteno da Administrao, tambm o Conselho Consultivo ter prazo de 15 dias para se manifestar. No descartou, a peritos sobre no processo, Conselho se previu, mas tambm no se possibilidade de serem ouvidos a matria ou juntados pareceres tanto pelo proprietrio como pelo

No havendo impugnao, ou a mesma sendo apresentada fora do prazo, poder ser ordenado o tombamento pelo Ministro da Cultura. Da deciso, a nvel federal, do Ministro da Cultura poder haver recurso para o Presidente da Repblica

Importante observar que o fato de o Conselho Consultivo ter iniciado o processo de tombamento j ocasionou o tombamento provisrio, medida de alto valor de tutela.

Posteriormente, o juzo definitivo do Conselho pode ser favorvel ou no ao tombamento. Se for favorvel ou negativa sua posio, permanece o tombamento provisrio, Contudo, se o Ministro deixar de homologar o parecer favorvel ao tombamento, o tombamento provisrio deixa de ter eficcia.

O tombamento s se torna definitivo com a homologao do Ministro da Cultura.


Em nvel estadual e municipal outro pode ser o tratamento da matria, uma vez que a legislao autnoma e concorrente. Ainda que seja recomendvel a instituio de um colegiado tcnico para opinar previamente sobre o tombamento, os Estados e Municpios a isso no esto obrigados.

TOMABAMENTO PROVISRIO

Um dos meios mais rpidos e eficazes previstos desde 1937 para se defender a Natureza o tombamento provisrio. Mesmo antes de se chegar deciso final, antes de se entrar no mrito sobre se o bem vai ou no ser tombado, passa ele a ser preservado.
O tombamento provisrio d uma razovel oportunidade de defesa rpida para o bem que se pretende proteger.

Esse tipo de procedimento acarreta para a Administrao o dever de proteger o bem, aplicando sanes administrativas como, multas, demolies, e obrigaes de restaurar.

A GESTO DOS BENS TOMBADOS E A FUNO SOCIAL E SOCIAL DA PROPRIEDADE

Ser proprietrio segundo o Cdigo Civil Brasileiro poder usar, gozar e dispor da coisa e ter o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha (art. 1228, caput). No tombamento, os proprietrios no perdem o poder total de administrar sua propriedade, mas esto sujeitos a determinadas regras para geri-la.

Dessa forma o artigo 1.228, 1 do mesmo diploma, vincula o exerccio do direito de propriedade preservao da flora, da fauna, das belezas naturais, do equilbrio ecolgico e do patrimnio histrico e artstico, bem como a no poluio do ar e das guas. Essas funes devem ser estabelecidas em lei especial.

Com o status de lei especial, conforme preconiza o pargrafo primeiro do artigo 1.228, o Decreto-lei 25/1937, ordena a gesto dos bens tombados, de forma que os proprietrios possam saber que direito tm diante da administrao pblica, que condutas lhe so indicadas e que comportamentos lhes so vedados.

Com isso, verifica-se que o interesse na conservao do bem tombado no deve ser apenas da sociedade e do Poder Pblico, mas passa a ser tambm do proprietrio, que sabendo conservar o bem, ganhar com a classificao oficial do bem que lhe pertence.

Quanto a conservao do bem, cedio que o proprietrio possui deveres para com a coisa tombada. Vejamos:

a) Dever de no destruir, demolir, deteriorar, mutilar ou inutilizar: vedado ao proprietrio que realize qualquer uma dessas aes, pois dessa maneira estaria extinguindo o bem, e consequentemente, retirando integralmente a funo a que se prestava a coisa; b) Dever de solicitar ao Poder Pblico autorizao para reparar, pintar ou restaurar: para essas trs atividades preciso que o proprietrio pea autorizao aos rgos estaduais ou municipais competentes conforme tenha sido o rgo que efetuou o tombamento. Note que, se a coisa foi tombada por diversos rgo pblicos do patrimnio cultural, diversos devero ser os pedidos de autorizao;

c) Dever de comunicar ao Poder Pblico a inteno de vender a coisa tombada: caso queira alienar o bem tombado, o proprietrio dever oferec-lo previamente, pelo mesmo preo, Unio, ao Estado e ao Municpio onde se encontra o bem. O direito de preferncia dever ser exercido nessa ordem. Esses entes pblicos tero o direito de preferncia sobre pessoas privadas ou pblicas, desde que pagando o mesmo preo. Vale ressaltar que esse direito, poder ser exercido por qualquer dos trs entes, independente de qual deles tenha efetivado o tombamento, observando sempre a escala de prioridade entre eles.

DIREITO DOS PROPRIETRIOS PRIVADOS

O proprietrio no perde o domnio e a posse do bem tombado, continua podendo usar, gozar e dispor da coisa. Entretanto, o direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com suas finalidades econmicas e sociais.

Diante disso, o relacionamento proprietrio/rgo pblico do patrimnio cultural visar harmonizar o interesse pblico e o interesse privado, num tipo especial de coadministrao da coisa tombada.

A Singularidade e a Generalidade das limitaes sobre o bem tombado


Bem tombado como parte de um acervo de bens tombados
No setor dos recursos naturais, exemplifique-se com uma parte tombada em relao a uma nica propriedade ou vrias propriedades compondo um conjunto natural de relevante valor pela raridade ou beleza. Assim, se todos os bens dessa quadra ou das quadras vizinhas forem sujeitos aos mesmos gravames de conservao, de edificao, preempo para a venda, com pequenas diferenas sobre futuras modificaes, nada h de discriminatrio. Assim, a propriedade imvel, no caso, no est sendo sujeita a gravames e nus de maneira desigual a outras situadas em igual situao. Nesse caso ocorre a possvel generalidade da limitao e nada h a indenizar pelo Poder Pblico.

Bem tombado singularmente

Diferente a situao quando uma propriedade escolhida solitariamente para ser conservada. Muitas vezes pretende-se que ela fique como testemunho de uma determinada poca ou padro cultural. Diante dos nus da conservao de propriedades semelhantes e vizinhas, opta-se pela conservao de um s ou de poucos bens em relao ao conjunto existente. Ora, de imediato de se consultar que a limitao no est sendo geral no mesmo espao geogrfico.
De outro lado, o prejuzo geral atingindo o conjunto de cidados ou de uma categoria de cidados no indenizvel. Os cidados devem, com efeito, suportar cargas normais da vida social.

Havendo um certo grau de especialidade na limitao ao direito de propriedade, abre-se o direito indenizao do proprietrio, a menos que o legislador lhe tenha expressa ou tacitamente retirado essa possibilidade.
Destaca-se, portanto, uma consequncia jurdica: as propriedades que no foram tombadas podero ter uma destinao e um modo de ocupao completamente diferente das propriedades tombadas. um tratamento desigual para casos iguais. A Administrao Pblica tem o direito de escolher o bem a ser tombado, mas nesse caso passa a ter o dever de indenizar, pois a limitao passou a ser singular, e no geral.

Gesto dos bens pblicos tombados

O tombamento dos bens pblicos pertencentes Unio, aos Estados e ao Municpio ser feito, de ofcio, por ordem do diretor do IPHAN (art. 5 do Decreto-lei 25/1937).
A gesto dos bens pblicos tombados est sujeita aos mesmos deveres e direitos que a dos bens privados art. 17, pargrafo nico, do Decreto-lei 25/1937. A CF afirma, no caput do art. 215, que: O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes de cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais.

Uma das obrigaes dos Poderes Pblicos garantir acesso fontes de cultura nacional. Esse acesso ser obrigatrio em relao aos bens pblicos tombados, principalmente porque cabe ao Estado incentivar a difuso das manifestaes culturais. Quanto aos bens privados tombados, parece-me que o acesso interno depender do consentimento dos proprietrios dos bens, que, inclusive, podero solicitar pagamento para as visitas.

A vizinhana como rea protegida


A vizinhana da coisa tombada acarreta limitaes ao direito de propriedade. A legislao federal (art.18 do Decreto-lei 25/1937) estabeleceu que, sem prvia autorizao do Servio de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, no se poder, na vizinhana da coisa tombada, fazer construo, que lhe impea ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anncios ou cartazes, sob pena de ser mandada (sic) destruir a obra ou retirar o objeto, impondo-se neste caso a multa de 50% do valor do mesmo objeto.

Com a legislao mencionada no se deram meios Administrao para impedir a alterao ou exigir a adaptao integrativa da vizinhana.

Crimes e patrimnio cultural A matria tratada nos arts. 62, 63 e 65, pargrafo nico, da Lei 9.605/1998. Diz o art. 62: Art. 62. Destruir, inutilizar ou deteriorar: I bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou deciso judicial: Pena recluso, de um a trs anos, e multa. Pargrafo nico. Se o crime for culposo, a pena de seis meses a um ano de deteno, sem prejuzo da multa. Os comportamentos incriminados so destruir, inutilizar ou deteriorar. Na destruio do bem causado seu aniquilamento, de modo a torn-lo definitivamente inutilizvel.

A inutilizao do bem, contudo, pode ser total ou parcial; temporria ou permanente. A deteriorao de um bem protegido pode ser causada por ao ou omisso contnua, como a de permitir que a umidade, a chuva ou o aquecimento ajam sobre esse bem, danificando-o.

O sujeito ativo do crime pode ser qualquer pessoa fsica ou jurdica.

O art. 63 da Lei 9.605/1998 diz: Art. Alterar o aspecto ou estrutura de edificao ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou deciso judicial, em razo de seu valor paisagstico, ecolgico, turstico, artstico, histrico, cultural, religioso, arqueolgico, etnogrfico ou monumental, sem autorizao da autoridade competente ou em desacordo com a concedida: Pena recluso, de um a trs anos, e multa.

Alterar modificar. A alterao pode at ser para melhorar a edificao ou o local, mas o crime fica materializado se no houver autorizao da autoridade ou se a modificao no obedecer aos limites da autorizao. O crime configura-se quando a alterao realizada no aspecto ou na aparncia de edificao ou de local e na estrutura de edificaes ou de local protegidos por lei, ato administrativo ou deciso judicial.

O ato de pichar, grafitar ou conspurcar monumento ou coisa tombada em virtude de seu valor artstico, arqueolgico, ou histrico crime punido com pena de seis meses a um ano de deteno e multa (art.65, pargrafo nico, da Lei 9605/1998)
No elidem o crime a beleza ou o contedo do que for escrito ou desenhado. O termo grafitar parece ter sido empregado em sentido semelhante ao de pichar.

Todos os momentos esto protegidos, independentemente de seu tombamento. As coisas que no sejam monumentos, para serem objeto da tutela do art. 64 da Lei 9.605/1998, precisam estar tombadas. Informao, precauo e participao: por um novo sistema de gesto dos bens tombados.

Informao na gesto dos bens tombados

O regime jurdico das autorizaes para reparar, pintar ou restaurar as coisas tombadas, por exemplo, precisa ganhar o toque da publicidade, isto , o alargamento da informao.
A semelhana do que se fez, com xito, na Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/1981), o pedido de autorizao feito pelo proprietrio necessita constar de um meio de comunicao (eletrnica, escrita ou oral).

O princpio da precauo na gesto dos bens tombados

O princpio da precauo aquele que indica a tomada imediata de medidas de preveno, independentemente de se provar relao causal entre a ameaa e a possibilidade de resultado, diante da incerteza cientfica.

A participao na gesto dos bens tombados

A participao o procedimento que ir ensejar s pessoas e associaes atuar nas decises administrativas.
preciso ampliar a participao para a prpria estrutura interna da gesto dos bens tombados, atravs de uma estrutura gil, especializada, tica e transparente.

Com a incluso desses trs princpios informao, precauo e participao -, os poderes pblicos, a coletividade e os cidados tero instrumentos mais adequados para implementar uma poltica do desenvolvimento cultural sustentvel, numa relao de justia entre as geraes.

PROTEO INTERNACIONAL DOS BENS CULTURAIS

A proteo de um patrimnio mundial, cultural e natural pode ser insuficiente em escala nacional, porquanto no poucas vezes, tem-se a necessidade de recursos econmicos de grande vulto. Com isso, objetivando-se minimizar as ameaas de degradao, bem como evitar o desaparecimento daquilo que retrata uma determinada identidade cultural, instituiu-se a proteo internacional dos bem culturais.
Assim, considera-se que a degradao ou desaparecimento de um bem do patrimnio cultural e natural constitui um empobrecimento nefasto do patrimnio de todos os povos do mundo.

A proteo internacional dos bens culturais realizada atravs da Conveno Relativa Proteo Mundial Cultural e Natural, que foi adotada em 1972, pela Conferncia Geral da UNESCO.
Essa conveno passou a integrar o ordenamento jurdico brasileiro em 12 de dezembro de 1977. A UNESCO Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e Cultura uma das agncias especializadas a responsveis pela criao, implementao e manuteno do sistema mundial de proteo de bens culturais.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIO DO BEM NA LISTA DO PATRIMNIO CULTURAL E NATURAL MUNDIAL

O procedimento composto por quatro fases:


1) Identificao do bem: o Estado integrante da conveno e interessado em promover a inscrio de um bem situado em seu territrio, prepara um inventrio dos bens;

2) Proposta de inscrio: dever especificar o bem, assim como descrever sua situao, fornecendo informaes e indicando os critrios nos quais ele se enquadra para ser inscrito;

3) Avaliao: o centro de patrimnio mundial verifica se as formalidades foram preenchidas e encaminha a documentao para o rgo tcnico especializado, o qual dever opinar sobre o valor universal excepcional do bem. Isso porque os bens considerados pela Conveno so aqueles culturais ou naturais de valor excepcional;
4) Deciso: de acordo com o parecer das agncias especializadas, o bem recomendado para o comit, a quem cabe a deciso final, aceitando ou rejeitando o bem proposto.

A apresentao de novas propostas de inscrio encerra-se em 1 de julho de cada ano, e o comit ir deferir ou indeferir a proposta de inscrio em dezembro do ano seguinte, de modo que o procedimento de durao de um ano e meio.

REPRESENTATIVIDADE E UNIVERSALIDADE DA LISTA DO PATRIMNIO CULTURAL

A Lista do patrimnio Cultural contm mais de quinhentos bens e encontra-se em permanente expanso, tendo em vista que a cada ano por volta de trinta novos stios so inscritos.

Todavia, apesar desses nmeros, aludida lista nem sempre reflete a diversidade cultural e natural do mundo, porque os monumentos religiosos cristos, as cidades histricas e a arquitetura elitista esto super-representados, enquanto certas culturas tradicionais vivas e outras estruturas no monumentais mal aparecem

A conveno estipula que deve ser atualizada e divulgada uma Lista do Patrimnio Cultural em Perigo. Os bens constantes nesta lista, so os que por algum motivo correm perigo e esto de qualquer forma ameaados, e, portanto, necessitam de ateno especial, de modo que sua conservao exige trabalhos especficos.

TOMBAMENTO PELA UNESCO?

Embora a atividade desenvolvida em torno dos bens que compem a Lista do Patrimnio Cultural e Natural Mundial, objetive sua conservao, preservao e restaurao, o procedimento de inscrio desses bens como patrimnio mundial no constitui o instituto do tombamento, pois este ato de soberania nacional, cabendo ao pas decidir em ltima instncia o que preservar em seu territrio e como faz-lo.

Alm disso, vale frisar que o pas onde est situado o bem no transfere suas responsabilidades administrativas e financeiras para a UNESCO. Com isso, em princpio, o pas que arca com o nus de ter tombado um bem que constitui patrimnio cultural de seu povo.

O Brasil possui 17 (dezessete) bens inscritos atualmente na lista, so eles:

Das könnte Ihnen auch gefallen