Sie sind auf Seite 1von 44

Batismo e Simbologia

O Batismo existe, para que nasa em ns a vida espiritual. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.

(Jo.3,1-5) Disse Jesus a Nicodemos: Em verdade te digo, quem no renascer da gua e do Esprito Santo no poder ver o Reino de Deus. O que nasceu da carne carne, e o que nasceu do Esprito esprito. No te maravilhes que tenha dito: necessrio vos nascer de novo.

(Mc.16,16) Quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado.
e as crianas?

(Mt.28,19-20) Ide, pois, e ensinai a todas as naes; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo.

MISSO DO BATIZADO. Sacerdotal -todo batizado sacerdote, isto , dever doar-se a favor dos irmos. Proftico - isto , dever anunciar com coragem o Evangelho e denunciar todo tipo de erro. Real isto , o batizado faz parte da realeza de DEUS.

QUEM PODE
SER BATIZADO?

(At.2,41) Aqueles que acolheram a palavra de Deus, foram batizados. (At.8,36,38) Batismo do Eunuco por Filipe...

CONDIES PARA SER BATIZADO: a) Renunciar a tudo o que separa de Deus. b) Profisso de f, que a Igreja prega desde o tempo dos apstolos.

c) Participar na vida da Igreja.

O profeta Joo Batista batizava com gua e Jesus Batiza com o Esprito Santo

Quem pode batizar?


Qualquer pessoa batizada.

"N..., eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo".


Isso supe a f em Jesus Cristo, pois sem a f o batismo no passa de uma encenao

Batizam validamente: as Igrejas Orientais; a Igreja Vetero-Catlica; a Igreja Episcopal (Anglicana) do Brasil; a Igreja Evanglica Luterana do Brasil Evanglica de Confisso Luterana do Brasil e a Igreja Metodista.

O batismo em outras Igrejas vlido se realizado com gua e na mesma f, utilizando a frmula trinitria. Por razes teolgicas, ou pelo sentido que do ao sacramento, a Igreja Catlica tem reservas quanto validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera invlido o batismo de certas expresses religiosas.

e as crianas?
(

(Mc.16,16) Quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado.

A Bblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianas: Atos 2,38-39: "Disselhes Pedro: 'Arrependeivos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados. E recebereis o dom do Esprito Santo. A promessa diz respeito a vs, a vossos filhos, e a todos que esto longe a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar'."

(1Tim 2, 4) o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

Smbolos e rituais mudaram, mas a mesma Igreja, o mesmo povo. O Sbado tornou-se em Domingo, a Pscoa em Ceia, e a circunciso em batismo. Igreja Crist a continuao da Igreja do Antigo Testamento

(Gn.17.5) De agora em diante no te chamars mais Abro, e sim Abrao, porque farei de ti pai de uma multido de povos.

(Gn. 21.4). E, passados oito dias do seu nascimento, circuncidou-o, como Deus lhe tinha ordenado.

(Cl 2.11). Nele tambm fostes circuncidados com circunciso no feita por mo de homem, mas com a circunciso de Cristo, que consiste no despojamento do nosso ser carnal.

(1Cor.1,59) No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias.

Se os judeus convertidos a Cristo no podiam batizar seus filhos, era de se esperar que houvesse alguma proibio neste sentido por parte dos apstolos, j que estavam acostumados a incluir seus filhos em todos os aspectos da religio judaica

(Mc10,14).Deixai vir a mim as criancinhas.

(Mc 9,42) "E quem escandalizar a um destes pequeninos que crem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoo uma grande pedra de moinho, e fosse lanado ao mar"

(Atos 16,15) Foi batizada juntamente com a sua famlia e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho f no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso. (Atos 16,33) "Tomando-os o carcereiro consigo naquela mesma noite, lavou-lhes os verges; ento logo foi batizado, ele e todos os seus." (Atos 18,8) "Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; e muitos dos corntios, ouvindo-o, creram e foram batizados."

(1Cor.1,16) "Batizei tambm a famlia de Estfanas; alm destes, no sei se batizei algum outro".

PAIS E PADRINHOS:

Casamento faz parte do plano

de
Deus.

Preparar-se para o casamento obrigao para cumprir bem a misso de pai e me.

Formar-se na Igreja para educar ao menos nossos filhos.

Ser exemplo para os filhos. Vida religiosa

Porque a Igreja quer padrinhos?

Saber escolher os padrinhos, pessoas que sejam exemplo para os batizados.

Quem pode ser padrinhos? Os maiores de 16 anos, para admitir idade inferior, somente o prprio proco ou ministro podero autorizar. No tenha sido atingido por nenhuma pena cannica legitimamente irrovogada ou declarada; por exemplo os que vivem maritalmente no podem ser padrinhos. Devem ser casados na Igreja. No pode ser o pai ou a me. Haja pelo menos um padrinho e uma madrinha. Padrinho e madrinha quer dizer testemunhas para sempre. Ser iniciados na vida crist, isto , ser batizado, crismado e feito a 1 Comunho.

(Mt.18,4; E o que recebe em meu nome a um menino como este, a mim que recebe.

Ser exemplo aos pais e afilhados.

Auxiliar os pais na educao religiosa do afilhado.

Buscar conhecimento desde cedo.

Nome

Smbolos do Batismo:

sal

(Jo.3,12) Se vos tenho falado das coisas terrenas e no me credes, como crereis se vos falar das celestiais?

O Crio Pascal tambm usado durante os batismos e as exquias, quer dizer no princpio e o trmino da vida temporal, para simbolizar que um cristo participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporao definitiva Luz da vida eterna.

Isto vem nos lembrar que DEUS nos conhece pelo nome
(Jo.10,3) A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz pastagem.

Nome

Sinal da Cruz
Lembra a graa da redeno que Cristo nos proporcionou na Cruz.

A gua sinal de graa (sentido pleno), isto , purificao total.

(Zc.13,1) Naquele dia jorrar uma fonte para a casa de Deus e para os habitantes de Jerusalm, que apagar os seus pecados e suas impurezas.

(Jo.3,5) Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem no renascer da gua e do Esprito no poder entrar no Reino de Deus.

(Jo8, 12). Eu sou a luz do mundo

leo dos Catecmenos: (Ex.30,25) Fars com tudo isso um leo para a sagrada uno, uma mistura odorfera composta segundo a arte do perfumista. Tal ser o leo para a sagrada uno. (1 Cor.3,16) No sabeis que sois o templo de Deus, e que o Esprito de Deus habita em vs?

Aplicado no peito, como o leo penetra na pele, Cristo penetra na vida do batizado.

leo do Crisma: (1Sam.16,13) Samuel tomou o corno de leo e ungiu-o no meio dos seus irmos. E, a partir daquele momento o Esprito do Senhor apoderou-se de Davi. aplicado na testa: Eram ungidos sacerdotes e reis. Agora o batizado faz parte da realeza e sacerdcio de Cristo.

A veste branca expressa a pureza, a VIDA NOVA que recebemos no Batismo e que agora vamos viver. tambm sinal do Esprito Santo que nos purifica, perdoa e nos santifica.

sal

(Mt.5,13) Vs sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe ser restitudo o sabor? Para nada mais serve seno para ser lanado fora e calcado pelos homens.

PAIS E PADRINHOS Porque a Igreja quer padrinhos? Porque so crianas. Porque batizamos crianas? Batismo de crianas tem escritos por Justino Mrtir anos 130 DC, Irineu 180, Orgenes 230. Santo Irineu (140-204) que foi discpulo de Policarpo, que era discpulo de Joo, afirma ter sido batizado ainda criana. Na constituio Eclesistica de Roma, formulada por Hiplito, (215) encontramos a frase: Primeiro devemos batizar os pequenos, todos que podem falem por si mesmos, para aqueles que ainda no sabem falar, falem seus pais ou algum que pertence a famlia. (Const.Ecl.XVI, 4). Baseados em que, eles afirmavam o Batismo das Crianas? At.16,15 Batismo de Ldia, a vendedora de prpura.. At.16,33 Batismo do carcereiro. 1Cor. 1,16 Batismo da famlia de Estfanas. A Bblia no fala que Jesus foi batizado por imerso, mas tem igrejas que pregam isso. O Batismo o smbolo da Nova Aliana, antes era a circunciso. Lc.18,16 Jesus, porm, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e no as impeais, porque o Reino de Deus daqueles que se parecem com elas. Quem pede o Batismo? Os pais. Quem pede o Batismo, sempre conhece o Batismo? Quem orienta sobre o Batismo? Igreja... Fazer curso de Batismo. Quem escolhe os padrinhos? Porque escolheram este casal como padrinhos de seu filho? Voc sabe se eles conhecem os fundamentos do Batismo? Qual o compromisso dos padrinhos? Orientar com conhecimento e com exemplo. Como devem ser os padrinhos? Compromisso dos pais? Orientar o filho, buscando conhecimento, com padrinhos, na Igreja. Dt.6,6-7 Os mandamentos que hoje te dou sero gravados no teu corao. Tu os inculcars a teus filhos, e deles falars, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. (como ensinar se no sabe?) At.2,38-39 Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo para remisso dos vossos pecados, e recebereis o dom do Esprito Santo. Pois a promessa para vs, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus.

Das könnte Ihnen auch gefallen