Sie sind auf Seite 1von 12

Introduo

Ao longo deste trabalho abordaremos o NACIONALISMO E IMPERIALISMO ECONMICO. Vamos constatar que as polticas econmicas levadas a cabo pelos estados-nao, tinham dois objetivos:
Criar um poder econmico para fortalecer o Estado; Usar esse poder para promover o crescimento econmico e enriquecer a nao. (*1)

Mercantilismo: um termo incorreto


Na interpretao de Smith Adam Smith (um filosofo escocs),caracterizou as politicas econmicas do seu tempo, como sendo o sistema mercantil. Declarou que as politicas foram delineadas por comerciantes e impingidas por governantes e estadistas, perfeitamente ignorantes em relao a assuntos econmicos. As naes enriqueciam na medida em que vendessem mais a estrangeiros do que comprassem ao estrangeiro, em ouro e prata.

Mercantilismo: um termo incorreto


Vrios historiadores e economistas alemes, nomeadamente Gustav von Schmoller, inverteram radicalmente a noo de mercantilismo. Para eles era uma politica de construo de estado levada a cabo por governantes sbios e benevolentes

Mercantilismo: um termo incorreto


Estudiosos tentaram harmonizar e racionalizar estas duas ideias divergentes.(*2) Apesar das semelhanas, cada nao tinha politicas econmicas distintas resultantes de particularidades das tradies locais e nacionais, das circunstancias geogrficas e do caracter prprio do estado. Como o nacionalismo dos primeiros Estados-nao se apoiava numa classe, no na massa, a chave para as diferenas nacionais na poltica econmica deve procurar-se nas divergentes composies e interesses das classes governantes

Mercantilismo: um termo incorreto


Em frana:
Como em tantas outras monarquias absolutistas, os desejos do soberano eram supremos. Como os monarcas no se interessavam por assuntos econmicos, estes eram levados a cabo por ministros e funcionrios (pouco mais familiarizados com a problemtica da tecnologia industrial) Em assuntos mais importantes, os monarcas absolutistas sacrificavam frequentemente o bem-estar econmico dos seus sbditos e os fundamentos do seu prprio poder, por ignorncia ou indiferena.

Mercantilismo: um termo incorreto


Em Espanha
O imperio de espanha era muito grande, mas o seu governo gastava continuamente mais do que tinha, asfixiando os seus comerciantes e o seu poder decaiu firmemente.

Mercantilismo: um termo incorreto


A unio dos Pases Baixos
Era governada por e para os comerciantes ricos que dominavam as cidades principais, seguiu uma poltica econmica mais informada. Estabeleceram o comercio livre interno, acolhendo os seus portos e comerciantes de todas as naes.

Mercantilismo: um termo incorreto


A Inglaterra
H muito que grandes comerciantes tinham assumido um papel importante no governo e na politica. Aps a revoluo de 1688-89 as politicas econmicas comearam a beneficiar os interesses agrcolas e a encorajar as industrias caseiras, apoiavam a navegao e o comercio.

Os elementos comuns
Imagem baus de guerra

Os elementos comuns
A preocupao em manter reservas abundantes de ouro e preta manteve-se, culminando numa politica econmica conhecida como bulionismo.

Os elementos comuns
Poucos pases europeus tinham minas que produzissem ouro e prata, a aquisio de colonias que as possussem era um objetivo primordial de explorao e colonizao.(*3)

Das könnte Ihnen auch gefallen