Sie sind auf Seite 1von 61

Bom Dia!

Introduo
Produtos que adicionados em pequenas quantidades a concretos de cimento e a argamassas modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequ-las a determinadas condies. Quarto componente do concreto;

Estados Unidos, Japo e Alemanha, utilizam cerca de 80% de concreto aditivado.

Aditivos Para Concreto


Ao Qumica
A R Aceleradores Retardadores

Ao Fsica

IAR P SP F IM

Incorporador de ar Plastificantes Superplastificantes Superfluidificantes Impermeabilizantes

Efeitos Genricos
Vantagens:
Aumento da trabalhabilidade; Reduo do consumo de gua; Maior resistncia; Reduo da gua e do cimento; Aditivos com alto teor de slidos so mais eficientes.

Emprego dos aditivos Plastificantes


Maior resistncia mecnica; Maior impermeabilidade e durabilidade; Minimizao de retrao, fissuramento e exsudao; Melhor proteo e aderncia da armadura; Fcil adensamento e bombeamento; Melhor aspecto, em caso de concreto aparente. Reduo da tenso superficial da gua; Diminuio do coeficiente de atrito dinmico (efeito lubrificante); Disperso das partculas finas (efeito dispersor).

Plastificantes

Tendo a gua como veculo, as molculas dos produtos orgnicos so absorvidas nas superfcies dos gros em dezenas de camadas moleculares.

Plastificantes
Caractersticas:
Liquido, isento de cloretos, composto lignosulfonatos basicamente por

Campos de Aplicao
Concretos com altas resistncias resistncia corroso atmosfrica. Concretos bombeados. Concretos aparentes. mecnicas e maior

Preparo do Produto
Adicionado gua de amassamento do concreto.

Plastificantes
Aplicao
Pode-se reduzir a quantidade de gua em relao ao concreto padro, verificando-se antes a trabalhabilidade desejada. Embora possa apresentar consistncia mais encorpada ao sair da betoneira, o concreto aditivado com plastificante facilmente adensvel, o que evita a ocorrncia de segregaes e bicheiras.

Consumo Aproximado
0,2 a 0,3% sobre a massa de cimento. Mediante a realizao de ensaios, podem-se utilizar dosagens maiores.

Cimento: Plastificantes

Superplastificantes
Ideais em casos de armaduras densas, bombeamentos, concretos aparentes de alta resistncia Permitem reduzir consideravelmente a relao /cimento; No alteram o tempo de pega do concreto. Permite resistncia inicial elevada Perodo de eficincia: muito limitado (provoca excelente disperso das partculas de cimento na gua o que leva a uma acelerao da taxa de hidratao do cimento).

Superplastificantes

Quando o superplastificante utilizado como redutor de gua, a diminuio da relao gua/cimento leva a uma melhoria das propriedades mecnicas e durabilidade do concreto, uma vez que, a porosidade total sofre um decrscimo. Pode-se esperar uma reduo em 25 a 35 % o contedo de gua, ocorra um aumento do 50 a 75 % na resistncia compresso para a idade de 1 dia.

Caractersticas
Lquido, isento de cloretos, composto basicamente de resina melaminaformaldedo

Superplastificantes
Campos de Aplicao
Concretagem de edifcios, pavimentos, pontes, reservatrios e silos. Concreto bombeado, pr-moldado e protendido. Concretagem para armaduras densas. Concreto de alto desempenho, com slica ativa (microslica).

Consumo Aproximado
0,5 a 1,5% de sobre a massa de cimento.

Superplastificantes
Preparo do Produto
Adicionar gua de amassamento imediatamente antes do lanamento do concreto, pois o efeito do produto decai em aproximadamente 30 minutos. Misturar por 5 minutos, no mnimo, em betoneira. Em qualquer situao, entretanto, para se ter maior tempo de trabalhabilidade, aconselha-se dos-lo logo antes do lanamento e posteriormente deixar a betoneira na rotao mais baixa possvel, evitando que a energia cintica desenvolvida venha a diminuir o tempo de fluidez

Retardadores
Os retardadores tm a funo de retardar a hidratao inicial dos gros de cimento; Tambm plastificam a mistura; Permitem maior tempo de manuseio do concreto; Inibem o surgimento de juntas frias; Permitem a concretagem das peas de difcil acesso e vibrao. Uso fundamental quando se trata de transportar concreto a longas distncias.

Retardadores

As superdosagens podem levar uma retardao de at alguns dias e uma perda excessiva de gua por evaporao. Conseqentemente, ocorrero fissuras, esfarelamento superficial e queda de resistncia, caso no se faa uma cura adequada.

Em dosagens exageradas, aproximadamente 1% sobre a massa de cimento, a pega pode se dar aps vrios dias. O concreto se desintegra ao serem removidas as frmas.

Retardadores
Caractersticas:
Lquido, isento carboidratos de cloretos composio basicamente de

Campos de Aplicao
Indicado para concreto estrutural, em usinas e grandes obras como: concreto massa em barragens; concreto protendido e pr-moldados; concreto bombeado.

Retardadores
Preparo do Produto
Adicionado gua do amassamento, podendo ser usado conjuntamente com plastificante ou incorporador de ar.

Consumo Aproximado
0,2 a 0,3% de aditivo sobre a massa de cimento. Em dosagens exageradas, aproximadamente 1% sobre a massa de cimento, a pega pode se dar aps vrios dias. O concreto se desintegra ao serem removidas as frmas.

Aceleradores
So aqueles aditivos que por ao qumica aceleram a velocidade de hidratao do cimento, podendo ser considerados como aceleradores de pega ou de endurecimento.

Empregados quando o concreto necessita ser solicitado a curto prazo; Reduzem o tempo de desforma; Os aceleradores base de cloreto so os mais eficientes; Quanto maior o consumo de cimento, maior a eficincia do acelerador.

Aceleradores
Caractersticas
Lquido, no alcalino, isento de cloretos, composto por sulfatos.

Campos de Aplicao
Concretos projetados para: tneis; abbadas; taludes; canais; reservatrios; reparos e reforos estruturais

Aceleradores
Preparo do Produto
Fornecido pronto para o uso. Devendo ser empregada areia seca para melhor aproveitamento do produto.

Consumo Aproximado
Dosado conforme a resistncia e o tempo de pega desejados: 3 a 12% sobre a massa de cimento. Esse tipo de acelerador, no pode ser empregado para concretos protendidos devido possibilidade de provocar corroso intercristalina nos cabos submetidos tenso.

Superfluidificantes
No diferem no seu mecanismo de atuao dos plastificantes, apenas sua atuao qumica muito mais enrgica e seu poder de reduo de gua em regra de 4 a 8 vezes superior. Eles tendem a ter diversificada natureza . A regra faz referncia a estes aditivos como a gua de reduo misturas superiores.

Superfluidificantes
Caractersticas:
Composto na sua maioria por : sulfonado condensados, lignosulfonato modificados, steres acidosulfnicos e carbonato. Os dois primeiros so os mais usados e para a brevidade so chamados superplastificantes melamina-base e base neftaleno. Superplastificantes so solveis em gua, tm um baixo teor de impurezas, mesmo em doses muito elevadas e os efeitos colaterais que no apresentam indevidamente prejudicial. Quase todos esto na forma de sais de sdio, mas tambm produzem sais de clcio.

Superfluidificantes
Efeito
As grandes molculas ao redor das partculas de cimento so uma carga altamente negativa e se repelem. Resultando em defloculao e disperso das partculas de cimento. Portanto, a melhoria resultante em trabalhabilidade pode ser explorada de duas maneiras: Produo de concreto com alta trabalhabilidade. Produo de concreto com uma resistncia muito alta.

Agentes de Cura

Formulados para facilitar os trabalhos de desforma e cura dos elementos de concreto, melhorando seu aspecto visual. Sua aplicao se efetua antes do enchimento das formas e sua atuao usualmente baseada em dois princpios distintos: ao fsica e ao qumica. So normalmente constitudos por solventes bastante volteis que contm substncias dissolvidas em si.

Agentes de cura
Uso recomendado
Locais onde a cura mida com gua impraticvel

Mecanismo principal de ao
A evaporao do solvente propicia a formao de uma pelcula contnua que impede a evaporao da gua de amassamento.

Influncia dos Aditivos Plastificantes Sobre a Resistncia de Concretos De Mesma Relao a/c

Plastificante
Acelerador

Resistncia mecnica Dias

Meses

Anos

Sem aditivo com consistncia mais seca

Retardador

Incorporadores de Ar
Maior plasticidade; Impermeabilidade e resistncia aos ataques qumicos de guas agressivas; Menor segregao e exsudao; Funo primordial de suprir a deficincia de finos; A plasticidade conferida permite reduzir a quantidade de gua; Resistncia ao ataque dos sulfatos.

Incorporadores de Ar
Mecanismo de ao: f das micro bolhas
100 a 500 mm

Micro bolhas de ar

Zonas desprotegidas por estarem distantes das micro bolhas

Zona de concreto protegida da ao do gelo

Incorporadores de Ar
Caractersticas
Lquido , isento de cloretos, composto basicamente por alquil-aril-sulfonado.

Campos de Aplicao
Concreto massa. Concreto em contato com gua do mar. Concreto pobre em finos. Argamassa com trao pobre em cimento

Incorporadores de Ar
Preparo do Produto
Adicionado gua de amassamento. Usando tambm o plastificante redutor de gua, adicion-los separadamente gua. Misturar por aproximadamente 5 minutos na betoneira.

Aplicao
Para o mesmo fator gua/cimento, a resistncia mecnica decresce medida que a quantidade de ar incorporado cresce.

Consumo Aproximado
0,04 a 0,12% sobre a massa de cimento.

Incorporadores de Ar
Fatores que incorporado: influenciam o volume de ar

Quantidade de finos no trao. Acima de 300 kg/m (incluindo o cimento) a incorporao de ar restrita por haver pouco espao livre para gerao de bolhas. Proporo de gua na mistura. Quanto mais seca, menos ar introduzido. Temperatura: inversamente proporcional ao ar produzido

Impermeabilizantes
Basicamente, existem trs tipos de impermeabilizantes:

Sais orgnicos em forma lquida, pastosa ou em p, que reagem com a cal livre do cimento formando sais clcicos insolveis.
Materiais hidrfugos que se diferem daqueles do primeiro grupo apenas pela razo de j se apresentarem em sua forma final, no reagindo, portanto, com os componentes do cimento. Gis orgnicos ou inorgnicos base de emulso, constitudos de partculas globulares que, aps a quebra da emulso no meio alcalino do cimento, aglutinam-se em presena da gua, reduzindo a seo dos capilares.

Impermeabilizantes
Os aditivos impermeabilizantes reforam a impermeabilidade do concreto ao formar nos seus poros uma fina pelcula higroscpica, alm de tampon-los parcialmente. Entretanto, necessrio tambm reduzir ao mximo sua relao gua/cimento e, conseqentemente, a sua porosidade . Segundo a DIN 1048, o concreto impermevel deve impedir a passagem de gua mais de 3 cm, nas seguintes condies: presso de 1 kgf/cm durante 48 horas presso de 3 kgf/cm e 7 kgf/cm sucessivamente. por 24 horas,

Impermeabilizantes
Substncias mais comuns:
cido esteretico cido caprlico cido oleico Emulso de cera Emulso betuminosa cido cprico Estereato de clcio Estereato de alumnio Resina hidrocarbonada

Impermeabilizantes
Campos de Aplicao
Reservatrios e canalizaes de gua. Revestimentos externos. Pisos e paredes em contato com a umidade do solo. Assentamento de tijolos nos alicerces. Concreto impermevel.

Preparo do Produto
Misturar antes de usar. Deve ser dissolvido na gua de amassamento.

Impermeabilizantes
Recomendaes Gerais Preparos:
As estruturas a serem impermeabilizadas com argamassa rgida devem estar suficientemente dimensionadas e sem trincas. As superfcies a serem revestidas devem estar speras e isentas de partculas soltas. Arredondar os cantos, formando meia-cana.

Materiais:
Usar sempre cimento novo, sem pelotas. A areia deve ser lavada, limpa, isenta de impurezas orgnicas e peneirada (0-3 mm). Observar baixo fator gua/cimento

Expansores
Provoca uma ligeira expanso ainda no estado fresco durante a pega (3 a 8% do volume dependendo do produto e da marca), aumentando a aderncia e a impermeabilidade. Os aditivos expansores, constitudos basicamente de aluminatos ou sulfo-aluminatos, tambm contm plastificantes em suas formulaes.

Usos recomendados
Ancoragem de equipamentos Restaurao de estruturas degradadas

Expansores
Cimentos expansivos
Cimento Portland comum + aditivo expansor Aditivo expansor reduz ou elimina os inconvenientes da retrao (fissurao) Retrao compensada Auto compressveis

Mecanismo de ao
Formao de etringita Formao de Ca(OH)2 e Mg(OH)2

Expansores

Plastifica e provoca expanso na argamassa encunhamento, preenchendo eficazmente os vazios.

de

A expanso, ocasionada por formadores de gs, que liberam hidrognio, compensa a retrao natural das argamassas e evita a sua fissurao e destacamento.

Dosagem:
1% sobre a massa de cimento.

Polmeros
Os concretos de alta resistncia podem ser obtidos com as adies pozolnicas, como cinza volante ou escria de alto forno. As adies pozolnicas ultra-finas, como a microsslica e a cinza de casca de arroz, tm-se mostrado mais efetivas no aumento da resistncia. Os tipos de polmeros podem variar muito, e fazem o mesmo com suas caractersticas, portanto necessrio saber cada atribuio destes polmeros, antes de aditiv-los ao concreto

Polmeros
Existem trs tipos de adies de polmeros no concreto:
Concreto polmero: material composto formado polmerizao de um monmero e mistura de agregados. pela

Concreto modificado com polmero: material pr-misturado no qual tanto um monmero como um polmero adicionado mistura de concreto fresco na forma lquida, p ou disperso
Concreto impregnado com polmero: um concreto com cimento portland hidratado que foi impregnado com polmero e polimerizado no local.

Polmeros
No concreto fresco o polmero age como redutor de gua, incorporador de ar e aumenta a trabalhabilidade. J no concreto endurecido o polmero proporciona aumento de adeso, interna e externamente, pelo preenchimento dos poros e pela formao de uma rede tridimensional na matriz do concreto. Aplicaes do Concreto Modificado com Polimeros: Revestimentos de pontes, viadutos, estruturas aparentes, decks e lajes; Pisos auto-nivelantes; Argamassas; Grauths; Adesivos

Aditivos Naturais Aderncia: Casenas e colas Gorduras: Cebos, borras e ceras Tenso-activos: Claras de Ovo Cerveja, urina Sangue de boi -----

Aditivos Qumicos Resinas Hidrofugantes Repelentes de gua Introdutores de ar Pigmentos naturais Retentor de gua: Metil celulose

Aditivos Para Argamassa


Os aditivos de argamassa so classificados em:

Os aditivos modificadores da reologia da massa fresca;


Modificadores do tempo de pega.

Aditivos Modificadores da Reologia da Massa Fresca


So produtos que permitem alterar a consistncia da massa; Divididos em:
Fluidificantes
Diversos tipos, podendo afetar em maior ou menor intensidade a rapidez da pega do concreto, ou em maior ou menor proporo suas propriedades mecnicas a curto prazo.

Aditivos Modificadores da Reologia da Massa Fresca - Fluidificantes


Reduz:
O tempo de manuteno das formas e dos escoramentos tanto em pr-moldados como em estruturas convencionais; O risco de fissurao do concreto; A quantidade de gua para o amassamento do concreto; Aumenta : As resistncias em todas as idades pelo seu forte efeito redutor de gua; A plasticidade do concreto fresco; Aumenta a aderncia do concreto s armaduras.

Aditivos Modificadores da Reologia da Massa fresca - Fluidificantes

Modo de usar:
Deve ser adicionado dentro da betoneira no local de lanamento. Recomenda-se que sua aplicao seja feita aps a utilizao de aproximadamente 70% da gua de amassamento. Depois de adicionar o produto, o concreto deve ser remisturado.

Aditivos Modificadores da Reologia da Massa Fresca


Aerantes:
Modificam a reologia da massa fresca pela introduo de pequenas bolhas de ar. Os agentes aerantes so formados por molculas orgnicas que, em soluo aquosa, se dissociam em ons complexos, cujo agrupamento polar absorvido pelas superfcies das partculas finas do cimento e dos agregados.

Aditivos Modificadores da Reologia da Massa Fresca - Aerantes


Modo de Usar:
Manuseio em local seco. Se utilizado em excesso pode comprometer a resistncia do cimento. Para o preparo de argamassas usadas em revestimentos, com o objetivo de reduzir os custos, as trincas pela retrao, a penetrao da gua projetada ou absorvida por capilaridade. Em concretos e argamassas usados em climas frios.

Aditivos Modificadores da Reologia da Massa Fresca

Fluidificantes Aerantes:
Combinam os dois efeitos. Os aditivos fluidificantes - aerantes apresentam as vantagens dos dois tipos de aditivos, isto , atuam como fluidificantes, diminuindo a viscosidade da pasta de cimento e permitindo a introduo de uma pequena poro de ar mistura

Aditivos Modificadores da Reologia da Massa Fresca - Fluidificantes Aerantes

Efeitos esperados:
Diminuio do uso da relao gua/cimento. Aumento da trabalhabilidade. Diminuio da absoro de gua por capilaridade. Aumento das resistncias mecnicas, embora menor que o aumento conseguido com fluidificantes.

Estes aditivos devem ser usados em concretos com um consumo de cimento de 200kg/m3.

Aditivos Modificadores da Reologia da Massa Fresca

Expansivos:
Modificam as argamassas e o concreto contrapondo-se retrao; produzem expanso; no afetam a estabilidade da massa curada. Caractersticas: P geralmente composto por materiais inorgnicos como o clcio, areia, ferro e alumnio em p.

Aditivos Modificadores da Reologia da Massa Fresca - Expansivos

Aplicaes:
Argamassas para preenchimento de fissuras em rochas;

Fundies, barragens e tneis; Travamento de paredes de alvenaria.

Modo de Usar:
Adicionar o p ao cimento a seco. Usar menor quantidade de gua possvel, em virtude da maior plasticidade.

Aditivos Modificadores Da Reologia Da Massa Fresca

Hidrofugantes:
Os aditivos hidrfugos de adio so produtos que, adicionados em pequenas quantidades ao concreto, tendem a combater a formao de bolha dgua na massa fresca e rica de cimento;

Caractersticas:
Os mais utilizados so: as resinas de silicones, os siloxanos e pinturas acrlicas.

Aditivos Modificadores Da Reologia Da Massa Fresca - Hidrofugantes Efeitos Esperados:


Evitar que a umidade entre para o interior do domiclio; Diminuio do peso estrutural; Melhora da trabalhabilidade.

Aplicao:
Em argamassas de revestimento utilizadas para impermeabilizaes de tanques, piscinas, reservatrios, etc., que no estejam sujeitos a movimentaes estruturais, que ocasionariam a formao de trincas e fissuras.

Aditivos Modificadores Da Reologia Da Massa Fresca - Hidrofugantes Modo de Usar:


Para fabricao de argamassas resistentes a intempries (umidade, temperatura) a dosagem recomendada de 4,0% s.p.c** dependendo do tipo de cimento, fator A/C* e tipo de agregados (areia). Para 50 kg de cimento portland devem se utilizar de 1,5 a 2,0 L.

Modificadores do tempo de pega


So produtos que modificam o tempo de pega e o desenvolvimento da resistncia da massa durante seu envelhecimento. Classificados em: Ativadores do endurecimento: Produtos que aceleram resistncia do concreto.

desenvolvimento

da

Aceleradores do tempo de pega: So produtos que reduzem energicamente o tempo e trabalhabilidade da massa. Aceleram as reaes de hidratao do cimento.

Modificadores do Tempo de Pega - Ativadores/ Aceleradores Aplicaes:


Usados em trabalhos de urgncia; Em indstria de pr - moldados, quando se pretenda uma desmoldagem rpida. Em concretagens realizadas a temperaturas baixas.

Efeitos:
Aumento da viscosidade da massa; Aumento do calor de hidratao; Aumento da resistncia mecnica nas primeiras horas e reduo final.

Modificadores do tempo de pega


Retardadores do tempo de pega:
So produtos que aumentam o tempo de trabalhabilidade da massa sem afetar o posterior desenvolvimento da resistncia do concreto . Os aditivos retardadores do tempo de pega so produtos solveis em gua, que agem quimicamente, tornando mais lentas as reaes de hidratao do cimento. Deste modo, o aumento de viscosidade da massa mais lento e o tempo de trabalhabilidade da massa fresca maior.

Modificadores do tempo de pega Retardadores Efeitos:


Diminuio do calor da hidratao da massa, o que facilita a concretagem quando a temperatura ambiente muito alta e o volume de concreto muito grande.

Aplicaes:
Quando necessrio aumentar o tempo de pega, devido a temperaturas ambientes elevadas, demoras no transporte e no lanamento do concreto ou da argamassa. Em obras onde, por razes estruturais ou arquitetnicas, no convenha fazer juntas de trabalho, pois permite a concretagem contnua

Referncias:
Guia de Produtos Viapol - Aditivos para Concreto e Argamassa. Manual Tcnico Vedacit Impermeabilizantes, Aditivos para Concreto e Materias de Recuperao, 45 Edio. Manual Tcnico Vedacit Aditivos para Concreto e Argamassas, 5 Edio. Manual Tcnico Vedacit Recuperao de Estruturas, 3 Edio.

Das könnte Ihnen auch gefallen