Sie sind auf Seite 1von 46

Sistemas de Informao

e as decises gerenciais na era da Internet

James A. O'Brien

Captulo 5: Introduo ao Gerenciamento de Bancos de Dados 5.1 Gerenciamento de Banco de Dados: Administrando Recursos de Dados. 5.2 Fundamentos Tcnicos do Gerenciamento de Banco de Dados.

Gerencimento de Banco de Dados: Administrando Recursos de Dados


Os dados so um recurso organizacional essencial que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizaes no conseguiria sobreviver ou ter sucesso sem dados de qualidade sobre suas operaes internas e seu ambiente externo. As organizaes esto sujeitas a enorme presso para o fornecimento de informaes de melhor qualidade para as tomadas de deciso, apresentadas de formas que sejam fceis de acessar e manipular. Os usurios empresariais esto reagindo s necessidades crticas de melhores informaes para suas misses especficas devido a mercados em rpida transformao, cada vez mais volteis e competitivos, bem como a ciclos de vida de produto cada vez mais curtos.

Gerencimento de Banco de Dados: Administrando Recursos de Dados


Processamento de dados: Dados na forma bruta sendo processados, ou transformados, por algoritmos, ou operaes, para produzirem informaes teis. As organizaes e seus gerentes precisam praticar a administrao de recursos de dados, uma atividade que aplica tecnologias de sistemas de informao como gerenciamento de bancos de dados e outras ferramentas gerenciais tarefa de administrar os recursos de dados de uma organizao para atender as necessidades de informao dos usurios.

Conceitos Bsicos sobre Dados (1/4)


Os dados podem ser organizados logicamente em caracteres, campos, registros, arquivos e banco de dados. Caracter Elemento lgico mais simples dos dados, consiste em um nico smbolo alfabtico, numrico ou outro. Viso Fsica = ponto de vista do hardware = um byte, elemento mais elementar de dados. Viso Lgica = ponto de vista do usurio, o elemento mais simples dos dados possvel de ser observado e manipulado.

Conceitos Bsicos sobre Dados (2/4)


Campo, ou item de dados Consiste em um grupamento de caracteres. O grupamento de caracteres alfabticos no nome de uma pessoa, por exemplo, forma um campo de nome, e o grupamento de nmeros em um total de vendas forma um campo de total de vendas.

Em termos especficos, um campo de dados representa um atributo (uma caracterstica ou qualidade) de alguma entidade (objeto, pessoa, lugar ou evento).
O salrio de um funcionrio, por exemplo, um atributo que um campo de dados tpico utilizado para descrever uma entidade que um funcionrio de um empresa.

Conceitos Bsicos sobre Dados (3/4)


Registro Os campos de dados afins so agrupados para formarem um registro. Assim, um registro representa uma coleo de atributos que descrevem uma entidade. Um exemplo o registro de folha de pagamento para uma pessoa, que consiste em campos de dados descrevendo atributos como o nome da pessoa, seu nmero da previdncia social e sua base salarial. Arquivo Um grupo de registros afins um arquivo ou tabela de dados. Desta forma, um arquivo de funcionrios conteria os registros dos funcionrios de uma empresa. Podem ser classificados quanto a sua permanncia como: Arquivo mestre = principal. Arquivo de transaes, ou detalhe = movimentaes. Arquivo histrico, ou acervo = para fins de backup.

Conceitos Bsicos sobre Dados (4/4)


Banco de Dados (BD) Conjunto integrado de registros ou objetos logicamente afins. Um objeto consiste em valores de dados descrevendo os atributos de uma entidade, alm das operaes que podem ser executadas sobre os dados. Um BD consolida registros previamente armazenados em arquivos separados em uma fonte comum de registros de dados que fornece dados para muitas aplicaes. Os dados armazenados em um BD so independentes dos programas aplicativos que os utilizam e do tipo de dispositivos de armazenamento secundrio nos quais esto armazenados. Um BD de pessoal, por exemplo, consolida dados anteriormente isolados em arquivos separados como arquivos de folha de pagamento, arquivos de aes de pessoal e arquivos de qualificaes de funcionrios.

Elementos Lgicos dos Dados


banco de dados DBDEMOS

ponteiro de registro (registro atual)- denota o registro com o qual o usurio est trabalhando

linhas = registros tabela de dados country.db do banco de dados DBDEMOS

colunas = campos

A Abordagem do Gerenciamento de Bancos de Dados


O desenvolvimento de BD e de softwares de gerenciamento de bancos de dados o fundamento dos mtodos modernos de gerenciar dados organizados. A abordagem do gerenciamento de BD consolida registros e objetos de BD que podem ser acessados por diferentes programas aplicativos.

Sistema de gerenciamento de banco de dados (database management system, ou DBMS) funciona como interface de software entre os usurios e os BD. Dessa forma, o gerenciamento de BD envolve o uso de software de gerenciamento para controlar como eles so criados, comsultados e mantidos para fornecerem as informaes necessrias aos usurios finais e suas organizaes.

A Abordagem do Gerenciamento de Bancos de Dados


A abordagem do gerenciamento de bancos de dados envolve trs atividades bsicas: . Atualizao e manuteno de BD comuns para refletir novas transaes de negcios e outros eventos que exigem mudanas nos registros de uma organizao. . Fornecimento das informaes requisitadas por cada aplicao do usurio final mediante o uso de aplicativos que compartilham os dados em BD comuns. Este compartilhamento de dados suportado pela interface comum de dados propiciada por um pacote de DBMS. Dessa forma, os usurios finais e programadores no precisam saber onde ou como os dados esto fisicamente armazenados. . Fornecimento de uma capacidade de consulta/resposta e emisso de relatrio por meio de um pacote DBMS.

A Abordagem do Gerenciamento de BDs


Consulta

Processamento de Transaes do Cliente Programa de Conta Corrente Programa de Conta Poupana Programa de Financiamento

Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (criao de tabelas, manuteno, controle de transaes, integridade dos dados, consultas, relatrios, ...)

Bancos de Dados do Cliente

Dados da Conta Corrente Dados de Conta Poupana Dados de Financiamento Outros Dados do Cliente

Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados


Conjunto de programas de computador que controla a criao, manuteno e uso dos bancos de dados por uma organizao e seus usurios finais.

Gerenciament o de Banco de Dados

Sistema Operacional Sistema de Gerenciamento do Banco de Dados

Bancos de Dados

Os quatro usos maiores de um pacote de DBMS so: . Desenvolvimento de BD . Consulta de BD . Manuteno de BD . Desenvolvimento de aplicaes

Aplicativos

Dicionrio de Dados

Desenvolvimento de Bancos de Dados


Pacotes de gerenciamento de BD como MS Access ou Lotus Approach permitem aos usurios finais desenvolverem facilmente os BD de que necessitam. Entretanto, as grandes organizaes com sistemas cliente/servidor ou baseados em mainframe normalmente colocam o controle do desenvolvimento de BD em nvel empresarial nas mos de administradores de bancos de dados e outros especialistas em BD. Isto melhora a integridade e segurana dos BD organizacionais. Os programadores utilizam a linguagem de definio de dados em DBMS como o Oracle 8 ou o DB2 da IBM para desenvolver e especificar o contedo, relaes e estruturas dos dados em cada BD e para modificar as suas especificaes sempre que necessrio. Essas informaes so catalogadas e armazenadas em um BD de definies e especificaes de dados chamado dicionrio de dados, que mantido pelos administradores de banco de dados (DBAs).

Dicionrio de Dados
Os dicionrios de dados so outra ferramenta da administrao de BD. Um dicionrio de dados um catlogo ou diretrio computadorizado contendo metadados, ou seja, dados sobre dados. Um dicionrio de dados inclui um componente de software para gerenciar um banco de definies de dados, isto , metadados sobre a estrutura, elementos dos dados e outras caractersticas dos BD de uma organizao. Ele contm, por exemplo, os nomes e descries de todos os tipos de registros de dados e suas inter-relaes, bem como informaes definindo os requisitos para o acesso dos usurios finais a programas aplicativos e de manuteno e segurana dos BD. Os dicionrios de dados podem ser consultados pelo DBA para relatar a situao de qualquer aspecto de metadados de uma empresa. O administrador pode, ento, fazer mudanas nas definies de elementos de dados selecionados.

Consulta do Banco de Dados


A capacidade da consulta ao banco de dados um dos principais benefcios de um sistema de gerenciamento de bancos de dados. Os usurios finais podem utilizar um DBMS pedindo informaes de um BD por meio de uma linguagem de consulta ou um gerador de relatrios. Eles podem receber uma resposta imediata na forma de telas de vdeo ou relatrios impressos.

Consultas SQL A SQL, ou Structured Query Languagem (Linguagem de Consulta Estruturada), uma linguagem de consulta encontrada em muitos pacotes de gerenciamento de BDs. A forma bsica de uma consulta SQL : SELECT lista de campos de dados FROM lista de arquivos, ou tabelas dos quais devem ser recuperados os dados WHERE condies da busca

Manuteno de Bancos de Dados


Os bancos de dados de uma organizao precisam ser constantemente atualizados para refletirem as novas transaes de negcios e outros eventos.

Outras mudanas diversas devem ser feitas para garantir preciso dos dados nos bancos de dados.
Este processo de manuteno de bancos de dados acompanhado por programas de processamento de transaes e outros pacotes de aplicativos para o usurio final, com apoio do DBMS. Os usurios finais e os especialistas em informtica tambm podem empregar vrios utilitrios fornecidos por um DBMS para manuteno de bancos de dados.

Desenvolvimento de Aplicaes
Os pacotes DBMS desempenham um papel importante no desenvolvimento de aplicaes. Usurios finais, analistas de sistemas e outros programadores de aplicaes podem utilizar a linguagem interna de programao e ferramentas embutidas de desenvolvimento de software fornecidas por muitos pacotes de DBMS para desenvolverem programas de aplicao personalizada. Voc pode, por exemplo, utilizar um DBMS para criar facilmente telas de entradas de dados, formulrios e relatrios de um aplicativo empresarial. Um DBMS tambm facilita a tarefa dos programadores de aplicaes, j que estes no precisam desenvolver procedimentos detalhados de manipulao de dados utilizando uma ling. de programao toda vez que escrevem programas. Em vez disto, podem incluir em seus programas formulaes em linguagem de manipulao de dados que chamam o DBMS para realizar as atividades necessrias de manipulao de dados.

O que a SQL ?
A SQL significa Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada) e foi criada pela IBM como linguagem de acesso ao seu banco de dados relacional para mainframes, o DB2. Ela atende ao conjunto completo de exigncias para se classificar como linguagem relacional e foi padronizada como linguagem relacional padro para uso em qualquer plataforma de computadores: mainframes, minis, micros (de qualquer marca). uma linguagem aberta para uso por qualquer fornecedor de software.

O que a SQL ?
a linguagem padro usada para construir e acessar sistemas de banco de dados relacionais de diferentes tipos e em diferentes plataformas de hardware. A linguagem SQL se divide em duas partes independentes (chamadas tambm de linguagens): 1. uma linguagem de manipulao de dados, usada para consultar, incluir, excluir e alterar os dados do bancos de dados, 2. uma linguagem de definio de dados, usada para criar e alterar a estrutura dos bancos.

Linguagem de Manipulao de Dados (DML)


SELECT . obter os dados de uma ou mais tabelas contidas em um ou mais bancos de dados. . obter informaes de resumo sobre os dados das tabelas, tais como totais gerais, contagem de registros, e ainda o valor mximo, mnimo ou mdio. INSERT, DELETE e UPDATE manipular dados em tabelas, atravs da insero, excluso ou atualizao de registros.

Linguagem de Definio de Dados (DDL)


CREATE TABLE, ALTER TABLE e DROP TABLE criar, modificar ou eliminar tabelas em um banco de dados. CREATE INDEX e DROP INDEX criar ou eliminar ndices para uma tabela.

Principais Tipos de Bancos de Dados


Bancos de Dados Externos na Internet e Servios Online

Bancos de Dados Distribudos em Intranets e Outras Redes

PC ou NC do Cliente

Servidor de Rede

Bancos de Dados Operacionais da Organizao

Bancos de Dados do Usurio Final

Depsitos de Dados (Data Warehouse)

Bancos de Dados Analticos dos Dados Crticos da Organizao

Tipos de Bancos de Dados (1/4)


Banco de Dados Operacionais armazenam dados detalhados necessrio para apoiar as operaes da organizao como um todo. Eles tambm so chamados bancos de dados de rea temtica (Subject Area Databases, ou SADB), bancos de dados de transaes e bancos de dados de produo. So exemplos o BDs de clientes, pessoal e estoque e outros BD contendo dados gerados pelas operaes das empresas. Data Warehouse (armazm, ou depsito de dados) armazena dados do ano em curso e anos anteriores que foram extrados dos vrios BD operacionais de um organizao. uma fonte central de dados que foram classificados, editados, padronizados e integrados de tal forma que podem ser utilizados para uma multiplicidade de formas de anlise empresarial, pesquisa de mercado e apoio deciso.

Tipos de Bancos de Dados (2/4)


Data Mining (minerao de dados) No data mining, os dados de um data warehouse so processados para identificar fatores e tendncias chaves nos padres das atividades de negcios. Esse procedimento pode ser utilizado para ajudar os gerentes a tomarem decises sobre mudanas estratgicas nas operaes empresariais para obter vantagens competitivas no mercado.

Banco de Dados Distribudos Muitas organizaes reproduzem e distribuem cpias ou partes de BD para servidores de rede em uma multiplicidade de locais. Esses BDs distribudos podem residir em servidores de rede, na Rede Mundial de Computadores, em intranets ou extranets. Garantir que todo os dados nos BD distribudos de um organizao sejam constante e concomitantemente atualizados o desafio maior gerenciamento de BD distribudos.

Tipos de Bancos de Dados (3/4)


Bancos de Dados Externos O acesso a uma ambundncia de informaes de BD internos e externos disponvel mediante uma taxa em servios comerciais online, e com ou sem tarifas de muitas fontes na Internet, particularmente na Rede Mundial de Computadores. Os sites da rede fornecem uma variedade infinita de pginas de documentos interligados por hiperlinks em bancos de dados em hipermdia possveis de serem acessados. Voc pode visualizar ou carregar para o seu computador resumos ou cpias completas de centenas de jornais, revistas, boletins informativos, documentos de pesquisa e outros materiais publicados e peridicos em bancos de dados bibliogrficos e de textos integrais.

Tipos de Bancos de Dados (4/4)


Bancos de Dados em Hipermdia na Rede O rpido crescimento dos sites na Internet e intranets e extranets tem aumentado drasticamente o uso de bancos de dados em documentos em hipertexto e hipermdia. Um site de rede armazena essas informaes em um banco de dados em hipermdia que consiste em uma home page e outras pginas de multimdia ou mdias mistas (texto, imagens grficas e fotogrfias, videoclipes, segmentos de udio e assim por diante) com hiperlinks. Ou seja, do ponto de vista do gerenciamento de BD, o conjunto de pginas de multimdia interconectadas em um site da rede um BD de pginas de hipermdia inter-relacionadas, em lugar de registros de dados inter-relacionados. Um BD em hipermdia que consiste em pginas em HTML (Hypertext Markup Language), arquivos GIF (Graphic Image Files) e arquivos de vdeo.

Sistemas de Informaes Baseados na Rede

Navegador de Rede

A Internet Intranets Extranets

Software do Servidor de Rede

Banco de Dados em Hirpemdia


Pginas em HTML Arquivos de Imagens GIF Arquivos de Vdeo

PCs ou NCs do Cliente

Servidor de Rede

Benefcios do Gerenciamento de Bancos de Dados


O gerenciamento de bancos de dados reduz a duplicao de dados e integra os dados de forma que possam ser acessados por mltiplos programas e usurios. Os usurios so dotados de uma capacidade de consulta/ resposta e relatrio que lhes permite facilmente obter as informaes de que necessitam sem terem de formular programas de computador. Integridade e segurana dos dados armazenados em BD podem ser aumentadas, j que o acesso aos dados e a modificao dos bancos de dados so controlados pelo software de sistema de gerenciamento de banco de dados, dicionrio de dados e a funo de administrao de bancos de dados.

Limitaes do Gerenciamento de Bancos de Dados


Complexidade tecnolgica. Pode ser difcil e dispendioso desenvolver grandes bancos de dados de tipos complexos e instalar um DBMS. Maior capacidade de hardware exigida, j que so maiores os requisitos de armazenamento para os dados da organizao e para os programas DBMS.
Finalmente, se a organizao utiliza bancos de dados centralizados, sua vunerabilidade a erros, fraude e falhas aumentada. Inconsistncia de dados podem surgir quando utilizado um mtodo de bancos de dados distribudos. Portanto, a segurana e a integridade dos bancos de dados de um organizao so as principais preocupaes no esforo de gerenciamento de recursos de dados.

Estrutura dos Bancos de Dados


As relaes entre os muitos registros individuais nos bancos de dados so baseadas em uma das diversas estruturas ou modelos lgicos de dados.

Os pacotes de sistemas de gerenciamento de bancos de dados so projetados para utilizar uma estrutura especfica de dados para fornecer aos usurios finais acesso rpido e fcil a informaes armazenadas em bancos de dados.
As cinco estrutura de bancos de dados fundamentais so os modelos: hierquicos, estrutura em rede, estrutura relacional, orientados a objetos e multidimensionais.

Estrutura Hierquica
Os primeiros pacotes DBMS para mainframe utilizavam a estrutura hierrquica, na qual as relaes entre os registros formam uma hierarquia ou estrutura de tipo rvore. No modelo hierquico tradicional, todos os registros so dependentes e dispostos em estruturas de nveis mltiplos, que consistem em um registro raiz e qualquer nmero de nveis subordinados. Desta forma, todos os relacionamentos entre os registros so de um-para-muitos, j que cada elemento de dados se relaciona apenas com um elemento acima dele.
Elementos de Dados dos Departamentos

Elementos de Dados do Projeto A

Elementos de Dados do Projeto B

Elemento de Dados do Funcionrio 1

Elemento de Dados do Funcionrio 2

Estrutura em Rede
A estrutura em rede pode representar relaes lgicas mais complexas e ainda utilizado por alguns pacotes DBMS de mainframe. Ela permite relacionamentos do tipo muitos-para-muitos entre os registros, ou seja, o modelo em rede pode acessar um elemento de dados seguindo um dentre vrios caminhos, porque qualquer elemento ou registro de dados pode ser relacionado com qualquer nmero de outros elementos de dados.

Departamento A

Departamento B

Funcionrio 1

Funcionrio 2

Funcionrio 3

Projeto A

Projeto B

Estrutura Relacional
O modelo relacional tornou-se o mais popular das estruturas de BD. Ele utilizado pela maioria dos pacotes DBMS para microcomputadores, bem como por muitos sistemas de potncia mdia e de computador central. No modelo relacional, todos os elementos dos dados dentro do banco de dados so concebidos como armazenados na forma de tabelas simples. Os pacotes DMBS baseados no modelo relacional podem vincular, ou relacionar elementos de dados de vrias tabelas para fornecer informaes para os usurios.
Tabela de Departamentos Tabela de Funcionrios

NDepto
Depto. A Depto. B

NomeDepto Gerente

NFunc
Func. 1 Func. 2

NomeFunc Salario

NDepto
Depto. A Depto. A

Depto. C
...

Func. 3
Func. 4 Func. 5 Func. 6

Depto. C
Depto. B Depto. B Depto. A

Estrutura Multidimensional
A estrutura multidimensional de bancos de dados uma variao do modelo relacional que utiliza estruturas multidimensionais para organizar dados e expressar as relaes entre os dados. Voc pode visualizar as estruturas multidimensionais como cubos de dados e cubos dentro de cubos de dados. Cada face do cubo considerada como uma dimenso de dados. Cada clula dentro de um estrutura multidimensional contm dados agregados relacionados a elementos ao longo de cada uma de suas dimenses. Um nica clula, por exemplo, pode conter as vendas totais para um produto em uma regio para um canal especfico de vendas em um nico ms. Um dos maiores benefcios dos BD multidimensionais que eles so uma maneira compacta e inteligvel de visualizar e manipular elementos de dados que possuem muitas inter-relaes. Por isso, os BD multidimensionais se tornaram a estrutura mais popular para os BD analticos que suportam aplicaes de processamento analtico online (Online Analytical Processing, ou OLAP), nas quais se esperam respostas rpidas para consultas comerciais complexas.

Estrutura Baseada em Objetos (1/2)


O modelo de banco de dados orientado a objetos considerado como umas das tecnologias-chaves de uma nova gerao de aplicativos multimdia baseados na rede. Um objeto consiste em valores de dados que descrevem os atributos de uma entidade, mais as operaes que podem ser executadas sobre os dados. Esta capacidade de sistematizao permite ao modelo orientado a objetos manipular melhor do que outras estruturas de bancos de dados os tipos mais complexos de dados (grficos, imagens, voz, texto). O modelo orientado a objetos tambm suporta herana, ou seja, novos objetos podem ser automaticamente criados mediante a reproduo de algumas ou todas as caractersticas de um ou mais objetos pais. Essas capacidades tornaram populares os sistemas de gerenciamento de bancos de dados orientados a objetos (object-oriented database management systems, ou OODBMS) no projeto assistido por computador (CAD) e em um nmero crescente de aplicaes. A tecnologia de objeto, por exemplo, permite aos projetistas desenvolverem desenhos de produtos, armazen-los como objetos em um banco de dados orientado a objetos e reproduzi-los e modific-los para criar novos desenhos de produto.

Estrutura Baseada em Objetos (2/2)


Atualmente, as aplicaes de multimdia baseadas em rede para a Internet e intranets e extranets se tornaram uma das principais reas de aplicao para a tecnologia de objetos.
Objeto Conta Bancria Atributos . Cliente . Saldo . Juro Operaes . Depsito (quantia) . Saque (quantia) herana Objeto Conta Corrente Atributos . Linha de crdito . Extrato mensal Operaes . Calcular juros devidos . Imprimir extrato mensal herana Objeto Conta de Poupana Atributos . Nmero de saques . Extrato trimestral Operaes . Calcular juros pagos . Imprimir extrato trimestral

Avaliao das Estruturas de BD (1/2)


As estruturas hierrquica de dados foi um modelo natural para os bancos de dados utilizados para os tipos estruturados e rotineiros de processamento de transaes que caracterizavam muitas operaes das empresas. Os dados para essas operaes podem ser facilmente representados por grupos de registros em uma relao hierrquica. Entretanto, existem muitos casos em que se necessitam de informaes sobre os registros que no possuem relaes hierrquicas. bvio que em algumas organizaes, por exemplo, os funcionrios de mais de um departamento podem trabalhar em mais de um projeto. Uma estrutura em rede poderia lidar facilmente com este relacionamento muitos-para-muitos. Por isso, ela mais flexvel do que a estrutura hierrquica no apoio a bancos de dados para muitos tipos de operaes das empresas. Entretanto, como a estrutura hierrquica, por suas relaes terem de ser estipuladas de antemo, o modelo de rede no consegue manipular facilmente requisies de informao especfica.

Avaliao das Estruturas de BD (2/2)


Os bancos de dados relacionais, por outro lado, permitem ao usurio final a fcil recepo de informaes em resposta a requisies especficas. Isto porque nem todas as relaes entre os elementos de dados em um banco de dados organizado de modo relacional precisam ser especificados quando o banco criado. O software de gerenciamento de bancos de dados (tais como Oracle 8, DB2, Access) cria novas tabelas de relaes de dados utilizando partes dos dados de diversas tabelas. Desta forma, os bancos de dados relacionais so mais fceis de serem trabalhados e mantidos pelos programadores do que os modelos hierrquicos e em rede. O uso de software de gerenciamento de bancos de dados derivados do modelo baseados em objetos e multidimensionais est em constante crescimento, mas estas tecnologias ainda esto desempenhando um papel auxiliar ao software de bancos de dados relacionais para a maioria das aplicaes em sistemas de informao empresarial.

Tecnologia OO e a Rede
O software de bancos de dados orientado a objetos est sendo cada vez mais utilizado no gerenciamento de bancos de dados em hipermdia e applets Java na Rede Mundial de Computadores e intranets e extranets. A indstria da informtica projeta que os sistemas de gerenciamento de bancos de dados baseados em objetos se tornar o componente de software fundamental para controlar as pginas em multimdia na rede e outros tipos de dados que apiam sites na rede. Isto porque um OODBMS pode facilmente gerenciar o acesso e armazenamento de objetos como documentos e imagens grficas, videoclipes, segmentos de udio e outros subconjuntos de pginas da rede. Enquanto a indstria da tecnologia orientada a objeto afirmam que um OODBMS pode operar com tipos complexos de dados e applets Java que os utilizam com muito mais eficincia do que os sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais. Os principais fornecedores de DBMS relacionais tm contra-atacado pela adio de mdulos OODBMS a se software relacional.

Acessando Banco de Dados


O acesso eficiente aos dados importante. Na manuteno de bancos de dados, os registros ou objetos precisam ser constantemente adicionados, apagados ou atualizados para acompanhar as transaes da empresa. Os dados tambm devem ser acessados rapidamente para que as informaes possam ser produzidas em resposta a pedidos dos usurios finais. Campos-chave Um ou mais campos de identificao, ou chaves, que identificam o registro para que ele possa ser localizado. Chave primria campo-chave ou campos-chave que identifica(m) exclusivamente o registro de dados em um arquivo. Chave estrangeira (campo de vinculao ou relacionamento) campos dentro de um registro que indicam (apontam para) a localizao de um outro registro a ele associado em outro arquivo.

Acesso Seqencial
Uma das maneiras originais e bsicas de acessar dados o acesso seqencial. Este mtodo utiliza uma organizao seqencial, na qual os registros so fisicamente armazenados em uma ordem especfica de acordo com um campo-chave em cada registro.

O acesso seqencial rpido e eficiente quando se manipulam grandes volumes de dados que precisam ser periodicamente processados.
Entretanto, preciso que todas as novas transaes sejam classificadas na seqncia apropriada para o processamento do acesso seqencial. Alm disso, a maior parte do banco de dados ou arquivo pode ter de ser pesquisada para localizar, armazenar ou modificar mesmo um pequeno nmero de registros de dados. Dessa forma, este mtodo lento demais para dar conta de aplicaes que exijam atualizao ou respostas imediatas.

Acesso Direto (1/2)


Quando se utilizam mtodos de acesso direto, os registros no precisam ser dispostos em nenhuma seqncia particular nas mdias de armazenamento. Entretanto, o computador deve acompanhar o local de armazenamento de cada registro utilizando uma srie de mtodos de organizao direta para que os dados possam ser recuperados quando necessrio. Mtodo de Transformao de Chaves Este mtodo executa um clculo aritmtico em um campo ou registro chave e utiliza o nmero que resulta do clculo como um endereo para armazenar e acessar esse registro. Por isto, o processo chamado de transformao de chaves porque uma operao aritmtica aplicada a um campo-chave para transform-lo no endereo de localizao do armazenamento do registro. Mtodo de Acesso Randmico Este mtodo estabelece um vnculo randmico entre os camposchave do registro e sua posio de armazenamento. Assim sendo, o acesso a um registro poder ser feito de forma instantnea, utilizando o endereo de localizao do armazenamento do registro.

Acesso Direto (2/2)


Mtodo de Acesso Seqencial Indexado (ISAM) O acesso indexado ocorre quando se acessa de forma direta um arquivo seqencial. Na sua maioria, todo arquivo criado armazena os registros de forma seqencial. A forma seqencial de acesso torna-se inconveniente, pois medida que o arquivo aumenta de tamanho, aumenta tambm o tempo de acesso ao mesmo. Para se trabalhar com esta tcnica, basta criar um arquivo direto que ser o ndice de consulta do arquivo seqencial, passando este a ser o arquivo indexado. Assim sendo, existiro dois arquivos: o arquivo ndice (arquivo direto) e o arquivo indexado (arquivo seqencial).

Os acessos sero feitos como em um livro, primeiro se consulta o arquivo ndice, o qual possui a chave de pesquisa, no caso seria o nmero da pgina, depois basta se posicionar de forma direta na pgina identificada no ndice, ou seja, no registro do arquivo indexado.

Desenvolvimento de Bancos de Dados


Desenvolver bancos de dados pequenos e pessoais relativamente fcil utilizando-se pacotes de gerenciamento de bancos de dados para microcomputador. Entretanto, desenvolver um grande banco de dados de tipos complexos pode ser uma tarefa complicada.
Em muitas empresas, desenvolver e gerenciar grandes bancos de dados so responsabilidade principal do admistrador de banco de dados (DBA) e dos analstas de projeto de bancos de dados. Eles trabalham com os usurios finais e analistas de sistemas para modelarem os processos empresariais e os dados que estes requerem. Em seguida determinam (1) que definies de dados devem ser includa no BD e (2) que estrutura ou relaes devem existir entre os elementos de dados.

Planejamento de Dados e Projeto do BD (1/2)


1. Planejamento de Dados Os administradores e projetistas de bancos de dados trabalham com a gerncia e usurios finais da empresa para desenvolverem um modelo empresarial que define o processo bsico da empresa.
2. Especificao dos Requisitos Definem as necessidades de informaes dos usurios finais em um processo empresarial. A descrio das necessidades dos usurios podem ser expressas em linguagem natural ou utilizando as ferramentas de uma metodologia particular de projeto.

Planejamento de Dados e Projeto do BD (2/2)


3. Projeto Conceitual Identificar os elementos-chave dos dados que so requeridos para executar suas atividades empresariais especficas. Isto freqentemente envolve o desenvolvimento de diagramas de entidades e relacionamentos (DER) que modelam as relaes entre as muitas entidades envolvidas nos processos empresariais.
4. Projeto Lgico Traduz os modelos conceituais no modelo de dados de um sistema de gerenciamento de bancos de dados. 5. Projeto Fsico Determina as estruturas de armazenamento de dados e mtodos de acesso.

Das könnte Ihnen auch gefallen