Sie sind auf Seite 1von 20

Flotao

Alunos: Lenilton Santos Soares Geanderson dos Santos Prof: Rodrigo Ferreira Silva Turma: A0

A flotao uma tcnica de separao de misturas que consiste na introduo de bolhas de ar a uma suspenso de partculas. Esse processo importante para: Tratamento de Minrios Meio Ambiente Processos Industriais Outros

Minrios sulfetados: Cu, Pb, Zn, Mo, Fe, Ni; Oxi-Minerais: xidos de Mn, Nb, Mn, Cr, Ti, Fe, Al, Si, Argilas etc.; Minerais semi-solveis (no metlicos industriais): Fosfatos, CaF2 (fluorita), CaWO4 (chelita), Carvo metalrgico; Sais solveis: KCl, NaCl;

Separao de protenas; Impurezas na indstria do acar de cana; Separao de leos, graxas, tensoativos (surfactantes, detergentes), remoo de odor e resduos slidos de indstria alimentcia; Reciclo de plsticos, pigmentos, corantes e fibras; Reuso (reciclo) de guas de processo (PET, lavagem de veculos, avies);

Efluentes de usinas de tratamento por flotao de minrios, espessadores ou de concentrao gravimtrica de finos (ciclones, espirais, mesas concentradoras). Tratamento de compostos orgnicos (plantas de extrao por solvente), leos, graxas e corantes (gatas). Reciclo de guas (filtros): Remoo de nions e ons clcio. Tratamento de DAM Drenagens cidas de Minas

Separao-remoo de microorganismos (algas, fungos, bactrias); Tratamento de guas de processo no controle de corroso, remoo de detergentes; Tratamento de guas para uso industrial e domstico; Tratamento de esgotos domsticos (remoo de flocos biolgicos, slidos suspensos).

i. Coliso e adeso (attachment) seletiva de partculas a bolhas de ar (flotao real true flotation); ii. Resistncia ao cisalhamento e transferncia de partculas zona de espuma; iii. Resistncia da unidade bolha-partcula na espuma e transferncia ao concentrado.

Clulas mecnicas convencionais Clulas FAI

Colunas de Flotao

Em sistemas DAF, o ar dissolvido na gua residual sob presso de vrias atmosferas, seguido por descompresso para a presso atmosfrica. Estes tipos de sistema tm sido usados principalmente no tratamento de efluentes industriais e na concentrao de lodos.

Em sistemas de flotao por ar, as bolhas de ar so formadas pela introduo da fase gasosa diretamente na fase lquida atravs de um propulsor ou difusores. A aerao sozinha por um curto perodo no efetiva na flotao de slidos. A proviso de tanques de aerao para flotao de graxas e outros slidos do efluente lquido normal normalmente no garantido.

A flotao a vcuo consiste na saturao do efluente com ar tanto diretamente em um tanque de aerao, como permitindo que ar entre na suco da bomba de efluente. Um vcuo parcial aplicado, que provoca a liberao do ar dissolvido como bolhas minsculas. As bolhas e as partculas slidas ligadas sobem para a superfcie para formar uma espuma, que removida por um mecanismo de raspagem.

O desempenho de uma flotao por ar dissolvido depende primariamente da relao entre o volume de ar e massa de slidos (A/S) necessria para atingir um dado grau de clarificao. Esta razo vai variar com cada tipo de suspenso e pode ser determinada experimentalmente usando uma clula de flotao em escala de laboratrio. Razes A/S tpicas encontradas no abrandamento de lodo em plantas de tratamento de efluentes variam de 0, 005 a 0, 060.

As equaes que permitem dimensionar os sistemas de flotao por ar dissolvido sem e com reciclo: SEM RECICLO:

COM RECICLO:

Onde: Sa a solubilidade do ar em cm3/L de gua residuria (a Patm); f a frao de ar dissolvido, considerando-se a saturao incompleta (valores entre 0,5 e 0,8); P a presso de funcionamento em atmosfera (atm); X0 a concentrao de slidos na gua residuria; R a razo de recirculao; Q a vazo afluente; OBS: o pH exerce influncia na flotao. Valores de pH em que h boa flotao: Fibras de Celulose (5 e 6); leo mineral emulsionado (4,5); Sabo (4 e 5).

Tanque de flotao de uma estao de tratamento de gua mostrando espuma esbranquiada na parte superior do sistema de fases e gua lmpida na fase inferior aps a flotao. A gua purificada coletada abaixo da espuma.

Clulas da levedura Sacharomyces cerevisiae aderidas bolha de ar.

AGNCIA USP de Notcias. Reduo de custo na separao de plstico favorece reciclagem. Disponvel em <http://www.valeverde.org.br/html/dicas2.php?id=19>. (Acesso em 03/02/2009). AQUINO, J. A.; OLIVEIRA, M. L. M.; FERNANDES, M. D. Flotao em coluna. Tratamento de Minrios, Ed. Ado Benvindo da Luz. 3 Edio. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 850 p, 2002. ARAUJO, A. C.; VIANA, P.R.M.; PERES, A.E.C. Flotation Machines in Brazil Columns versus Mechanical Cells. In: Centenary of Flotation Symposium, 2005, Brisbane. Proceedings of the Centenary of Flotation Symposium. Carlton, VIC., Australia: The Australasian Institute of MIning and Metallurgy, v. nico. p. 187-192, 2005. BERGH, L. G.; YIANATOS, J. B. Flotation column automation: state of the art. Control Engineering Practice, Volume 11, Issue 1, Pages 67-72, 2003. DESOUSA, S.R. Flotao de microorganismos. Disponvel em <http://www.iq.unesp.br/flotacao/index.htm>. (Acesso em 03/02/2009). FINCH, J. A.; DOBBY, G. S. Column flotation. Firth ed. Pergamon Press, Oxford. 1990. ITYOKUMBUL, M. T.; SALAMA, A. I. A.; AL TAWEEL, A. M. Estimation of bubble size in flotation columns. Minerals Engineering. Vol 8, n 1-2, pp. 77-89, 1995. YIANATOS, J. B.; BERGH, L. G.; DAZ, F.; RODRIGUEZ, J. Mixing characteristics of industrial flotation equipment. Chemical Engineering Science. 60, pp. 2273-2282, 2005. YIANATOS, J. Current status of column flotation. In Proceedings of Flotation and Flocculation: from Fundamentals to Applications, Strategic Conference and Workshop, Kona-Hawaii, pp. 213-220, 2002. SABESP. Processo de flotao aplicado em cursos dgua. Disponvel em <http://www.sabesp.com.br/a_sabesp/tecnologia/flotacao.htm>. (Acesso em 14/07/2006).

Das könnte Ihnen auch gefallen