Sie sind auf Seite 1von 20

Disciplina: O Mistrio de Deus

06/08/2013

a) Teologia Crist uma linguagem teolgica sobre a afirmao de Deus.

b)Nascimento: encontro entre cultura filosfica grega e a mensagem religiosa do cristianismo.

"...ningum pode falar do mistrio de Deus de sem cair na conta dos prprios limites e sem cair na conta tambm do prprio mistrio."

Deus mistrio! Isaas 45,15 em que o profeta diz ao prprio Deus, (como que cansado j de tentar conhecer, compreender, pesquisar quem Deus e como ele age): "Verdadeiramente, tu s um Deus escondido"

1 -Deus desconhecido e misterioso.

2 Criador do mundo
3 - O Deus de Abrao e Pai de Jesus Cristo 4 nico e Verdadeiro universal e transcendente.

Filosofia grega: Platonismo e estoicismo, contra o pantesmo materialista dos estoicos e ao desmo indiferente dos epicureus (Justino, Incio de Antioquia Clemente de Roma) assinalaram os atributos determinantes da realidade de divina a respeito da alma.

Confronto monotesmo cristo e dualismo gnstico levou formulao ortodoxa da linguagem do primeiro artigo de f. Absoluta monarquia divina.

Esta expresso, "Deus escondido", de uma ou outra maneira, percorrer todo o Antigo Testamento cada vez com mais insistncia, como se cada vez mais Deus se escondesse, como se cada vez mais Deus se tornasse incompreensvel, como se cada vez mais "os caminhos de Deus" - outra expresso proftica fossem incognoscveis para o homem.

Se Deus um mistrio pessoal, se Deus um mistrio de amor, conhecer Deus nunca poderia ser domin-lo ou possu-lo.

A f, por definio, est alm daquilo que ns podemos dar conta, vai alm daquilo que ns sabemos, vai alm daquilo que ns podemos demonstrar.

B) Dois aspectos diferentes na Teologia


1) Teologia Tradicional: focaliza a incompreensibilidade do Mistrio de Deus.
Fundamento: a essncia divina incompreensvel e inconcebvel ( Joo Damasceno)

2) A Teologia Moderna: recupera a Proximidade em sua realidade transcendente, transbordamento.

a) Caracterstica fundamental de Deus no a incompreensibilidade, mas sua manifestao em Jesus Cristo. ( fundamentos: Mc, 4,11; Mt 13,11; 1Cor 2, 116; Cl 1, 26-27)

b)O ncleo do Mistrio estar sempre fora do alcance da inteligncia humana, mas opera em ns sua revelao vem esclarecer nosso prprio ser.

3) A palavra de Deus manifestada visivelmente, expresso do inefvel, sinal eficaz, por cujo meio se realiza o desgnio salvfico.

O Mistrio revelado a) Deus como amor( 1Jo 4,8. 16) Da que Agostinho afirmou que o Mistrio de Deus Cristo presencializao do amor do Pai.

b)Mistrio de autocomunicao do Pai que se realiza no Filho na ao do Esprito Santo. Portanto, Mistrio trinitrio.

Ponto de partida: Encarnao. Jesus de condio divina.(Fl 2,6), Imagem do Deus invisvel(Cl 1, 15)

Unidade e distino

4) O fato trinitrio j professado na f crist originria, formulado categoricamente pela Igreja antiga e medieval em leitura ontolgica de tipo helenista, onde prevalece a experincia introspectiva do ser humano.

) A teologia atual, interpreta a partir da vinculao da Trindade Pessoa de Jesus Cristo e presena do Esprito Santo.
5

Portanto, o contedo fundamental da f : Deus, por meio de Jesus Cristo no Esprito Santo, a salvao da humanidade.

O adjetivo grego mistiks, que deriva da raiz indo europeia my, presente em myein, que significa fechar os olhos e fechar a boca, vindo da o termo mope, mudo e mistrio. Mas dessa linha que se chega a algo oculto, no acessvel vista, do que no se pode falar atravs das cincias (VELASCO, 2004). Nesse sentido, mstica designa uma vivncia interior profunda e misteriosa.

1- Difundem-se no fim do mundo antigo,

Religio de mistrios o nome utilizado para se referir a qualquer um dos cultos religiosos do mundo grecoromano, cuja participao era reservada somente aos iniciados.

2 So revanche em face dos ritos e crenas nacionais. 3 Correspondem s exigncias de razo ltima do ser humano. 4 - Proporcionam a Salvao individual. 5 acesso divindade 6 Culto estabelece a unio com Deus como processo de comunho.

7 Articulao entre Cristianismo e as religies de Mistrios.

a) Sculos: II e III influncias reinterpretao dos ritos antigos luz dos princpios cristos. Antioquia e Alexandria confrontavam sua f em Jesus Cristo com as crenas religiosas circundantes, principalmente a grega.

b) Perceberam mistrios iniciticos, traos de advento que constituam autntica preparatio evanglica. c) Batismo inicia as pessoas na comunidade e proporciona vida eterna. A Novidade est na mediao de Jesus Cristo.

O Cristianismo nica religio onde h a morte e ressurreio de Jesus Cristo.

A divindade de Jesus Cristo.

Das könnte Ihnen auch gefallen