Sie sind auf Seite 1von 70

Palestrante: Voner Miranda Martins

emisso de radiao de qualquer espcie por um corpo um fenmeno eletrnico, em alguns casos e, em outros, nuclear; Necessrio se faz, por isso, breve explanao sobre a constituio dos tomos. Vamos, pois, a ela:
A

OBSERVAES:

FUNDAMENTOS

Tabela: ok; Peridica: algumas propriedades variam periodicamente com o aumento ou diminuio do Z (exemplo: densidade dos metais); Elemento: Os elementos combinam-se a fim de formar molculas.

Z:

nmero de prtons no ncleo de um tomo; N: nmero de nutrons no ncleo de um tomo; A: Nmero de massa de um tomo (Z +N);

Dos resduos nucleares

TOMO DE SDIO

LINUS PAULING

COMO SABER ONDE ELE REALMENTE EST?

OS ELTRONS ESTO EM ORBITAIS

LINUS PAULING

Cada camada tem um nvel energtico definido, que no pode ser ultrapassado.

Ele absorver essa energia, e passar para um subnvel mais externo; A energia absorvida chama-se quantum de (que representa uma quantidade definida de energia); Quando o eltron libera essa energia, volta ao estado original.

A energia liberada, chamada fton, constitui nosso primeiro exemplo de radiao

Das radiaes alfa, beta, gama e X

O tomo de um elemento radioativo, ao emitir uma partcula alfa, d origem a um novo elemento, que apresenta nmero de massa com 4 unidades a menos e nmero atmico com 2 unidades a menos.

Quando um nucldeo de um elemento radiativo emite uma partcula beta, ele se transforma em um elemento de mesmo nmero de massa, mas nmero atmico com uma unidade a mais. Nessa emisso, decompe-se um nutron em um prton, um eltron (que a prpria radiao beta) e um antineutrino.

14 C 6

0 + 14 N -1 7

Analogamente a raios X, a radiao gama produzida pela transio de um estado excitado para um de menor excitao, porm no ncleo; A radiao gama consiste na liberao de energia em excesso presente no ncleo de um tomo. A liberao feita na forma de radiao eletromagntica com energia definida (fton).

Efeitos patolgicos do excesso de radiao

Efeitos deletrios da radiao

Nos raios solares, tanto temos radiao visvel quanto ultravioleta.

Raios UVA e UVB

Sndromes da radiao

Danos em macromolculas, enzimas, DNA e RNA (podem produzir mutaes cromossmicas, que se perpetuam); Falncia ou danos severos no SNC, SGI e MO, podendo levar o indivduo morte ou induzir cncer.

No existe uma dose segura de exposio radiao sob o ponto de vista gentico, sendo que qualquer exposio radiao pode envolver um certo risco de induo de efeitos hereditrios e somticos.

E
Mecanismo Indireto H2O ----H + OH exitao 1014 clulas ionizao Mecanismo Direto DNA alvo 105 genes DNA lesado 10-6 mutaes / gene / diviso celular

reparo correto
DNA restaurado clula normal

no reparo
DNA mutado clula mutada vivel clula somtica

reparo errneo

morte celular
apoptose

clula germinativa
Doenas hereditrias (transmissveis)

Catarata Malformaes Sndromes da radiao

Diminuio da longevidade Envelhecimento precoce Induo do cncer

efeitos determinsticos

efeitos estocsticos

Quanto maior a dose, maior ser o dano biolgico; Isto tambm estar na dependncia do tempo de irradiao

% Letalidade

Em presena de oxignio, aumenta a sensibilidade das clulas radiao; Uma baixa quantidade de oxignio presente suficiente para potencializar este aumento; Tecidos normais (20 40 mmHg) so bastante oxigenados.

Tipo de radiao X ou gama Beta Alfa

Sensibilidade por oxignio 2 ou 3 1 ou 2 No h

Qual a propriedade dos metais que faz com que eles reflitam a radiao?

Densidade

PROPRIEDADE PERIDICA

TP

Radiodiagnstico Aplicaes mdicas Outros Indstria nuclear Exposio ocupacional

Conjunto de medidas que visam proteger o homem, seus descendentes e seu meio ambiente contra possveis efeitos indevidos causados por radiao ionizante proveniente de fontes produzidas pelo homem e de fontes naturais modificadas tecnologicamente.

Justificao Otimizao Limitao de doses individuais

Os mtodos descritos a seguir podem ser adotados visando a reduo de exposio as radiaes: Tempo, blindagem e distncia; Hbitos de trabalho; Sinalizao; Monitorao.

Barita

O material indicado para aplicaes em blindagens de ambientes que utilizam equipamentos emissores de raiosX nas reas mdica, veterinria, odontolgica, industrial e laboratrios de pesquisa.

Tijolo prismtico de Pb

Para contruo de castelo de chumbo. Utilizado em medicina nuclear, radioterapia , indstria e laboratrios.

Lenol Pb

Revestiment o de portas, paredes ou divisrias de salas de raio-X, com espessura e dimenses de acordo com a

O uso do dosmetro individual por parte dos Tecnlogos e Tcnicos constitui o principal meio de avaliao da eficincia de um programa de controle de dose estabelecido e dos procedimentos adotados no servio de radiodiagnstico;

DOSMETRO INDIVIDUAL

EXEMPLO

O dosmetro individual de uso exclusivo do usurio no servio para o qual foi designado.

Na utilizao dos raios X nos procedimentos em radiodiagnstico para atingir o objetivo radiolgico, deve-se ter em mente que o paciente que obtm o benefcio do exame. Portanto todo meio de proteo radiolgica deve ser utilizado para que as doses, principalmente nos trabalhadores, sejam to baixas quanto razoavelmente exeqveis.

Efetuar rodzio na equipe durante os procedimentos de radiografia em leito e UTI; Utilizar sempre as tcnicas adequadas para cada tipo de exame, evitando a necessidade de repetio, reduzindo o efeito sobre ele da radiao espalhada; Informar corretamente ao paciente os procedimentos do exame, evitando a necessidade de repetio;

Sempre utilizar acessrios plumbferos e o dosmetro por fora do avental nos exames em que seja necessrio permanecer prximo ao paciente; Posicionar-se atrs do biombo ou na cabine de comando durante a realizao do exame; As portas de acesso de instalaes fixas devem ser mantidas fechadas durante as exposies.

USURIO

MSCARA

PROTEO DAS GNADAS

TODO O CORPO

Parte VII

So todas aquelas que utilizam radioistopos por determinado perodo; Aps esse perodo de utilizao, devem ser devidamente acondicionados e descartados

Os dejetos das Usinas Nucleares devem ser enterrados por no mnimo 10.000 anos. Desta forma, os resduos ficam isolados com segurana at que passem a no emitir mais radiao. Existem outras formas de tratamento deste tipo de lixo, como por exemplo, nos Estados Unidos, os resduos so armazenados no local de produo ou guardados em locais especiais.

Ficam at que se passem 10 meias vidas

CAIXA DE RESDUOS

Utilizada para a armazenagem de rejeitos radioativos na sala de manipulao (medicina nuclear) ou em depsito de decaimento (radiao).

Desejo a todos muitas alegrias na vida profissional

Das könnte Ihnen auch gefallen