Sie sind auf Seite 1von 20

Novos Cogumelos Luminescentes Encontrados no Brasil

Descoberto pelo pesquisador Lus F. Mendes, da USP. A nova espcie descoberta no sul de So Paulo, no Parque Nacional do vale da Ribeira, denominada Gerronema viridilucens , a primeira do gnro a apresentar bioluminescncia. A bioluminescncia causada pela enzima luciferase, que oxida o pigmento luciferina. Fonte: Site da National Geographic (http://news.nationalgeographic.com/news/2006/10/photogalleries/glowingfungi/index.html )

LEVEDURAS

DEFINIO DE LEVEDURA
Leveduras so definidas como fungos que tm a fase unicelular como predominante em seu ciclo de vida, nos quais a reproduo se d por brotamento ou por fisso. Embora haja fungos que apresentem uma fase leveduriforme em seu ciclo de vida, esta tem que ser predominante para que um fungo possa ser classificado como levedura. Porm, o termo levedura no tem nenhum significado taxonmico, denotando apenas uma forma de crescimento de fungos. Deste modo, existem vrias espcies de zigomicetos, ascomicetos, basidiomicetos e deuteromicetos que podem apresentar crescimento tanto micelial como leveduriforme, de acordo com as condies ambientais. A ordem Saccharomycetales a que concentra a maior parte das leveduras conhecidas, embora haja tambm leveduras basiodiomicetos, ficomicetos e em outras ordens de ascomicetos. Esta ordem caracterizada no pela fase leveduriforme de crescimento, mas sim pela ausncia de ascocarpos e de hifas ascognicas. A plasmogamia nesta ordem ocorre pela fuso das clulas que funcionam como gametngios e a cariogamia ocorre logo aps a plasmogamia de forma que no existe estgio dicaritico. Dependendo da espcie, a fase diplide predominante, porm, existem casos nos quais a fase aploide a predominante.

Fungos Dimrficos
So fungos que podem crescer tanto unicelularmente como pluricelularmente. Quando o crescimeto unicelular se diz que leveduriforme, quando pluricelular se diz que micelial. Para que um fungo seja considerado dimrfico ele precisa apresentar as duas formas de crescimento, que variam conforme as condies ambientais Como exemplo podemos citar o fungo Patognico Histoplasma capsulatum, que no ambiente cresce micelialmente e quando infecta o homem e outros animais cresce na forma leveduriforme, o meio, externo ou interno, constitui a condio ambiental determinante da forma de crescimento. Outras condies como a presena de determinados nutrientes no meio ou a temperatura podem tambm determinar a forma de crescimento e conseqentemente o dimorfismo.
Abaixo pode-se ver esquerda o fungo crescido no organismo a 37oC, direita se v fungo crescido em cultura a 25oC

Pseudohifas

So formas alternativas ao crescimento leveduriforme, nas pseudohifas as clulas so alongadas, na forma de hifas, porem no h diviso entre elas, no h cepto e existe apenas um ncleo. Em Candida albicans so muito freqentes, principalmente nas formas invasivas dos tecidos.
Abaixo pode-se ver esquerda material contendo Candida albicans de cavidade oral, onde e observa formas leveduriformes e pseudohifas, direita se v a cavidade oral infectada sapinho).

OCORRNCIA DAS LEVEDURAS A maioria das espcies de leveduras ocorre na natureza em exudatos aucarados de plantas, e no nctar das flores, tambm h muitas espcies que ocorrem na superfcie de frutas frescas ou em frutas apodrecidas. Em comum, todos os habitats contm altas concentraes de aucares. Como as leveduras tm grande capacidade de resistncia ao estresse osmtico, comum encontra-las como contaminantes em produtos industrializados derivados de frutas ou em salmouras de conservas de alimentos. H tambm leveduras associadas a guas doces e salgadas, solos, excrementos e trato digestivo de animais. Existem ainda leveduras associadas a insetos, que as dispersam.

HISTRICO
1680 - As leveduras foram visualizadas pela primeira vez em 1680 por Antony van Leewenhoeck em material recolhido de dornas de cervejaria.
1837 - A levedura de cervejaria foi classificada por Schwann como fungo do acar, em alemo zuckerpilz, e em latim Saccharomyces.

1866 Pasteur publica sue trabalho clssico tudes sur l vin, no qual reconhece as leveduras (Saccharomyces) como agente de fermentao.
1876 Pasteur publica outro trabalho clssico tudes sur la bire atribuindo s leveduras (Saccharomyces) papel na cervejaria idntico ao exercido na fermentao do vinho. 1912 Guillermond publica o primeiro trabalho sobre a sistemtica das leveduras, descrevendo vrias espcies. 1910 a 1980 Desenvolvimento das tcnicas de gentica de leveduras. 1996 Liberada a seqncia do genoma de Saccharomyces, primeiro eucarioto a ter seu genoma seqenciado. 1970 a 2006 Desenvolvimento das tcnicas de biologia molecular de leveduras.

IMPORTNCIA ECONMICA
Leveduras do gnero Saccharomyces esto associadas aos seguintes produtos ou processos:
Panificao Cervejaria Vincola

Farmacutica (produo de riboflavina e outras vitaminas do complexo B)


Alcool combustvel Fermentaes em geral Produo de cido ctrico

Importncia Geral

Tambm so importantes como: Suplemento alimentar (Saccharomyces, Candida utilis, Kluyveromyces marxianus)
Fitopatgenos (vrias espcies) Micoparasitas (vrias espcies) Patgenos humanos e animais (candidiases, criptococose, histoplasmose, blastomicose, paracocidiomicose etc) Contaminantes de alimentos (vrias espcies) Componentes de ecossistemas (decompositores) Modelo cientfico (Saccharomyces cerevisiae, Shizosaccharomyces pombe)

Principais espcies
Saccharomuces cerevisiae: a levedura de panificao, cervejaria e dornas de fermentao. As leveduras
so recolhidas aps os processos de fermentao e depois de secas a vapor so vendidas como alimento tanto para humanos como para animais. Leveduras cruas ou na forma de extrato de levedo so fontes de vitaminas do complexo B.

Candida utilis: Levedura capaz de crescer em no resduo de processamento da indstria de papel e celulose, este resduo chamado licor e rico em pentoses. O crescimento de Candida utilis no licor reduz sua demanda biolgica de oxignio, tornando mais fcil seu descarte no ambiente alm de gerar biomassa usada para alimentao animal.

Kluyveromyces marxianus: Esta levedura cresce em soro de leite e tambm usada para diminuir a DBO
deste efluente da indstria de laticnios e para produzir biomassa para alimentao animal. Phaffia rhodozyma: Produz o corante astaxantina, que usado na psicultura de salmo e truta, carcinocultura, e avicultura. Tambm pode ser usada como complemento alimentar humano.

Shizosaccharomyces pombe: Usada como modelo cientfico Cryptococcus neoformans: Patgeno humano, causando micoses sistmica.

Candida albicans: Patgeno humano causando micoses (candidiases) superficiais (pele e mucosas) e
profundas (sistmicas, invasivas de rgos e tecidos)

Blastomyces spp: Patgeno humano causando micoses (blastomicoses) superficiais (pele e mucosas) e
profundas (sistmicas, invasivas de rgos e tecidos)

Paracoccidioides brasiliensis: Patgeno humano causando micoses (blastomicoses) superficiais (pele e


mucosas) e profundas (sistmicas, invasivas de rgos e tecidos)

Formas de Reproduo
As leveduras podem se reproduzir por: - Gemulao - Fisso - Esporulao Asexuada por formao de esporos assexuados como condia, artrosporos, blastosporos, clamidosporos etc. Sexuada

Saccharomyces cerevisiae, microfotografias, ptica e eletrnica.

Schizosacharomyces pombe

Candida, formando pseudohifas

Organelas e compartimentos em uma clila de levedura

Metabolismo em condies aerbicas e anaerbicas

Trabalho 2 Valor 0,5 ponto na prova (1 ponto para os 5 melhores trabalhos)


Buscar classificar os fungos fotografados no trabalho 1, pelo menos quanto ao filo (ou diviso). Ter uma classificao precisa at gnero ou espcie de fungos pode ser uma tarefa complexa, sendo muitas vezes necessrios utilizar tcnicas de cultivo in vitro, microscopia, bioqumica e biologia molecular. No entanto, a morfologia externa pode nos dar bons indicativos gerais dos fungos filamentosos. Procure consultar os sites: - http://www.eol.org/pages/5559 - http://tolweb.org/Fungi/2377 Ou outros de fontes confiveis na internet (cite as suas fontes) Enviar por email at o dia da prova para jalmeidaa@gmail.com

Das könnte Ihnen auch gefallen