Sie sind auf Seite 1von 16

Histria das cores

O que cor?
Cor como o olho humano (dos seres vivos animais) interpreta a reemisso da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnticas, e que corresponde parte do espectro eletromagntico que visvel (380 a 750 nanmetros).

A conscincia sobre as cores sempre esteve presente no humano, desde o tempo que ele andava em um universo verde atento para um alerta vermelho, fosse fruta, animal ferido ou fmea no cio.

Mesmo nas pinturas mais primitivas, j se encontrava a preocupao com as cores. Os homens primitivos empregavam a cor pelo seu significado simblico, exatamente como uma criana, por exemplo, sempre pintar o cu azul ou a rvore verde.

A mais antiga teoria sobre cores que se tem notcia de autoria do filsofo grego Aristteles. Aristteles concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. E, pautado pela mgica dos nmeros, disse que eram em nmero de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e negro.

Idade mdia O estudo de cores sempre foi influenciado por aspectos psicolgicos e culturais. O poeta meieval Plnio certa vez teorizou que as trs cores bsicas seriam o vermelho vivo, o ametista e uma outra que chamou de conchfera. O amarelo foi excludo desta lista por estar associado a mulheres, pois era usado no vu nupcial.

Renascena A natureza das cores foi estudada pelos artistas. Leon Battista Alberti, um discpulo de Brunelleschi, diria que seriam quatro as mais importantes, o vermelho, verde, azul e o cinza.

Leonardo da Vinci se ops a Aristteles ao afirmar que a cor no era uma propriedade dos objetos, mas da luz. Havia uma concordncia ao afirmar que todas as outras cores poderiam se formar a partir do vermelho, verde, azul e amarelo. Afirma ainda que o branco e o preto no so cores mas extremos da luz.

Da Vinci foi o primeiro a observar que a sombra pode ser colorida. Mais do que cores, empregava o sombreamento atravs de um estudo de intensidade e volume.

Sculo XVII
Um sculo mais tarde, o cientista britnico Hooke afirmaria que a cor a mistura de luz com a escurido.

Newton acreditava na teoria corpuscular da luz. Posteriormente, provou-se que a teoria de Newton no explicava satisfatoriamente o fenmeno da cor. Apesar disso, Newton fez importantes experimentos sobre a decomposio da luz com prismas e acreditou que as cores eram devidas ao tamanho da partcula de luz.

Sculo XVIII Ainda no sculo XVIII, um impressor chamado Le Blon testou diversos pigmentos at chegar aos trs bsicos para impresso: o vermelho, amarelo e azul.

Sculo XIX No sculo XIX o poeta Goethe se apaixonou pela questo da cor e passou trinta anos tentando terminar o que considerava sua obra mxima: um tratado sobre as cores que poria abaixo a teoria de Newton. Ele realmente descobriu aspectos que Newton ignorara sobre a fisiologia e psicologia da cor. Observou a reteno das cores na retina, a tendncia do olho humano em ver nas bordas de uma cor complementar, notou que objetos brancos sempre parecem maiores do que negros.

Tambm reinterpretou as cores, pigmentos de Le Blon, renomeando-os prpura, amarelo e azul claro, se aproximando com muita preciso das atuais tintas magenta, amarelo e ciano utilizadas em impresso industrial. Porm as observaes de Goethe em nada feriam a teoria de Newton, suas explicaes para os fenmenos eram muitas vezes insatisfatrias e ele no propunha nenhum mtodo cientfico para provar suas teses. Sua publicao "A teoria das cores" caiu em descrdito na comunidade cientfica.

Suas observaes foram resgatadas no incio do sculo XX pelos estudiosos da gestalt e sobre pintores modernos como Paul Klee e Kandinsky. Atualmente, o estudo da teoria das cores nas universidades se divide em trs matrias com as mesmas caractersticas que Goethe propunha para cores: a cor fsica (ptica fsica), a cor fisiolgica (ptica fisiolgica) e a cor qumica (ptica fisico-qumica). O contedo basicamente a teoria de Newton acrescida de observaes modernas sobre ondas.

Das könnte Ihnen auch gefallen