Sie sind auf Seite 1von 10

Histologia e seus mtodos de estudo

histologia estuda as clulas e o material extracelular que constitui os tecidos do corpo;


O

uso dos diferentes tipos de microscpios ampliou consideravelmente o campo de estudo da histologia.

Como so feitas as lminas histolgicas

Os objetos a serem observados so muito delgados,precisam ser reduzido a cortes finos, estes cortes so feitos por um equipamento denominado micrtomo, mas antes de serem cortados os tecidos devem passar por uma srie de tratamentos.

Etapas para produo de lmina permanente

Fixao:em fixador simples ou em mistura fixadora (lquido de Bouin, Helly etc.) Preserva a morfologia e a composio dos tecidos. Desidatrao: em lcool de concentraes crescentes, remove a gua dos tecidos. Clareamento: em benzol, xilol ou toluol solventes do lcool e da parafina, embeber a pea em substncia miscvel com parafina.

Impregnao: pela parafina fundida geralmente realizada em estufa a 60 c.


Incluso: a pea colocada num molde retangular contendo parafina fundida.

Tipos de corante

A maioria dos tecidos incolor, o que torna difcil sua observao ao microscpio ptico, devido isso foram introduzidos mtodos para colorao de tecidos;
Os componentes que se coram com corantes bsicos so chamados basfios, sendo chamados de acidfilos os que se ligam a corantes cidos. Corantes usados: azul-de-toluidina, azul-de-tolueno e hematoxilina (bsicos),orange G, a eosina e a fucsina cida (cidos)

Lminas

Figura1:Laminas coradas com diferentes corantes

Tipos de microscpios (ptico)

Considera-se no microscpio a parte mecnica e a parte ptica: *Parte ptica: condensador, objetiva e ocular; *Parte mecnica: platina, filtro, condensador, espelho macrometrico e micrometrico, charriot, revlver

Microscpio ptico

Microscpio eletrnico de transmisso

O microscpio eletrnico tem alta resoluo e as imagens obtidas mostram uma riqueza de detalhes surpreendentes. Os eltrons so produzidos graas ao aquecimento no vcuo de um filamento, o catdio, que ento emite eltrons.

Microscpio eletrnico de varredura

O microscpio eletrnico de varredura (MEV) um equipamento capaz de produzir imagens de alta ampliao (at 300.000 x) e resoluo. As imagens fornecidas pelo MEV possuem um carter virtual, pois o que visualizado no monitor do aparelho a transcodificao da energia emitida pelos eltrons, ao contrrio da radiao de luz a qual estamos habitualmente acostumados.

MICROSCPIO DE FLUORESCNCIA CONFOCAL

A microscopia de imunofluorescncia tem suas limitaes, uma delas a superposio de imagens O microscpio de fluorescncia confocal evita esse problema permitindo a visualizao da imagem muito mais precisa. Aqui as clulas so submetidas a compostos fluorescentes e as imagens so derivadas da luz excitatria de um feixe de laser que sero registradas por uma cmara de vdeo e armazenadas em um computador.

Microscpio de polarizao

O microscpio de polarizao semelhante a microscpio de luz, acrescido de dois prismas ou dois discos polarides, que permitem estudar certos aspectos da organizao molecular dos constituintes celulares. Ao atravessar a clula o feixe de luz pode passar por estruturas cristalinas ou molculas alongadas e paralelas

Das könnte Ihnen auch gefallen