Sie sind auf Seite 1von 11

Planejamento e Controle Oramentrio

Introduo; Funes do gestor de uma organizao; Prtica de oramentos como um poderoso ferramental de planejamento e controle das atividades organizacionais -> fornece o direcionamento e a avaliao destas atividades. Prtica de oramentos voltada para decises sobre o futuro (incertezas). Flexibilidade -> eficcia empresarial reside na capacidade de adaptao no ambiente em que a organizao se situa.

Consideraes e requisitos sobre oramentos:


1) Requer a participao e a interao de todas as subreas na consecuo do objetivo comum de gerao de valor ; 2) Deve-se considerar o lado humano no planejamento e controle e suas possveis limitaes. Participao coletiva de todos os membros da organizao; 3) Sistema de informaes -> alimentar os dados necessrios consecuo da prtica oramentria. A matria-prima do oramento a informao contbil; 4) Prtica de oramentos deve ser um exerccio dirio, devendo-se discutir os planos periodicamente, verificando se as metas e objetivos sero atingidos e as aes necessrias.
2

Funes administrativas nos oramentos:


PLANEJAMENTO: processo de deciso sobre objetivos com a definio de planos de ao para alcana-los e a programao das atividades organizacionais. ORGANIZAO: Totalidade de recursos para atingir os objetivos, tais como rgos, cargos, autoridade e responsabilidade. DIREO: cargos, liderana e motivao dos recursos humanos, sistemas de comunicao, liderana; CONTROLE: avaliao dos resultados, definies de padres para mensurao de desempenho, correo dos desvios.

Esquema do processo de planejamento:


Base de dados de desempenho passado Sistema de informaes contbeis e gerenciais

Expectativas do ambiente interno e externo Riscos, foras, ameaas e oportunidades

Misso Objetivos Estratgia Polticas

Planos de Mdio e Longo Prazo Planos de Curto Prazo - oramentos Controle Oramentrio Realimentao
4

Definies de Oramento

Oramento como uma forma de planejamento e controle do resultado futuro de uma organizao; oramento representa a expresso quantitativa, em unidades fsicas, medidas de tempo e valores monetrios, dos planos futuros de uma organizao, em geral 12 meses subseqentes. o oramento - instrumento de planejamento e controle de resultados econmicos e financeiros modelo de mensurao que avalia e demonstra, por meio de projees, o desempenho da organizao.
5

Vantagens dos oramentos


O oramento fora os administradores a pensar frente; O oramento formaliza as responsabilidades de cada funo dentro da empresa; Coordenao de seus esforos, planos e metas; Uso mais eficaz dos recursos; Permitindo medidas corretivas; avaliao dos resultados; O oramento reduz custos pelo aumento do "clima de controle"; Estimula a administrao por objetivos (APO); o pessoal-chave da empresa fica sabendo o que dele se espera; Promove uma auto-anlise peridica dos departamentos; Introduz-se o hbito do exame prvio e minucioso dos principais fatores antes da tomada de decises importantes; Com base em resultados econmicos e financeiros projetados importantes decises financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto; Facilita a delegao de poderes; Destaca reas de eficincia e ineficincia na organizao. 6

Limitaes dos oramentos


Falta de apoio da alta administrao; Incorrees no oramento de vendas; Fixao de padres irrealistas; Uso de dados histricos para avaliao de desempenho; Ausncia de cultura e educao oramentria no mbito da empresa; Manuteno de processos inadequados de acompanhamento; e Falta de flexibilidade na aplicao do oramento; Dificuldade de Controle Oramentrio; Custo de implantao e manuteno do sistema de oramentos; Atrasos na emisso de dados sobre o desempenho realizado Oramento baseado em projees, estimativas e julgamentos; Necessita permanente adaptao; Dispendioso.
7

Programa oramentrio Global


Planejamento a mdio e longo prazo Plano estratgico Objetivos gerais para o exerccio Oramento de Investimentos Expanso, modernizao novos produtos, etc. Oramento Operacional Vendas, produo, compras, respectivos custos operacionais Oramento financeiro Necessidades de caixa Aplicaes e fontes de caixa.

Oramento Operacional
Objetivos Vendas Produtos Custos Operacionais Comerciais Adm. Fabricao Poltica de Estoques Resultado Operacional Oramento Financeiro Despesas Receitas Financeiras Outras Despesas Receitas compras

Demonstraes contbeis projetadas

Oramento Financeiro
Aumento de Capital Recebimento de Clientes Investimentos em Ativos Fixos Despesas operacionais Pagamento a fornecedores Encargos Financeiros Recebimentos diversos Emprestimos e Financiamentos CAIXA Distribuio de lucros

Pagamento de Despesas diversas

10

Oramento de Investimentos
Objetivos 1. Modernizao e substituio de itens do Ativo Imobilizado, 2. Expanso da empresa, 3. Melhoria dos produtos existentes e reduo de custos, 4. Desenvolvimento de novos produtos, 5. Melhoria das instalaes da empresa. Avaliao Econmica-financeira Valor Presente Lquido - VPL, Taxa Interna de Retorn - TIR Payback - Prazo de retorno Planejamento Longo Prazo Oramento de Investimentos Oramento Financeiro
11

Das könnte Ihnen auch gefallen