Sie sind auf Seite 1von 18

CONCEITOS

ENSINAR apontar o caminho; conduzir algum para experincias prprias;


O homem o foco, o centro da educao a educao leva-o a um encontro com a sua prpria realidade.

FATORES BSICOS PARA O PROCESSO EDUCACIONAL

FATORES BSICOS PARA O PROCESSO EDUCACIONAL

SOBREVIVNCIA BIOLGICA necessidades reais para um desenvolvimento normal. REALIDADE SOCIAL desenvolve prticas como cooperao, solidariedade, responsabilidade coletiva; REALIDADE METODOLGICA educao vista de maneira cientfica, tendo objetivos, planejamento, mtodos e tcnicas de ensino.

Educao Crist
Introduo

A Educao Crist (EC) importante

aos olhos de Deus: Preocupao divina em registarar nas Escrituras AT e NT diretrizes para a EC. Por meio dela a evangelziao ganha corpo e se fortalece. Dt 6.4-9; 11.19.

Educao Crist
Introduo cont.

Recompensa para o povo se cumprisse


esse mandamento, DT 11.25. Jesus confirma a importncia do ensino religioso, Mt 28.18-20.

o pregao e o ensino eram partes do

ministrio de Jesus. o ensino por meio do lar era real responsabilidade por parte dos pais em ensinar aos filhos a histria do povo de Deus nfase na educao infantil.

No AT encontramos como professores: os

Educao Crist Introduo cont.

sacerdotes, os levitas, os sbios, os escribas. No perodo do NT, Jesus usou as Escrituras dando mais ensinamento sobre elas. Jesus foi o grande Mestre sendo apresentado como tal 89 vezes: sua didtica incomparvel atingia todas as
pessoas; Seu exemplo com pequenos grupos de discpulos valor do ministrio ao ensinar com qualidade as Escrituras.

II. A educao crist nos impulsiona a pregar e ensinar mandamento e misso, Rm 12.7.

Aqueles que foram dotados por Deus

com o dom de ensinar devem assumir o compromisso srio quer na igrejaa ou fora dela. Paulo fala que o professor tem que ter a empatia, como uma de suas caractersticas * deve saber como se colocar no lugar do outro, II Co 2.4.

Foi o Esprito Santo que nos deu dons

especiais, capacitando-nos para servir o Reino de Deus. O ensino verdadeiramente cristo, provoca compaixo no corao so professor e mudana na vida do aluno. Escola Bblica prepara o aluno para uma deciso pblica de aceitao a Cristo como seu salvador pessoal.

Objetivo Principal da EBD:

Os ensinos de Jesus, Mt 22,29 Ensinos sobre a vida eterna, Jo 5.39 Ensinar e explicar o motivo de se estudar a Bblia, Rm 5.14. Ensinar os objetivos que devemos ter ao ler a Bblia, II Tm 3.16.

O IMPORTANTE NO O COMO NEM O QUE PROFESSOR ENSINA, MAS O QUE O ALUNO APRENDE, E SE O QUE O APRENDE TEM ALGUM VALOR PARA A SUA VIDA

III. Importancia do educador religioso


O educador religioso...

... deve sentir a responsabilidade de ensinar comprometimento srio, Gl 6.6. ... precisa conhecer a sua igreja, am-la, entender como funciona; conhecer seus membros fundamental para sua vida crist pessoal, Mt 16.18. ... deve ser o facilitador da aprendizagem. No existe ensino sem aprendizagem. Deve sem quem ajuda o aluno a aprender.

O educador religioso um exemplo para o aluno; modelo que, muitas vezes, imitado

Jesus disse que temos de ser sal ou luz.

IV. ALVOS DO EDUCADOR RELIGIOSO


1. OBEDECER. Mt. 28.16

2. Ir. Mt 8.19

3. Fazer discpulos. Mt 13.52

4. Lev-los ao batismo. At 2.38

5. Ensinar as Escrituras para desenvolv-los em sua vida crist. Mt 13.19

IV. A EBD um elo com Deus, com a famlia, com a comunidade e com o mundo

EBD
Grande finalidade ensinar a Plavra de Deus a todas as pessoas. Na EBD o aluno tira suas dvidas com relao a Deus, questionando o profesor e amigos de classe Bblia, o elo de ligao com Deus. Na EBD alunos e professores aprendem em muitas passagens o modo de agir, de falar e de construir para o bem formao do ser: valores amor perdo paz bondade ... Misericrdia.

EBD
Na EBD aprendemos que foi Jesus quem fundou a igreja e que seu amor por ela to grande que para salv-la, morreu na cruz Igreja, ambiente espiritual de consagrao. Na EBD aprendemos que nossa funo temperar o mundo Pessoas que abenoam sua comunidade, seu pas e por consequencia, o mundo influncia positiva.

Concluso
O professor da EBD deve ser algum que que se prepara muito bem para a sua funo. Grande a responsabilidade daquele que se coloca diante de um grupo como professor para ensinar, pois em todos os momentos ter dois avaliadores: o prprio grupo e Deus.

Das könnte Ihnen auch gefallen