Sie sind auf Seite 1von 28

DISCIPLINAS E OS SENTIDOS DA INTERDISCIPLINARIDADE

Rodolfo Santiago Lcio Torres Karilayne Carvalho Jssica Santos Aguida Azevedo Sibria

A noo de disciplina fundamental para que se possa entender o desenvolvimento das cincias, do pensamento humano. uma categoria organizada dentro das diversas reas do conhecimento que as cincias abrangem. Para se entender o termo interdisciplinaridade, deve-se partir da noo de disciplina.

A organizao disciplinar foi instituda no sculo XIX, notadamente com a formao das universidades modernas; desenvolveu-se, depois, no sculo XX, com o impulso dado pesquisa cientfica; isto significa que as disciplinas tm uma histria: nascimento, institucionalizao, evoluo, esgotamento, etc; essa histria est inscrita na da Universidade, que, por sua vez, est inscrita na histria da sociedade; MORIN ( 2002 , p. 105 )

A disciplina uma maneira de organizar, de delimitar, ela representa um conjunto de estratgias organizacionais, uma seleo de conhecimentos que so ordenados para apresentar ao aluno, com o apoio de um conjunto de procedimentos didticos e metodolgicos para seu ensino e de avaliao da aprendizagem.

O carter disciplinar do ensino formal dificulta a aprendizagem do aluno, no estimula ao desenvolvimento da inteligncia, de resolver problemas e estabelecer conexes entre os fatos, conceitos, isto , de pensar sobre o que est sendo estudado. O parcelamento e a compartimentao dos saberes impedem apreender o que est tecido junto. MORIN (2000, p.45):

De acordo com Morin (2000), as disciplinas como esto estruturadas s serviro para isolar os objetos do seu meio e isolar partes de um todo. A educao deve romper com essas fragmentaes para mostrar as correlaes entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Caso contrrio, ser sempre ineficiente e insuficiente para os cidados do futuro.

O movimento surgiu na Europa, principalmente na Frana e na Itlia, em meados de dcada de 1960, poca em que os movimentos estudantis reivindicavam um novo estatuto de universidade e escola, como tentativa de elucidao e de classificao temtica das propostas educacionais que comeavam a aparecer na poca.

OS SENTIDOS DA INTERDISCIPLINARIDADE
Ainda no se tem uma teoria nica da interdisciplinaridade. Porm importante explicitar as fases, as pesquisas e as contradies desse movimento. Segundo Fazenda (1999), podem-se dividir os primeiros estudos das questes da interdisciplinaridade em: 1970- construo epistemolgica da interdisciplinaridade, em busca de uma explicitao filosfica, interdisciplinaridade. procuravam a definio de

1980- explicitao das contradies epistemolgicas decorrentes dessa construo, em busca de uma diretriz sociolgica, tentar explicitar um mtodo para a interdisciplinaridade. 1990construir uma nova epistemologia, a interdisciplinaridade, em busca de um projeto construo de uma teoria da interdisciplinaridade. prpria da antropolgico,

As primeiras discusses sobre a interdisciplinaridade datam da dcada de 70 e foram lanadas por Georges Gusdorf, em 1961 UNESCO, que apresentou um projeto de pesquisa interdisciplinar para as cincias humanas, no qual fizeram parte alguns estudiosos de universidades europeias e americanas, em diferentes reas de conhecimento. A proposta desse grupo era indicar as principais tendncias de pesquisa nas cincias humanas, no sentido de sistematizar a metodologia e os enfoques das pesquisas realizadas pelos pesquisadores.

A primeira produo significativa sobre interdisciplinaridade no Brasil de Hilton Japiassu:

Nesse sentido, tentaremos apresentar as principais motivaes desse empreendimento, bem como as justificaes que podero ser invocadas em seu favor. Tudo isso, no contexto de uma epistemologia das cincias humanas, s voltas coma suas crises e com seus impasses metodolgicos. A resoluo dessas crises coincide pelo menos em parte, com os objetivos a que se prope o mtodo interdisciplinar. JAPIASSU (1976, p.53):

Outro trabalho ,realizado em 1970, foi desenvolvido por Ivani Fazenda como pesquisa de mestrado, que surgiu a partir de Japiassu e estudos sobre interdisciplinaridade na Europa. Onde a autora permaneceu no seu primeiro estudo, mais no trato dos aspectos relativos conceituao do que metodologia. O movimento na dcada de 80 na histria da educao, segundo a autora, foi marcado pela necessidade de enfrentar as dicotomias enunciadas nos anos 70 e constituram-se em objeto de pesquisa e reflexo: teoria/ prtica, verdade/ erro, certeza/ dvida, processo/ produto, real/ simblico, cincia/ arte.

Nessa poca surge um documento importante que se intitulou: Interdisciplinaridade e cincias humanas (1983), elaborado por Gusdorf, Apostel, Bottomore, Dufrenne, Mommsen, Morin, Palmarini, Smirnov e Ui. Essas pesquisas tratavam dos pontos de encontro e cooperao das disciplinas que formam as cincias humanas e a influencia que exerciam uma sobre as outras, acrescentando concluses importantes sobre a interdisciplinaridade.

Os anos 90 representaram a possibilidade de explicitao de um projeto antropolgico de educao, o interdisciplinar em suas principais contradies. (FAZENDA,1999)

CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE
Ao conceituar o termo Interdisciplinaridade, no se possui ainda um sentido nico e estvel, trata-se de um conceito que varia, no somente no nome, mas tambm no seu significado. Entender o vocbulo Interdisciplinaridade foi e ainda muito discutido, pois existem vrias definies para ela, depende do ponto de vista e da vivncia de cada um, da experincia educacional, que particular.

Para JAPIASSU (1976, p.74): A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interao real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa. Essa temtica compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se prope um tema com abordagens em diferentes disciplinas. compreender, entender as partes de ligao entre as diferentes reas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. a busca constante de investigao, na tentativa de superao do saber.

O conceito de interdisciplinaridade fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantm um dilogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmao, de complementao, de negao, de ampliao, [...] BRASIL (1999, p.88):

Percebe-se o conceito de interdisciplinaridade como polissmico, pois a atitude interdisciplinar depende da histria vivida, das concepes apropriadas e das possibilidades de olhar por diferentes perspectivas uma mesma questo.

COMO AS ESCOLAS ESTO TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

As escolas, de modo geral, trabalham com coordenao de rea, numa tentativa de superar as deficincias do currculo multidisciplinar. Mas, na prtica, o que vemos acontecer a simples coordenao de matria, garantindo-se, assim, a integrao vertical - de uma srie para outra - mas no a superao do modelo multidisciplinar.

O ensino de disciplinas separadas e sem comunicao entre si produz uma fragmentao e uma disperso que nos impede de ver globalmente coisas que so cada vez mais importantes no mundo. (MORIN, 2002)

Contextualizao do conhecimento

Sujeito que aprende


Componente a ser aprendido

A inteligncia parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que est unido, torna unidimensional o multidimensional. MORIN (2000, p. 43)

O ensino formal, todo estruturado e institucionalizado em torno de disciplinas e contedos delimitados que no tem nada a ver com o mundo real das pessoas, torna a aprendizagem do aluno artificial e desinteressante . Alm disso, essa forma de ensino contri uma hierarquia entre disciplinas, dificultanto a iniciativa interdisciplinar.

COMO DEVE SER UMA ESCOLA INTERDISCIPLINAR?

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudana de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construo de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso, ser preciso, uma postura interdisciplinar, que nada mais do que uma atitude de busca, de incluso, de acordo e de sintonia diante do conhecimento.

Vantagens da interdisciplinaridade:

Os alunos, porque aprendem a trabalhar em grupo, habituamse a essa experincia de aprendizagem grupal e melhoram a interao com os colegas.

Os professores, porque se veem compelidos pelos prprios alunos, a ampliar os conhecimentos de outras reas; tm menos problemas de disciplina e melhoram a interao com os colegas de trabalho. A escola porque a sua proposta pedaggica executada de maneira gil e eficiente; tem menos problemas com disciplina e os alunos passam a estabelecer um relacionamento de colaborao e parceria com o pessoal da equipe escolar, assim como, com a comunidade onde est inserida a escola.

A metodologia do trabalho interdisciplinar:

A metodologia do trabalho interdisciplinar supe atitude e mtodo , envolvendo integrao de contedos; passando de uma percepo fragmentria para uma concepo unitria do conhecimento; superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, ponderando sobre o estudo e a pesquisa, a partir do apoio das diversas cincias. Alm disso, o ensino-aprendizagem centrado no olhar de que aprendemos ao longo de toda a vida (educao continuada). Articular saber, informao, experincia, meio ambiente, escola, comunidade etc., tornou-se, atualmente, o objetivo da interdisciplinaridade que se manifesta, por um fazer coletivo e solidrio na organizao da escola.

Processo de aprendizagem:

Na aprendizagem, o professor o norte que ajuda o aluno a descobrir, a reconstruir e a posicionar-se frente ao conhecimento. No processo de aprendizagem o aluno no constri sozinho o conhecimento, essa construo feita continuamente com outros e na interao com os outros. As prticas pedaggicas em sala aula devem exceder uma viso fragmentada e descontextualizada do ensino, tornando as aprendizagens significativas.

Efetivao do processo de envolvimento do educador em um trabalho interdisciplinar:

A efetivao do processo de envolvimento do educador em um trabalho interdisciplinar, mesmo que sua formao tenha sido fragmentada realizado atravs da interao professor/aluno , professor/professor, pois a educao s tem sentido no encontro. Se h interdisciplinaridade, h encontro, e a educao s tem sentido no encontro. A educao s tem sentido na mutualidade, numa relao educador-educando em que haja reciprocidade, amizade e respeito mtuo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
FAZENDA, Ivani. Prticas interdisciplinares na escola. (ORG.) coordenadora 2. ed. So Paulo: Cortez,1993. FORTES, Clarice Corra. Interdisciplinaridade, origem, conceito e valor. UFSM. MORIN. A cabea bem feita. Repensar a reforma repensar o pensa mento; 6. ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil Ltda, 2002.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessrios Educao do Futuro. 2.


ed. So Paulo: Cortez, 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen