Sie sind auf Seite 1von 31

Termodinmica

Aula 4 Professora Inara

Entalpia (H)
a combinao de propriedades termodinmicas. Considere o caso da expanso de um gs a presso constante. A energia fornecida na forma de calor a presso constante. H=U+pV

Exerccio
Durante uma reao, calcita se converte em aragonita, a variao da energia interna 0,21 kJ. Calcule a variao da entalpia. Sabendo-se que a presso 1 bar e o volume da calcita 37 cm3 e da aragonita 34 cm3.

Exerccio
Calcule o valor da energia interna especfica do refrigerante R-134 superaquecido a 0,4 MPa e 70C. Resposta: 433,951 kJ/Kg.

Exerccio
Calcule a entalpia especfica sabendo-se que a gua est no estado saturado a 0,2 Mpa. E que o volume 5 L e a massa de 2kg. h= 504,68 kJ/kg.

Entalpia especfica
h=hl+xhlv

Entalpia
Q=(U2-U1) + P(V2-V1) Q=(H2-H1) Q=deltaU+w

Exerccio
Um cilindro provido de um pisto contm 0,5 kg de vapor de gua no estado saturado a 0,4 MPa e apresenta inicialmente o volume de 0,1 m3 . Transfere-se calor ao sistema at atingir a temperatura de 300C enquanto a presso permanece constante, tem-se um vapor superaquecido. Determinar o calor transferido e o trabalho realizado neste processo. Resposta: q= 771,2 kJ e w=91 kJ

Calorimetria
uma medida da quantidade de calor absorvida ou liberada durante uma transformao qumica ou fsica.

Calor
o nome dado a energia trmica em trnsito de um corpo para outro devido a diferena de temperatura existente entre eles. Caloria: a quantidade de calor que deve ser fornecida a um grama de gua, para elevar sua temperatura de 1 C.

Capacidade calorfica
a quantidade de calor que necessrio fornecer para aumentar de um grau a temperatura de um corpo. funo da natureza da substncia e de sua massa.

Calor especfico
Calor especfico ou calor sensvel a quantidade de calor, por unidade de massa, que necessria fornecer ou retirar de um dado corpo para que ocorra a variao de um grau em sua temperatura.

Calormetro
uma cmara com paredes adiabticas, provida de um agitador e de um termmetro. A massa total dos componentes de um calormetro conhecida e constante. O calormetro permite determinar: A quantidade de calor liberada ou absorvida por uma transformao. O calor especfico de uma sbstncia. O calor latente de uma substncia. O calor de reao.

Calor especfico
Considera-se somente uma fase: slida, lquida ou gasosa. a quantidade de calor necessria para elevar a temperatura de um grau por unidade de massa. Considere a primeira lei como: dQ=dU+pdV

Para que serve um calormetro


Para determinar o q liberado ou absorvido por uma transformao. Determinar o calor especfico de uma substncia. Determinar o calor latente de uma substncia. O calor da reao, etc.

No calormetro
Qperdido (gua quente)=q recebido (gua fria ou pelo calormetro).

O equivalente de gua no calormetro


a quantidade de gua que absorveria a mesma quantidade de calor de um calormetro. Equivalente de gua (me) maqca(Taq-Te)=(meca+mafca)(Te-Tf) aqgua quente eequilibrio afgua fria

Calor especfico volume constante

Calor especfico presso constante

Exerccio
Estimar o calor especfico a presso constante do vapor de gua a 0,5 Mpa e 375C. Considere as temperaturas de 350 e 400 C. Resposta: Cp=2,082 kJ/kg K.

U, H e C de gases perfeitos
PV=mRT M Pv=RT M h=u+Pv h=u+RT M dU=mcvdT dH=mcpdT

U, H e C de gases perfeitos
Cp-Cv=R

Exerccio
Calcular a variao da entalpia para 1 kg de oxignio quando este aquecido de 300 a 1500 K. Admita que o oxignio se comporta como um gs perfeito. dH=1267,07 kJ

Exerccio
Um cilindro provido de pisto apresenta volume inicial de 0,1 m3 e contm nitrognio a 150 kPa e 25 C. Comprime-se o nitrognio at que a presso seja 1 MPa e a temperatura de 150 C. Durante o processo, calor transferido do nitrognio e o trabalho realizado sobre o nitrognio 20 kJ. Determine o calor transferido. Resposta: 4,2 kJ.

Primeira lei em termos de fluxo


Expressa a taxa mdia de energia que cruza a fronteira do sistema. dU/dt=dQ/dt - dW/dt Ou dU/dt=Q-W

Volume controle
Sistema fechado: regio onde no ocorre fluxo de massa atravs de suas fronteiras (tem massa fixa).

Sistema aberto: que corresponde a uma regio onde ocorre fluxo de massa atravs de suas fronteiras, sendo tambm conhecido por volume de controle.

Sistema fechado e volume controle

Sistema fechado

Sistema aberto ou volume controle

No volume controle

Volume controle
Para o escoamento unidimensional

Em termos de volume especfico

Exerccio
Ar escoa no interior de um tubo com 0,2 m de dimetro a uma velocidade uniforme de 0,1 m/s. A temperatura 25 C e a P=150 kPa. Determine a vazo em massa. Resposta: 0,0055 kg/s

Obrigada

Das könnte Ihnen auch gefallen